Em vez de “retomada”, caos, fome e desemprego. Mas não vem ao caso

CRISE

O Estadão, insuspeito de estatismos, dá manchete hoje para o que todo mundo que precisa dos serviços públicos já sabe faz tempo: os cortes orçamentários inviabilizaram o funcionamento normal dos serviços públicos.

Claro que o assunto tomou corpo quando chegou aos passaportes tão queridos da classe média, mas é coisa sabida, faz tempo, na rede hospitalar e escolar federal – e nas estaduais e municipais, que vão todas bem mal das pernas.

E vai piorar, porque – como “não se admite” estouro das contas públicas e muito menos aumento de impostos, os cortes terão de ser ainda maiores.

Em O Globo, cenário ainda pior para nossos irmãos mais pobres:

 Na próxima semana, durante reunião do Conselho Econômico e Social da ONU, em Nova York, 40 entidades civis, como ActionAid, Ibase e Fundação Abrinq, apresentarão documento mostrando que a fome assombra famílias brasileiras. São histórias como a da cozinheira desempregada Rita de Cássia Souza, mãe de seis crianças: “À noite, meus filhos pedem: ‘Mãe, tem leite?’ Tenho de dizer: ‘Vão dormir que a fome passa’.” No armário suspenso sobre a geladeira quase vazia, sacos de farinha de milho empilhados de uma lateral a outra são a única abundância no casebre onde moram três adultos e uma criança, no alto de um morro do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Na Folha, Vinícius Torres Freire ,primeiro registra seu espanto com a situação de São Paulo:

A gente se horroriza de ver tantas pessoas largadas na degradação da miséria nas ruas do centro rico da cidade mais rica do Brasil, São Paulo. Não raro remexem o lixo à procura de comida ou de latas que lhes renderão centavos. Dormem nas calçadas geladas. Não lembrava de ver tantos faz bem mais de uma década.

Mas logo vai aos números do Nordeste, onde “os três anos de recessão desgraçaram mais a vida de uma região bem mais pobre”.

“Em Pernambuco (…) se registrou a maior baixa nacional na massa de rendimentos do trabalho: perda de 17% em relação a 2014 (no Brasil, de 2,5%). Em seguida, nos próximos Alagoas e Sergipe, com perdas em torno de 9%. Depois, Bahia e Ceará, quase 6%, desgraça semelhante à do Rio de Janeiro.

Mas nos três jornais, nas televisões, nas colunas políticas e econômicas, tudo o que se lê ou se escuta é o “Fica Meirelles”, porque é irrelevante quem preside o país, se Temer ou Maia, desde que o arrocho reine.

Hospital sem médico, escola sem aulas, famílias sem comida, pessoas sem empregos? Isso é uma bobagem, estamos a caminho do sucesso e não devemos deixar que a política – e, sobretudo, as malditas eleições – atrapalhem a obra do “dream team” da economia.

O importante é manter as “mulas do capital”, o que não digo para ofender, mas por lembrar do que disse um ex-ministro da Fazenda, Osvaldo Aranha, ao então jovem Leonel Brizola que o visitava nos amplos salões – estão lá até hoje – do prédio do Ministério no Rio:

Rapaz, estas são as mulas da Fazenda. Trabalham muito, mas são inférteis.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Nitidamente vemos que desde abril/2016 com golpe, traição ao povo brasileiro as direitas vem “desgovernando” todo Brasil e pior aquilo que foi construído de 2003 ate 2016 esta sendo esquecido e deixado de lado em “governo” que não se prioriza o povo brasileiro em primeiro lugar pois não existe País forte sem que o povo tenha condições de viver, lamentável mas vemos esta direita politiqueira de “empregadores e políticos” truculenta, enganadora dos brasileiros comandada pelo chefão, mentiroso, sabotador, corrupto, traidor e golpista “Michel Temer” chefiar a destruição das coisas boas construídas pelos bons governos de Luiz Inácio Lula da Silva? e a também mãos limpas a presidente de fato do Brasil Dilma Rousseff. Oxalá Deus de entendimento e extirpar estes elementos (políticos) da direita nas urnas outra vez.

  2. Com todos esses números, não se vê protesto em lugar nenhum. Desorganizados, servis ou gostam de sofrer?

    1. Então os protestos precisam se organizar. Você amigo é amiga que não gosta de servir, é organizado e não gosta de sofrer esta convidado/a à participar do movimento Frente Ampla pelas Diretas JÁ ! Aparentemente a fase de “dar de ombros” chegou ao final. Agora é União mesmo ou então a morte que chegará para todos mais rápido do que o esperado. Bretch, lembras ?

    2. Jr às pessoas estão ferradas, o governo tirou delas todas condições de se manifestarem não tem nenhuma recurso ora sair as ruas fazer cartazes propagandas e algo mais algum dinheiro que consegue aplicam em algo pra comer porquer não tem emprego não Sr vende mais nada totalmente sempre condição de fazer algo

  3. Gilmar Mendes, Ataulpho Merval e muitos outros politicos e funcionarios , diretores e ate jornalistas que vivem agredindo Lula e Dilma devereriam ter suas contas, auditadas pela receita federal e pelas auditorias internacionais que auditaram Lula na Petrobras, para sabermos se houve ennriquecimento ilicito…, tenho certeza que apenas na primeira auditoria honesta da receita federal, sem protecoes de diretores e funcinarios publicos corruptos, ja seria constatado enriquecimento ilicito, mesmo para os catedraticos em manipulacoes e falcatruas politicas, que se acham acima das leis e donos das leis. Gostaria que procuradores, senadores, politicos honestos ( dificil, mas… ), juizes, advogados e jornalistas investigativos, eticos e de bom senso, iniciem investigacoes, em todos que tenham demonstracao de enriquecimento exagerado imcompativel com seus ganhos! Todos viram fazendeiros, tem empresas quando funcionario de alto escalao nao e permitido, tem sociedades com parentes ( irrigado com dinheiro da onde?…), viajam direto pra outros paises, tem propriedades mirabolantes , sustetam seus familiares no mais alto luxo, precisamos saber como, esperamos que nao seja dos cofres publicos, e necessario estancarmos essa sangria dos cofres publicos, desses falsos moralistas que usam cargos publicos para enrriquecimento pessoal! Mesmo porque nao adianta tirar uma quadrilha de criminosos, e termos outros criminosos que formaram novas celulas criminosas! Todos que se interessarem em participar do MP, Judiciario e politia, proprietarios e diretores de midia, i ASSIM COMO TODO E QUALQUER CIDADAO ,devem explicacoes sobre enriquecimento ilicito! Acordem e hora de moralizarmos o Brasil Ninguem esta acima das leis!

  4. Aí vem coxinha aqui gritar “vai prá Venezuela” ou “vai prá Cuba”. Aliás, vocês notaram que nos faróis/semáforos/sinal/sinaleira de nossas grandes cidades reapareceram pessoas e crianças pedindo dinheiro? Para os coxinhas podemos dizer: “eles reapareceram, depois de 13 anos sumidos”. Isso lhes diz alguma coisa? É a crise, estúpidos.

    1. Estou vendo também gente pedindo dinheiro para ir participar de campeonato de jiu jitsu(?) no Rio de janeiro,São Paulo.

      Desculpe amigo,para esse esporte não sai um centavo do meu bolso.

  5. O brasil de volta ao mapa da fome e os noticiários de quinta só se vê a
    lumpen-burguesia e a alta burguesia na maior badalação e ostentação.

  6. Se é para o bem de todos e é, e felicidade geral da nação e que felicidade, digam todos comigo: Foooooooora Teeeeeeeeeemer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *