Fiesp vai ter de pagar o pato a artista holandês de quem roubou o o pato gigante

pato roubado

Da BBC, agora há pouco, reportagem de Ricardo Senra:

O artista plástico holandês Florentijn Hofman acusa a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de plagiar, em sua campanha contra aumento de impostos chamada “Não vou pagar o pato”, a obra Rubber Duck(ou pato de borracha), exposta em São Paulo, em 2008, e em cidades como Amsterdã e Hong Kong.

A BBC Brasil entrou em contato com a fábrica de Guarulhos (SP) que produziu a obra para o artista holandês em 2008 e descobriu que se trata da mesma que tem produzido os patos em contrato com a Fiesp.

Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, reconheceu que empresa produziu os dois patos e disse que a Fiesp enviou uma foto da obra do artista como “referência”, mas que “nem sabe mais se tem o projeto de Hofman”.

À BBC Brasil, a equipe de Hofman afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico original em uma “paródia política” e que o uso do desenho é “ilegal” e “infringe direitos autorais”.

Como, por óbvio, não foi a fábrica de infláveis que “teve a ideia” da campanha, fica evidente que algum marqueteiro da Fiesp viu trabalho e “meteu a mão” não apenas na ideia, mas nos moldes do holandês.

Ou seja, além de não pagar pelos direitos do artista, sequer o consultou sobre o propósito com que ia usá-lo.

No meu tempo isso era crime e quem praticava crime era criminoso.

E. além do mais, para ficar diferente ou em homenagem àqueles que querem enganar com sua campanha pelo golpe, tiraram os olhos do patinho. Ceguinho, coitado, não pode ver que está sendo usado para enganar os “patos”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. Eu tenho vergonha de quem paga o pato endeusando o pato da fiesp, olha os símbolos que esse povo vai adorar, tenha dó.

  2. Essa é a classe EMPRESARIAL BRASILEIRA… sem escrúpulos… o fim do financiamento dessa CORJA… chegou o fim… daí o desespero… Lula 2018 e o fim da concessão da REDE ESGOTO DE TELEVISÃO

    1. hahaha, aqui se paga, de pato!!!
      Dá pena de ver aquele bando de trouxas (patos???) defendendo o covil do reacionarismo brasileiro!

  3. Como se já não bastasse o uso das camisetas da CBF para protestar contra o que eles chamam de “corrupção”… O Skaf deveria skafeder-se (mas não para Cuba, que eles não merecem) depois desse p-ato falho – o inconsciente lhe revela bem a natureza: a mesma desses “senhores honradíssimos”que frequentam as listas que o Moro-de-vergonha agora achou por bem esconder!

  4. O pato da Fiesp seria o tio patinhas aquele que quer todas as moedinhas só para si e simboliza a ganância capitalista.

  5. Eles nunca tiveram idéias próprias. Quando não estão roubando , estão vendendo a preco de banana ou transferindo responsabilidades pra terceiros. São uns parasitas.

  6. Além de serem grandes sonegadores… Aliás, canso de pedir aos militantes para criar um “Sonegômetro” e instalá-lo em frente à FIESP (Federação dos Industriais Especialistas em Sonegação e Presepadas)…

  7. Eu juro que achei que essa notícia era do Sensacionalista, não da BBC. O descaramento desses caras da FIESP não tem limite.

  8. E no melhor estilo FHC quando questionado sobre pagamentos da Brasif a sua ex-amante, o dono da empresa do pato disse que “nem sabe mais se tem o projeto de Hofman”.
    Vai ver que ele também terá que combinar com o empresário que desculpa vão dar.

  9. Dos crimes que a fiesp pratica este é migalha, mas crime mesmo assim.
    Acabando com a sonegação, da qual as empresas filiadas à fiesp são campeãs, resolve fácil o déficit fiscal e, num par de anos, acaba com a dívida pública.
    Patos são os que acreditam em skaf e sua corja.

  10. Não espanta ninguém, esses cars estão sempre roubando algo de alguém e quase sempre este alguém é o trabalhador. Onde há burguesia a arte perece sempre.

  11. Os #MoralistassemMoral não resistem a uma pesquisa no Google mesmo…quem vai pagar o pato é o povo..mas o povo também é pato…nossa agora me embananei…é tanto pato.

  12. Pato pirata, pedalinho, pedalada! Temos aí um padrão. Teria sido o golpe engendrado em Patopolis?

  13. Poucas vezes vi uma sequência de comentários em um post tão hilária como esta. Sugiro dar ao sr. :
    Lourenço Siqueira Spinola Spin
    O título de melhor comentário do ano:
    “Visto de cima parece um povo primitivo adorando um pato gigante.”
    É a fiesp minúscula e vulgar.

  14. Que vergonha FIESP, roubando até pato dos outros? QUÁ, QUÁ, QUÁ.
    Como os capEtalistas dizem que não há almoço grátis, adivinhem quem vai pagar o pato e o file-mignon?

  15. O pato do holandês foi roubado por um pateta. Agora vai ter pagar ao artista e à Disney também.

  16. a julgar pelos anúncios insistentes aqui no FB, parece que a empresa que teve essa ‘brilhante’ ideia é uma escrota chamada “Pipoca Digital”, algo assim… com um nome desses e a serviço do skaf, só poderia sair algo desse naipe… :-)

  17. Brito, O POBRE PAGA O PATO PORQUE O RICO NÃO PAGA NADA. Hoje à noite na lanchonete da igreja, sentou ao meu lado uma mulher com um livro, onde na capa estava colado um adesivo do tal pato.
    Ela tinha um jeito agradável e passamos a conversar. Depois de falar do quanto estava gostosa a tapioca que comiamos lhe perguntei sobre o adesivo. Me deram na rua disse ela e já meio acanhada completou e colei ele ai. Então falei, sabe porque nós pagamos o pato? E respondi: é porque eles não pagam impostos. É assim, infelizmente no Brasil os ricos que vivem de rendas não pagam imposto de renda. Então o POBRE PAGA O PATO PORQUE O RICO NÃO PAGA NADA. Em seguida convevesamos sobre o significado do governo Lula e Dilma , enquanto isso ela removeu o adesivo do pato, esfarelou o papel e colocou o pato no lixo. Saimos dando risada comentando, precisamos tomar muito cuidado porque tem gente tentando nos enganar. Olho vivo… Não vai ter golpe! Vou fazendo a minha parte…

    1. Você “roubou” a minha ideia! Brincadeira. Agora o Skaf vai ter que pagar o pato sim senhor.E ele poderia aproveitar e pagar todos os impostos sonegados também.

  18. Não é de estranhar, é comportamento normal e esperado de quem explora empregados, sonega impostos, corrompe agentes públicos…

  19. Skaf e que vai pagar o pato, mas e pouco, para quem compra compra massa de manobra de jovens humildes, com sanduiches e as vezes filet miguom para manter a massa, apunhalando-os, com apoio a terceirizacao, sem o minimo pudor, propondo a volta a escravizacao de jovens bons que querem trabalhar, iinduzindo-os a manisfestarem contra si mesmos, sem perceberem que os milhares de brasileiros que conseguiram sair da linha da miseria no governo do PT, com apoio com escolas profissionalizantes e faculdades com projetos sociais, dando dignidade e opcoes,voltarao a miseria e pes no chao, Roubar o pato e o minimo, quando rouba o futuro de jovens cheio de esperancas, esse roubo e o metodo useiro e vezeiro, desse mau brasileiro oportunista que esra a frente da Fiesp, com apoio de industrias canalhas, garanto que muitas estao na operacao zelotes, reclamam dos impostos, mas e so comparar o impostometro com o sonegometro, fora a economia subterranea para saber que sao esses maus brasileiros os responsaveis pela carga tributaria dita alta, ora querem viver em sociedade sem impostos, explorando os menos favorecidos, Skaf e uma vergonha sempre cuspindo no prato que come, vociferando com cara de odio contra o governo que mais fez pelos menos favorecidos, so nao ve quem nao quer, pobres jovens, liderados por seus algozes!

  20. No fim, quem aprecia o pato aca mesmo que os brasileiros são patos. Agora, se ao menos fossem patos honestos! Mas, não! Pois se o governo de SP está envolvido em sonegação de ICMS junto com o gov da Republica PR, advinha se quem vai pagar estes patos são servidores da FIESP ou do serviço público. Mas eles odeiam serviço público! Só estão nele porque lá administram melhor o privado e escondem suas honestidade mostrando o pato. Que patetice!…

  21. Pato, é o pato que se deixa enganar por um pato que não é pato de ninguém……seria um pato-pateta?

  22. Eu realmente não sei quem é o mais ignorante dessa história, se a Fiesp plagiou esse camarada, esse camarada também tem que ser processado de plágio, por vários desenhos animados que utilizam esse pato antes mesmo desse cara nascer, os EUA tem esse pato em milhares de stabelecimentos como acessório para crianças se divertirem no banho. Por favor, se orientem melhor antes de publicar uma asneira dessa, lembrando uma coisa eu não sou a favor de nenhum partido , só sou a favor dos fatos verdadeiros, quem tiver errado tem que pagar sim

  23. Como foi a FIESP que criou o “impostômetro”, os Sindicatos de Trabalhadores, inclusive de órgãos fiscais e previdenciários, poderiam patrocinar a instalação, em frente à mesma FIESP, de um “sonegômetro”, contabilizando o que a elite empresarial brasileira sonega de impostos, ou um “paraisômetro”, tentando estimar o que os nossos virtuosos empresários desviam para os paraísos fiscais.

  24. Essa turma não deixa de cometer crimes nem na hora de protestar? Olha a investigação do Carf aí, moçada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *