Pesquisa da Fox coloca Sanders à frente de Hillary pela primeira vez

geralfox

Parecia impossível e ainda parece.

Mas ontem, pela primeira vez, uma pesquisa da Fox entre eleitores do Partido Democrata colocou, pela primeira vez, o senador Bernie Sanders à frente de Hillary Clinton.

47 a 44 por cento, com uma margem de erro de três pontos percentuais.

escaladasanders1Pouco, mas muito para quem tinha uma desvantagem de 12 pontos há um mês e 22, 60 dias atrás, nas pesquisas da própria Fox, sabidamente uma empresa conservadora.

E uma escalada que impressiona mais porque não se dá sobre os eleitores indecisos, mas nos que pendiam para Hillary por ser a “candidata viável”.

A candidata ainda conserva esta imagem, mas cada vez mais apagada: hoje, 28% acreditam que será ela quem irá para a Casa Branca, contra 25% de Donald Trump e 17% de Sanders.

detalhesfoxO crescimento da candidatura Sanders entre os mais jovens é espantoso.

Ele tem 70% dos eleitores do Partido Democrata de até 45 anos de idade, contra apenas 36% para Hillary.

Há uma “Onda Bernie”e não se sabe até aonde ela pode subir sem se chocar com as rochas de um sistema partidário de século como o norte-americano.

wsjClinton ainda “se segura” pela fidelidade  do eleitorado negro e latino, como você pode verificar na pesquisa da Fox (ao lado, acima) e, logo a seguir, também em outro levantamento divulgado ontem pelo Wall Street Journal, que aponta Hillary com 11 pontos de vantagem sobre Sanders (53% a 42%), muito menos do que tinha sido registrado na ultima sondagem do WSJ, quando a candidata tinha 25 pontos de vantagem,que era de 59% a 34% um mês antes.

O jornal chama a atenção para o crescimento de Sanders no eleitorado feminino: ele reduziu em 19 pontos a sua desvantagem entre as todas as mulheres e em 21 entre as mulheres brancas.

O mesmo, diz o WSJ, ocorre no eleitorado “não-branco” (sic), onde Clinton está à frente com 62% a 33%, 29 pontos de vantagem; há um mês, ela tinha 42% de frente.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email