Pesquisa mostra brasileiros cada vez mais ‘pendurados’

O noticiário econômico é pródigo em noticiar indicadores mais positivos na economia mas não é isso o que está chegando à vida das pessoas.

O levantamento da Confederação Nacional do Comércio, divulgado hoje, mostra que a população está cada vez mais endividada (80%), com prestações e contas atrasadas (29,6%) ou mesmo à beira de serem acionadas (ou terem serviços cortados) por atrasos de pagamento repetidos (10,9%).

Juros altos, inflação forte nos alimentos e erosão das rendas do salários caem como chumbo para os mais pobres, mas também arrocham os segmentos de renda um pouco maior, que não bebem e comem a gasolina “presenteada” pelo governo.

Parece ter acabado a relativa estabilidade que proporcionaram as injeções de recursos via liberação do FGTS e, especialmente, pela antecipação do 13° salário dos aposentados.

Os número mostram que a campanha de Lula acertou em cheio em propor uma renegociação favorecida das dívidas de famílias de renda baixa e média-baixa (até 3 salários mínimos), que batizou de “Desenrola”.

E o incrível erro de Ciro Gomes, que deixou escapar por entre os dedos algo que poderia, com justiça, ser visto como a reafirmação de uma intenção antiga.

E que não era nada difícil de explicar “lá na favela”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *