Pesquisa mostra que 1° turno segue perto para Lula

Maias uma pesquisa coloca a possibilidade de que as eleições do dia 2 de outubro se resolvam já no primeiro turno, uma evidente necessidade ante os perigos de uma “virada de mesa” de Jair Bolsonaro diante da derrota aparentemente inevitável.

A nova rodada da pesquisa da FSB, contratada pelo banco BTG Pactual coloca Lula com 44% dos votos totais e 48,89% dos votos válidos, o que serve para determinar a proporção de 50% mais um necessária para a decisão ser tomada já em 2 de outubro. daqui a 69 dias.

Bolsonaro, com 31% (34,4% dos válidos) só vai aumentar sua periculosidade à medida em que não consegue sair dos limites de sua bolha de ódio.

O resultado é mais significativo porque o método de abordagem é telefônico, onde os resultados de Lula t~em sido mais modestos que os das pesquisas feitas presencialmente.

Outra pesquisa divulgada agora cedo, a XP Ipespe, mostra cenário semelhante, com Lula assinalando 44%, frente aos 35% de Jair Bolsonaro. Mas a XP acabou fazendo a pesquisa do Ipesp ter sua credibilidade abalada, depois que obrigou o instituto a suspender seus levantamentos, o que foi noticiado como uma irritação com os resultados negativos para o atual ocupante da cadeira presidencial.

A repercussão da semana de pesquisas vai crescer na quarta, quando o Datafolha divulga uma pesquisa que considera apenas o eleitorado jovem e, no dia seguinte, os números obtidos no eleitorado total.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email