Paulo Massato, diretor da Sabesp, anunciou hoje que se está na iminência de um rodízio no fornecimento de água para São Paulo que “teria de ser drástico”: dois dias com água e cinco dias sem.
Massato é o autor da “piada” de que os paulistanos teriam de sair de férias, para outras cidades, porque em São Paulo não haveria água:
-Saiam de São Paulo, porque aqui não tem água, não vai ter água pra tomar banho, limpeza da casa. Quem puder compra garrafa de água mineral, quem não puder vai tomar banho na casa da mãe, em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro. Aqui não vai ter.”
A “brincadeira” está a pique de tornar-se realidade, com consequências humanas e econômicas terríveis.
Como todas as advertências de que a medida já deveria ter sido tomada antes, com muito menos drasticidade.
Mas esbarrou todo o tempo da garantia de Geraldo Alckmin de que haveria água e não haveria racionamento.
Deu-se o castigo que as pessoas não merecem, a seca agravou-se e, agora, um diretor da Sabesp chega ao ponto de prever isso.
Quem tiver dinheiro e condições vai aumentar cisternas e caixas d’água.
Quem não tiver, vai depender de baldes e bacias.
E as indústrias onde não for viável o abastecimento por carros-pipa, vão ter de reduzir ou parar a produção.
Ainda bem que o paulistano ainda cria piadas melhores que a de Massato e até marchinha de Carnaval a seca já ganhou, diz engraçado clipe do o cantor Marcelo Jeneci.
É a “Sereia do Cantareira”, debochadíssimo.
“Quem vai ‘alckimizar’ água de esgoto por aí? Do M-Boi Mirim até o ‘u’ do Morumbi”.
Piada mais engraçada, embora trágica, só a atuação da imprensa paulista, que passou um ano reproduzindo releases, declarações otimistas e burrices técnicas
45 respostas
Discordo sobre o castigo. Nós paulistas merecemos o devido castigo por reeleito esse cidadão com quase 60% de votos. Eu não votei nele, mas até meus amigos e parentes votaram na incompetência. Cristiana Lobo disse que o PSDB vence em SP não por ser bom, mas pq não se intromete muito na vida do povo. Adoraria ver a resposta dela agora na seca.
Que SP pague o preço por reeleger o tucanalha Alckmin.
São Paulo é o Maranhão do futuro. O PSDB vai reinar mais tempo que os Sarney .
Então quem votou no Alckmin escolheu a falta de agua? Pensamento nada edificante…
Fica difícil bater na tecla da falta de agua em SP ser culpa exclusiva do PSDB, quando Minas (elegeram o PT, acabou o problema?), Rio e até Manaus estão com problemas semelhantes.
A própria Dilma falou que a falta de chuva pegou todos de surpresa, claro que ela está falando da questão energética, mas obviamente afeta os reservatórios.
Renato, seus argumentos são típicos de um eleitor do PSDBosta e de um coxinha incorrigível…
1 – Qual é o partido do Sr José Serra?
O paulista e o paulistano optaram por votar no PSDBosta HÁ 20 MANOS!!! Mário Covas, Alkimin, Serra, Alkimim de novo… Sentar nas mãos e esperar que o acaso – e a iniciativa privada – os protejam é característica desse partido. Não percebeu ou quer que desenhe para você?
2 – Acontece que o Mineiro tem mais juízo que o Paulista. Botaram outro PSDBosta para correr do Estado…. O Pimentel está há um mês no cargo. Ele tem culpa se nos últimos 16 anos o cambaleante e o seu poste não terem feito NADA para resolver o problema de água de Minas?
3 – O PT iniciou a resolver o problema de falta de água no Nordeste. Muito ainda precisa ser feito, mas ninguém pode culpá-lo de não ter se mexido para resolver um problema de séculos…
Entendeu a diferença ou quer que desenhe?
Renato, quem votou no Alckmin não escolheu a falta de água, escolheu o governo de um partido que sabe, sabe, sabe, sabe, há 20 anos que esse caos, o dia que viesse uma estiagem forte como essa, iria acontecer. Escolheu a forma neoliberal de lidar com as coisas, lucros antes das pessoas. Só isso. Não a falta d’água em si, lógico!
Ao tucano e masoquista Renato: você não quer se lembrar que o PSDB está no poder em São Paulo pelo menos desde 2002. Nessa época já tinha um estudo demonstrando a necessidade de se obter outra forma de capitação de água para a região metropolitana, o Picolé de Chuchu já sabia deste estudo e nada fez nessa época. O culpado pela falta de água na região metropolitana é o atual governador de São Paulo, o tucano Picolé de Chuchu.
Renato, quem disse que a culpa é exclusiva do PSDB; não é não, é do PSDB e seus “ALINHADOS”, pois “venderam” a Empresa para os “americanos”; nestes 20 anos não fez nenhuma obra para captar mais água, os vazamentos aumentaram assustadoramente;não cuidou da preservação; SABESP gastou, absurdamente, milhões em propaganda no Brasil todo para tentar eleger o Serra; chega a distribuir 30%, 40% e até 60% de “Lucro” a seus acionista e agora querem colocar a culpa em São Pedro, no Clima, no PT , na Dilma e no Povo que esta gastando muita água. Procure se informar e tenho certeza, Você mudará de opinião antes da Água acabar.
Acho que foi melhor para Padilha não ter ganho a Eleição, imagina agora como seria o PIG em cima dele, iam dizer que a seca começou em janeiro de 2015.O PIG tenta todo o custo trazer o problema da seca para RJ e Minas chegam ser patéticos.
Perfeito Andres. Se Padilha ganhasse a globo derrubava de vez o PT “da seca”.
É velho mas vale reforçar como quem agoa com regadeira uma muda de limão…
Todo povo tem o governo que merece…neste caso o governo QUE ME SEQUE!
Acho que foi melhor coisa para Padilha não ter ganho a Eleição, imagina agora como seria o PIG em cima dele, iam dizer que a seca começou em janeiro de 2015.O PIG tenta todo o custo trazer o problema da seca para RJ e Minas chegam ser patéticos.
Mas a Globonews a folha e o Globo estão mesmo preocupados é com a tempestade de neve em New York, e como isso afeta a vida dos brasileiros, inclusive com repórter de plantão nos aeroportos p/ informar os voos cancelados e quando poderão ser retomados. SP não é notícia porque o governador não é do PT.
Tudo dia na Globo e em todos os canais se fala da falta d’agua em SP, ridículo seu comentário,
Minas é governada pelo PT e não aparece nada sobre a falta de agua por aqui.
Vc tem toda razão quando afirma que Minas é governada pelo PT. Só falta com a vdd, qdo esse governo não completou ainda nem 30 dias, enquanto esses vermes do psdb estao governando sp a mais de 20 anos. simples assim.
Renato, pára de ser falso
Pelo visto o tucano e masoquista Renato vai culpar o Governo Federal e o atual governo de Minas Gerais pelas secas em São Paulo e Minas Gerais!
Sempre a mesma tática batida de desqualificar o debatedor com rótulos desgastados pra fugir do debate.
Então o governo federal não tem sua parcela de culpa pela falta de agua? Claro que tem. O PSDB tem culpa? Tem também. Mas jogar toda a culpa no Governo do SP não é uma atitude lá muito honesta.
Evidente que o governador eleito do PT em Minas não tem culpa, ainda, pela seca, mas terá se não tomar medidas estruturantes pra evitá-la. E não adianta vir com papo furado de herança maldita.
“Quem tiver dinheiro e condições vai aumentar cisternas e caixas d’água.”
e coletar água da chuva, já que toda água de São Paulo foi desviada para a plantação de chuchu do governador Aidemim.
Tal procedimento agora na hora da seca será tolerado sem ônus. Quando (2038 com a eleição de ÇERRA45 & fegacê…..viiiiiiixe!) aparecer um pouquinho de água na Cantareira o cidadão que contribuiu construindo uma cisterna, receberá da SABESP a cobrança pela utilização do esgoto.
Afinal os investidores em ações da SABESP tem que ser remunerados, especialmente os investidores gringos.
Quem sobreviver, verá.
É essa a musa da bolsa de Nova York ?
https://www.youtube.com/watch?v=Jdl0VvsR6zk
Teco, é urgente viralizar este video!!!
Não temos noção do quanto um governo tucano é perverso ao cidadão comum.
Acho que foi melhor coisa para Padilha não ter ganho a Eleição, imagina agora como seria o PIG em cima dele, iam dizer que a seca começou em janeiro de 2015.O PIG tenta todo o custo trazer o problema da seca para RJ e Minas chegam ser patéticos.
E no Rio de Janeiro nem cogita racionamento de água
Você tem razão Andre, aos olhos da mídia, Padilha, se eleito, seria o responsável direto por esse enorme problema, desde 2002, mesmo assumindo em 2015. Sabemos que nossa imprensa é totalmente partidária, isenção nenhuma, independência zero, por isso a crítica.
A Dilma precisa estender o programa água para todos para São Paulo. Uma cisterna, por favor!
Apoiado! A transposição do Rio São Francisco é um belo exemplo do programa, os bodes estão adorando a pista de corrida.
renato, sabe de uma coisa? vá tomar banho de canequinha…
Sim, vamos todos.
Renato jovem e alimentado pelo PIG, note em 2001 tivemos a pior crise energética de nossa história tudo por ausência de planejamento e a responsabilidade foi de FHC. SP vive o caos hídrico com racionamento de água , futura recessão , desemprego, tudo por falta de planejamento do Governo de SP, pois este tinha com muita antecedência ciência da escassez de chuvas há mais de 3 anos e não tomou as providências necessárias.
O eleitor tucano que chamou o povo nordestino de burro deve agora pedir desculpas e calar-se suportar outro vexame de responsabilidade dos eleitores tucanos e seu governador.
A massa cheirosa de Sampa vai tomar banho de Jequiti do Silvio Santos ou virar o Cascão do Maurício de Souza. A Monica vai de Cas Cas Castanh ola!
só espero que os jumentos não venham para minas: no meu pasto só tem capim para algumas vaquinhas.
ô paulo! põe mata-burros nas divisas, sô, que a jumentada tá com sede!
Não elegeram ele (Geraldo Pinóquio) com 57% e no primeiro turno??
Devem estar satisfeitos desde 2001 quando ele assumiu e revezou com o incompetente do Serra.
O paulistano ainda nao viu nada..
O “Real” plano emergencial de racionamento previsto no projeto de recuperaçao dos reservatórios do estado, que foi elaborado há quase 12 anos atrás, previu 10 para 1, ou seja, se nenhum investimento para recuperar os reservatórios fosse feito apartir daquela época, o estado teria que nos próximos anos racionar para que sobrasse alguma água disponível. Nao racionaram nada nos anos seguintes.
Como nao fizeram nada, entao o racionamento terá que ser mesmo pesado até chegar no limite dos 10 para 1. Estamos falando aqui de 10 dias SEM água para 1 Dia com abastecimento de água !!! Isso era sabido há pelo menos 10 anos atrás. Se o estado tivesse recuperado e investido nos reservatórios a situaçao nao seria essa de modo algum, pois o
O projeto de recuperaçao foi engavetado e nada, absolutamente nada foi feito, entao já era sabido que faltaria água e que o racionamento seria a saída. Se o paulistano achava ruim cortes de dia, agora o racionamento vai piorar como dores de parto até chegar nos 10 para 1. Hoje já está 5 SEM água para 2 COM água. E vai piorar e muito.
Voces conseguem imaginar 10 DIAS SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA para somente 1 com água caindo na caixa???? Vai acontecer.
Isso é o jeito “psdb de administrar”. Eles estao em sp há 20 anos falindo o estado. E o povo ainda nao aprendeu a votar certo.
Vao ter que engolir seco o governador incompetente que eles elegeram com 60% dos votos.
2015 será um ano inesquecível para os paulistanos que insistem em eleger o psdb para administraçao pública, mas há pelo menos ainda mais 4 anos de sofrimento pela frente porque a situaçao nao se normalizará antes disso. Nem preciso falar que o desemprego por causa da falta de água será record.
SP é o estado mais atrasado e despolitizado do BRASIL.
Viva o analfabetismo político!
E ainda vao dar audiencia para a glogo, folha de sp, Estadao, Jornal o globo, veja etc, que explorarao ao máximo o seu sofrimento.
Triste isso. Se nao aprenderem a votar sofrerao ainda mais.
Só falta sp eleger o alckimim presidente em 2018. Aí é demais..
A situação ficará difícil para todos, pois os preços de muitos produtos subirão. É daí que o PT precisa ficar atento e trabalhar a comunicação, pois está por um fio a coisa explodir nacionalmente ou, ao menos, regionalmente.
Sabe o que o Governador (?) Alckmin disse quando abriu a torneira? Não! Ele disse: Ih, deu merda.
Pois é, O Governo (?) do Tucanistão conseguiu uma proeza. Ele conseguiu fazer O Inferno Brasileiro funcionar. O Inferno Brasileiro era uma sátira de Stanislaw Ponte Preta. Nessa estória, o sujeito iria pro Inferno com todas as maravilhas da vida mundana mas com a obrigação de tomar um copo de merda diário. Mas, pela eficiência do serviço público do Inferno Brasileiro, nunca tomou um copo de merda no Inferno, e vivia no Inferno o Paraíso na Terra.
Pois é, o choque de gestão no Tucanistão deu aos paulistanos e cercanias, enfim, de tomar vários copos de merda ao dia.
E depois nós ainda duvidamos da capacidade dos tucanos. Um verdadeiro choque de gestão de M.
Prêmio Cara de Pau…lo Maluf para as tiradas do governador Alckmin.
com seu coronelismo de pouca água e muito cinismo e repressâo.
Primeiro em 2001 e 2002 vivemos racionamento energético o presidente era FHC, SP hoje vive hoje racionamento de água fato que era previsível e nada foi feito pelos administradores tucanos, agora vamos experimentar caos no comercio e serviços do SP , portanto, consequências humanas e econômicas terríveis. tudo por culpa dos tucanos, mas, notem o que o governo federal já fez no nordeste: Eixão das Águas transforma o sertão, http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/07/03/mochilao-do-pac-eixao-das-aguas-transforma-o-sertao/
“na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. O projeto facilita a produção de alimentos onde antes era quase impossível”
Eleitoresde SP vulgo coxinhas que desrespeitaram os nordestinos e agora?
Quem não sabe votar mesmo?
Quem é sucessivamente manipulado pelo PIG?
São Paulo terá que suportar a maior vergonha de sua história!
Já ouço empresas cogitando férias coletivas. O desemprego em massa vem em seguida. A culpa para esse povo analfabeto é do governo federal que não “ajudou” São Paulo….”só tira dinheiro daqui e não faz nada pelo estado”. Típico discurso de paulista burro.
O Padilha ganhou na loteria não ter vencido as eleições, caso contrário estaria sendo responsabilizado pelo racionamento que obrigatoriamente teria que implantar.
A água de esgoto que o governador pensa utilizar para os paulistas beberem, além do cocô contém esperma.
Lembrando a frase atribuída a Maria Antonieta “não têm pão que comam brioches”.Não temos SABESP mas temos Bonafont, e quem não puder pagar é só pedir uma bolsa água.
http://br29.com.br/no-condominio-onde-alckmin-tem-apartamento-ha-5-piscinas-cheias/
No condomínio onde Alckmin tem apartamento há 5 piscinas cheias
Apesar da crise da água e dos apelos do governo para que se economize os recursos, o conjunto residencial prefere garantir o lazer dos moradores. Além disso, as dependências do prédio são lavadas três vezes por semana
O condomínio Torres do Morumbi, onde o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mantém um apartamento de 125 m2, possui cinco piscinas que estão cheias.
O conjunto residencial possui cinco torres, cada uma atendida por uma piscina. Não bastasse o fato de que as piscinas são mantidas ativas, as dependências do condomínio são lavadas três vezes por semana.
O Palácio dos Bandeirantes informou que o governador não mora no local, seu apartamento está locado para outra pessoa.
( Com informações da Folha de S. Paulo)
Os culpados por esta situação,são os eleitores,deste vagabundo,cara de pau,do governador,eleitores FDPUTA,EU,que nunca votei neste corno,estou pagando,pela burrada,eleitores burros,canalhas mentirosos,PSDB,o partido + ficha suja,e canalha,junto com seus eleitores malditos.
Soluçao esta na petrobras contratar para perfurar profundidades ate aquifero guarani , por favor com a palavra especialistas,li sobre isto em israel em aquiferos mais profundos.
A “calculadora de sonhos” de Alckmin
Por Altamiro Borges
O sonho presidencial de Geraldo Alckmin pode ir para o ralo. Até a Sabesp trabalha com a hipótese de um “rodízio drástico”, com cinco dias sem água e dois dias com este líquido cada vez mais escasso em São Paulo. A gritaria contra a falta de planejamento e de investimentos neste setor já contagia até os eleitores arrependidos do governador tucano. Diante do aumento das críticas, a Sabesp divulgou nesta terça-feira (27) um site na internet que mostra os bairros da capital e as cidades da região metropolitana penalizados pela falta de água. Ironicamente, a página foi batizada de “calculadora de sonhos” e virou motivo de piada nas redes sociais – sendo logo retirada do ar. Talvez ela tentasse calcular os sonhos presidenciais de Geraldo Alckmin.
A própria mídia chapa-branca, que fez de tudo para esconder o colapso no setor no período das eleições, agora é forçada a tratar do assunto. Ela até tenta jogar na confusão – comparando as poucas horas de blecaute na energia elétrica com a crônica falta de água em várias regiões de São Paulo. A presidenta Dilma é responsabilizada pelo “apagão”, que não houve; já o governador Alckmin desaparece do noticiário sobre a chamada “crise hídrica”. A mídia “tucanou” o racionamento. Apesar destas manobras, não dá mais para ocultar a gravidade do racionamento no Estado.
Nesta quarta-feira (28) até a Folha tucana, tão amiga do governador, deu manchete para o assunto. “Rodízio de SP pode chegar a cinco dias sem água por semana”. A matéria principal não faz qualquer crítica ao governador do PSDB, apenas registra a desgraça. Num dos trechos, ela ainda tenta limpar a imagem do “picolé de chuchu”, culpando o pobre São Pedro pela longa estiagem. “Se as chuvas insistirem em não cair no sistema Cantareira”, lamenta o engenheiro Paulo Massato, diretor da Sabesp, o mesmo que na campanha eleitoral do ano passado negou a existência do racionamento e ainda criticou os alertas da oposição. Agora, ele e a Folha confessam que pode haver um “rodízio muito pesado, muito drástico”.
Nesta semana, os reservatórios do sistema Cantareira, que atendem 6,2 milhões de pessoas na região metropolitana, operaram com somente 5,1% de sua capacidade. A crise da água vinha produzindo situações inusitadas. Na região central da capital paulista, moradores e comerciantes já usam água da sarjeta. “Enquanto um prédio em construção desperdiça água de seu lençol freático sarjeta abaixo na Rua Augusta, faxineiros que trabalham na região chegam a encher dez baldes por dia na ‘água da guia’ para garantir a limpeza e a descarga dos banheiros”, relata a Folha.
A reportagem mostra a criatividade das vítimas do “choque de indigestão” tucano:
Maria Helena conta que há 15 dias não há água em seu trabalho. A única torneira que há no local tem ‘apenas um fiozinho de água meio marrom’, conta. ‘Não chega na caixa e não há água só da rua’. Ela chega a tirar mais de dez baldes de água da sarjeta. ‘É muita gente para ir ao banheiro. Tem que dar descarga toda hora’. Também o faxineiro Damião Pereira, 59, que trabalha em um prédio residencial na Augusta, está aproveitando essa água. Ele afirma que o abastecimento no prédio para às 13h e só volta no dia seguinte, às 9h. Pereira, então, recorre à água da sarjeta para lavar a calçada e passar pano no prédio… Outra a utilizá-la é Carol Siqueira, 29, zeladora e moradora da rua Augusta. ‘Eu uso duas vezes por dia para dar descarga no banheiro e limpar os corredores’, conta. ‘Quando a portaria está fedendo pelo lixo, também lavo com essa água’.
Foi esse Massato que disse que entregaria água de canequinha na casa de cada um caso faltasse água!Seria bom recuperar essa fala dele , um pouco antes do 1º turno das eleições !
Nada como um dia atrás do outro ñ é Aminésio Never?aqui no Piauí tem em torno de uns 60 rios entre grandes,médios e pequenos se quiserem é só pegar as latas dar pra banhar e ainda tem Piau,Mandi,Piaba esses bichinhos fritos são uma delicia,agora em S.Paulo ñ estar tendo água qto.mais peixe o PSDBOSTA ñ investiu nos reservatórios,agora banhar estar complicado ai ñ tem mandacarú q. dar pra beber ela possui um liquido semelhante a água.
Já diz o velho adágio quem fala demais dar bom dia pra cavalo e boca fechada ñ entra mosca esse é o agradecimento q. os tucanos deram aos paulistas deixar S.Paulo com sede é bom os tucanos ñ irem pro deserto do Saara é bem capaz de acabar a areia de lá cruzes.