Pioramos, mas estamos bem, sei lá, entende?

Eu tenho dito aqui que está cada vez mais difícil ler noticias econômicas no Brasil, porque a necessidade de dar notícia ruim parece ter se tornado uma obsessão.

Por isso, nem falo nada da matéria de hoje do Valor, que, mesmo com um pouco de nariz torcido registra os fatos:

“A confiança dos empresários brasileiros caiu nos últimos seis meses, mas ainda se manteve acima do nível registrado em outros emergentes, como China, México e África do Sul, onde também houve recuo no otimismo, de acordo com a 9ª edição do Índice Global de Confiança Comercial, realizado semestralmente pela companhia inglesa de gestão de escritórios Regus. Na contramão, a confiança dos homens de negócios dos países desenvolvidos cresceu no período.

Entre abril e outubro, o índice brasileiro recuou sete pontos, para 129 pontos, mas ainda seguiu acima da média dos países em desenvolvimento, que cedeu nove pontos, para 117. A desaceleração econômica foi a causa dessa retração. No grupo dos emergentes, a maior queda de confiança foi registrada no México, com queda de 24 pontos, para 111 pontos. Também houve recuo na confiança chinesa, porém com menor intensidade: dois pontos (121). Na África do Sul, o indicador cedeu de 121 para 114 pontos.”

Agora, olhe o gráfico lá de cima, tirado do mesmo relatório, fresquinho, e veja se não era mais simples escrever assim:

“O Brasil ocupa, ao lado da Índia, o segundo lugar o Índice de Confiança de Negócios (Business Confidence Index) da consultoria multinacional Regus. Os dois países têm 129 pontos, e só ficam atrás da Alemanha, que lidera o ranking, com 131. O índice brasileiro caiu sete pontos desde o último ranking, enquanto a Índia perdeu oito. China, com 121 pontos,  e África do Sul, com 114,  também caíram,  dois e sete pontos, respectivamente. A média dos países em desenvolvimento ficou  em 117 pontos. “

Mas parece que passou a ser obrigatório ter no título algo do tipo “cai”, “desaba”, “despenca”, “explode”. Dizer, então, que o Brasil tem a segunda mais alta confiança empresarial do mundo? “Nem morta, santa!”, como diria o Caetano Veloso…

Pobre leitor…

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Enquanto isso, nas horas vagas o povo senta pra tomar uma geladinha, comer um tira gosto, e rir dos Olegarios Bocamole. Ve se pode!

  2. A chamada poderia ter sido assim: Brasil em terceiro lugar no Índice Global de Confiança Comercial, estamos na frente de Estados Unidos, França, Canada. Empresário que quer ganhar dinheiro investe aqui.

  3. Esperar o que desta gente? O governo é que fica dormindo no ponto e deixa o PIG desinformar o povo. Quando é que o governo vai acordar….????

  4. Vejo o PIG-Partido da Imprensa Golpista, evoluindo rapidamente para o estagio IMP-Impresa Mulambenta e Pe de chinelo, caso nao levem a serio o Povo Brasileiro.

  5. A mídia nativa adora um texto adversativo. Não sabe escrever sem um mas, contudo, entretanto, todavia. Vou na mesma toada. Vocês são uma b…. mas, contudo, entretanto, todavia, quando falarem mal do Brasil, deviam combinar com o povo para dizer que ele está enganado por estar em melhor situação depois de 11 anos de governo LULA/DILMA.

  6. Tá difícil mesmo, Fernando.
    Acho que quando formos levados ao céu
    alguma revista ainda dirá que em comparação
    com o inferno, teremos muto que melhorar.
    Acho que vou tomar uma cervejinha com o Mauricio
    antes que acabe…

    1. Querem ver melhorar tudo?
      É só a tucanalha entreguista, punguista e salafrária chegar ao poder (toc,toc, toc!)
      Daí, mesmo com juros de 45%, desemprego de 15%, povo na miséria absoluta e devendo até os olhos pro FMI, a situação estará F-O-R-M-I-D-Á-V-E-L.
      Essa escória humana tem que ser calcada aos pés.
      Enquanto tomamos a cervejinha do Maurício…

  7. Voce pode sacanear alguem a vida inteira. Mas ninguem vem ao mundo pra isso. Nego ta perdendo o sentido das coisas. E por isso que estao em crise, e nao vao sair tao cedo.

    1. Impressionante. Nego nao tem mais o que inventar pra aparecer. O repertorio de sandices nao tem fim.

  8. O PIG vai ficar falando mal do Brasil “eternamente”, enquanto isso o brasileiro progride, o país se desenvolve e tudo o mais. Este tipo de notícia está voltada para aqueles que querem ler algo de ruim para justificar seu ódio pela esquerda, pelo PT e pelo que está se fazendo no Brasil. Não é mais capaz de alterar eleições este tipo de matéria, mesmo que repetida mil vezes. Vai muito de encontro com a realidade.

  9. É óbvio ululante que os empresários não poderiam está otimistas, qdo a maior economia do mundo estava em vias de dá o calote. Agora que eles parecem que resolveram os abacaxis deles, tudo muda! Essa imprensa já foi melhorzinha!

  10. O problema que a oposição em nosso país não existe, são muito fracos, PSDB, DEM! PPS, então o PIG assume e para vender suas revistinhas, jornalecos, só tem divulgarem notícias ruins sobre o Brasil, uma vez que notícia boa não vende.

  11. Depois, quando sai resultado do PIB contrário às suas expectativas, a PIG se faz de surpresa… Como se o PIB fosse feito de “ar”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *