O conservadorismo brasileiro está em franca campanha para que os ministros do TSE aprovem a criação da “Rede” de Marina Silva.
Com assinaturas ou sem assinaturas exigidas pela lei, importa pouco.
Mas está difícil.
Merval Pereira, o Ruy Barbosa do casuísmo, depois de revogar os embargos infringentes por conta própria, agora quer revogar as exigências legais e lamenta que o tribunal esteja inclinado a “optar pela letra fria da lei, em vez de interpretar o espírito do legislador”.
Ou seja, o respeito à lei depende do freguês.
Esse “jeitinho” já foi dado há 30 anos, quando Ivete Vargas “registrou” o PTB sem os documentos exigidos por lei, alguns dias antes que Leonel Brizola o tentasse fazer, este com a documentação completa.
O TSE, por artes e manhas de Golbery do Couto e Silva, a quem era essencial que Brizola não pudesse reatar o fio da história petebista que o Golpe de 64 quisera cortar, inspirou um “direito de protocolo” que entregou a sigla a Ivete quando ela, afinal, conseguiu os apoios e documentos que não tinha ao fazer o pedido de registro.
Agora, a direita faz tudo para conseguir que o Tribunal “flexibilize” a lei e dê a Marina o partido que ela não organizou como se exige.
Não por ela, mas porque deseja que a eleição não tome, já de início, uma natureza plebiscitária, com Marina servindo de estuário a um voto de classe média arisco ao tucanato.
E que, assim, não se possa decidir no primeiro turno.
Não que Marina careça de legitimidade pessoal para ser candidata. Tem.
Mas o processo democrático é fundado em partidos e ela saiu do PV – como antes do PT – porque quis, não entrou em outro partido porque não quis e lançou esta tal Rede apenas em fevereiro deste ano porque assim o quis.
Como quis, arrogantemente, que as instituições e regras legais se abrissem e deixassem passar a “princesa da floresta” ou outro título nobiliárquico que se adeque à sua atual e pomposa condição de queridinha das elites.
28 respostas
Mas que história é esta de “pressão de artistas”, etc., etc., para que o tribunal legitime a “rede”? Existe uma lei no país e ela tem que ser respeitada, “duela a quien duela” como diria Collor. Alguém já imaginou – só de brincadeirinha – se o PT pedisse ao tribunal algo semelhante, ou seja, que reconhecesse seu direito a registro eleitoral, mesmo sem as assinaturas requeridas para tanto? Alguém pode votar não estando inscrito no tribunal eleitoral? Ou toda esta conversa é provocação ou é assunto de maluco. Dura lex…
Se o PT ousasse pensar nisso seria apedrejado nas ruas pela mídia :)
Fi-lo porque qui-lo. Sera que teremos um Janio Quadros de saias nas eleicoes? Teremos uma nova versao verde da vassourinha? Nao! O povo nao permitira.
Mas há tempo para se fazer uma PEC, uma emenda que permita tudo isto, poderia se chamar Emenda MOGLI, o menino da floresta . . . . .
Constituição só tem 25 anos.
Adolescente.
Muita coisa ainda tem que evoluir e mudar, mas vale a lição:
– Quando alguma mudança causa tamanho alvoroço (especialmente dos “grandes meios de comunicação”), é porque tem potencial para mudar a situação atual. (que beneficia os “grandes meios de comunicação”, ou melhor, os que têm dinheiro/capital, e prejudica os que não têm).
E as falas que defendem uma ou outra mudança, jamais estão demonstrando o verdadeiro interesse, este, de uma forma ou de outra, será o econômico.
Desculpe Brito, a lei depende do fregues. Sempre foi assim.
Em todos os sentidos possíveis.
Ela tende sempre entre os pobres e ricos.
Por isto os pobres só encontrarão Justiça no céu.
Porque aqui, a terra é do COISO.
Coiso nenhuma. Aqui e terra da Dilma. Dilma 2014!
Coisa feia Marina, se o tribunal burlar a lei para que você seja candidata, nas eleições vai ter que burlar a lei novamente para que você seja vitoriosa, quando você não der conta de governar vai ter que continuar burlando as leis para que tudo saia como você quer, e o Brasil que hoje é um país respeitado vai se tornar a piada da vez.
Prefiro tambem achar, que aquelas senhoras nao tem plena consciencia desse ato. Peco a Deus.
Ficou vagabundeando e agora quer resolver no tapetão…
A direita só pensa no tapetão?
Mudando de assunto:
– Vocês já perceberam como é feia esta senhora?
quer saber mesmo, o psdb uma briga de foice, o partido do Eduardo Campos em debandada, sobra quem ? como diz o PHA bláblárina, que também não soma nada.
A zélite quer ser legitimado por uma população que sempre massacrou maldosamente.
Olha ai! Ate o Japones que e um povo zem, ja ficando irado! Abraco Kazuhiro!
E quem é que tem medo de cachorro morto ? Deixa ela entrar e se juntar com o resto dos vermes que vivem de política que a Dilma e o LULA derrotam todos de uma só vez e acaba logo com esses ratos do serviço eleitoral brasileiro.
Diz o Kotscho: com o nível desses candidatos da oposição, a Dilma vai ganhar por WO.
A Marina é o que podemos chamar de Ayatollah da floresta.
E o mais engraçado foi a Adriana Calcanhotto fazendo campanha pela regulamentação do Rede: ninguém explicou pra ela que a Marina é contra o casamento gay?
De novo, haja saco! Literalmente.
Temo que esta foto seja uma exibicao de poder economico e ao mesmo tempo de desprezo pelas leis do Pais, face ao nao atendimento de suas demandas.
Essa foto representa a estupidez, de quem não entende nada de leis, nem de democracia, nem de coisa nenhuma. Umas ridículas que estão querendo aparecer, mas o reinado delas já acabou faz tempo, são completamente débeis mentais
O QUE O CONSERVADORISMO QUER NA REALIDADE É TENTAR GARANTIR O SEGUNDO TURNO E COM ISSO TENTAR CRIAR UM FACTOIDE COMO A BOLINHA DE PAPEL OU ALGUEM FAMOSO SER SEQUESTRADO E JOGAR CULPA EM DOUTOR LUIS OU DONA DILMA.
Educacao, trabalho, respeito as leis e ao proximo, vida simples, arte, cultura, contato com natureza =coisas que prolongam a vida.
Entre as Antigonas faltava Nosferatu. Agora não mais, o teatro completou-se. A elite dos aldeões esta intranquila. Haja réstia de alho. Haja saco. Muito!
Na verdade, o conservadorismo quer mesmo é DEITAR na Rede da Marina. Depois de alcançarem este objetivo, a governabilidade não ficará mais sob sua batuta.
Essa marina, que decepção hein? é financiada por banqueiros e se diz diferente dos demais…
Na verdade, todo mundo sabe, essa birra dela é pelo fato de o Lula ter indicado a Dilma e não ela para presidente. O que se provou uma atitude acertada! Já pensou: a marina representando o PT(que ela ajudou a criar, diga-se de passagem)e ao mesmo tempo representando o atraso de uma mente dogmática, fundada em preceitos religiosos? NÃO se esqueçam: marina acredita no criacionismo! e é amiga de Feliciano!
Marina, como disse o sempre incoerente Cristovão Buarque, deveria se manter longe da política partidária e tentar ser uma espécie de reserva moral. Bem, tirando o chororô dos pedros simons da vida, a mascara está caindo.
Ano que vem terá essa tal de rede. Espero que pelo menos seja de esquerda…