É preciso esperar o programa da noite, que geralmente costuma ser diferente da versão exibida à tarde, sobretudo no início da campanha.
E, antes de comentar, friso que não me incomodo de “apanhar” como ocorreu com alguns comentaristas, ontem, depois da entrevista de Dilma ao Jornal Nacional, que seu desempenho havia sido apenas razoável e tenha sido o bastante, apenas, para não ser massacrada como foram os outros entrevistados até agora.
Por isso, fico à vontade para dizer que no primeiro programa eleitoral desta campanha, Dilma Rousseff, para usar a gíria carioca, “nadou de braçada” sobre seus adversários.
Tão grande foi a diferença de qualidade que não creio que os outros programas não sejam completamente diferentes agora à noite.
Quanto ao PSB, são compreensíveis as dificuldades e a opção por um “recordar” de Eduardo Campos. Mas era indispensável uma fala de Marina Silva (acho que isso ocorrerá à noite), que, como sua candidata a vice, tinha legitimidade para faze-la e seria memso correto que o fizesse, nos limites do comedimento.
O programa de Aécio é de merecer comentários do tipo “o que é aquilo, gente?” Horrível, para baixo, com o candidato duro como um boneco de pau, num discurso que vai se elevando da formalidade absoluta para o tom grandiloquente, sob uma trilha triunfal.
Que será que houve, será que botaram na cabeça do candidato que ele é um estadista, um líder de massas dos anos 50, que as pessoas esperam como um Deus baixado à Terra?
Tudo errado, inclusive na edição mixuruca, cortando para pessoas que não estão dando a mínima para o que está sendo dito por enfadonhos quatro minutos, com inserção de planos ridículos das mãos do candidato com os dedinhos apontando para baixo!
E o tal Bem-vindo, o que é aquilo. É ele que está entrando na casa das pessoas, não as pessoas entrando em seu programa!
Também não creio que se vá repetir à noite, por uma simples e direta razão: é horroroso, péssimo.
O programa de Dilma, além de ter um mundão de tempo, tem uma linda estética e, sobretudo, conseguiu desamarrar a presidenta daquelas cartas e ar de mau humor. Foi sóbrio e descontraído, sem sem covarde ou vulgar.
Tanto ela quanto Lula falaram de obras, de compromissos, de salário, emprego, não ficaram na autolouvação.
Teve o momento de emoção do Pronatec, que junta ação de governo e sucesso humano.
Não cede ao puxa-saquismo e aproxima a governante do benefício do governado e, com as menções à crise mundial, atenua as críticas que se lhe possam fazer pelo crescimento menor da economia brasileira.
As entradas de Lula foram prudentes, não houve exagero de substituí-lo à candidata, mas não foram tão pequenas que denotassem afastamento ou frieza entre ambos. Lula, experiente, foi direto ao assunto: pediu o voto em Dilma, algo fundamental para consolidar a escolha de quem já a tem e essencial para conseguir novas.
Quem não pede, não leva.
As menções a Eduardo Campos – uma, indireta, de Dilma – “o pessimista é aquele que desiste” – e a direta, de Lula, foram decentes e de forma a evitar que a oposição se apropriasse do “não vamos desistir do Brasil”. Talvez, na fala de Lula, tenha faltado a menção mais direta: “foi meu Ministro e meu candidato ao governo de Pernambuco em duas eleições.
Reproduzo, abaixo, os três programas, para que você faça seu próprio julgamento.
Tenho certeza que será bem próximo deste que faço neste post.
Dilma Rousseff
Aécio Neves
PSB
41 respostas
Fernando o meu negocio é Dilma e PT.
O resto não me interessa.
Ontem vim no site para ler seu comentário.
Achei bom, pois coloca a gente no trilho..
Sem empolgação..
Bom trabalho!!!
Apesar que gosto do massacre em cima da Globo.
O que vi nesse video é mais que suficiente, não tem pra mais ninguém!!! É Dilma!!! Aí, comparando com os outros, vem o do Aécio desanimado, pessimista, negativo, REAÇA… que não não dá nem pra ver! O do Eduardo tava muito melhor do que o Ah, é sim, cara triste! Ele tenta rir, parecer simpático, mas é tudo forçado, não convence, é evidente o embuste desse papo negativista!!! Ele quer o que, levar o país para o fundo do inferno, é? Que vá sozinho! uai!
Mercado financeiro é mesmo uma ilha da fantasia.
A justificativa para alta da Bolsa foi a entrevista da Dilma no JN. Patéticos. Segue o link:
Ibovespa sobe 1,5% com entrevista ruim de Dilma e fecha na máxima em 17 meses
http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3526471/ibovespa-sobe-com-entrevista-ruim-dilma-fecha-maxima-meses
Realmente o programa do PT, foi marcante. Se continuar assim, Dilma cresce e pode até levar em 1º turno.
Interessante no programa do falecido é aos 56 segundo quando ele se está numa industria e se encontra com uma trabalhadora. Ele pergunta a ela “e antes onde estava trabalhando?” ao que ela responde “era faxineira” !!!!
Dilma deve continuar apresentando o que foi feito, o que está sendo realizado e qual será o futuro do país com as obras e investimentos em todas as áreas . Esqueça os adversários . Apresente soluções .
Mercado financeiro é mesmo a ilha da fantasia.
A justificativa para alta da Bolsa foi a entrevista da Dilma no JN. Patéticos. Segue o link:
Ibovespa sobe 1,5% com entrevista ruim de Dilma e fecha na máxima em 17 meses
http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3526471/ibovespa-sobe-com-entrevista-ruim-dilma-fecha-maxima-meses
Eduardo infelizmente faleceu, Aécio é de papel e Dilma é gente. Com Lula então, não dá pra ninguém. Ainda bem que FFHH vai participar com a o dom da oratória lembrando as coisas boas dele. Aí virá o vamos comparar de Lula e Dilma. Marina vai falar mas ninguém vai entender. Sobrou o Pastor Everaldo.
Esse Pastor Everaldo, Luciano, já vai vender tudo que tiver no Brasil e praticamente acabar com o Estado. O povo pode se danar.
Mariza, Pastor Everaldo representa uma parcela Bolsonaro de nossa população. Ele foi na parte que cabia a ele no latifúndio eleitoral. Enfim, fazer o quê… Pelo menos alguém na oposição disse ao que veio e assumiu a posição dele.
Mas achei hilariante aquela cidadã colocando o balde d’água na cabeça no horário eleitoral do Aécio, e o Aécio no discurso dele dizendo que “o brasileiro está sozinho tendo de resolver o problemas dele”, e bota o balde na cabeça. Será um ato falho em referência à falta d’água em São Paulo. O Alckmin deve ter adorado isso.
E a propaganda de Dilma foi muito boa, imagens e mensagem dela, e do “canhão” do Lula pedindo voto pra ela pra um segundo mandato que será melhor.
Pastor Everaldo, aquele que espancou a ex-mulher até mandá-la para a UTI? Quando alguém colocar a questão da violência contra a mulher e chamar esse (im)Pastor as falas…Não haverá globo que o salve
Ele só não vai vender as igrejas, ele não é bobo.
Realmente a qualidade do vídeo da Dilma é 300% mais. Do Aécio é deprimente !!! Do PSB nem dá para comentar.
Concordo com o Britto, mas por favor, pare de dar assessoria gratuita. Tem é que dar mais corda para eles se enforcarem.
Somente não fico com raiva de você ficar dando dicas para marketeiro alheio,porque eu sei que eles não têm a sua competência! Mas, uma hora quem sabe, eles aprendem…
Eu vi o programa da Dilma várias vezes. Foi bom, no sentido de apresentar a candidatura, mas em termos de marketing, eu esperava mais. Acho que eu esperava um programa com aquelas inserções sobre os números do governo, veiculadas pelo canal “Dilma TV” no youtube. Quanto ao programa do Aécio, achei o marketing muito bom, melhor que o da Dilma, mas a apresentação da candidatura dele foi ruim, pois é vazia e com excesso de autopromoção.
Adicionando ao que foi dito pelo Nilo Walter no comentário anterior, além de mencionar os feitos, devem dar os números dos mesmos, e que não são pequenos.
São estes números que vão desmascarar os jornais, tais como: Globo, Folha, a revista Veja(esta, o detrito de maré baixa), segundo o PHA, e com muita propriedade, e assim por diante…
Nos últimos meses, ou anos, tudo de ruim aconteceu nestes comentários, como se fossemos uma República de Bananas, tudo isto para destruir o governo da Dilma, que colocou o país nos prumos e, certamente, com a sua vitória nas próximas eleições, levará o Brasil a ser uma das maiores nações do mundo. É o medo do PIG!!!
Caramba, achei que o Fernando estivesse exagerando… Até que vi os vídeos! Que desastre esse vídeo do Aecio! Acho que nem se eles tivessem colocado o primo Quedo em pessoa para falar do Aecioporto teria sido tão ruim.
Realmente a Dilma tá nadando de braçada.
Como podem esperar que a Marina traga algo “novo” com Heraclito Fortes e Bornhausen no PSB ?!?!?!?! Existe algo de socialista nesses cavalheiros ? Isso é cavalo de troia do PFL/DEM/PDS + bancada evangélica.
Vi o do PSB na homenagem a Eduardo Campos. Achei discreto e simpático, Eduardo tinha simpatia, reconheço apesar da definição convicta de meu voto. O de Dilma já tinha assistido. Muito legal. O do Aécio, com aquela empolação de aluno treinado de fonoaudióloga famosa ou professoras de declamação dos anos 50 (bem lembrado), não consegui aguentar. Você lembrou muito bem, quiseram colar a imagem do estadista dos anos 50 (JK ou o personagem da minissérie da globo feita exclusivamente para ele?). Pobre, muito pobre. Não convence.
Assisti o programa eleitoral da tarde e tenho certeza que os que desistiram do Brasil foram o finado Eduardo Campos e a loba em pele de cordeiro Marina Silva. Sou brasileiro e voto Dilma Rousseff.
É, foi de braçada.
O programa do Aécio foi muito ruim. Chato, feio, falso.
Ele foi bem melhor na homenagem a Campos do que na “grande peça” que certamente foi gravada antes do acidente.
Tentaram um elenco “bem povo” e até conseguiram. Mas os olhares realmente estavam perdidos.
Além do ridículo plano dos dedinhos, utilizam sem parar o plano “segunda câmera” onde podemos apreciar a orelha da pessoa enquanto ela parece falar com outra. E tem ainda um plano de baixo para cima, revelando refletores desfocados ao fundo. É o ” plano comício” Parece que está falando para uma platéia mas tem meia duzia de assessores e o cinegrafista. Não convenceu ninguém. Acho que vem a mesma coisa daqui a pouco. Até já.
Sou eleitor de Dilma, mas para mim quem nadou de braçada foi Eduardo, analisando exclusivamente a comunicação em si. Sugeriu mais emoção, mais esperança, mais traquejo, mais carismático. Dilma foi como no JN, apenas suficiente, a emoção não fluiu, a estética foi razoável, a edição não foi tão boa, mas a música tava ótima, e foi extremamente inteligente mostrá-la na multidão, com jovens, tirando selfies. O que funcionou muito bem foram a voz da Dilma falando em público realmente passou emoção. A intimidade de Dilma pareceu forçado, não convenceu, ficou ruim, ou melhora ou é melhor não ir por aí.
Aecio não foi tão ruim, o problema para ele é que ele precisa ser excelente, e o seu programa foi realmente o pior dos três, mas tinha um bom ritmo e foi ousado e inteligente em explorar uma mensagem e imagem mais popular, se o do Eduardo não tivesse tão bom eu diria que hoje teria sido 1 x 0 para Dilma. Mas uma coisa é certa, se continuar assim, a estratégia do PSB é mirar o eleitorado petista mesmo.
O vídeo do PT, da Dilma do Lula ficou ótimo. Me emocionei. Agora o que mesmo o Aécio mostrou de concreto? Que propostas ele apresentou? Ele me nojo quando fala em melhorar a educação. Sou professora em Minas, e sofro na pele as mudanças realizadas por ele e o Anast(azia). Os professores do Brasil não merecem esse sofrimento. Já basta, nós, mineiros.
É preciso dar uma melhor equilibrada entre o fundo musical (muito alto) e o áudio (prejudicado). Mas o conteúdo está cem por cento!
De fato,a diferença de qualidade e de mensagem é brutal. O Aécio se passando por salvador do país (que ele nem conhece). Medíocre, simplesmente. Sou Dilma sem sombra de dúvida…..e recomendo.
Além disso, o Aero Neves parece ter frequentado as mesmas aulas de retórica do Eimael.
O programa do Aécio é de uma demagogia sem fim. Baixou um espírito nele coitado, agora ele acha que é estadista, como se o país parasse para ouvi-lo.
O programa da Dilma foi correto, mostrou uma presidente/candidata bem-humorada, próxima das pessoas, atenciosa. Mas acho que houve exagero de selfies.
O programa do PSB não conta. Não tem candidato ainda.
Aéreo Neves estadista? Ele é no máximo um ‘privadista’.
Realmente dá vontade de assistir de novo. Apenas recomendo que tenha mais participação da nossa população negra e trabalhadora
De um modo geral, o programa do PT foi bom, mas teve um erro que não pode se repetir: bateu na tecla de que as coisas vão melhorar num segundo mandato, dando a entender que não estão indo bem hoje. Falar assim é aceitar a pauta e as mentiras do PIG e dos adversários como se fossem verdadeiras. O programa tem de se ater a mostrar o que o PIG censura diariamente, as notícias positivas, as obras, a mudança na vida das pessoas, das famílias, nas diversas regiões brasileiras. Mostrar números, gráficos, fazer comparações, mostrar com números e imagens como o país melhorou, lembrar como era antes.
O programa poderia ser exibido com formato de um telejornal (o pt já fez isso antes) para contrastar com o que o PIG transmite na tv. O povo precisa, está carente demais, é de informação. Ninguém sabe como anda a transposição do S.Francisco, ninguém viu as mudanças nas áreas da obra. Ninguém sabe do dia a dia das famílias do sertão que antes passavam fome e sede, e hoje tem cisterna, bolsa familia. Ninguém sabe o quanto o SUS evoluiu, o quanto melhorou a vida nas cidades atendidas pelo Mais Médicos, e assim por diante. O programa tem de ser informativo, pois no Brasil de hoje não há mais imprensa, nem jornalismo e sim um partido político, o PIG, que detém um horário eleitoral permanente na TV, rádio, jornal, etc, para atacar o governo.
… A DIREITONA sabe que já perdeu: o desespero é pela tentativa inglória da aventura do segundo turno!…
vamos ver, agora, quem a segura?
Gostei… do post e, claro, do “programa”
Mantenho meu voto neles (Nela e nele)
… Segundo o DataFalha de amanhã, após o primeiro programa da propaganda eleitoral, sobretudo o da TV(!), entre os eleitores até então indecisos, 90% declararam que irão votar… No Aécio ‘Never’! 7%, na Blábláblárina; os outros 2% não souberam ou não quiseram opinar!… Ah, na próxima sexta-feira à noite, o Globope irá confirmar os referidos índices; no sábado, a capa memorável da ‘veja’!…
Passa a régua!
Que emocionante, Fernando. Obrigada.
É o PT. É Dilma. Vamos melhorar o congresso e o senado com mais PT.
O momento mais emocionante foi quando Dilma falou que quando entregou a casa para a família a menina emocionada disse: finalmente teria uma cama só para ele.
Vamos ao programa do PT:
Está menos exibição de números grandiloquentes e graças a Deus diminuíram aquelas musicas também grandiloquentes mostrando as grandes obras em grandes planos. Acho que ainda faltam sim as
perspectivas de FUTURO. Trata-se de um programa politico, portanto há que resumir MELHOR
o que SIGNIFICAm as obras em infraestrutura, os projetos da dilma( não ficar REPETINDO, pronatec, ais medicos, minha casa minha vida, PAC, pre sal, aeroporto
e tal, mas o que significa dotar o país de infra-
estrutura. Ela, fala, mas ainda falta conseguir dizer isso em imagens fortes e chave.
Imagens simbolo
, imagens vetores e imagens desejo para um futuro.ISSO E O PAPEL de um politico e de UM DISCURSO POLITICO. Falta muito.E RESUMIR melhor o que os OUTROS
AMEAÇAM.
Falta ainda falar para
classe me´dia, o terreno de Marina Silva. e o ponto fraco do PT
O PT PATINA feio por falta de proposta para a classe media media precarizada, essa que ele mesmo e sta formando nas universidades. falo porque dou aula nelas. QUAL a perspectiva para a sociedade de serviços precarizada formada pelas universidades? Essa mão de obra desencantada não esta sendo nem VISTA pelo PT.
NEM COMPREENDIDA pelo PT.E Lula não é referencia para essa geração, ccaira na
s garras de Marinas da Silva, por falta de fala do PT. Esta na hora do PT acordar para o novo mundo que esta ai nas suas barbas antes que seja tarde.
Esclareço que voto no PT. As franjas das metropoles sem rumo.
Simplesmente brilhante o programa do PT. Brilhante, porque tem o que mostrar. E será assim até o final da campanha.
Pograma de Dilma foi sensacional.
2014: Mais mudanças, mais futuro!
O grande trunfo e “virtude” de Marina, e não é brincadeira é: o poco tempo para ela falar. A Marina calada é imbatível. Vocês acha piada, mas a Dilma tem que obrigar a Marina falar, dando espaço no programa dela. A mídia vai trabalhar com este imaginário “calado” de Marina, uma criação do PIG. É isto que o Brasil merece!?
Esta será a eleição em que o PIG apostará TODAS as fichas para fazer um novo Collor, se conseguir, pior para o Brasil. Mas o que está em jogo é isto. O governo facilitou, esta eleição é o grande embate. Tem analistas que dizem é governo x oposição, não é. Não é embate ideológico também, se me permitem desenhar é… governo x anarquia (não no sentido filosófico), mas no sentido de Brasil mesmo, sem fim a projetos, anarquia ao que se “conquistou…”. O Brasil, é um país retardado coletivamente, exatamente por esta “elite desinformativa”, estes dias me surpreendi no plano das oposições e de muitos governos estaduais, uma plataforma pensada por Brizola a 40 anos atrás, só não posta em prática por esta oposição do “Pig desinformativo” e sem pensar Brasil, vou desenhar, o Brasil, não tem um plano diretor básico que… garanta que entre governo ou saia governo o plano será cumprido minimamente, daí dá-se este derivativo “anarquista…” Há obras comprometedoras neste governo que precisam ser abordado nos planos de governo de cada candidato, para fugir a este “anarquismo informativo”… enfim….