A prisão da burrice

pris

Vai se completar um ano dos massacres de Ano Novo em cadeias do Norte e Nordeste, que chocaram o país e geraram mil promessas de ação estatal.

Antecipando a “comemoração”. divulgou-se ontem que o Brasil bateu, de novo, recordes de número de presos (726 mil), de presidiários que não receberam sentença ( 300 mil) e, para antecipar novas mortandades, também em superlotação dos cárceres, com celas que, em média, amontoam pessoas no  dobro de sua capacidade.

Mas não é o pior o que se passa dentro das cadeias, é o que acontece fora delas.

Desenvolve-se como obsessão o que antes era apenas uma visão tacanha de que cadeia é um benefício para a sociedade, que assim se livra dos “elementos anti-sociais”.

E que a “grande conquista” da ideia de Justiça é que, por dúzia e meia de políticos e empresários encarcerados, ter-se “democratizado” a prisão.

Lamentavelmente, é a burrice está à solta e muito bem postada na Justiça, embora com exceções.

Uma delas é a desembargadora do TRF-2, Simone Schreiber, que escreveu:

(…)está evidente que essa pretensa “democratização do direito penal, para pegar o andar de cima” sustentada com entusiasmo dentre outros pelo professor Luis Roberto Barroso só se presta à consolidação de uma jurisprudência de flexibilização de direitos fundamentais. Ao invés de avançarmos reforçando os direitos das pessoas “do andar de baixo” (para usar a expressão do Barroso), por exemplo, implementando as audiências de custódia, adotando a prisão preventiva em situações excepcionalíssimas, tornando efetivas as medidas cautelares alternativas, ampliando a atuação das defensorias públicas, etc, estamos adotando um caminho inverso, de desprezo, desamor pelos direitos fundamentais.

Desprezo que nos sai caro, muito caro, não só em recursos públicos mas, sobretudo, como projeto de nação. Um preso custa ao Estado perto de R$ 30 mil por ano; um estudante de ensino médio, nem R$ 2,5 mil anuais. Portanto, 700 mil presos custam 15 milhões de estudantes.

A conta não é minha, mas da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia.

Mas a nossa corte suprema (hoje, em minúsculas) vai exatamente em sentido inverso desta verdade.

Ao contrário dos sonhos do Dr. Barroso, a estratificação social do “prendam todos” é ainda pior que a desastrosa estratificação social do país. O jovem pobre brasileiro não tem apenas de escalar o paredão da falta de educação, de emprego, de assistência e de oportunidades. Tem, hoje, nas periferias das nossas cidades, de escapar do labirinto do crime, que tem mil portas à sua frente e quase nenhuma saída para quem cede à atração de seus acessos.

“O Estado brasileiro se tornou uma espécie de departamento de Recursos Humanos para as facções criminosas dentro das prisões”, diz o insuspeito presidente da Federação de Policiais Federais, Flávio Werneck e a lista de “recrutáveis” cresce vertiginosamente com a ação de juízes que mandam para lá “preventivamente”, amparados pelo senso comum de que prender é fazer a melhor  justiça.

Não temos um déficit de vagas nas prisões, apesar dos números espantosos. Temos é um excesso de presos e outro, ainda maior, de inteligência política, presos à visão míope de que prendendo mais teremos mais segurança, prima-irmã da que sugere que com mais armas teremos menos violência.

E o pior é, mais que as celas, as mentes estão sendo superlotadas de burrice.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

  1. A situação das pessoas presas sem sentença e o estado do presídio só confirma que temos a pior justiça do mundo

  2. Chocaram o país? Você viu o histórico de cada preso que foi morto nesse confronto? Deveria ver. Fernandinho, querido, eu me choco é quando um homem de bem voltando do trabalho é morto por uma dessas “vítimas da sociedade”. Quando um inumano desses morre, não importando o meio pelo qual morreu, não há o que se prantear. Não é à toa que a “bancada do crime” da Câmara dos Deputados é formada exclusivamente por deputados de esquerda (Molon, do Rosário, Wyllys…). Quem deve ser protegida é a sociedade, não esses inumanos.
    O pior é que nas faculdades de direito, e a que eu cursei não fugiu à regra, se ensina a fábula da ressocialização. Não que não possa haver. O garoto que furtou um dinheiro pra ir ao cinema é ressocializável, precisa de uma chance, mas os inumanos que matam um, dois, três, que sequestram, que usam fuzis, que cometem latrocínio, não podem ser classificados como ressocializáveis. E ninguém é culpado por isso. Eu mesmo não tenho dívida social ou histórica com ninguém. Tenho ganhos médios, mas não sou devedor de quem ganha abaixo do mínimo. Se me considerasse devedor de quem ganha menos, teria que me considerar credor de quem ganha mais que eu. E isso é loucura marxista. A conta a ser calculada é uma só:

    Bandido solto gera terror, caos e violência.
    Bandido preso gera gastos.
    Bandido ferido gera vingança.
    Bandido morto gera paz.

    1. Fica frio, o Brito sabe que a exposição atual dos medíocres sem modéstia é fugaz, “a prisão da burrice” manifesta no título da matéria, não significa que será preso, apenas que é uma ideia burra dos que a professam, que também não é o seu caso, mero adestrado replicante da dita burrice.

    2. Ora ora ora…a face fascista daquele que esconde o.seu nome.próprio começa a despontar na ribalta…..inspiração no juizeco de piso ou no aloprado federal financiado pelas milícias de Nova Iguaçu…..volta pro buraco fascista covarde.

    3. Ohhh, cuti cuti cuti. Ele acha que bandido bom é bandido morto. Tá saindo do armário, fascistinha.

    4. Kawarinha/lula
      Você, sua mãe e a mulherzinha vão dar muito CU esse final de semana ? Sua mãe ou sua mulherzinha são adeptas do surubão ?
      Você moleca, só comenta quando o nome do Lula aparece ? Você e sua mãe têm vontade de foder com o Lulão?
      Se atente, filha da puta. Tô chegando perto de você. Se prepare.
      Tá avisado !
      Só vou lhe responder com esse texto.
      Putinha !

    5. a que eu cursei não fugiu à regra….IUB?
      você bem que tem pinta de advogado ….. de boca de cadeia…..
      Tico&Treco são adevogado e otoridade legau……de golpista

  3. O que estas estatistas demonstram é que temos uma sociedade que apresenta a maior desigualdade entre as nações civilizadas. Presídio não recupera ninguém, existe inúmeros estudos sobre a criminalidade e o encarceramento e o que temos no Brasil é uma noção destorcida da Punição ( que a religião nos ensina), mas a punição é para os outros, nunca para nós ou nossos ente queridos. O que se configura por tras desses dados, é que perpetuamos o sistema escravagista, abarrotamos as prisões de pobres e negros, mantidos no navio negreiro de tijolos, enquanto na outra ponta temos os Srs feudais da Justiça com salários astronômico, acima do teto, com inúmeras mordomias que estão pouco se lixando para os miseráveis.

    1. O presídio existe para segregar os perigosos da sociedade que deles deve ser protegida. Cão é cão, inumano é inumano. Pode uma figueira dar jilós?

      1. Kawarinha/lula
        Você, sua mãe e a mulherzinha vão dar muito CU esse final de semana ? Sua mãe ou sua mulherzinha são adeptas do surubão ? Você e sua mãe têm vontade de foder com o Lulão?
        Se atente, filha da puta. Tô chegando perto de você. Se prepare.
        Tá avisado !
        Só vou lhe responder com esse texto.
        Putinha !

  4. Então passamos de 250 mil presos em 2003 para 726 mil em 2016.
    Mas não era nessa época que tínhamos um governo que não queria prender ninguém?
    E que dizia que bandido é um coitadinho, vítima da pobreza e da desigualdade social?
    E dizia também que a pobreza havia caído com nunca?
    Não bate, ou nós não diminuímos nada ou a teoria sobre a origem do bandido está errada.

    Também tem aquela teoria de que o crime cresce com o exemplo de cima.
    Ou seja, se você entregar o país para um partido-quadrilha muitas outras surgirão.
    Aí faz mais sentido.

    1. Ei, desornesto. Tava dormindo quando tentou ler o artigo? Vamos lá.

      Quem manda pra cadeia não é o Governo. É o judiciário. Entendeu? Qual a regência que tem o governo sobre o judiciário? Nenhuma, embora o juiz moro tenha pedido pro Temer pressionar o STF.

      1. Em políticas criminais o governo sempre tem uma grande influência. Mas disserte sobre o resto, aquela história de que bandido é fruto da pobreza e da desigualdade. Como o número de presidiários explodiu no período petista, você acha que não teve redução de nada disso? Ou teve, mas o que realmente faz o cara a cair no crime é o exemplo de cima? Como você explica passarmos de 250 mil para 726 mil presidiários durante a era PT?

        1. Tem que ser muito burro, ou desonesto, pra argumentar que em doze anos um projeto de governo conseguiria se livrar da desigualdade de séculos de história. Mas já que você é tanto burro quanto desonesto, vou me poupar o esforço (fútil) de desenhar pra você entender

          1. Burro é você que só sabe repetir slogans e não consegue argumentar. Ninguém falou em jogar chave fora. Muito menos em resolver séculos de nada. Mas se o número de presidiários está relacionado às chamadas injustiças sociais, ele deveria diminuir levemente durante o governo petista (que alega ter diminuído a desigualdade e onde houve o crescimento causado pelo boom das commodities). No entanto, o número AUMENTOU, e muito, de 250 mil para 726 mil! Como você explica isso? Tente pensar.

        2. Parte do propblema crônico do Brasil, além da desigualdade, é essa característica da classe média de renunciar à inteligência e crítica. Por isso um imbecil que nem você acha maravilhoso trancafiar todo mundo, e jogar a chave fora, e ficar batendo palmas quando eles matam uns aos outros. Isso é, até conseguirem cair fora e se vingar dos “cidadãos de bem” que vivem como as princesas da Disney e torcem o nariz para as necessidades das pessoas que vivem à margem da sociedade.

    2. Arnestinha
      Você não passa de um CORNO !
      Sua mãe e você vão dar muito cu esse final de semana? Sua mãe também gosta da PUTARIA? Ela gosta do surubão ?
      Acho que você e a puta da sua mãe tem um tesão enrustido pelo Lula. Ou é a puta da sua mulherzinha?
      CORNO CONFORMADO !
      Tá com medinho xibunguinha?
      Vou te achar, filho de uma arregaçadas!
      Se atente !

  5. Os fascistas têm enorme interesse por prisões privadas.
    Escolas privadas, prisões privadas, tudo no mesmo pacote.

  6. Bom dia,

    Isso é simplesmente a indústria do crime. Alguem ta Lucrando com fornecimento de alimentos e de produtos para as acomodacoes dos detentos… a triste mania de imitar as coisas ruins de outro países, principalmente dos EUA. A administração dos presídio la era da iniciativa privada…tinha que ter” cota minima acordado com o Estado para garanti-la”, precisa-se “de clientes”, quanto mais preso mais grana se ganha!!

    Em alguns Estados no Brasi existe a parceria público privada… E segue a mesma lógica dos EUA, quanto mais gente presa maiores serão os lucros das empresas que prestam o serviço ao Estado.

    Sem falar nas sentencas dos excelentíssimo juizes que condenaram por sete (7) anos e meio uma mae que roubou fraldas ou uma pena de três anos para outra que roubou ovos de Páscoa e 1kg de peito de frango.

    Onde estará o cerne do problema, no juiz, nas leis ou em ambos?!

    https://www.cartacapital.com.br/revista/772/os-mercadores-das-cadeias-9403.html

    https://www.google.com.br/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2014/01/23/internacional/1390438939_340631.amp.html

    https://www.google.com.br/amp/m.folha.uol.com.br/amp/poder/2017/02/1862406-delator-da-odebrecht-e-manicure-que-furtou-fralda-tem-penas-semelhantes.shtml

    https://www.google.com.br/amp/s/extra.globo.com/noticias/brasil/mae-condenada-pena-maior-que-reus-da-lava-jato-por-roubar-ovos-de-pascoa-21374988.html%3fversao=amp

    https://www.google.com.br/amp/m.folha.uol.com.br/amp/poder/2017/02/1862406-delator-da-odebrecht-e-manicure-que-furtou-fralda-tem-penas-semelhantes.shtml

    https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/mpc-recomenda-pela-2-vez-quebra-de-contrato-entre-governo-e-empresas-que-administram-presidios-no-am.ghtml

  7. Os 20.700.000 milhões de empregos,14 universidades federais,400 escolas técnicas,bolsa família que a Itália do fantástico Valentino Rossi criou um igualzinho semana passada no valor de 435 euros se não me engano,erradicação da miséria multidimencional,etc, Luizinho e Dilma criaram,mais os programas sociais de Brizola no Rj no fantástico governo dele junto com professor Darcy Ribeiro de 1983/1987,com os CIEPS E etc,no RS que eu não sabia,Caco Barcellos disse que estudou no Brizolinha feito por Brizola quando foi governador daquele estado,no RJ era Brizolão.

    O que quero dizer é que governos fantásticos,democráticos,progressistas,nacionalistas fanáticos,não conseguiram resolver a curtíssimo prazo Lula e Dilma míseros 12 anos,Brizola 8 anos no RJ,Jk 5 anos,Vargas 3+15=18,o problema da inclusão e a diminuição da violência.

    Tem imundos Brasil afora dizendo que melhor política é de Bolsonaro Jazadji armando a população,quando na verdade a população sempre esteve armada,inclusive no tempo dos militares e o que viamos era pai de família morrendo porque reagiu ao assalto.

    Essa política só é boa para a Taurus,Rossi,CBC,IMBEL e afins.

    Será que o problema não está em passar o Brasil a limpo(Luís Roberto Barroso,ator da rede Globo),nos crimes de sonegação de impostos,mordomias do funcionalismo público como Juízes e Promotores,rico pagar mais imposto no Brasil e etc?

    Isso também é corrupção do cão.

    O debate sobre o fim da corrupção,passar o Brasil a limpo,diminuição da violência,uma mídia sem rabo preso com o poder econômico,passa pela panela em que Barroso está dentro.

    Quem quiser viver num país melhor e ver a diminuição da violência daqui a uns 10 ou 15 anos a recomeçar em 2019 com Luizinho,precisa acabar com a farra destes hipócritas,senão o melhor do bolo só ficará com eles.

  8. Arnestinha
    Você não passa de um CORNO !
    Sua mãe e você vão dar muito cu esse final de semana? Sua mãe também gosta da PUTARIA? Ela gosta do surubão ?
    Acho que você e a puta da sua mãe tem um tesão enrustido pelo Lula. Ou é a puta da sua mulherzinha?
    CORNO CONFORMADO !
    Tá com medinho xibunguinha?
    Vou te achar, filho de uma arregaçadas!
    Se atente !

  9. Quando será que a “justissa” vai alcançar os bandidos togados do STF, incluindo nessa lista o ilustrado Barroso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.