Preparei, com base nos dados do Datafolha passado (aqui) e no divulgado ontem, com a distribuição do eleitorado por renda, conforme o gráfico da edição impressa da Folha de hoje, que reproduzo ao lado, uma demonstração interessante sobre o que está ocorrendo no processo eleitoral que a mídia apresenta como “estável”.
Muito mais do que discutir os números – porque estaríamos discutindo frações, amostras e a subjetiva “honestidade” dos institutos – interessa ver o que os dados revelam.
E isso mostra que o “estável” é falso, porque esconde um movimento que as variações eleitoral por classe de renda revelam.
Fica claro que Marina Silva perdeu força nos núcleos de renda mais alta (no caso brasileiro, deveríamos dizer “menos baixa”) onde tinha um favoritismo incontrastável. E perdeu muita força, e rapidamente, já que o intervalo entre as pesquisas é de menos de apenas uma semana.
Não há margem de erro que explique sua queda nas classes A/B.
Nas classes D/E, você pode observar, o patrimônio eleitoral de Dilma segue com quase nenhuma alteração em quase um mês de pesquisas. Baixo em relação ao que poderia ser, pelo que direi a seguir.
É na classe C, maior beneficiária dos governos Dilma e Lula que se encontra a principal fraqueza dos dois, como este modesto blog apontou há poucos dias.
Embora se deva, claro, dar atenção ao voto regional – e São Paulo é grave problema – o voto para presidente é nítidamente “descolado” das questões locais, como prova o fato de que dificilmente o “marinismo” fará governadores, a não ser no colo do PSDB.
A rejeição a Marina, por razões político-ideológicas é um processo já em curso e vai se espalhar mais. O pouco ou muito está fora do controle do governo, porque depende do impulso da mídia.
O foco da campanha de Dilma, numa análise que leve em conta este fenômeno do “filho pródigo”, deve ser, sim, o de falar-lhes claramente que sua ascenção (representada pelo emprego formal, pelo salário, pelo crédito imobiliário e de consumo) está em perigo por conta de uma situação que mescla o desconhecido inconfiável (a personalidade de Marina) com o conhecido e detestável (a turma da direita que a ela se ligou).
O desafio é fazer, em 50 dias (o primeiro e o segundo turnos) o que não se fez, senão por espasmos eleitorais, durante uma década: discurso político direto aos beneficiários de um Brasil que saiu da estagnação.
O preço da falta de polêmica está sendo injusta e amargamente pago. Mas tudo é tão evidente que um pouco dela pode fazer um grande efeito, como um remédio que só cura depois de um longa e regular administração.
Mas cujo uso, de imediato, traz alívios significativos.
55 respostas
Isso sempre foi falado; agora, o PT vê o resultado de ter negligenciado a formação crítica das pessoas
Assino embaixo. Para começar, o PT se afastou da militância nos bairros. A classe C ficou entregue às igrejas evangélicas de ocasião, montadas em galpões e garagens.
Não estou criticando TODAS as igrejas evangélicas. Falo daquelas que fazem da religião um lucrativo negócio e, de quebra, fazem proselitismo de direita junto aos seus otários seguidores.
O que mais chamou minha atenção nessa pesquisa divulgada pelo Datafolha foi a intenção de voto por escolaridade. Não compreendo como pessoas, que têm formação em nível superior, está em sua maioria apoiando Marina. Alguém poderia explicar isso?
Eu tenho um palpite. O que eu vejo é que há 15 anos a desigualdade salarial era muito grande. Uma pessoa com curso superior ganhava fácil, suponhamos, 10 vezes mais do que um lixeiro. Então essas pessoas acham que ainda hoje, a sociedade tem uma obrigação moral de lhe pagar um salário 10 vezes maior do que a de um lixeiro. Mas o tempo mudou. Hoje um lixeiro ganha bem mais do que os 80 dólares por mês que ganhava em 2002. Quem tinha curso superior também teve aumento. Mas isso não basta para manter o status. É preciso comparar. Ele compara que hoje ganha só cinco vezes mais do que o lixeiro, então ele se sente injustiçado. E esse falso senso de injustiça contagia até mesmo o ex-lixeiro que agora teve oportunidade de ter um diploma e vê que não está ganhando 10 vezes mais do que os ex-colegas, como esperava.
Na mosca!
É isto mesmo que sempre falo. Apesar de todas as classes (excetuando-se alguns milionários) estarem melhor, a distância entre a classe média tradicional e as mais baixas era muito grande, fazendo esta pensar que estava num degrau mais alto que realmente estava (ou seja, pensava que era rica). Com a diminuição da desigualdade ela se percebeu qual era realmente seu lugar (ou seja, nunca foi rica) e isto gera este sentimento descrito pelo Dirceu.
Concordo… Dilma fala para os economistas. Quando interpelada em debates, tenta convencer o outro candidato, em entrevistas tenta convencer o jornalista. Ela tem q convencer o povo, olhar p câmera e lembrar q o eleitor está em casa. Falar uma linguagem acessível, frases de efeito. Veja p Lula quando falou que o projeto dele seria que todo brasileiro tivesse direito a três refeições por dia. Agora falou da alegria de uma mãe cearense acendendo e apagando a luz, feliz por poder ver seu filho dormindo, graças ao luz para todos. Essas coisas que tocam.
Pior que Dilma fala coisas que só mesmo quem acompanha o assunto, entende.
O problema é que as pessoas podem ter um curso superior que continuam burras de dar pena.Na verdade ,a maioria não queria fazer um curso superior por vocação ,mas só pra ganhar dinheiro ,e são tão bestas que creditam o curso e seu sucesso atual apenas a si próprias.É difícil ,e baixa a autoestima dos medíocres ,creditar o seu sucesso aos outros ,sem notar que vivem em uma sociedade ,e a gente só melhora quando todos melhoramos.
no alvo….
Pessoas com alta escolaridade não significam pessoas com discernimento crítico em relação à realidade! Trabalho aqui com um pessoal muito qualificado profissionalmente, mas que só se informa através da Globo News; Revista veja; Portal UOL e assemelhados, donde se conclui que é efeito midiático em quem pouco tempo para ler outras fontes de informação.
Vou tentar te explicar. Baseando em uma matéria do Nassif, cerca de 1/3 da Classe média é composta pela chamada “Nova classe média”. A antiga classe media sentiu que todas as classes sociais evoluíram, com a exceção da sua (oq n eh verdade!), algo parecido com o dilema da “grama do vizinho é mais verde”. Sentindo-se desprivilegiada, desencantada com política atual e cada vez mais bombardeada com escândalos e crises do atual governo noticiada pela TV e Jornais, não há escapatória, senão, odiar o grande inimigo, o PT, e fazer de tudo para derruba-lo; Sem a conscientização política das classes sociais, a nova classe média entende que sua ascensão se deve ao mérito próprio, e se baseia também aos mesmos argumentos da parte maioritária da classe; fazendo-se assim, esse conglomerado.
“É preciso separar ESCOLARIDADE de POLITIZAÇÃO… Ou seja: Pedreiro ou Encanador podem ser ANALFABETOS POLÍTICOS quanto Doutores em Engenharia ou Medicina” João Dedeus Neto.
Marcelo, é ai que mora o perigo contra Marina, esse pessoal vive na duvida, mais na hora H votam com responsabilidade, não tenho preocupação quanto a este eleitorado, evidente que Marina tem seus votos.
São eleitores que tem uma certa antipatia ao PT,mais buscam os últimos dez anos em suas memorias e percebem que tem muito mais acertos do que erros nos governos PTISTAS, ai acontece o fator responsabilidade.
É política na veia , com curso intensivo de formação cidadã ( pra ontem ).
Acho difícil a eleição de Dilma, por causa de três fatos importante primeiro ninguém ganha eleição se ñ tiver uma boa votação em S. Paulo e a diferença entre o segundo tem q ser pequena o q ñ é o caso atualmente. Segundo, o Nordeste q é o segundo colégio eleitoral de Brasil a diferença é apenas de 15 pontos. Na última eleição foi de lavada, só Pernambuco chegou a dar 70% o q ñ acontece hoje e terceiro os votos de Aécio são os q odeiam o PT a grande maioria vai cravar provavelmente em Osmarina infelizmente. O PT abandonou nessas eleições o Nordeste ñ existe propaganda de Dilma. Nem a vinda de Lula a Pernambuco reverteu alguma coisa. Não me venha chamar de trol pois um irmão meu já saiu de hospital para votar em Lula versus Collor
Itaú e tucanos desviam 30 bilhões de dólares dos cofres públicos. Veja isso:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20140911035659AA85eqs
E o discurso deles é um só: Que não gosta da Dilma por que ela não fez nada, que ela é corrupta… Aí então eu os desafio a apresentar pelo menos um fato que comprove isso. Então eles ficam sem respostas. A partir daí eu falo da desconstrução da presidenta pela mídia,falo das obras que foram realizadas em seu governo e dos motivos que me fazem votar nela. Aproveitando carona, falo do programa de governo da Marina que vai privilegiar os banqueiros e poderosos em detrimento das classes trabalhadoras e dos mais humildes.Mas não está fácil deles entenderem, são analfabetos políticos. Não têm noção nenhuma de política e ainda por cima, o egoísmo é uma característica muito forte nesse segmento.
O Fernando Brito está coberto de razão, Dilma precisa falar de forma direta, o chamado olho no olho, com esta classe que seu governo mais beneficiou e contraditóriamente é a que pode trazer mais prejuizo a sua reeleição. A classe “C” consome os venenos que a globo joga em seus lares como, as novelas, telejornais, Faustão e os Fernando Hooks da vida, bem como os candidatos de interesse da elite branca, paradoxalmente, estes São os verdadeiros inimigos dos pobres.
Excelente texto Fernando Brito.
O programa de Dilma esta voltado para os mais escolarizados. É preciso a Dilma falar de linguagem mais simples. Sei que é dificil, mas ão é impossivel.
Quando a Dilma convida a imprensa e faz o tipo entrevista coletiva ai nem os de nives universitários compreendem seus palavreados. Dilma tem que ter umas aulas com o Lula.
Podemos ganhar no primeiro turno, para isso precisamos mobilizarmos e ganharmos as ruas, praças, escolas e igrejas e fabricas para compensar a falta de compreensão do povão com os discurso de Dilma e artilharia da imprensa golpista,
O prolblema hoje, não é ganhar de Marina e Aécio, o dificil esta ganhar da Globo/ Veja, Estadão, Folha, Isto, Epoca,, Jovem Pan, e muitos e muitos orgãos de imprensa que fazem um campanha, as barbas do TSE e a Justiça Eleitoral não move uma palha.
90% por cento da rejeição da Dilma é por causa da imprensa golpista. Esto dia a dia nas ruas, nos grotoes, na zona rual e percebo como as noticias negativas em relação a Dilma e ao PT, contamina até o menos escolarizados.
Precisamas de mais presença do Lula nas campanhas.
O Aecio não tem Projeto Alternativo e a Marina tem uma colcha de retalhos que o Malafaia e a Neca estão ajudando costurar.
SE MARINA GANHAR, PARA O POVO BRASILEIRO VAI SE A GRANDE NECA…ESTAMOS MALA FAIADOS.
Já cantei essa pedra…não entendo…CADÊ O LULA !!!
Com 50 cinquenta dias de TV é possível relembrar aos que ascenderam para a classe C suas conquistas e dizer a estes o quão foi prejudicial a era FHC , não obstante demonstrar as semelhanças da política econômica de FHC e Marina blablablabla: desemprego em massa, construção civil parada, redução do acesso ao crédito, venda de veículos em desaceleração, apagões, dizer aos jovens que Mariana não sabe a diferença entre bagre e sardinha, afirmar ao jovens e empresários que sem a construção de belo monte e outras todos nós vamos ficar sem energia elétrica nem para recarregar a bateria de um celular ou levantar veículos nos elevadores.
Dilma diga ao povo em linguagem pratica com exemplos.
Não entendo porque o PT não ataca a Globo citando o nome dela como fazia Brizola. Não tem que criticar a “mídia” tem que criticar a Globo que por ser a maior e mais influente, é seguida pelos jornais, revistas e rádios do PIG. O povo vai aderir! A Globo tem uma grande rejeição no Brasil, basta ver nas redes sociais.
As redes sociais no Brasil ganhou muita força, e temos que usar este instrumento para convencer os indecisos.A GLOBOSTA e PIG usa os meios de comunicação para atingir seus interesses.Milhões de brasileiros tem hoje,acesso a Internet.E por meia deste instrumento podemos trabalhar dia e noite mostrando o que o GOVERNO LULA e DILMA fizeram pelo Brasil.
Brito, o PHA já havia dito isso quando disse que sem ley de medios, elegeríamos um Pinnera, presidente de direita do Chile após Bachellet ter sido muito bem avaliada. Fora isso, concordo também, não houve politização. É preciso mostrar que – claro – houve esforço das pessoas, mas que houve – e muito – abertura de oportunidade oferecida pelo governo federal. As pessoas dissociaram seu crescimento ao governo do PT e a mídia fez sua parte reduzindo o PT a um “mensalão”, logo, qualquer melhoria para o pobre é vista como que “tirando” da classe média. Ou o PT entra de cabeça nisso ou, com Marina próxima, “renunciam” o Aécio e ela – Marina – vence no primeiro turno.
Esse preço injusto e amargo realmente nos será muito caro enquanto nação.
O problema maior aqui é que o PT largou de mão, há muitos e muitos anos, seu viés ideológico, e passou a ser um partido exatamente idêntico aos que criticava. Tanto que o Mensalão e outras bombas não o derrubam, porque o povo vê nele aquilo que via nos Malufs da vida: o apelo do ROUBA, MAS FAZ.
O PT pode até ainda ter seus teóricos e seus idealistas. Mas no Brasil todo, se mostra um partido não diferente dos demais.
Só sendo muito politizado para enxergar o tal “projeto”, que na prática trouxe muita melhoria ao brasileiro. Mas esse brasileiro vai votar em quem mantiver essas conquistas, qualquer um, com ou sem projeto algum de longo prazo.
Na verdade, aquela coisa de POLITIZAR as MASSAS, que eu ouvia dos parentes petistas quando era pirralho, não passou muito do discurso. E agora paga-se um preço por isso.
Vamos mostrar para todo o Brasil o modo pdsb de fazer política com “ética”.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/santa-casa-de-belo-horizonte-imprime-resultados-de-exames-com-fora-dilma.html
Santa Casa de BH imprime resultados de exames com “Fora Dilma”
publicado em 11 de setembro de 2014 às 9:47
Santa Casa BH imprime exame com mensagem ‘Fora Dilma’
Instituição disse que se posiciona com “total imparcialidade” nas eleições e que iniciou “imediata apuração” para elucidar fato
do Jornal O TEMPO, sugerido por Fátima Oliveira e El Cid
Um paciente da Clínica de Olhos, da Santa Casa de Belo Horizonte, foi surpreendido ao receber o resultado do exame de vista, nesta terça-feira (9). Isso porque o bilhete, impresso na hora por uma ferramenta própria de oculistas e oftalmologistas, continha, além dos números, a mensagem ‘Fora Dilma’.
“Na hora que vi, fiquei surpreso, até por não achar certo esse tipo de mensagem, esse tipo de campanha. E olha que nem faço parte de partido, nem nada” afirmou o paciente, que pediu para não ser identificado. A imagem foi obtida com exclusividade pelo jornal O TEMPO.
Ainda de acordo com ele, todos os outros pacientes que estavam na clínica também receberam os resultados do exame com a mensagem.
O blog Olho Neles entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa, que se manifestou por meio de uma nota, enviada às 22h09 desta quarta-feira (10). Diz o comunicado: “O Grupo Santa Casa BH informou que, enquanto uma instituição filantrópica privada, se posiciona com total imparcialidade nesta e em qualquer eleição e que iniciou imediata apuração para elucidação do fato.”
Presidente do PT de Minas, o deputado estadual Odair Cunha se mostrou surpreso ao saber do ocorrido. “É grave, absurdo. Sem dúvida que nós iremos fazer uma representação no TRE. O uso do sistema de saúde para fazer campanha é condenável”, afirmou o parlamentar.
Atualizada às 22h18
PS do Viomundo: O Conselho de Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte tem alguns membros alinhados com o PSDB de Minas. Saulo Levindo Coelho, por exemplo, foi diretor de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais no governo Eduardo Azeredo. Amilcar Viana Martins Filho foi deputado estadual pelo PSDB na legislatura 1999-2003.
Cade o presidente do PT, muncipal, estadual de Minas e Nacional que não tomaam as devidas providencias?
Cade os deputados e vereadores do PT mineiro que não aciona a Justiça Eleitoral.
Isso é algo de ir direto a Policia Federal e fazer flagrante, com busca e apreensão.
PT Mineiro, faça alguma coisa?
Vou mais alem se a direção do PT, não tomar iniciativa, nem os comandos de campanha, qualquer filiado poder tomar inciativa.
A Lei Eleitoral e o Codigo Eleitoral, que ainda esta em vigor não permite permite este tipo de campanha suja.
Concordo plenamente com você! Que horror! Estou pasma. Cada dia mais pasma!
Filhos d……………….
Algumas coisas muito “visiveis” que penso deveriam ser mostradas:
-O transporte escolar em onibus proprios para tal fim, sem o uso dos lotações que tinham sido sucateados nas capitais.
-O intercambio de 80.000 estudantes, o que era coisa só para rico.
-O incentivo do uso do eletrodomésticos da linha branca, alguém pode pensar hoje uma casa sem geladeira e maquina de lavar.
-O transporte de Urgência do SAMU, usado por todas as classes sociais, é o mais rápido.
-A expansão do comercio para as periferias, todo bairro de cidade grande tem um shopping moderno com todas as lojas de shopping. Lá está o comprador(a) de quem não tinha consumo algum, ou melhor só tinha o básico.
-O atendimento do Mais Médicos, que colocou no posto o médico que não ia lá.
-As bolsas de estudo e a lei de cotas permitindo aos menos favorecidos a oportunidade da escola superior.
-A transparencia da tividades do governo.
-Divulgação da Lei Anti-corrupçao, quando pela primeira vez o corruptor poderá ser punido.
Mas tem muita coisa ainda para ser feita, para melhorar ainda mais.
Em “Marina Mentiu!”, um dos seus mais duros e certeiros artigos, o blogueiro Miguel do Rosário “mata a cobra, mostra o pau e a cobra morta”. Ele “prova” com dados oficiais de votações do Congresso Nacional e vídeos que a candidata Marina Silva, a “fdinha da floresta”, “mentiu descaradamente ao afirmar que votou em favor da CPMF, na contramão de seu partido, que foi contra a lei quando ela foi proposta pela primeira vez, na era tucana”. Veja em http://www.ocafezinho.com/2014/09/10/marina-mentiu/
Fernando sua análise é muito esclarecedora, porém a situação apontada não me surpreende. É comum no Brasil as pessoas que melhorarem de vida e esquecer as suas origens, a começar da própria Marina, uma ex-seringueira nascida no Acre que cresceu graças ao apoio recebido no PT e que mudou de lado apenas por inveja. Hoje reside em Moema, num apartamento cedido por um fazendeiro e acredita fazer parte da nata paulistana. Portanto não me surpreende que grande parte dos beneficiários das politicas implementadas pelo PT terem aderido à conversa mole candidata “Laranja Verde”. Abraços!
Classe C ainda assiste a Globo! E tem muito evangélico!
“O preço da falta de polêmica está sendo injusta e amargamente pago.”
Perfeito.
Como o Lula disse – de nada adianta ficar mostrando obra. Precisamos fazer política.
O Lula foi direto na veia.
Está faltando LULA na campanha!
Dificilmente se atingirá o que se chama aqui,de classe C.São quase que inalcançáveis porquanto além de quase despolitizados-partidarizados,são ideologicamente produtos,das armas de propaganda da direita,já que permanecem analfabetos funcionais,nutridos que são pela máquina de propaganda diuturna da DIREITA!Não sabem nada,nada veem,e nada viram.Ainda assim,política neles.Ai o X da questão.Mas não é fácil.Particularmente aqueles que não tem contado com a classe operária,ou seja o pequeno empreendedor que estão alojados principalmente no comércio,e afins.
Pela minha percepção, o voto da classe C (2 a 5 SM) relativamente consolidado em Marina, além da inexplicável ausência do debate político apontado no post, mescla com a questão do voto evangélico conservador que, a meu ver, está concentrado nessa classe social.
Também é nessa classe que o discurso da corrupção feito pela mídia mais impacta.
A campanha tem de encontrar a linguagem certa para atingir esse nicho de eleitores urgentemente. O 2º turno será dificílimo, e a direita/mídia não vai se dar por vencida, vão inventar novas balas de pratas.
Os governos Lula e Dilma não souberam comunicar-se com a classe C como demonstra o Fernando Brito. Fomos incompetentes nesse ponto. Do contrário essa classe C votaria pela continuidade do projeto político que vem se mostrando viável desde 2003. Também não posso deixar de registrar neste espaço, a falta de vontade desses brasileiros que ascenderam à classe C, de enxergar o quanto melhorou sua vida econômica e financeira nestes últimos 12 anos. Além de conquistarem bens como casa própria, carro do ano, viagens de férias ao Brasil e exterior, acesso a diversos programas sociais do governo como ProUni, Pronatec, Fies e outros em outras áreas que não a educacional. Enfim, falta RECONHECIMENTO pelas benesses conquistadas.
MARINA: NECA PRA ELA!!!!!!!!!!!!!!
Apesar de ser uma falta de reconhecimento sobre o porque da classe C ter ascendido, é uma prova contra aquela falácia da oposição na eleição passada de que o Lula fazia seus programas sociais para ganhar eleição. Quanto aos sem-noção da classe C, faltou para eles esclarecimento por parte do governo.
Digo sempre: negro e pardo, trabalhador principalmente o de salário mínimo. beneficiários do bolsa família, estudantes que frequentem as escolas técnicas, os benficiário do Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos etc. só por burrice deixarão de apoiar a Dilma Rousseff canditata de Lula e do PT. Essas pesquisas até agora não atingiram esses estratos da população, que não têm condições de ficarem trinta dias acompanhando os programas eleitorais, os debates na madrugada e, muito menos, ler e entender as tendenciosas análises da mídia e seus miquinhos amestrados. Já nem ligam mais para o horror plantado e as injúrias assacadas nos jornais dos horários nobres pela mídia. Sabem que não é nada disso, porque nada tem a ver com as melhoras que experimentam em suas vidas. Já vimos esse filme várias vezes e, nas proximidades do pleito,ligam-se e pronunciam-se nas urnas. Essa de nova classe média é uma invencionice sem respaldo nas estatísticas. Classes não surgem e desaparecem assim como querem fazer crer. Na realidade o que chamam de nova classe média não passam daqueles que, mesmo tendo qualificações, estavam numa de horror no reinado de FHC, que passaram a ter oportunidades de empregos, adequados aos seus níveis de escolaridade. Destes, também aqueles ligados às altas classes médias que passaram a ter também oportunidades nos empregos públicos. Sem falar nos que passaram, com a melhora da economia, a empreender, trabalhar por conta própria. Não sabemos quantos estatisticamente são, mas certamente não todos deixam de ter consciência que suas oportunidades apareceram, porque foi mudada a política do desemprego, arrocho salarial e do estado mínimo. Não foram as suas qualificações pessoais apenas que lhes abriram as oportunidades que passaram a desfrutar na era Lula em que estamos. É uma tremenda falácia essa de que se fiseram por se mesmos.
Esse é o grande problema de uma ascensão social escorada apenas no CONTROLE REMOTO…
“O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Está mesmo complicado: minha empregada tem os três filhos na universidade e um deles se prepara para o Brasil sem fronteiras, sem falar que mencionou que sua mãe no interior de minas nunca viu um médico e agora é assistida por um que fala uma linha esquisita.
Peguntei a ela: em que vai votar? Resposta: ESTOU PENSANDO!
Também concordo. Acho que o grande problema de Dilma no momento é saber como atingir esta “nova classe C” que imediatamente assume os padrões de comportamento dos conservadores, sem refletir. Também acho que Lula seria o melhor indicado para tentar trazer à razão estas pessoas altamente beneficiadas pelos governos dele e do atual de Dilma.
Marina partiu pro vale tudo!
http://oglobo.globo.com/brasil/marina-acusa-pt-de-usar-pre-sal-como-cortina-de-fumaca-para-abafar-escandalo-na-petrobras-13900848
Faltou combinar a renda com a idade. Tenho visto que “os jovens” entre 16 a 34 anos são na maioria Marina. A renda nessa faixa também não é baixa, visto que de alguns anos pra cá, qualquer um faz um curso superior, o que não faltam são oportunidades. Conheço muitos nesta categoria, alguns são servidores públicos, fazem críticas severas ao governo, mas não pesquisam e nem se interessam por nada sobre política além do que chega em abundância pela grande mídia. Estes demonstram grande desconhecimento sobre o que acontece pelo mundo. Canso de questionar alguns assuntos, fatos ou personalidades, e eles nunca ouviram falar. Arregalam os olhos e demonstram indignação com a situação da corrupção no país. Isso pra não falar dos mais ignorantes que ficam indignados por conta das publicações de TV REVOLTA e similares. E o pior é que esses guris que recebem boatos pela internet, alguns acabam convencendo seus pais a mudarem o voto. No ultimo domingo, fui ao carrefour bairro, encontrei um amigo, ele chamou o gerente e pediu que ele me falasse sobre o que aconteceu. Uma mulher se recusando a comprar a carne Friboi porque era do filho do Lula.
Fico tão possesso, que não consigo ler direito..
Nós vamos ganhar as eleições ou não…???????????
Meu Deus, aliviem o meu coração..
Quando digo nós, digo DILMA!13!
Marina ou Aécio seria o fim do Mercosul, Brics, Pré-Sal, políticas de distribuição de renda, PAC, MCMV, recuperação do salário mínimo. Seria andar para trás, de volta ao subdesenvolvimento, para a dependência externa, FMI, apagão de energia, tarifaço da gasolina e da conta de luz, carestia, recessão, desemprego. Com Aécio ou Marina o Brasil mergulharia na crise econômica internacional de cabeça, e seria difícil a recuperação. Marina ou Aécio é o fim da política de soberania, é a volta da privataria, dos juros altos, do endividamento. Um governo de Aécio ou Marina iria privilegiar os que ganham com a especulação financeira, e prejudicar quem produz e quem vive de salário ou aposentadoria. Com a blindagem da mídia e do Judiciário, a corrupção e a sonegação fiscal aumentaria. O Brasil, que nestes primeiros anos do século com governos do PT, tornou-se uma das maiores economias do mundo, voltaria a ser um país de menor importância, desprezado e humilhado, como nos tempos em que FHC tomava esculacho em público de Bill Clinton.
Dilma só perde se o povo brasileiro odiar a si próprio.
Está faltando falar de Casa Grande e Senzala. Falar de escravocratas e abolicionistas. De gente altruísta e dos egoístas. Dos nacionalistas e daqueles que se contentam em representar interesses alienígenas. Dos que defendem as empresas nacionais e aqueles que pretendem vender as empresas nacionais. Os que defendem o aumento de produção e os que defendem o aumento de preços. Os que defendem o aumento e proteção dos empregos e os que defendem o aumento de juros.
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
; Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
La suite des evenements aussi interroge. http://lenitsky.com/pobeda-v-programme-raskrutka-na-telekanale-russian-music-box/ L aide-soignante, agee de 30 ans, a ete incarceree.