Quem diria: agora é Cunha quem quer por freios em Moro

pimenta

Suprema, sem trocadilho, ironia.

Agora, quando lhe arde o couro, é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quem parte a denunciar ao Supremo Tribunal Federal os abusos do juiz Sérgio Moro na Operação Lava-Jato.

Enquanto os “vazamentos” seteivos alcançavam o Governo e o PT, culminando na cabulosa capa de Veja usada como panfleto de boca-de-urna contra Dilma e Lula – “eles sabiam de tudo” – baseada em opiniões dos delatores, sem acusações fáticas, valia.

Agora, que o acusam com todos os efes, erres e cifrões de achacador, Cunha relembra-se do foro privilegiado, desde que seja para si mesmo.

É complexa a questão  jurídica – e não seria se não houvesse sido instaurado um procedimento contra ele, Cunha – relativa ao poder de Moro em conduzir um inquérito onde o presidente da Câmara é, indiscutivelmente, parte, em juízo de primeira instância.

Só que a baderna jurídica que se implantou sob a cumplicidade geral tornou difícil ao Supremo dizer que não, que Moro não tem competência de foro para investigar – falcatruas onde estejam envolvidos detentores de foro privilegiado.

Mas Cunha não quer só isso.

Requereu a nulidade do processo em relação a si mesmo.

Anulado o instrumento processual onde ele é denunciado, as provas ali colhidas não podem mais ser validadas.

Nem mesmo os indícios podem sustentar uma ação penal na instância devida.

É um jogo temerário, como todos os que faz Cunha, porque aumenta a fome de produzir provas autônomas, vinculadas exclusivamente ao inquérito que corre no Supremo contra Cunha .

Cunha está atento a isso e procura se antecipar.

Não vai sair de Brasília durante o recesso parlamentar e arranjou uma agenda para toda a semana, destes típicos compromissos “de cobertura”.

Diz que vai participar, todos os dias de um projeto da Câmara em que estudantes universitários simulam participação nas atividades legislativas.

Mas também aí há uma amarga ironia no nome do projeto.

Politéia 2015.

O mesmo nome que, na semana passada, batizou as batidas nas casas dos senadores envolvidos nas “mordidas” a empresários, feitas através dos ocupantes de cargos na Petrobras que exigiram em nome da “governabilidade”.

Exigência que, aliás, Cunha fez em relação a Fábio Cleto, vice-presidente da Caixa e integrante do Comitê de Investimentos do Fundo de Investimentos do FGTS, ao qual “compete deliberar sobre propostas de investimento e acompanhar as diretrizes a serem seguidas pelo FI-FGTS, com relação a sua política de investimentos.”

Ou será que Cleto está rompido- “em nome pessoal”, claro – com o Governo Dilma?

Ai, que saudades do jornalismo…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Aquele discurso enfurecido jurando vingança é por demais patético, esse cidadão está envolvido em outras falcatruas além da citada na lava-jato. Vive nas penumbras armando a derrubada do governo, e ainda se sente melindrado com a atitude do juiz de comarca.ele sabia que chumbo trocado não dói.

    1. A propósito, se fôssemos batizar com um nome aquele tubarão flagrado numa mordida naquela praia da África do Sul, fica a sugestão: tubarão cunha, a última mordida…

  2. Severino Cavalcante caiu fora por causa de 10 mil reais como todo mundo tem lembrando desde quinta -feira passada.

    Eduardo Cunha,15 milhões de reais,ainda está por aí.

    Isso que é padrão qualidade Globo de ética.

    1. 15 milhoes do Cunha é só o começo. Contra ele tema mais sugeiras debaixo do tapete que vai se colocado pra fora. É só aguardar.

  3. Perguntinha: nas mãos de quem irá cair este pedido de cunha ao STF? Como seria o procedimento relativo a este assunto?

  4. … Há vários dias, eu venho, humildemente, exortando:
    se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” o monstro renascerá com 07!
    07 cabeças!
    Medonhas e indômitas!
    E operando o surgimento de outros energúmenos à imagem e semelhança!

    A Lei tem que cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do DEMoTucano Aécio ‘Never'”!

    Em nome da democracia e da civilidade!
    Em nome da vida!
    Em nome de Deus!

    Oremos!

    E continuemos pintados para a guerra!
    Mesmo porque a luta contra o fascismo é interminável!

    Felicidades a ‘nois’ todos!

    “Inté”!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

  5. Quem assistiu ao vídeo de Júlio percebeu quando ele falou “paus mandados” e o juízinho moro falou: ” evite os detalhes para não alongar muito o depoimento e não use palavras inadequadas (pau mandado). Não foram exatamente com estas palavras, mas o sentido era esse mesmo. Senti que ele descuidou-se um pouco, mas já era tarde. O depoimento já estava na globosfera. Penso que o MOro não queria que fosse assim …

  6. “NUMDISSEMOS” que quem manda no ‘braZ$&l’ são as organizações criminosas Globo?!

    Jornalista do folhetim fascista ‘veja’ confirma!

    #####################

    João Roberto Marinho e Eduardo Cunha tiveram um longo encontro, diz colunista [da revista ‘veja’]

    Por volta de 15 de setembro de 2014 (segundo o colunista Lauro Jardim), faltando cerca de 20 dias para o primeiro turno das eleições:

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/07/o-pacto-joao-roberto-marinho-e-eduardo.html

  7. Já estou prevendo tudo. gilmar vai ser “sorteado” e dará uma liminar com tudo que CUnha quiser.

  8. A maneira açodada e desafiadora com que Cunha ameaça as autoridades que o estão investigando é um sinal de que não vai ser fácil abatê-lo. Ninguém age assim se não tem certeza de sua força e a manifestação do governo depois da truculência de Cunha é a de quem teme o adversário. Vê se algum outro acusado na Operação Lava Jato reagiu à maneira Cunha, ninguém ousou desafiar o juiz Moro, só ele que fez porque faz parte da estratégia golpista da Globo, de usá-lo para fustigar e emparedar o governo Dilma. Mas CPIs virão para fragilizar ainda mais o governo, se isso ainda é possível, e o ajuste do Levy vai ficar sendo arrastado até não querer mais, prolongando a impopularidade do governo que o queria vê-lo implantado o mais rápido possível, para logo virar esta página e partir para um agenda mais positiva.

  9. Lamentavelmente a SUPREMA CORTE nada diz. Nada faz. Encontra-se inerte diante de tantas violações dos direitos que deveriam ser protegidos pela Constituição. Daí acreditar e apelar para quem? Quase todos estão no “mato sem cachorro”, principalmente os petistas alvo do PIG e de grande parcela da Justiça vestida com sua capa preta e olhos vendado para não enxergar o direito dos injustiçados. É a realidade dos homens, nessa sociedade hipócrita. SÓ DEUS PODERÁ NOS AJUDAR.

  10. Se anularem o processo relativo a Cunha anularão toda a Lava Jato. Não há a mínima possibilidade de se dar a Cunha esta excepcionalidade de anulação só do que lhe diz respeito. Equivaleria a um golpe de estado. Ninguém aceitaria isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *