Quem influi na eleição é mídia, não é religião

religi

É patético – e contraproducente – o esforço da mídia, a esta altura, para tentar mostrar-se “não-bolsonárica”. Como é uma tolice criar uma clivagem religiosa no eleitorado com base em mínimas diferenças de intenção de votos, mais do que compreensíveis com o fato de que a pregação da “moralidade” – e raramente a prática – tem sido frequente em alguns líderes evangélicos.

Bolsonaro virou um fenômeno que, se dificilmente irá além dos 20% de pessoas, por alguma razão – e não é difícil ver que é a mídia é  esta razão –  estão desprovidas de equilíbrio emocional ou tomadas por uma fúria de “cognição sumária” dos problemas do Brasil.

Um doce para quem adivinhar quais são os únicos problemas – e as únicas soluções, portanto – de nosso país? Ah, sim: os safados, os sem-vergonhas, os corruptos, os políticos, os bandidos. Categorias semelhantes que se resolve com Moro e Bolsonaro, dependendo do nível de pudor, de escolaridade e de renda.

E olhe lá, porque uma parcela expressiva – e a maior entre todos – dos que estudaram mais e ganham mais acham  melhor é o mais selvagem deles.

O dano que fizeram a si mesmos não é difícil de mensurar. Sem o cavernícola, um candidato de direita como Dória poderia estar em segundo, passando dos 20%, ou o insosso Alckmin andar por ali.

Aliás, com Doria, experimentaram um discurso de grosseria que substituísse o Aécio de 2014, mas a matéria prima era pior.

Ainda sonham com mais um clone, Luciano Huck, mas não parece haver sinais de que os seus tubos de ensaio vão produzir uma criatura mais viável que o inviabilizado prefeito de São Paulo.

As bobagens se sucedem, como a matéria em que se diz que “Evangélicos impulsionam Bolsonaro e Marina e derrubam Lula, diz Datafolha”. É só olhar os dados e ver  que Lula lidera com folha tanto entre católicos quanto entre evangélicos e as diferenças que se registram ficam naquele pequeníssimo grupo que – também o registra a pesquisa – definem o voto por preferência religiosa.

Claro que há “nichos” fundamentalistas a serem ocupados pelas Marinas, Everaldos e congêneres. Mas Marina não chegou a 20% por ser evangélica, foi por ser adulada.

Faz tempo que a direita brasileira trocou a política pela histeria e o que se tem hoje é o resultado disso.

Não fosse assim, sem Moro, sem Bolsonaros, sem meninos ricos da TV, estaria com a faca e o queijo na mão para vencer em 2018.

Agora, sua esperança é fazer alguém que, como Collor, tenham de derrubar um ano depois, porque se transtornará com o poder e achará que é, de fato, um governante e não um agente de de interesses econômicos.

Continuo com a percepção que já venho expondo aqui que a direita percebeu tarde demais os monstros que criou.

E o pior deles não é o que virá, mas o que já está aí. Porque não há mais escapatória de que o “estigma Temer” venha a ser o maior divisor de águas do processo eleitoral.

E não há mais como o tucanato e a mídia deixarem de reconhecer a “maternidade” do golpe e do golpista.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Expectativas e pesadelos dos coxinhas:

    – O Joaquim Barbosa pode derrotar o Lula!
    – Viva o JB!
    – Não deu…. Preferiu o Ap em Miami.

    – Vamos de Aécio! Só Aécio pode derrotar o Lula!!!
    – Aécio Presidente!!!
    – Ishh… o cara virou pó. Vamos para outro.

    – O Sérgio Moro pode derrotar o Lula !
    – hummm sei não.

    – O Temer é o cara!
    – Só ele para derrotar o Lula e o PT!!!
    – Vamos apoiar o Temer!
    – Carai… Não deu com o Temer. Ele é um mala!

    – O Dória é o cara!!! O Dória vai derrotar o Lula!
    – Vamos votar no Dòria!!
    – ihhhhh acho que foi um voo de galinha e não decolou… virou ração botulínica.

    – O Bolsonaro! Se não deu o JB, o Aécio, o Moro, o Temer, o Dória, vamos então de Bolsonaro, por enquanto!!!

    – O Huck!!!
    – Viva o Huck! Só ele para derrotar o Lula!
    – Se não der, vamos voltar para o Bolsonaro!

    – Hey! agora temos o Maia, também!!!

    -Ótimo! Agora temos que combinar com o povo…

    E os petistas é que estão desesperados!!!

  2. A resposta é bem simples para quem entende de estatistica, ser votado por até 40% dos católicos, isso representaria + de 60% do eleitorado brasileiro. Equivaleria a um universo de 51% dos votos válidos.Portanto, a votação de outras ramificações do cristianismo (evangélicos e não evangelicos) equivalem a 34% dos votos válidos.Restando uma fatia de eleitores de 15% a ser disputada por todos os candidatos.Não é por outra razão que a direita e ultradireita, estão apelando para o judiciário fazer a parte suja no processo eleitoral que inviabilizando a candidatura LULA das eleições 2018.

    1. Perfeita análise. Com tua licença, vou compartilhar na íntegra para ajudarmos a abrir as cabecinhas que a MÍDIA GOLPISTA FECHA !!!

  3. Já pensou Brontossauro eleito e a grande imprensa querendo derrubá-lo depois para entregar a um governo de coalizão PMDB-PSDB, tal qual agora?

    Tudo é possível.

    1. Olha, primeira pessoa de esquerda que vejo falar algo razoável. Isso é bem possível de acontecer…

  4. … Falando em engabelar os incautos…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Trabalho escravo: a quem Temer engambelará?

    Publicado por ínclito e impávido jornalista Marcelo Auler
    em 23 de outubro de 2017

    (…)
    Quem será engambelado? – Ao admitir que seu ministro do Trabalho revisará a portaria, o presidente golpista – e, pelo jeito, mal informado ou esquecido – anunciou que serão incorporadas no novo texto as sugestões da procuradora Raquel.
    Para atendê-la, ele não pode apenas rever. Tem que extinguir o que foi feito e manter o status anterior.
    Este será um dilema a Temer. Certamente, não tomará nenhuma providência nas próximas 48Hs. Ou seja, e a Câmara rejeitar o processo, Caso contrário, automaticamente estará afastado do cargo.
    Revogar, significará dar as costas ao pleito da bancada ruralista. Mas, a esta altura, quem tinha que dar voto já terá dado.
    Manter a Portaria, apenas fazendo revisão de texto, ao que parece é ignorar as recomendações do MPT/MPF e, por consequência, da procuradora-geral.
    No final, ele terá que se posicionar. A quem Temer engambelará?

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://marceloauler.com.br/trabalho-escravo-a-quem-temer-engambelara/

  5. É impressão minha ou o Tijolaço se mostra cada vez mais nervoso com o Bolsonaro? E agora a mídia é responsável, ainda que indiretamente, pelo crescimento dele? Então essa tal de mídia é muito da incompetente, pois tentou ignorá-lo o quanto podia e depois o criticou sempre que possível. O “Mito” vive das redes sociais, se dependesse da mídia tinha morrido lá atrás.

  6. Toda bancada evangélica dos deputados federais votaram a favor do impeachment
    E do golpe parlamentar, da reforma trabalhista e da PEC 55 que retirou direitos do povo brasileiro. E essa turma ainda se diz cristã…

    1. Toda não; de pronto vem a minha mente o nome do Deputado Silvio Costa de PE; teria que fazer um levantamento mais cuidadoso, ainda que, tenho que admitir, a maioria sim, infelizmente, votou a favor.

    2. Sou católico e já estou de saco cheio de escutar que a família está sendo destruída …..
      Até vídeo do Dom Orani sobre esse tema eu recebi.
      Para os católicos cegos e mal informados, a novela da Globo que terminou semana passada é o único problema do país.
      O arcebispo de São Paulo está envolvido nessa sacanagem da ração com comida vencida.
      Cadê a CNBB para se posicionar contra a escravidão?
      Será que o Papa Francisco está acompanhando a posição da Igreja do Brasil no apoio ao golpe?

  7. Mesmo com todas as manipulações, pegadinhas e fraudes perpetradas pelo DataFalha (ou o ilustre Fernando Brito e seus mais atentos e observadores leitores se esqueceram de que no ano passado o mesmo instituto fraudou notícias a respeito de uma pesquisa por ele mesmo realizada?), o grupo midiático cujos sócios-fundadores emprestaram viaturas à famigerada OBAN e que chamaram de “ditabranda” o regime que ajudaram a instalar no Brasil, que perseguia, torturava e assassinava opositores, não conseguiu, desta vez, uma forma convincente de manipular e enganar os leitores que vão além da lide.

    Se o objetivo dessa pesquisa manipulada e manipuladora era o de mostrar que pelo menos entre a parcela dos fundamentalistas evangélicos havia preferência pelo nazifascista boçalnaro, o tiro saiu pela culatra. O Ex-Presidente Lula lidera também nesse segmento, apesar de toda a perseguição e linchamento que sofre do PIG/PPV e dos charlatães corruptos que se dizem pastores, como silas malafaia, waldomiro santos, everaldo e quejandos.

    Há poucos dias o próprio boçalnaro deu a senha para o PIG/PPV e para os marqueteiros de direita, admitindo que não entende NADA de economia e que não está preparado para ser candidato, muito menos para ser presidente da república. Nos EUA, boçalnaro capitulou e cancelou na última hora o único compromisso oficial que tinha naquele país, mais especificamente na universidade george washington. Em que pese esse recado claro, ainda há muitos analfabetos políticos que não entenderam ou fingem não entender essa mensagem.

    Mesmo entre a blogosfera progressista existem os que sobrestimam e os que subestimam a besta-fera boçalnaro. Os que sobrestimam boçalnaro se esquecem de que esse ex-militar bunda suja NÃO É e NUNCA FOI o candidato predileto das classes dominantes (tanto as oligarquias nacionais quanto as estrangeiras) nem da própria mídia golpista. boçalnaro é poupado de ataques pelo PIG/PPV porque até agora a direita não possui um candidato capaz de concorrer, com chances de vencer, com o Ex-Presidente Lula. Tentaram joão botox, estão tentando luciano ‘lata-velha huck’, podem tentar Bernardinho ou o picolé de chuchu, embora o tucano à frente do governo paulista apresente ‘fadiga de material’ e tenha conseguido a proeza de, em 2006, conseguir menos votos no 2º turno do que havia obtido no 1º, na disputa com Lula. Nos quadros do tucanato o máximo que a direita e o PIG/PPV podem conseguir são figuras como Marconi Perillo e Arthur Virgílio Neto. Nem mesmo políticos como Ronaldo Caiado – que de bobo não tem nada – abrirão mão de uma bem-sucedida carreira no ultra-reacionário e conservador parlamento brasileiro, para enfrentar o desgaste de uma disputa presidencial em que são remotas as chances da direita eleger alguém.

    Os que subestimam boçalnaro se esquecem de que na vigência do Estado Fascista de Exceção, o ódio nazifascistóide disseminado pelo PIG/PPV e pelo sistema judiciário cooptado pelo alto comando internacional do golpe, grande parcela do eleitorado não age com base na razão, mas motivada pelos instintos primitivos e anti-civilizatórios que esse ódio provoca; esses instintos é que tornam perigosíssima a constatação de que os segmentos mais endinheirados da população brasileira (da classe dominante, que também possui nas suas hostes grande percentual de pessoas com alta escolaridade) apóiam pré-candidatos à presidência que pregam o ódio, a violência, a tortura e o assassinato de opositores.

  8. … E o TCU nazigolpista infestado de politiqueiros moribundos paramentados de pijamas de bolinhas DEMoTucanas tenta jogar na lama o nome do catedrático e honrado doutor Luciano Coutinho.
    E atingir o governador e a primeira-dama de Minas Gerais!
    Por extensão, o eterno e honrado presidente Lula e o PT!

    TCU infestado de “Madalenas não-arrependidas” dos criminosos ‘Mineirinho’, MT et caterva!

    ***

    O terrorismo midiático do TCU e da PF, por Luis Nassif
    Por egrégio e destemido jornalista e escritor Luis Nassif
    23/10/2017 – 09:39

    O terrorismo midiático e a síndrome de abstinência de escândalos têm afetado dois órgãos de Estado: o Tribunal de Contas da União e a Polícia Federal.
    O TCU montou um quadro técnico competente, que padece de uma frustração central: não poder investigar os próprios Ministros do TCU, que sempre dão a última palavra. Sua revanche é montar relatórios e marcar o gol.
    (…)
    É o caso da nova denúncia contra o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de supostamente ter adquirido ações da JBS por um preço superavaliado…
    (…)
    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/o-terrorismo-midiatico-do-tcu-e-da-pf-por-luis-nassif

    1. TV 247 – Entrevista com Gabriel Priolli
      “a mídia brasileira é um oligopólio econômico e um cartel político”, que produz um “jornalismo de campanha”, que “deixou de informar para se dedicar à “orientação do eleitorado”; com mais de 40 anos de experiência no setor de rádio e TV, Priolli diz que a mídia comercial vive hoje sob um “pensamento único radical” e afirma que os governos populares erraram ao não levar a sério a questão da comunicação
      https://www.youtube.com/watch?v=KfomTLfLM1o

  9. Fiz minha pesquisa particular e vi que o Bolsonaro vai ser o próximo presidente do Brasil.
    Entrevistei 1800 pessoas e o resultado foi o seguinte:
    1. Bolsonaro 85%
    2. Lula 13%
    3. Não sabe 2%

    Todos os entrevistados são filiados ao PSC.

  10. ERNESTO BABACÃO: essa pesquisa aí em cima é para você. É a pesquisa que falta para o Bozo aparecer à frente do Lula pela primeira vez. Nem no meio evangélico ele consegue isso. É isso que te incomodou na reportagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *