Quem não se politiza, se trumbica

chacrinha

Ontem, no supermercado, um daqueles locutores de promoções, para vender recarga de celulares, lembrou a frase do Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica…”

Não, não vou falar da (ausência de) uma estratégia de comunicação do Governo Federal, porque até os teimosos cansam e sempre aparece um idiota para achar que isso é “solicitação de verba publicitária”, muito embora do Governo Federal ou de qualquer administração ligada ao PT nunca tenha entrado um centavo neste blog, que tem como anunciante principal o…Google que, dependendo do quanto os navegantes clicam nos anúncios, paga um pouco mais ou um pouco menos.

O que fiquei pensando ao ouvir o simpático nordestino que, a seguir, louvava coxas e sobrecoxas de frango de uma determinada marca, era no que o Governo Federal quer dizer às pessoas, mostrar sua orientação e o que faz e representa.

E a conclusão inevitável é que é…nada.

Analise comigo, caro leitor e esperta leitora: o que deveria ser o eixo da comunicação governamental?

O tal “Pátria Educadora”, muito bacana, se justificaria se estivéssemos fazendo ou tentando fazer uma revolução educacional.  Vontade sabemos que não falta a Dilma Roussef para isso, mas devemos, neste campo, lamber os beiços de satisfeitos se pudermos apenas continuar com tudo de bom que vinha sendo feito. Nem “mais do mesmo”, mas apenas “o mesmo do mesmo”, dadas as limitações de recursos já é uma proeza digna de aplausos.

O quadro real é o de dificuldade, pelos problemas internos e pela crise mundial, com veracidade exposta como fonte de boa parte de nossos problemas. E, lógico, diante disso o discurso seria o da resistência, o do inconformismo, mesmo que o inconformismo exigisse sacrifícios, como sempre exige.

Confiança se estabelece com comunicação direta, sincera, compreensível, pessoal, olho no olho.

Dilam é uma mulher honrada, mas diante de tantos ataques sórdidos, é preciso que a honradez transpire por seus poros.

Seu projeto econômico não é o recessivo, mas é preciso que a fé no desenvolvimento lhe salte pelos olhos.

Dados, números, nada disso o substitui, até porque logo se providenciarão outros, dizendo que tudo é o pior.

Muito menos a Presidenta terá auxílio nessa missão.

Seus auxiliares, com raras exceções, se dividem entre os mudos, os frios e os gélidos, que procedem como se fossem lordes ingleses, indiferentes ao combate político real.

Do outro lado, adversários e mídia vociferam e, mesmo passando visivelmente do tom, dominam todos os espaços.

As mentiras e ofensas, sem contestação, vão se solidificando como aquela famosa história da mentira repetida mil vezes.

Não se pede o exercício da “força cega”, mas um foco constante no que se tem de dizer.

O povo brasileiro, na sua sabedoria, já pressentiu que há batatas na chaleira de toda esta onda “impichista”.

Mas não percebeu, porque não se diz, qual é o horizonte que se aponta para o país.

Aliás, faz tempo que não se diz.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Brito joguei a toalha, tudo, mas tudo o que a Dilma falou que iria fazer no segunda mandato ela fez o contrário, agora é essa história do bolsa família que ela disse que não irá mexer, lembra do “nem que a vaca tussa”, já tossiu a muito tempo…

  2. Fazer propaganda aonde,Sr.Britto.Nos Blogs.? Quais deles,já que a maioria são blogs que somente criticam o governo?E tem alcance limitado,pois o povão,este nem sabe o que são blogs,e aqueles que os acessam,se deparam com orientações para seu uso,em sua quase totalidade,em INGLÊS.No pig,não acho que valha a pena,pois as propagandas que atos positivos,serão EDITADAS,habito da atividade jornalística,já que qualquer um desses ” Profissionais da Mentira e do Pitaco “,traduzem para aqueles que ainda os leem,a opinião do chefe,do patrão ou dos seus DEUSES,o patrão.E inevitavelmente,dirão o que lhes interessa.Se o governo nutrisse o PIG com verbas publicitárias,hoje em dia de nada lhe valeria,pois o PIG que mesmo que este governo caia,pois o que mais temem,é que se investigue algo contra eles.E sob estes últimos governos,não se pode alegar que não hajam investigações.É claro que os CÚMPLICES dessa gente,a saber,O JUDICIÁRIO,M.PÚBLICO,POLICIAS E ADJACÊNCIAS,instalados na máquina do estado,estão vigilantes para proteger os RICOS,contudo não são garantias totais,pois onde houver investigação,mesmo contanto com quase ninguém que se possa alegar,SÉRIO E HONESTO,uma raridade nessa matilha de ladrões de verbas públicas,com seus astronômicos salários,ainda assim,o PIG e seus representados,tem medo.Então cabe a pergunta,FAZER PROPAGANDA,AONDE?

  3. Ao propósito,Sr.Britto,daqui de seu blog,passei para o Caf,onde não consigo nada comentar,em face das dificuldades impostas para gente como eu,com instruções em inglês,de como faze-lo,e deparei ali,com uma matéria,dando conta de um artigo escrito pelo Sr.Patrus Ananias,na Folha de S.Paulo,esse lixo ao serviço dos estadunidenses,e que certamente os que o lerem,nem importância lhe darão.Mesmo que o ministro leve testemunhas,pouco valor terá.Nisso concordo com o senhor,numa específica particularidade,qual seja,os membros do atual governo,deveriam e devem,sempre ue tiverem que fazer qualquer tipo de comentário,insinuação,declaração mesmo que tiverem que mentir algo,DEVERÃO FAZE-LO,AO VIVO E DE FORMA COLETIVA,para tentar evitar o USUAL HÁBITO DA ATIVIDADE JORNALÍSTICA,que é EDITAR TUDO O QUE SE DIGA,SE FAÇA OU SE PENSE.A atividade jornalística,deveria adotar alguns conceitos que outras ciências já adotam,qual seja,VERDADES,FATOS,HONESTIDADE,DECÊNCIA ,VERGONHA NA CARA E ASSEMELHADOS,conceitos totalmente AUSENTES em quase todo o mundo.~Deveria se chamar,ao meu juízo,tal atividade,como A ARTE DE CONSTRUIR ” PITACOS “,ressalvando a OPINIÃO DOS EDITORES,que são os PATRÕES.Este ente tão presente e endeusado por muitos.

  4. Tenho para mim que a Dilma fez um acordo com o PiG: Nada fará contra a campanha da grande imprensa de destruir o seu governo e o PT desde que não firam a sua honra (que é a única coisa que faz ela reagir). Para isso, precisa do zé na justiça para nada fazer e não deixar que façam e outro na comunicação para ficar por décadas ouvindo a população sobre ley de medios e nunca concluir nenhum projeto a respeito. Bye, bye, Lula 2018. Com os cumprimentos da Dilma.

  5. O triste é que o preço imensurável a ser pago pelo silêncio , falta de comunicação e por não fazer politica , para além da biografia pessoal e do governo Dilma, irá para o povo e o futuro do país.

  6. Acho que uma maneira clara, que ia chegar e ficar na cabeça de todos que pudessem ver, era uma comparação do que o PIG mostra do Brasil com os feitos dos governos Lula e Dilma. Foi assim na campanha, por quê não agora? Que tal mostrar como se “combate a corrupção” hoje? Com toda a liberdade para se apurar, o que se tem feito é manipular operações. Somente os blogs mostram, mas os céticos acham que são blogs pagos pelo governo, tudo bem que eles achando isso nada vale, mas vale à pena mostrar como funciona o Brasil de hoje e como era nos tempos da malandragem política, engavetando tudo, tudo isso em programas do governo em horários nobres e pelos portais, coloquem vídeos que isso causa muito impacto, dá mais confiança no governo que temos, chama o povo de volta e esse inferno criado some rapidinho.

  7. O problema é que venderam ao Brasil uma imagem de Dilma de algo que ela nunca será. Basta lembrarmos do seguinte:

    1. Saudação à mandioca;

    2. Estocar vento;

    3. Caixa de Pândora;

    4. A pasta de dente e o dentifrício;

    5. Mulher Sapiens;

    6. Arca de Noé… etc, etc, etc.

    Está sendo lançado até um livro ” Dilmês, o idioma da mulher sapiens”.

    Esse João Santana é um gênio. Consegue embrulhar cocô em papel de presente e vender a preço de ouro.

    1. Caro Alison Souza, por acaso viste ou ouvistes o que o Boechar mandou o Malacraia ir procurar par se saciar? isto mesmo , então vais tu também procurar uma para ti, e vê se dar o fora o analfabeto político. Vai procurar tua turma ô coxinha acéfalo, zumbi teleguiado, vai para os blogs da direita que por lá é o lugar dos acéfalos e para de vir aqui distilar tua titica de galinha que tem demais em teu cérebro ô energumeno cai fora, te manca direitista reacionário alienado.

  8. Quem sabe se chegarem no grande chefe da quadrilha, o Lularápio, ela, embora como bem disse o Alisson seja um cocô embrulhada em papel de presente, não seja lembrada por uma parcela de contribuição na eventual extinção da quadrilha. Estará prestando um grande serviço à nação.

    1. Caro Nelson, por acaso viste ou ouvistes o que o Boechar mandou o Malacraia ir procurar par se saciar? isto mesmo , então vais tu também procurar uma para ti, e vê se dar o fora o analfabeto político. Vai procurar tua turma ô coxinha acéfalo, zumbi teleguiado, vai para os blogs da direita que por lá é o lugar dos acéfalos e para de vir aqui distilar tua titica de galinha que tem demais em teu cérebro ô energumeno cai fora, te manca direitista reacionário alienado.

      1. Direitista eu que já fui eleitor do Lularápio e hoje consigo ver o desastre que ele foi para o país, juntamente com sua cria!!!! Tenho esperança de um dia viver num país onde as pessoas consigam, pelo esforço e mérito, galgar os degraus da sociedade; onde as leis sejam cumpridas, onde bandido bom é bandido na cadeia; país onde possamos nos sentir representados pela classe política, onde os discursos não sejam feitos conforme a conveniência, deixando a ética e os princípios de lado. Tanta coisa eu espero do Brasil mas infelizmente o PT não representa em absolutamente nada disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *