Henrique Beirangê : por que o caso Banestado não virou uma “Lava Jato”?

banestado

Hoje, no site da CartaCapital, Henrique Beirangê publica um detalhado artigo sobre os personagens de uma operação que, embora movimentasse bilhões e envolvesse alguns dos mais famosos nomes do empresariado nacional, nunca foi além dos bagrinhos.

Nas duas pontas, os mesmos personagens famosos de hoje : Alberto Youssef e Sérgio Moro.

No meio, empreiteiras, empresas como a Globo e a Abril, políticos, a fina flor do dinheiro movimentando meio trilhão de reais (US$ 134 bilhões) através do Banestado, a maioria pela agência de Foz do Iguaçu.

A história é tenebrosa, inclusive por mostrar que a indulgência e a cumplicidade com os poderosos-  agora intoleráveis, desde que com outros “poderosos” – cobram um preço bem descrito no velho adágio de que “quem poupa os inimigos pelas mãos lhe morre”.

A semente dos escândalos

Henrique Beirangê, na CartaCapital

O juiz Sergio Moro arbitra uma operação que investiga um extenso esquema de corrupção e evasão de divisas intermediadas por doleiros que atuam especialmente no Paraná. Uma força-tarefa é montada e procuradores da República propõem ações penais contra 631 acusados. Surgem provas contra grandes construtoras e grupos empresariais, além de políticos.

Delações premiadas e acordos de cooperação internacional são celebrados em série. Lava Jato? Não! Trata-se do escândalo do Banestado, um esquema de evasão de divisas descoberto no fim dos anos 90 e enterrado de forma acintosa na transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o de Lula.

Ao contrário de agora, os malfeitos no banco paranaense não resultaram em longas prisões preventivas. Muitos envolvidos beneficiaram-se das prescrições e apenas personagens menores chegaram a cumprir pena. 

Essas constatações tornam-se mais assustadoras quando se relembram as cifras envolvidas. As remessas ilegais para o exterior via Banestado aproximaram-se dos 134 bilhões de dólares. Ou mais de meio trilhão de reais em valor presente. Para ser exato, 520 bilhões.

De acordo com os peritos que analisaram as provas, 90% dessas remessas foram ilegais e parte tinha origem em ações criminosas. A cifra astronômica foi mapeada graças ao incansável e inicialmente solitário trabalho do procurador Celso Três, posteriormente aprofundado pelo delegado federal José Castilho. Alguém se lembra deles? Tornaram-se heróis do noticiário?

Empreiteiras, executivos, políticos e doleiros que há muito frequentam o noticiário poderiam ter sido punidos de forma exemplar há quase 20 anos. Não foram. Os indiciamentos rarearam, boa parte beneficiou-se da morosidade da Justiça e a maioria acabou impune.

Quanto à mídia, não se via o mesmo entusiasmo “investigativo” dos tempos atuais. Alberto Youssef, Marcos Valério, Toninho da Barcelona e Nelma Kodama, a doleira do dinheiro na calcinha, entre outros, tiveram seus nomes vinculados ao esquema.

Salvo raras exceções, CartaCapital entre elas, a mídia ignorou o caso. Há um motivo. Os investigadores descobriram a existência de contas CC5 em nome de meios de comunicação. Essa modalidade de conta foi criada em 1969 pelo banco para permitir a estrangeiros não residentes a movimentar dinheiro no País.

Era o caminho natural para multinacionais remeterem lucros e dividendos ou internar recursos para o financiamento de suas operações. Como dispensava autorização prévia do BC, as CC5 viraram um canal privilegiado para a evasão de divisas, sonegação de imposto e lavagem de dinheiro.

Em seu relatório, o procurador Celso Três deixa claro que possuir uma conta CC5, em tese, não configuraria crime, mas que mais de 50% dos detentores não “resistiriam a uma devassa”.  Nunca, porém, essa devassa aconteceu. A operação abafa para desmobilizar o trabalho de investigação começou em 2001. Antes, precisamos, porém, retroceder quatro anos a partir daquela data.

A identificação de operações suspeitas por meio das CC5 deu-se por acaso, durante a CPI dos Precatórios, em 1997, que apurava fraudes com títulos públicos em estados e municípios. Entre as instituições usadas para movimentar o dinheiro do esquema apareciam agências do Banestado na paranaense Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e famosa no passado por ser uma região de lavagem de dinheiro.

Das agências, os recursos ilegais seguiam para a filial do Banestado em Nova York. Informado das transações, o Ministério Público Federal recorreu ao Banco Central, à época presidido por Gustavo Loyola. Os procuradores comunicaram em detalhes ao BC as movimentações suspeitas.

Em vez de auxiliar o trabalho do Ministério Público, o Banco Central de Loyola preferiu criar dificuldades para o acesso dos procuradores às contas suspeitas. Segundo Celso Três, as informações eram encaminhadas de forma confusa, propositadamente, diz, com o intuito de atrasar as investigações. Diante dos entraves causados pelo BC, a Justiça Federal tomou uma decisão sem precedentes. Determinou a quebra de todas as contas CC5 do País.

Uma dúvida surgiu de imediato: se havia formas regulares, via Banco Central, de enviar dinheiro ao exterior, qual a razão de os correntistas optarem por essas contas especiais que não exigiam autorização prévia nem estavam sujeitas à fiscalização da autoridade monetária?

Pior: antes do alerta da CPI dos Precatórios, o BC parece nunca ter suspeitado da intensa movimentação financeira por agências de um banco estatal paranaense, secundário na estrutura do sistema financeiro. Até então, nenhum alerta foi dado pelo órgão responsável pela fiscalização dos bancos. Vamos repetir o valor movimentado: 134 bilhões de dólares. 

Editada em 1992, uma carta-circular do Banco Central determinava que movimentações acima de 10 mil reais nas contas CC5 deveriam ser identificadas e fiscalizadas. Jamais, nesse período, as autoridades de investigação foram comunicadas pelo BC de qualquer transação incomum.

Dentro da conta "Tucano", identificada nos EUA, menções a José Serra e Ricardo S. Oliveira / Marcos Oliveira/Ag. Senado e Milton Michida/Estadão Conteúdo

Com a quebra de sigilo em massa determinada pela Justiça, milhares de inquéritos foram abertos em todo o País, mas nunca houve a condenação definitiva de um político importante ou de representantes de grandes grupos econômicos. Empresas citadas conseguiram negociar com a Receita Federal o pagamento dos impostos devidos e assim encerrar os processos contra elas.

O Ministério Público chegou a estranhar mudanças repentinas em dados enviados pelo governo FHC. Em um primeiro relatório encaminhado para os investigadores, as remessas da TV Globo somavam o equivalente a 1,6 bilhão de reais.

Mas um novo documento, corrigido pelo Banco Central, chamou a atenção dos procuradores: o montante passou a ser de 85 milhões, uma redução de 95%. A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e atualmente envolvida no escândalo da Zelotes, também foi beneficiada pela “correção” do BC: a remessa caiu de 181 milhões para 102 milhões de reais.

A quebra do sigilo demonstrou que o Grupo Abril, dono da revista Veja, fez uso frequente das contas CC5. A Editora Abril, a TVA e a Abril Vídeos da Amazônia, entre outras, movimentaram um total de 60 milhões no período. O SBT, de Silvio Santos, enviou 37,8 milhões.

As mesmas construtoras acusadas de participar do esquema na Petrobras investigado pela Lava Jato estrelavam as remessas via Banestado. A Odebrecht movimentou 658 milhões de reais. A Andrade Gutierrez, 108 milhões. A OAS, 51,7 milhões. Pelas contas da Queiroz Galvão passaram 27 milhões. Camargo Corrêa, outros 161 milhões.

O sistema financeiro não escapa. O Banco Araucária, de propriedade da família Bornhausen, cujo patriarca, Jorge, era eminente figura da aliança que sustentava o governo Fernando Henrique Cardoso, teria enviado 2,3 bilhões de maneira irregular ao exterior.

continue lendo na Carta Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Pergunta q nao quer calar:

    Eh porque apos 13 anos de governos petistas, nada foi apurado???

    INCOMPETENCIA OU CONIVENCIA???

    “O PT nao rouba nem deixa roubar”

    Jose Dirceu

    1. Ô Bronco Capiau, fico estarrecido com a capacidade quase patológica de culpar o PT por tudo. É um absurdo o comportamento já automático de em qualquer texto, sobre qualquer assunto, procurar colocar a culpa no … PR. Uma doença.
      Então vc não sabe que este episódio aconteceu em 1996, já no segundo ano do governo FHC, que ficou mais 6 anos depois disso ? 6 anos.
      Pergunta: quem tinha que investigar este escândalo ? qual governo tinha a obrigação de investigar ? Vc acha mesmo que o PT, assumindo o poder 7 anos depois, teria isto como prioridade ? Afinal, se o PT fosse investigar escândalos passados não teria feito outra coisa.

      Resposta: ………………………..

      1. errata: Onde está escrito “procurar colocar a culpa no … PR”, leia-se “procurar colocar a culpa no … PT”
        (a doença permanece a mesma)

        1. Me desculpe Vargas, mas o PT tinha sim o dever de ter corrido atrás desses escândalos (Banestado, Privataria, Teles, Vale etc etc), mas foi fazer acordo de governabilidade com o PSDB, e deu nisso que vemos hoje.

          1. Gerson, até tinha. Mas havia outras prioridades em um país herdado com 12% de inflação, altas taxas de desemprego, sub-moradia, fome, pobreza, alta mortalidade infantil, enfim, um sistema montado apenas para rentistas lucrarem. E, temos que admitir, o direita que conhecemos não desencadeou o que hoje estamos vendo, por que se assegurou que Lula não seria revanchista. O que de fato, não foi. Fosse, poderia terminar como um novo Jango. Hoje vemos, pela Zelotes, que as forças ocultas ainda sobrevivem (nem tão ocultas assim) e são poderosas. A culpa da Zelotes foi rapidamente transferida para o … Lula. Surreal.

          2. .
            Nunca a perseguição política foi tão grande no ministério da justiça (O atual ministro está lá e ninguém tira ele de lá, pois foi apontado pela oposição), na Procuradoria Geral da República (PGR) do tal Janot( indicado diretamente pelo FHC para indiciar o Lula, a Dilma, o Palocci, o Edinho Silva e outros e deixar os aliados do PT e o Eduardo Cunha, amigo do Janot, de fora do Petrolão do PSDB) e no STF, onde a oposição indicou praticamente todo mundo!!
            .
            Mais gente é como já disse a oposição coxinha aparelhou tudo nesse nosso Brasil, a 12 anos que falo isso!!
            .
            O PT perdendo tempo na luta democratica e o PSDB aparelhando tudo que é departamento do governo!! Se deixou levar pela força da oposição e deu nisso!! Se ao menos tivéssemos maioria no congresso nos governos do nosso guia, mas Lula nunca conseguiu se impor ao oposicionistas enquanto era presidente!
            .
            Agora aguenta, quem mandou não investigar as privatizações do FHC!! Foram 12 anos para fazer isso e em nome da ética e da moral nada fizemos! Poderíamos ter feito dossiês, coisa que a oposição é notória em fazer com seus aloprados. Escarafunchando gastos e documentos!
            .
            Numca vou me esquecer do FHC dizendo que o Sarney não podia ser investigado por não ser uma pessoa normal! Será que era rabo preso?
            .
            Jânio de Freitas sempre foi extremamente zeloso é responsável com suas insinuações. Eduardo Cunha conhece a fraqueza humana e sabe que a oposição mais atuante e notoriamente forte da história do Brasil tem a carne fraca e se aproveitou do governo democrático do PT todos esses anos pra praticar malfeitos, ele sabe que a oposição adora um dinheiro fácil, e a promotoria e os tribunais estão aparelhados e não fazem nada quanto a isso!
            .
            De tão próximo de FHC, o real culpado pela crise por ter deixado sua herança maldita para o nosso Guia Lula, Eduardo, provavelmente chamado de Du por ele, deve saber de todas as falcatruas do PSDB que o PT muito ético e moralmente estavel permitiu que não fosse investigado nestes últimos 12 anos!
            .
            Vcs vão ver, ainda vão acabar indo atrás do Janio de Freitas, mesmo depois de ter apresentado todas essas provas contra o PSDB, quero ver se o judiciário e o ministério público aparelhado pela oposição nestes últimos 12 anos vai fazer alguma coisa! Vão é fingir que nem o ouviram o grande Janio de Freitas! E que nem
            Viram as toneladas de provas apresentadas por ele!
            .
            Collor é um dos maiores parceiros do FHC desde a época da telerj, apoiou a oposição todos esses anos metendo o pau no Lula e no PT. Ofereceu todo tiponde apoio ao Janot e ao ministério público desde a epoca do infame mensalão que acabou em piada de salão!! Collor hoje oferece todo o seu estado do Alagoas para apoiar a Lava Jato! Vcs vão ver e no final vainficar provado que nada aconteceu! Como no caso do mensalão!
            .
            A se o PT tivesse menos puder e mandasse fazer um único dossiê do Collor e do seu parceiro FHC!!
            .
            GENTE BORA PRA RUA! O POVO TA COM A GENTE!
            .
            Precisamos seguir o que o povo cubano e venezuelanos fazem para garantir a excelente vida que têm. IR PRA RUA DEFENDER O GOVERNO!!
            .
            Nosso guia Lula já deu o caminho!
            .
            Vambora mostrar o kibe pros coxinhas!!

    2. Eu me pergunto até onde vai a cara de pau da coxinhada nativa. Eles não têm sequer o bom-senso de não dar as caras em um artigo como esse. Agora eu lhe pergunto: se o PT “manda investigar”, é porque quer uma PF bolivariana. Se “não manda investigar” é incompetente/conivente? Caso você não saiba, o esquema do Banestado pegava no pulo o velho Álvaro Dias, um dos seus heróis que paga de paladino da moralidade, sendo que escapou, na base do amiguismo, da investigação na CPI do Banestado.

    3. Caro bronca capivarius, por acaso viste ou ouvistes o que o Boechar mandou o Malacraia ir procurar par se saciar? isto mesmo , então vais tu também procurar uma para ti, e vê se dar o fora o analfabeto político. Vai procurar tua turma ô coxinha acéfalo, zumbi teleguiado, vai para os blogs da direita que por lá é o lugar dos acéfalos e para de vir aqui distilar tua titica de galinha que tem demais em teu cérebro ô energumeno cai fora, te manca direitista reacionário alienado.

  2. Por tudo q o LILS falou nos inflamados discursos que costumava fazer antes de vestir a faixa, deveria ter obrigaçao moral ter como prioridade combater a corrupçao que MATA brasileiros dia a dia!!

    e ai ?? Foi incompetencia ou conivencia???

    1. Ô Bronco Capiau, fica difícil… Acho que vc devia prestar menos atenção aos discursos inflamados do “LILS” (sic) e procurar saber sobre como era a PF nos temos do FHC e como foi e é nos governos Lula e Dilma. Procure saber também como eram as indicações para o poder judiciário.
      Se vc ligar os 2 neurônios (conseguir fazer uma sinapse) vc perceberá fácil que, se um dia LILS (sic) discursou e cumpriu o discurso. O resultado, vc está assistindo. Em outros tempos, tudo terminaria como terminou o Banestado. Todos soltos e tudo engavetado.
      Haja paciência…

    2. Você só consegue culpar um lado é? E o outro? E o PSDB que ficou 8 anos no poder e deixou a corrupção livre, sem investigação nenhuma de mais de 400 processos, e até comprou a reeleição? E o PSDB de São Paulo que roubou por mais de 20 anos nos trens e deixou a SABESP sem investimentos para beneficiar acionistas, só para citar dois casos? E o PSDB de Minas envolvido no mensalão mineiro e no caso de Furnas? E o PSDB do Rio Grande do Sul envolvido no caso DETRAN? E o pres. do DEM pego com 1 milhão? Não venha com discurso moralista aqui não rapaz, sabemos quem é o PSDB/DEM.

    3. Ô Bronco Capiau, vou responder, então, sua pergunta.

      Foi conivência do PSDB e foi incompetência estratégica do PT.

    4. Bronco, aguarde.
      Em 2018 Lula voltará a presidência. Mas dessa vez não vai dar mole pra essa elite aparelhada.

  3. Caro Fernando, está na hora dos blogueiros ‘sujos’ tomarem banho de sal grosso, para ver se este carma (ou encosto) que é esta malta da extrema direita entreguista, que fica de plantão, só para azucrinar, desaparece. Os energúmenos ficam falando/escrevendo factoides (coisa com que deveríamos estar acostumados, pois desde o dia da posse do Lula, ficam lançando mão deste golpe baixo…) repetidamente até alguém acreditar neles, mas nunca provam nada!
    Boa sorte!

    1. Nunca a perseguição política foi tão grande no ministério da justiça (O atual ministro está lá e ninguém tira ele de lá, pois foi apontado pela oposição), na Procuradoria Geral da República (PGR) do tal Janot( indicado diretamente pelo FHC para indiciar o Lula, a Dilma, o Palocci, o Edinho Silva e outros e deixar os aliados do PT e o Eduardo Cunha, amigo do Janot, de fora do Petrolão do PSDB) e no STF, onde a oposição indicou praticamente todo mundo!!
      .
      Mais gente é como já disse a oposição coxinha aparelhou tudo nesse nosso Brasil, a 12 anos que falo isso!!
      .
      O PT perdendo tempo na luta democratica e o PSDB aparelhando tudo que é departamento do governo!! Se deixou levar pela força da oposição e deu nisso!! Se ao menos tivéssemos maioria no congresso nos governos do nosso guia, mas Lula nunca conseguiu se impor ao oposicionistas enquanto era presidente!
      .
      Agora aguenta, quem mandou não investigar as privatizações do FHC!! Foram 12 anos para fazer isso e em nome da ética e da moral nada fizemos! Poderíamos ter feito dossiês, coisa que a oposição é notória em fazer com seus aloprados. Escarafunchando gastos e documentos!
      .
      Numca vou me esquecer do FHC dizendo que o Sarney não podia ser investigado por não ser uma pessoa normal! Será que era rabo preso?
      .
      Jânio de Freitas sempre foi extremamente zeloso é responsável com suas insinuações. Eduardo Cunha conhece a fraqueza humana e sabe que a oposição mais atuante e notoriamente forte da história do Brasil tem a carne fraca e se aproveitou do governo democrático do PT todos esses anos pra praticar malfeitos, ele sabe que a oposição adora um dinheiro fácil, e a promotoria e os tribunais estão aparelhados e não fazem nada quanto a isso!

  4. E mais uma vez a história vai se repetir: a Zelotes agora deixa de ir atrás da RBS (novamente) e de grandes empresas para ir atrás do filho do Lula. Mas bem feito, foram fazer acordão com o PSDB em nome da governabilidade, tomaram na tarraqueta.

  5. Senhor Henrique.Não precisamos de muitas delongas para saber o por que.Ainda que concorde com sua matéria,a razão única é que o JUDICIÁRIO,M.PÚBLICO,P.FEDERAL,e adjacências,aparelhados pela BURGUESIA NACIONAL,que alguns chamam de elite,são CÚMPLICES DESSA GENTE.Quase que sem exceções.São pessoas que passaram parte da vida,sonhando ascender socialmente,e embora não passando para a BURGUESIA, de meros serviçais,se contentam com isso,e são servis, com prazer.

    1. Essa gente que faz parte do Judiciário, do Ministério Público e Policia Federal são filhos da burguesia em sua maioria, foram crianças bem cuidadas (não quero dizer educadas), nutridas, boas escolas, etc e hoje fazem o que foram treinadas para fazer, ou seja, proteger os poderosos. Saudades de Luiz Gama, negro, liberto, estudou por vontade própria (frequentava) na faculdade de direito no largo São Francisco e o que fez com tudo que leu e aprendeu???? Usou para o bem, usou para libertar outros iguais, gente pobre e negra que a elite paulistana, carioca e brasileira continuava a perseguir e querendo/tentando mostrar que eles eram maiores e melhores. Luiz Gama, um herói brasileiro que as escolas brancas não sabe que existiu. no dia que tivermos escolas públicas e professores comprometidos com essas mudanças, pode ser que alguns Luizes Gamas entrem nestes concursos e façam diferente. Mostrem a força do povo brasileiro.

  6. Num discurso de Requião, no Senado! Viu-se que ele tem vasto conhecimento acerca do assunto Banestado, mas no passado, não se tinha informações de atrocidades como essa, era tudo ocultado e diferente de hoje.

  7. Abaixo os vestais do MPF, da PF e do Judiciário.. Não agregam nada para a Nação. Todos improdutivos e caros!…Sofrem da patologia do antipetismo!..

    1. Acho que esses órgãos e poder deveriam ter suas atribuições ou competencias constitucionais repensadas…

  8. Agora estou ainda mais convicto de que o PT teve a faca e o queijo nas mãos para acabar de vez com essa oposição hipócrita, tanto a política quanto a midiática.
    Não o fez, achou que a mídia dominante era sua amiga, criou as cobras, deixou as suas cobras se criarem também e perdeu completamente a mão.
    Agora está totalmente perdido.
    A Dilma dando as costas para aqueles que a elegeu. O Lula tendo que se defender de ataques de todos os lados. A maioria do pa´s está contra o partido.
    Se tivesse posto às claras esse caso do Banestado poderia ter evitado muita coisa.
    Mas a soberba não deixou.

  9. Juntamente com o Caso Banestado, a Privataria Tucana, a Lista de Furnas, o Trensalão, entre inúmeros outros casos engavetados é que sustentam a ociosidade de gordos tucanos que não trabalham há décadas ou que NUNCA trabalharam (como é o caso de aécim de Furnas). Requião denunciou no Senado como a “mãe de todos os casos de corrupção” que se seguiram, sempre por tucanodutos (antes federais, depois estaduais):

    https://www.youtube.com/watch?v=STrxqSA0p8E&feature=player_embedded

    1. SR.PAOLIELLO!!! Acabamos de discutir que a oposição e classe dominante aparelharam o governo e entregaram-no ao PT. Como o PT iria investigar se esses órgãos estavam nas mãos deles? Iria passar recibo de honestidade…

  10. Banestado, 520 bilhões de reais (500 vezes maior que o caso Lava Jato), contas CC5 em nome de meios de comunicação, Globo, Abril/Veja, família Bornhausen, privataria tucana, nada disso vem ao caso, mora?

  11. de fato, o que ocorreu com o banestado é que sempre foi o correto, pois tais coisas não existe por justiça mas apenas para que possa colocar petista na cadeia e possa servir até de piada no site do STF. No caso Banestado, pelo que entendi, tinham milhares que poderia ir preso, mas tudo estava se voltando contra petista que precisou enviar por essas contas uns U$1.000.00 para filho que estava doente de câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *