O ótimo blog de Fernando Nakagawa, no Estadão, dá hoje conta de como anda a distribuição de renda nos países mais ricos.
Ele informa que “pobres e ricos perderam dinheiro com a crise que se arrasta há mais de cinco anos”.
Mas também registra que uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra, para variar, que o castigo foi bem maior para quem tem menos.
A renda média dos 10% mais ricos caiu a um ritmo anual de 0,78% entre 2007 e 2011, a perda da renda dos 10% mais pobres foi o dobro: 1,61% por ano.
O resultado detalhado está no gráfico lá em cima.
Como eu não sou “economista” nem “jornalista econômico” que não conseguem situar o Brasil dentro do mundo – embora todos eles encham a boca para falar em “globalização” – fui buscar dados que permitissem uma comparação com o nosso país.
Como não achei uma que pegasse o período exato, coloquei dois, com base na Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, agrupados pelo IPEA, para que os mal-humorados não venham a invalidar a comparação.
Entre 2003 e 2011, os mais 10% mais pobres no Brasil tiveram um incremento de renda de 80,8%, ou média anual de 6,8%. Os 10% mais ricos também cresceram, mas 26,9%, ou média anual de 2,7%.
Na crise, entre 2009 e 2011, o décimo mais pobre cresceu 9,1% e o mais rico, 4%. Na média de taxas anuais, isso dá 2,95% e 1,32%.
Coloquei estes os números no gráfico do Estadão, lá em cima e aqui embaixo.
Depois de vê-los, diga-me se você quer seguir as receitas que eles vivem nos dando.
Porque os muito ricos continuam ganhando, mas não suportam que não seja tudo, e que os pobres ganhem também.
9 respostas
Tá achando ruim? Pode ficar muito pior com a volta dos tucanos! E aí? Topas? Aos fatos senhores! Aos FATOS! Afinal, recordar é viver! Em 2002, o último ano da desastrosa Era FHC, a inflação anual foi de 12,5% e o desemprego foi de 12,6%. Já em 2001 a inflação foi de 7,7% e o desemprego de 12,1%, em 2000 a inflação foi de 6,0% e o desemprego de 12,0%. E em 1999 a inflação foi de 8,9% e o desemprego foi de 12,0%. Essa é a VERDADE! Vivíamos de crise em crise, devendo aos “banqueiros” do FMI e do Clube de Paris, sendo monitorados pelas famigeradas “Missões do FMI”! Nossas reservas cambiais, segundo dados oficiais do Banco Central, eram de US$ 37.6 bilhões de dólares. Hoje, são de US$ 378.5 bilhões de dólares. Dez vezes maior! Quanta diferença! Mas se vocês coxinhas ainda duvidam do caos que era aquele período, covenientemente não se lembram ou não tinham idade para acompanhar os acontecimentos da época, aí vai um vídeo com as manchetes dos jornais do próprio PIG daquele período para “refrescar” a memória. Ah! Não esqueçam também! Tivemos um baita apagão, ou seja, um racionamento de energia severo, por falta de planejamento, em que a conta nos foi empurrada goela abaixo com um grande tarifaço. Bom, agora vocês até por questão de coerência irão acreditar, né não? Além disso, não se deve esquecer o que disse o Lula: ”Durante 11 anos consecutivos, a inflação está dentro da meta no Governo do PT”. E o desemprego DESPENCOU para 4,9%, menor da história, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego(PME) do IBGE! Lembro ainda, que a nova pesquisa, chamada de PNAD Contínua, mais ampla, porém trimestral, a taxa de desemprego atingiu 7,1% no primeiro trimestre de 2014. O resultado é MENOR do que o verificado em igual trimestre de 2013 quando a taxa atingiu 8%! Ou seja, o desemprego também CAIU aqui! Hehehe! E aí vem o Aécio e o Eduardo Campos, “entre quatros paredes”, e anunciam para os maiorais do PIB Nacional as tais “Medidas Impopulares”? Xô! Tô fora! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=DV3atMTOYd4&feature=youtu.be
É meu bom Fernando,
Nossa parcela economicamente mais favorecida vê o resto da nação como meros serviçais. Aquele serviçal do século XIX, que só devia ganhar o suficiente para comer e vestir, mal e porcamente.
É também difícil de perceber que ao conseguirmos fazer com que os miseráveis subamos um pequeno degrau econômico, estamos, na realidade, construindo uma nação mais forte, menos iníqua.
Só dessa forma seremos uma grande nação: com um povo forte, sadio e educado. Todo o povo, de toda a nação!
Que Horror!!!! E ainda esse Brasil promove a Copa das Copas??? Tá tudo errado, tomara que o Aécio vença as eleições e coloque as coisas em seus devidos lugares!
O que não dá pra entender é porquê empresários e banqueiros que estão no melhor dos mundos podem fazer campanha contra o governo Dilma. É ganância pura ou é burrice mesmo?
Ganância, pura ganância.
Dos mega empresários e banqueiros: ganância
Dos micros,pequenos e médios empresários: burrice de “maria-vai-com-as-outras.
É mais um gráfico a ser apresentado pelo marqueteiro do PT.
A crise não é do Brasil e sim da oposição!
a evolução desde 2003 é que 20% mais ricos no Brasil em 2003 representavam 62% da riqueza nacional e em 2009 isso caiu para 59%, isso quer dizer que 20% dos mais ricos em 2009 representou 59% de toda a riqueza. Para a evolução dos 10% mais ricos, em 2003 46% da riqueza brasileira estava nas mãos de 10% dos mais ricos e em 2009 isso cai para 43% significando que 43% da riqueza brasileira em 2009 estava nas mãos de 10% dos mais ricos. Isso vem reduzindo e é o que está assombrando a “elite”. Por isso odeiam o PT pois foi no mandato de Lula e Dilma que eles perderam suas riquezas. Fonte: WB – World Development Indicators (WDI), April 2014
eu sei em todo o mundo este um caus tao grande muitos estao passando fome muitos pensando em ganhar mais
mais e os nossos irmaos como fica muitas das vezes dormindo ate na rua mas nao importa as nossas situaçoes temos que estender as maos ao nessesitado deus nos faz v
iver e o que ele nos entregou e que possamos ajudar alquem mais pobre que nos fassa alquem feliz meu nomee rosangela eu rosangela trabalho com mala direta e trabalho em casa nao e pra vender nada trabalhe no conforto do seu lar ganhe mil e quinhentos ha dois mil reais fale comigo no meu e-mail tenho vinte documentos para os primeiros que chegarem primeiros por pessoas p/ trabalhar voce ganha trinta e quatro reais por cada pessoa