Queremos ser um país de loucos?

É terrível a sensação de vivermos num país onde a quebra da institucionalidade nos transforma a todos em desconfiados ou, pior, pronto a ficarmos convictos de loucuras.

Desde ontem muitos estão sendo conduzidos para este último caminho e os que não seguem por ele ficam, com toda a razão, no poço da dúvida em que a desconfiança nos atira.

Décadas de profissão ajudam a trabalhar com “sua majestade, o fato” – embora alguns, de boa ou de má-fé, prefiram ficar no império da suposição e do boato.

E os fatos são a base para entendermos o que deles está e vai  se desdobrar em subjetividades.

A agressão a faca, a gravidade dos ferimentos e o risco que trouxeram são acontecimentos reais, até pela impossibilidade de que qualquer fraude sobrevivesse à observação de tantos profissionais quanto os que i atenderam.

Especular com isso não é apenas desumano, é tolice.

O segundo fato é o de que há um agressor identificado e confesso, que denota desequilíbrio mental por tudo o que se sabe agora.

Ligações políticas, conspirações, planos, tudo isso, a menos que surjam evidências incontestáveis, delírios bem semelhantes aos que tem o esfaqueador com ações da “maçonaria” ou “iluminatti”.

Qualquer coisa além do que se sabe depende de esclarecimentos críveis e cabais, embora a mídia tenha pego da maneira mais despudorada a oportunidade de fazer eleitoralismo.

Nem é preciso dizer que o tom de agressividade e fanatismo que se impôs à política é a raiz perversa destas situações intoleráveis, cujos precedentes – e vários deles vindos do próprio Bolsonaro (“matar 30 mil”, “fuzilar”, desejar que Dilma morresse de câncer, etc) – estão sendo acumulados nos últimos anos, mesmo nas versões mais sofisticadas que se faz no Judiciário sobre “soluções finais” para as mazelas humanas e sociais.

Não cabe, nem por isso, transformar o fato em aceitável. Ou em incitações criminosas, como fez ontem o General Mourão, colocando-se em companhia de detraquês como Silas Malafaia, sempre sonhando com sua lucrativa “guerra santa”.

A questão agora é em que isso vai se desdobrar na decisão sobre os rumos do país que está, hoje, a exato um mês de ser tomada, em 7 de outubro.

Parece evidente que será virtualmente cristalizado seu potencial de votos e – como no comentário sórdido de seu filho, em pleno hospital –  e sua presença num segundo turno eleitoral.

Vai daí que os que competiam com ele pelo voto da direita, do fanatismo antilulista que a mídia e a toga, são os maiores prejudicados e sofram, politicamente, lesões ainda mais sérias do que aquelas que o alucinado causou ontem.

Geraldo Alckmin, que já dava sinais de agonia, está, a meu ver, desenganado. Vinha fazendo – até ontem – dos ataques a Bolsonaro um de seus “pontos fortes” de campanha  e perdeu qualquer chance de, a partir do episódio chocante, ter o protagonismo na mídia.

A reação do “mercado” – leia-se aí a corja de especuladores que se batiza com este nome – mostra que Bolsonaro é, definitivamente, o candidato para chamar de seu. Farewell, chuchu.

A campanha de Lula/Haddad, ao meu ver, é a que passa com menos danos, pelo terremoto de Juiz de Fora, embora seja patético o tresloucado esforço para ligar o petismo a isso.

Sabiamente, vinha ignorando, nas suas peças de propaganda, os ódios do ex-capitão. E vai passar a lembrar que a “Era Lula” foi aquela em que nos sentíamos como um só povo. Não, como agora, dois, a disputarem o controle de um mesmo território.

Entrar no mundo das conspirações, do fanatismo, dos pensamentos que se lixam para os fatos só ajuda aos que querem privar o povo brasileiro da razão, exatamente como o choque de fatos como o de ontem tentam nos tirar.

Delírios coletivos são adubo para os loucos.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • NÃO É QUE EU SEJA MALDOSO,LOUCO OU DESCONFIADO MAS SÓ VOU CRER SE O "CRISTÃO" DEIXAR EU ENFIAR A MÃO NA FERIDA,TOMÉ DUVIDOU E É SANTO,CRISTO FOI VALENTE E PROVOCOU:-"COLOQUE A MÃO DENTRO DA FERIDA".

    • Eu também. Tem uma reportagem no Globo dizendo que o ajudante de pedreiro que morava em Montes Claros e há poucos meses se mudou para Juiz de Fora, foi à Florianópolis praticar tiros num clube ao qual são associados os filhos do es-fake-ado. O mundo ê pequeno mesmo. E coincidências acontecem.

  • Esse episódio está servindo de desculpa para o "isentão" virar Bolsonarista de vez... se antes tinham vergonha de adotar um discurso fascista, agora tem um motivo para fazer isso.

    Os Bolsonaristas não tem nenhum pudor em usar o episódio de maneira 100% política... aí todo mundo fica com receio de se contrapor a esse drama e ser taxado de "desumano". É um ciclo vicioso que alguém deveria quebrar.

    O curioso é que ninguém da imprensa demonstra interesse em "explicar" o ocorrido... onde estão as centenas de imagens feitas por celulares? Onde estão as milhares de testemunhas oculares? E os depoimentos das equipes médicas(os não oficiais) ? Não tem como ter acontecido isso na frente de milhares de pessoas, envolvendo equipes médicas e toda imprensa... sem ninguém dar declaração sobre o fato... não é possível... alguma enfermeira com certeza sabe o que se passou naquele hospital... se eu visse o depoimento de uma faxineira do hospital falando que realmente Bolsonaro estava péssimo quando chegou... aí sim eu acreditaria...

    Sinceramente... nada me convenceu ainda que isso aí não foi uma farsa... mesmo que o ataque tenha sido real... transformaram um arranhão numa perfuração do fígado. (SE EU ESTIVER ERRADO FAVOR ME CORRIGIR COM ALGUM LINK OU NOTÍCIA)

    Do jeito que a família Bolsonaro está explorando o fato... se houvesse realmente um corte com perfuração do fígado... o próprio Bolsonaro teria feito uma selfie e filmado a cirurgia. Se houvesse sangue na camisa... já teria virado bandeira de campanha...

    Eu sei que o ônus da prova cabe ao acusador... por isso a imprensa deveria ter investigado o caso... se não foi é por que gostou do drama de Bolsonaro... ela própria está aproveitando para se declarar bolsonarista de vez...

  • ALCKMIM FOI JOGADO AO MAR PELA GLOBO .. O CANDIDATÍSSIMO DA GLOBO AGORA É O BOLSONARO.

  • Perfeito. A loucura coletiva é assustadora, estamos vivendo no manicômio criado pela Globo e Judiciário. Precisamos manter a lucidez.

    • Se a barbárie chegar de vez até nós só nos restará nos tornamos bárbaros também, caso queiramos salvar nossa própria pele.

    • Concordo plenamente com toda sua colocação. E parabenizo a incrível lucidez do FB, porém, creio, muita coisa ruim ainda irá acontecer antes das eleições, se houver. Não consigo esquecer do que aconteceu na Alemanha pré-hitler. Gostei muito e, rindo até agora do "chuchu desenganado".

  • Há um ditado popular que minha mamãe dizia desde os meus tempos de criança : " Quem planta vento colhe tempestade".. ouviu Bolsonaro ?

    • A proximidade de Boçal Nato com os ruralistas aumentou muito a produtividade da colheita dele.

  • Senadora Gleisi Hoffmann, muito cuidado:
    o segundo suspeito do "atentado" contra o Bolsonaro será (sic) um militante do PT", segundo o PIG!

  • Não podemos esquecer que o Lula está preso em Curitiba e pode ser a próxima vítima de algum fanático nazifascista , mesmo nas masmorras de PF . Todo zelo é pouco.!

    Em tempos de golpe, não devemos esquecer de Wladmir Herzog , que foi enforcado. Pelos Generais Mourão dá época !.

Related Post