Réquiem para um homem bom. Por Jari da Rocha

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000Lula tijolaço

Conhecedora dos caminhos da reeleição e precursora da ópera maior, a Privataria Tucana, a direita julgou fácil a tarefa de desqualificar um desqualificado.

O talento natural é uma dádiva que pode se transformar em desterro se nas mãos (n’alma) d’algum torneiro mecânico retirante. Se a justiça divina lhe oferece as costas, cabe então, a justiça dos homens, por mais injusta que se pareça. Mas isso nem sempre vem ao caso.

Não foi  à toa que se viu tanta devoção a Deus em votações nas quais vence na vida quem diz SIM. Os votos – não de castidade e muito menos de pobreza – são contabilizados a cada amém proferido, em vão, pela bancada da bíblia, do boi e da bala.

A justiça dos homens tem se mostrado eficiente, pois demonstra, por suas malabarices, acuidade ao separar os três bês dos três pês. Além das putas tristes, dos pobres pretos e dos pardos pobres urgia, por convicção de classe, acrescentar o quarto da discórdia.

Era necessário compor a morte através do réquiem escrito nos gabinetes do judiciário, revisado por imperialistas, negociado com dinheiro vivo pago à vista no congresso e editado nas redações dos jornais.

Para que alguns possam viver bem outros tem de morrer. A conta não fecha, dirão os economistas encomendados. A vida é para poucos. Mata-se quem nem devia ter nascido.

Como bem escreveu João Cabral de Mello Neto: é difícil defender, só com palavras, a vida… 

O funeral deve ser discreto, dispense, portanto, as carpideiras. Encontre terra suficiente para cavar cova rasa no interior do sertão de preferencia. Ali enterre o homem morto de morte matada.

Matado por uma ave-bala.

A bala da turma do congresso que troca bíblia por boi. A mesma ave-bala que Severino retirante quis saber de onde vinha.

O esnobismo batedor de panelas, sem perceber (percepção não é o forte dos esnobes – snob?), transforma um réquiem vienense em Missa de morte do vaqueiro.

Os vaqueiros do sertão árido. Os Raimundos Jacós assassinados e suas toadas de gado, os muitos Fabianos de poucos Gracilianos e os Severinos de Morte e de Vida.

Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima,
a de tentar despertar terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar alguns roçado da cinza

Esse cabra não merecia coisa melhor, dirão, nos bastidores de algum telejornal, nos corredores de alguma vara, repartição, fórum ou ainda, em outra língua, nalgum departamento ao norte das Américas.

Só assim, depois de morto e enterrado, depois do serviço bem feito é que a direita poderá estrear sua ópera bufa.

Não é Lula quem querem matar. Mas sua morte, metafórica ou política, permitirá que eles não pareçam tão medíocres.

Uma pá de cal sobre um morto?

Não. Sobre as mortes que pesam em suas costas.

A comparação – com quem revolucionou um país – é cruel demais para os seculares promotores da desigualdade, da fome e da miséria.

Não fizeram outra coisa senão isso, além, é claro, de tornar os ricos mais ricos. Morrerão gordos e felizes. Deixarão gordos pecúlios, posses, haveres e nenhum legado.

O que está proposto, escrito com todas as letras, é o sacrifício do povo brasileiro, sem dó nem piedade. Envoltos na miséria, juntos da morte. A morte Severina:

que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte Severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

No palco, o elenco já conhecido do público – e da justiça conivente – cada um com seu papel definido, recompõe a ópera da pátria, da família e da propriedade.

Uma ópera para poucos.

A ópera em que operário não entra.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. O autor que me desculpe, mas, que história é essa de “réquiem” para Lula? O homem está vivo, assim como o povo, e enquanto há vida há esperança. Xô, urubus!

    1. Excelente comentário Viviane e o povo ama o Lula. Parabéns pela sua sensibilidade intelectual e humana. Viva Lula. Viva Dilma. Viva a democracia brasileira. Fora traidores, canalhas, corruptos.

      1. Valdir, eu agradeço, mesmo achando que não mereço elogio por ver o que tanta gente boa já viu. Por isso eu costumo dizer que Dilma foi traída por quem se diz de esquerda: ao menos da turma da direita ela (e todos nós) já sabia o que esperar…
        “Viva Lula. Viva Dilma. Viva a democracia brasileira. Fora traidores, canalhas, corruptos.”(2).

        1. Viviane, com todo respeito, o Jari não disse que o Lula esta morto, ele utilizou de uma alegoria para falar do que Lula desperta por ser esse ser humano exceptional e brilhante. Além de retratar muito bem o sofrimento e o abandono do povo humilde brasileiro através da literatura. Pelo menos eu fiquei muito emocionada com o texto. Não entendi nem a tua reação nem a do Amolador. Respeito, mas acho que vcs fizeram uma leitura apressada. Abraços.

        2. Agora Viviane, concordo plenamente com o fato de que os proprios progressistas, ditos de esquerda, em geral não hesitam a jogar pedras na Geni. PT, Lula e Dilma recebem tiros de todos os lados e se ainda estão vivos e combativos é porque devem ser feitos de aço. Considerando que a maioria que os critica não aguentaria nem 15 minutos desse bombardeio. Assim vai a vida nesse nosso lindo Brasil.

  2. Viviane!

    Eu tenho combatido esse estilo publicitário esnobe de escrever. É tanto suspense besta na “”proposição” ” que só deixa o texto longo e enjoativo. Lá no finalzinho vem a conclusão negando.

    E pior, essa praga contamina. Não ha um esquerdista que não escreva assim.

    As vezes usam estilo imitando a linguagem abestada de acadêmicos…” é preciso destruir Lula”” ….assim mesmo no imperativo.

    Já pensou no efeito que causa um título assim nos preguiçosos que nunca chegam ao texto, e muito menos ao final?

    1. Amolador, é verdade, assim os esquerdistas só pregam para os convertidos. E a direita, que sabe muito bem usar os títulos a seu favor (sabendo que a maioria lê, no máximo, até o primeiro parágrafo), deita e rola…

  3. Aos produtores de textos esquerdistas para criticar a falta de atuação lulista e dilmista na transformação do Brasil….pergunto…

    Onde estavam vocês enquanto os erros eram cometidos?

    Dilma é teimosa, mas Lula não é.

    Os críticos também estavam navegando nas comodities?

  4. Viva o Lula!!!! Melhor presidente do Brasil. Infelismente, muitos brasileiros midiotas, invejosos e esse pig filhos de putas o perseguem juntamente com essa elite branca vagabunda. Fora temer, pela democracia até a morte.

  5. As pessoas estão sendo perversas com Tonhão da Bala, traficante da favela do Zói Queimado. É certo que ele se julga acima das leis, que comete uma infinidade de crimes, mas ele criou na favela um lance que distribui dinheiro aos pobres. As famílias da favela são todas listadas e sobem o morro, no dia certo, pra pegar o dinheiro na boca. É uma felicidade só. Um dia, os moradores descobriram que delegados, promotores e juízes querem prender Tonhão da Bala por seus crimes. Falaram logo em perseguição a esse homem bom que pensa no pobre. Até hoje, não prenderam Tonhão, mas os moradores da favela beneficiados com a distribuição de dinheiro se revoltam quando falam dele nos jornais locais e o chamam de traficante. Dizem que isso é ataque midiático.

  6. Lula foi o maior presidente da história desse país. Distribuiu renda. Pôs o Norte e Nordeste no mapa do Brasil. Essas regiões desenvolveram como nunca, como antes não haviam desenvolvido. Nordeste antes, em muitas cidades, havia fome e desesperança. Lula, pagou o FMI, saiu em viagens para muitos países no intuito de ampliar o comércio. O que nos espera é tão somente retrocesso. Sem falar nas reservas cambiais robusta que Ele deixou.

  7. Lula é reconhecido no mundo todo pela política de inclusão social que implantou. Temer, conforme pesquisa recente, é ignorado por 1/3 da população brasileira, mas o mundo conhece sua principal obra: o golpe na democracia e o aniquilamento dos pobres e a entrega do País.

  8. Lula merece todo meu carinho e respeito. Gosto de pessoas humanas, que podem pensar também com o coração: isso Lula tem de sobra. Infelizmente a nossa direita optou por ser escrachadamente desalmada, optou pele sofrimento evitável de milhões de irmãos brasileiros, optou por entregar as riquezas que poderiam melhorar a vida do nosso povo. Esse não é o projeto que a maioria escolheu por 4 eleições consecutivas. A direita neoliberal roubou até os nossos votos, pretende nos roubar o presente e o futuro. O nosso e o dos nossos filhos. Querido Lula, todos os dias oro para que Deus te proteja. Com muito carinho, assinamos os que amam a vida.

  9. Jari, o teu texo é muito delicado e me fez chorar. Na sexta-feira, final de tarde não acreditei no que estava ouvindo e lendo sobre o Lula se tornar réu. Fiquei chocada, paralisada, cansada; me pergunto sempre, como ele aguenta ? Ai escutei rapidamente o que ele disse no dia mesmo para uma platéia atenta. Fiquei mais tranquila de vê-lo combativo e não se deixando abater. Mas me pergunto sempre, como ele aguenta ? Claro que Lula esta vivo pois é muito corajoso e especial. Se ele continuar assim perigas mesmo que essa coceira que ele diz sentir se transforme em candidato vencedor em 2018, ou naquele apoio ao Haddad, ou ao Ciro… Obrigado por dividir conosco essa emoção e esse no’ na garganta de não saber muito como proteger nosso Grande Lula. Vida longa ao melhor presidente que o Brasil ja teve !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *