Rumo ao PIB Zero -5 : BC corta para 0,8% projeção para este ano

No final de março – e, portanto, com os dados do primeiro trimestre já razoavelmente conhecidos – o Banco Central previa uma expansão de 2% no PIB brasileiro.

Hoje, três meses depois, cortou-a para menos da metade: 0,8%.

Admita-se que, embora não devesse, o BC estivesse ainda envolvido pela onda de otimismo com o governo Bolsonaro, ainda que isso não recomendasse misturar “sentimento de mercado” com dados econômicos objetivos. Mesmo assim, se tiver um tiquinho de otimismo na primeira previsão, para cortá-la, em 90 dias, a menos da metade é sinal gravíssimo.

Como ninguém espera que o trimestre que está se encerrando se afaste muito do zero, o corte abrupto embute uma previsão desastrosa para o segundo semestre do ano.

Segunda-feira, quando for revelado, a estimativa do mercado financeiro vai ter, provavelmente, sua 18ª queda consecutiva.

A economia se afunda, mas o mercado da especulação segue soltando foguetes, com Bolsa a 100 mil pontos.

Nem é preciso dizer como estas coisas acabam, não é?

Ou então, foi praga do japonês.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

11 respostas

  1. A projeção do pibinho pode ser de 0,8% mas de cocaína foram 39 kg, não nos esqueçamos. Precisamos lembrar constantemente também que o serviçal do miliciano-chefe, o Queiroz, continua livre, leve e solto sem ser incomodado pelo nosso bravo “$i$tema judi$$ial” que também não tem se preocupado em descobrir quem mandou matar Marielle Franco. O jurídico da chapa Haddad-Manuela não parece também se preocupar com a ação no T$E sobre “fake news”, há mais de 8 meses paralisada, sem ninguém chamado apesar de estar facilmente ao alcance do T$E a lista de empresários e entidades brasileiras que adquiriram o software para disparar milhões de “fake news” com o caixa 2 usado pelos apoiadores do miliciano.

  2. Dada a atual taxa de crescimento populacional, 0,8% já é crescimento zero para o PIB per capita, que é o que realmente vale quando o assunto é a melhoria da condição de vida das pessoas.

  3. E nem a exportação de cocaína no avião presidencial vai ajudar muito.
    A carga pode ficar retida no meio do caminho!

  4. E alguém conhece alguma medida na área econômica para ajudar o Brasil? Ah, a reforma da previdência com a qual empregos voltarão, PIB crescerá a níveis recordes e o país voltará a ter respeito internacional

    1. O atual governo NUNCA teve nenhum projeto economico para o país……O único projeto era destruir o PT e acabar com os comunistas, esquerdistas, gays, feministas etc.. etc..O único projeto em curso é a Reforma da Previdencia, tida como a salvação da pátria….e vender tudo que puder ser vendido…E historicamente todo mundo sabe que, épocas de euforia na bolsa são véspera de quebradeira…..

  5. Se o desmonte da previdência sair, as pessoas vão ficar animadíssimas e viajarão mais, comprarão mais calçados, mais televisores, mais geladeiras, reformar a casa. Investimentos do empresariado virão por causa dessa perspectiva, e mais infraestrutura será demandada.

    Entendeu? Nem eu.

    Mas é o que a Globo vende.

    1. A globo é mestra em vender ilusões, FAKE NEWS, e aplicar golpes nos pobres. Ela mesmo vai ganhar muito dinheiro no mercado financeiro, seguradoras, capitalização… GOLPISTA DESDE O NASCIMENTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *