Saiba quem é o único beneficiário do “indulto-ataque” à Lava Jato

amorelindo

Ricardo Balthazar, repórter da Folha, presta hoje um grande serviço ao jornalismo

, hoje, satisfazendo a curiosidade que expressei ontem e quem é o único preso e condenado que poderia ser beneficiado pelo indulto assinado por Michel Temer e tratado por todos como um “ataque à Operação Lava Jato”.

“Dos 22 condenados da Lava Jato que estão presos, o único que tinha alguma possibilidade de ser beneficiado era o ex-deputado Luiz Argôlo, que foi investigado num caso lateral e já cumpriu mais de 20% da pena.”

Luiz Argôlo, Luiz Argôlo…Quem é mesmo Luiz Argolo? Não lembrou?

Pois o Tijolaço ajuda a recordar. João Luiz Argôlo  era um deputado do Solidariedade, depois de ter pertencido ao Dem, com quem Alberto Yousseff dividia as propinas recebidas, alegadamente porque via nele “um político que poderia ter certa expressão em algum momento da sua carreira política. Me inspirava alguma coisa naquele político que eu achava que poderia chegar ao governo da Bahia, ao Senado”, segundo registra o G1.

Talvez você se lembre pelas carinhosas mensagens trocadas com o doleiro, interceptadas pela Polícia:

Argôlo: Você sabe que tenho um carinho por vc e é muito especial.
Youssef: Eu idem.
Argôlo: Queria ter falado isso ontem. Acabei não falando. Te amo.
Youssef: Eu amo você também. Muitoooooooooo<3

Ou seja, um personagem inexpressivo, um ratozinho sem maior importância.

É a possível – possível, não assegurada, porque isso vai ser avaliado pelo juízo de execução de sua pena – clemência com um personagem de terceira ou quarta linha no caso que está nos levando a esta polêmica?

O argumento de que, com a possibilidade de indulto, os envolvidos deixariam de negociar as suas delações premiadas é um contrassenso, diz Balthazar, pois “o que convenceu tantos corruptos a cooperar com a Lava Jato foi a chance de se livrar da cadeia imediatamente, não a promessa de alívio no futuro.”.  Foi este mecanismo – as “alongadas prisões de Curituba”, no dizer de Gilmar Mendes – que levou a delações, verdadeiras ou falsas, dizendo o que se queria ouvir, que fez bicos se abrirem e fazerem o jogo  que convinha aos acusadores, em vários casos.

E o que prometiam os inquisidores? Ora, nada mais que um indulto ou semi-indulto, ao limitar o tempo da condenação e o regime  (aberto ou semi-aberto) da pena remanescente. Ou, até a imunidade total, como foi prometida – e depois cassada – a Joesley Batista e à turma da JBS!

O ótimo artigo de Ricardo Balthazar só não está totalmente correto em seu final:

Pode-se discutir se os benefícios concedidos por Temer são excessivos, e caberá ao Supremo decidir se eles desrespeitam a Constituição. Mas a ideia de que o indulto é uma ameaça à Lava Jato não tem sentido. 

Tem sim, Balthazar, tem o sentido político de servir-se da desmoralização e suspeita que há com um presidente fraco e metido em esquemas espúrios como combustível para o punitivismo e, sobretudo, para os apetites  de poder para os moralistas do “auxílio-moradia”.

Politicagem vergonhosa, portanto.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Se vocês procurarem os arquivos da imprensa paranaense, poderão verificar que casos amorosos na vida do doleiro são freqüentes.

  2. Boa tarde,

    Já disse é repito, então a população esperar GLOBO, STF, MP, CONGRESSO, PRESIDENTE, EXÉRCITO E CLASSE MÉDIA ALTA(TISSIMA) para resolver seus problemas, nós estaremos ferrados. TÊM QUE COMEÇAR DESTRUIR ESSA MERDAS AI DE CIMA. Caso contrario em 1037 outros estarão aqui falando a mesma coisa! Acorda bosta de Brasil…

  3. http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/izaias-almada-feliz-ano-novo-um-pais-acovardado-nao-tem-como-desejar-a-si-mesmo-feliz-ano-novo.html

    BRAZIL 2017 rima com vergonha.
    Meu feliz 2018 vai para Lula e Dilma. Dois grandes nacionalistas que tiveram a coragem de olhar para a senzala. Claro que foi pouco, muito pouco mesmo. Ainda assim, ambos ajudaram a derrubar a máscara de 500 anos que ainda tentava esconder o inaceitável das desigualdades nesse país escravocrata. Mas um brinde especial vai para Lula que não ficou esperando o apoio de uma esquerda provinciana, egoísta, narcisista e pequeno-burguês arcaica que faria Marx corar de vergonha. Lula, um moderado capitalista de esquerda tem mais culhão, inteligência, energia e capacidade do que todos esses bufões tipo ciros e freixos. Raça de maricas ! Com respeito aos LGBTs que também têm mais culhões que os VIRALATAS cooptados e corporativistas dessa esquerda mole, velhaca e cansada.

  4. O que será que o Cunha ofereceu aos puros de Curitiba para que sua mulher e filha ficassem soltinhas? Ele tinha muito dinheiro no exterior…

    1. Soltou a mulher e a filha mas segurou o Cunha bem pertinho deles.
      Deve ser mais um caso de profundo afeto.
      Muiuuuuito profundo afeto!

  5. Os casos das delações da JBS, Odebrecht e OAS, com a promessa de “livrar” seus integrantes da cadeia (apesar de ficarem muito tempo presos) mostra que a lava a jato quer que os acusados digam o que ela quer ouvir. Malas de dinheiro para alguns poderosos não vem ao caso. Depois do “mentirão” a justiça (sic) abala o país com mais essa fraude. Do jeito que as coisas vão, a única saída para o brasileiro de bem é o aeroporto.

  6. Pessoalmente, acho que o pessoal da Farsa Jato ficou com ciúme do relacionamento de Youssef com o tal deputado.
    Vida amoroso-sexual deles, problema deles. Mas, que aí tem, tem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *