Santayanna e o “Museu do Lula”

museu

Num texto transbordante de ironias – impróprio, portanto, para a parcela da população fanatizada pela mídia – Mauro Santayanna sugere que se monte, num galpão, o “Museu do Lula”.

Só não recomendo que mandem o artigo para Curitiba, porque a “cognição primária”, digo, a “cognição sumária” de um certo juiz pode ver nele senão provas, “convicções” contra o ex-presidente.

Ou que o pobre Santayanna por um crime gravíssimo, hoje, no Brasil: a obstrução da estupidez.

O Museu do Lula

Mauro Santayanna, em seu blog

Nestes tempos em que os museus estão em voga – o do Amanhã, do Rio de Janeiro, acaba de ganhar, na Inglaterra, o Prêmio Leading Culture Destinations Awards, em cerimônia fartamente badalada pela Globo, o ex-presidente Lula faria bem, muito bem, se alugasse um galpão em São Paulo para expor as “provas” e contra-provas dos numerosos crimes que, supostamente, cometeu.

Desse Museu do Lula poderiam fazer parte coisas improváveis em que, sem embargo, muita gente acredita e afirma na internet, de pés juntos, já ter visto; como Presidencialismo de Coalizão sem negociação de apoio no Congresso; a escritura das numerosas fazendas do Lulinha; a enorme sede de uma delas, que depois se revelou ser a Escola de Agricultura de Piracicaba; os originais, revisados, dos trabalhos de consultoria que os adversários de seu pai dizem que ele não prestou, ou simplesmente copiou e colou da Wikipedia; as ações da JBS Friboi em nome da família; a escritura passada em nome de Lula e de Dona Marisa, do famoso “triplex” do Guarujá, quem sabe grampeada à escritura do não menos famoso sítio de Atibaia; o crucifixo que juram que Lula roubou da parede do Palácio do Planalto; o tal faqueiro de ouro cuja foto fake foi tirada de um site de leilões norte-americano, que circula, há uns quatro anos, como se fosse dele, na internet; um esquema mínimo de defesa institucional de Lula, Dilma e do PT na web – afinal, quem cala, consente – a partir de 2013; uma estratégia também minimamente viável de defesa do legado da sigla à frente da Presidência da República, que tenha ido além da imbecilidade da contumaz marquetagem de plantão.

Na outra ponta, a dos itens “reais”, de existência mais ou menos comprovada, poderiam figurar os pedalinhos da família; as 23 caixas com objetos pessoais (adagas, quadros, livros, etc) apreendidos pela Operação Lava-Jato cuja avaliação foi pedida pelo Juiz Sérgio Moro, que o TCU – em mais uma interpretação retroativa inventada “a priori” sob medida para Lula e o PT afirma que são todos públicos e devem ser incorporados automaticamente e sem exceção ao pátrimônio da União (falando nisso, por onde andam os presentes recebidos, por exemplo, por Fernando Henrique, em seus oito anos como Presidente da República?); os documentos e papéis do ex-presidente que estão em depósitos custeados por uma empreiteira; os cartazes, as matérias com a repercussão, quem sabe, os vídeos, rodando em loop em monitores na parede, das diversas palestras feitas por Lula por meio do instituto que leva seu nome; fotos e vídeos das obras obtidas por ele para empreiteiras, logo, também para trabalhadores e fornecedores brasileiros, no exterior, depois que deixou a Presidência da República, e até mesmo antes disso, como faz qualquer Chefe de Estado que se preze, em apoio a empresas de seu país, na Europa ou nos Estados Unidos; gráficos com os 370 bilhões de dólares economizados em seu governo em reservas internacionais; e de dados macroeconômicos da dívida pública comparando sua gestão com outras gestões; fotos e vídeos das hidrelétricas, refinarias, plataformas de petróleo, projetos de infraestrutura, expansão de ferrovias, duplicação de rodovias, aviões, tanques, submarinos, mísseis, rifles de assalto, etc, desenvolvidos, iniciados ou construídos por seu governo, em um país em que não se viam, há muito tempo, programas e obras semelhantes.

Com o Museu Lula, o ex-presidente poderia cobrar de seus amigos, e de seus muitíssimos inimigos, uma quantia módica, digamos, de 10 reais por ingresso, para que cidadãos comuns pudessem ver de perto, coisas de que a imprensa e muitos internautas falam todos os dias, financiando, dessa forma, a guarda dos objetos e documentos que acumulou à frente da Presidência da República, fechando-os, para exibição – principalmente a estrela do PT – atrás de vidros blindados, para que eles não viessem a sofrer algum atentado, ou, Deus nos livre disso, não corressem o risco de ser roubados por algum amigo do alheio.

O difícil seria colocar, dentro do museu (dependendo do pé direito do prédio) a torre de telefonia celular, de algumas dezenas de metros de altura, que a Polícia Federal está investigando se foi instalada perto do sítio de Atibaia pela OI (Andrade Gutierrez) como forma de corromper o ex-presidente da República, embora quem esteja recebendo aluguel do terreno seja outra pessoa – claro, o terreno da torre, pelo menos até agora, ainda não foi atribuído a Lula – e não se saiba, também, por enquanto, da eventual configuração de uma senha, ou de um código exclusivo para ele, para que apenas o sapo barbudo, como é carinhosamente chamado nas redes sociais – e não as centenas, milhares de usuários de telefone celulares da região – possa enviar e receber sinais por meio das antenas da estrutura.

Se a moda pega – ou se investiga todo mundo a sério e do mesmo jeito, respeitando a Constituição, ou não se investiga ninguém – outras figuras do universo político brasileiro poderiam tomar iniciativa semelhante, expondo objetos fantásticos, que com certeza exerceriam um enorme interesse sobre a curiosidade popular.

Quem não gostaria, por exemplo, de ver, de perto, um certo helicóptero que, reza a lenda, foi apreendido com 445 quilos de cocaína em uma fazenda, no Espírito Santo, cujo dono foi nomeado outro dia pelo Ministério dos Esportes como Secretário Nacional de Futebol?

Ou um clone, quem sabe de plástico, impresso em 3D, só para efeito ilustrativo, do piloto que foi detido com a aeronave, que já está solto há muito tempo e aguada o desenrolar desse caso em liberdade?

Ou o inútil passaporte do Sr. Paulo Maluf, que não pode sair do país, sob risco de detenção pela Interpol?

Ou, colados na parede, em notas de cem dólares, os milhões injustamente atribuídos ao Sr. Eduardo Cunha, com direito a uma explicação de como funciona um “trust” e para que serve essa modalidade de guarda de recursos financeiros muito usada nos bancos suíços ?

Em tempo, caso houvesse espaço, Lula poderia exibir, na primeira parte de seu museu, ao lado de uma cabeça salgada de bacalhau, da imagem de um santo com óculos e de uma coruja dormindo no escuro, outro objeto ainda mais difícil de ser encontrado, nesse absurdo Brasil de hoje.

Um selfizinho a três, com a isonomia no centro, abraçando, de um lado, a Justiça, e, do outro, a Verdade, pode ser?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Obstruir e estupidez !!!

    Pois é , na verdade não foi o PT ou a esquerda que encolheram, foi exatamente a ESTUPIDEZ que foi grande como nuca dantes !!

    O país ( minúsculo mesmo ) que emerge das urnas lava-jatescas do dr. moro e seus porcuradores amestrados é uma nação de ESTÚPIDOS, FANÁTICOS E DEMENTADOS, não por votarem na direita, afinal ser de direita não é crime, mas por votarem no ÓDIO e na negação de qualquer esboço de SOLIDARIEDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE entre os homens.

    Pois é, voltamos em 2016, graças a globosta e seus farsantes do podre judiciário, a um momento anterior na história da humanidade a velha e ainda sonante França de 1789.

    Temos um rei ( ? ) fraco e oculto, aristocratas no poder, o clero substituído pela casta judiciária e não menos despótica, uma eminência parda ( a mídia ) e até uma bela rainha………..mas em breve faltará o PÃO e a PAZ, vejamos então como se comportarão os ratos, tanto os que estão no PODER como aqueles ratinhos idiotas, os come-farelos, que os defendem.

    Allez !!!!

  2. Fantástico !!!!!!!!!!!!! Manda para Moro e pede para que ele, e sua corja de imbecis, no dia em que tiverem cérebro e caráter, tentarem entender o maravilhoso Santayanna. Jamais terão, mas vale pela tapa na cara desses safados.

  3. Brito, por favor escreva uma matéria sobre o ABSURDO da condenação da Mônica Iozzi a pagar 30 mil reais ao Gilmar Mendes por criticá-lo por ter dado habeas corpus para aquele médico monstro Roger Abdelmassih. O juiz que julgou o caso disse que a crítica representava grave ofensa a vossa excelência, que pleiteava uma indenização de 100 mil reais. O juiz, bondoso, resolver dar “só” 3 mil. Outro juiz deu uma “ordem verbal” pra PM barrar o acesso da imprensa e simpatizantes da Dima ao local de votação. Houve empurra-empurra e pessoas feridas pelo ataque fascista da PM a mando do juiz que é militante de direita nas redes sociais. Estamos em uma ditadura judicial, qualquer crítica à Lava Jato em breve será motivo de cadeia, por ofender o juizeco fascista ou o procurador cepacol. Judiciário sem partido, isso eu apoio!

  4. Moro se mostrou um excelente cabo eleitoral.
    Agora vai ser disputado a tapas neste segundo turno e em 2018

    1. Golpe dado, se ele tiver a coragem de prender Lula (até agora, só vimos latidos), o justiciário (não Judiciário. O Judiciário é composto por juízes, o justiciário por justiceiros com capa do bátima) jájá manda o Mané pra vara dos velhinhos de Maringá, como diz o PHA

  5. Se as urnas em 2018 não imprimirem o voto em papel para posterior contagem, nem que seja por amostragem, Lula, ou quem ele apoie, não ganhará eleição alguma.

  6. Só não vê quem não quer, é evidente que houve fraude nas eleições de São Paulo. Também muito dinheiro. É evidente que nenhuma pessoa psicologicamente saudável votaria num “doriana”. Com que intenção um boneco, com cara de paisagem, que já se apropriou de terras que é do estado, já é acusado de ilegalidades antes de tomar posse, seria eleito. Sei que muitos paulistanos votam mal mas votar no margarina é suicídio. Mas, a mão corruptíssima do do picolé de chuchu, habituado nos golpes, não poderia perder a oportunidade.
    Por favor parem de falar sobre 2018 com o picolé de chuchu, se não têm nada melhor para dizer, não digam nada. LULA volta em 2018, sem republicanismo, sem exageros com os traidores. Devem começar a observar os leais a partir de agora. Os golpistas não perdem por esperar, o traíra do ególatra do desMOROnado ainda vai se dar mal. FORA TEMER GOLPISTA, ficha suja, traidor, invejoso, frustrado, desequilibrado, esclerosado e sua quadrilha de ratos…

  7. Sobre a fala do ex presidente Lula sobre o aventureiro,agiota,lobista e político João Dólar,e que ninguém sabe nada vida desse cara,já está começando a vazar na internet pelo menos a nacionalidade dele.Ele se chama Chuan Adulyadej,nasceu em Nonthaburi em 12/11/1939 e é Tailandês lógico.Agora como ele conseguiu essa fortuna sem ser nenhum empresário de expressão nem em SP e muito menos no Brasil aí é que está o mistério.Provavelmente ele é herdeiro do João Alves-PFL/BA que ganhou 200 vezes na loteria.

  8. Nunca antes na história deste país um político foi tão esmiuçado, tão esgravatado, tão vasculhado, tão devassado como o nosso companheiro Lula. O texto do Santayana foi perfeito e mostra muito bem as irrelevâncias das investigações.Chega a beirar ao ridículo as coisas que tentam imputar ao cidadão Lula. Por todos os benefícios que proporcionou ao povo brasileiro com certeza, mereceria um tratamento mais honroso por parte do judiciario brasileiro. É profundamente lamentável vivenciar este desdém com o nosso grande líder. Sinto-me profundamente ofendido na essência da minha alma e tudo isso tem sido muito difícil de suportar. A injustiça dói e não dói pouco. Espero, sinceramente que a verdade prevaleça e que os perseguidores de hoje lembrem-se que acima de tudo isso existe um julgador maior que jamais perdoará o mau juízo terreste. So tenho um pedido a fazer. Justiça, justiça, justiça.

  9. Engraçado como os coxinhas acreditam em tudo que é mentira contra o Lula e não acreditam em nenhuma acusação contra FHC, Aécio, Temer, família Marinho…
    Eles vão contra-argumentar, dizendo que nós não acreditamos em denúncia contra o Lula. Mas, esperem aí. Denúncias existem para todos os lados.
    Vamos a fatos irrefutáveis:
    Lula mora hoje no mesmo apartamento, de classe média, em que já morava antes de ser eleito.
    Lula frequentava um sítio simplezinho, menor do que qualquer médico, promotor, ou juiz pode comprar.
    Lula é acusado de ter comprado um apartamento mais simples do que qualquer médico, promotor, ou juiz pode comprar.
    Lula foi presidente da República duas vezes.
    Vamos a FHC:
    FHC deu um apartamento para o ex-filho em Barcelona.
    FHC tem uma fazenda que comprou após sair da presidência. (Fazenda, não sitiozinho).
    FHC tem um apartamentão de luxo em SP.
    FHC frequenta um apartamento em Paris, que dizem ser dele. Ele nega.
    Somente com os fatos irrefutáveis listados acima: quem tem mais chance de ter praticado algum desvio?
    Globo: a família Marinho é uma das mais ricas do Brasil. Somada a fortuna dos três irmãos Marinho, é a maior fortuna do país. A relação deles com empresas off-shore, a mansão de Parati, os episódios de sonegação de impostos nunca foram investigados para sabermos se há ou não algo de errado.
    Aécio Neves: oito vezes delatado na lava-jato, delatado em Furnas, aeroporto em fazenda da família, carros de luxo, dinheiro público para rádios da família, nunca investigado, nunca condenado.
    É preciso a gente parar de acusar sem provas. É preciso pensar um pouco e analisar apenas com os dados irrefutáveis.
    Bem, se o Lula é o chefe da quadrilha, porque então ele não se aliou com poderosos para se perpetuar no poder e preferiu ajudar os pobres, que não têm força nenhuma?
    Se o FHC é tão honesto, porque ele se alia com poderosos e faz tudo para agradar o mercado financeiro, enquanto a população ele deixa de lado?
    Se a globo é tão boazinha, por que só denuncia políticos de esquerda?

    1. Boa Vicente. So’ faltou perguntar: “o que os coxinhas têm na cabeça além de fiapo de frango” ? Esse mistério é o que mais me intriga !

  10. Boa, BRITO. Gostei do “prender o Santayana por obstrução à estupidez”. Que os procuradores de Curitiba não leiam isso, senão…

  11. O Museu “Lula” já está construído na cabeça de cada brasileiro que viveu as agruras da ditadura e os arrochos do FHC. São lembranças vivas das grandes conquistas dos treze anos áureos das nossas vidas. Este é um museu que jamais conseguirão destruir. Quem passou dos trinta, sabe do que eu estou falando. Precisamos continuar alimentando o sonho de voltar a abastecer este indissolúvel museu com novas e saborosas conquistas. O resto é mero acidente de percurso. Ninguém destruirá as nossas conquistas e os nossos sonhos!

  12. Só quero saber qual a próxima ação da PF no lava -jato?????????kkk a eleição já aconteceu…….mas tem 2018 lá pro final de 2017 a gente começa fazer mais operações,claro o foco e propina do PT, do PMDB e PSDB não vem ao caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *