Satisfeitos, deputados? O Brasil já reduziu a maioridade, até com pena de morte a socos

piaui

Da Folha, agora cedo:

“Um dos adolescentes condenados por estupro coletivo em Castelo do Piauí (a 190 km de Teresina) foi morto na noite desta quinta-feira (16) dentro do alojamento do CEM (Centro Educacional Masculino) para adolescente infratores, no bairro Itaperu, zona norte da capital piauiense. Ele foi morto sem ajuda de arma, mas com socos e pontapés, e a cabeça sendo batida contra o chão.

Segundo o diretor de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado da Assistência Social, Anderlly Lopes, a motivação do crime seria vingança. Gleison Vieira da Silva, 17, foi o adolescente que delatou os colegas e que ajudou a polícia na investigação.

Gleison foi assassinado por volta das 23h na cela “D” com murros, pontapés e pancadas na cabeça. Os suspeitos do homicídio são os três menores que participaram do estupro coletivo em Castelo e dividiam a cela com ele, na área de isolamento. Gleison chegou a ser socorrido por uma equipe de enfermeiros do CEM, mas não resistiu e morreu.”

Esta é a “vida boa” e a “moleza” de que gozam os criminosos menores de idade no Brasil, com a lei atual, não é? É por conta de saberem que ficarão “impunes” como Gleison que eles comentem crimes, inclusive os hediondos como o estupro, não é?

Do jeito que está o parlamento brasileiro, suspeito que, se Gleison estivesse preso no plenário da Casa, seu destino seria o mesmo que teve na cela “D” piauiense.

Imaginem que “festa” aplicarem-lhe “murros, pontapés e pancadas na cabeça” com imagens da TV Câmara sendo transmitidas para todo o Brasil?

Reeleição garantida!

E aos jornalistas, explicando seu ato selvagem, bárbaro:

– Nós não o matamos, o libertamos para Jesus!

Não, não estou sendo duro. Duro é ver gente que, a frio e sem qualquer emoção, transforma isso em bandeira de uma nação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Bravo, jornalista.
    Acho que foi para este blog que pedi acesso por simples e-mail, pois não sou adepto de facebook, tweet e outras redes sociais.
    Leio Tijolço todo dia.
    O país está refém de juizes justiceiros e despreparados, de exploradores da fé alheia, de procuradores antiéticos, e de políticos cínicos, golpistas e desonestos.
    Temos que nos unir contra tudo isso, em favor da democracia e de um país mais igualitário.

  2. É o fundamentalismo de Cunha, da bancada evangélica e da bala juntas avançando. Onde nascem os anjos (relembrem do filme), triste sina de nossa juventude.

  3. “Segundo o diretor de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado da Assistência Social, Anderlly Lopes, a motivação do crime seria vingança. Gleison Vieira da Silva, 17, foi o adolescente que delatou os colegas e que ajudou a polícia na investigação.”

    O assassino é o incompetente que deixou o menor na mesma cela que os dedurados.

    Vai ser FDP assim na PQP.

    1. Perfeito Josimar. Expressaste o que certamente pensou a maioria. O “ex-menino”
      por acaso -já que virou moda- não praticou “delação premiada”??? Deveria ser isolado e protegido, nem que fosse na Guantânamo do Mouro. Seria o mesmo que deixar Julio Camargo na mesma cela com o Cú…nha e seu exército de 260 baba-ovo…pobre Julinho…não sobraria um osso sem fratura”. Quem matou o ex-menino foi quem o guardou junto com os delatados. Mas como ele fazia parte dos pppp,
      a ju$$$$$$$$$$$$$tiça já foi feita, e com a benção de Jesus!

      1. Alguém duvidaria que não foi proposital? Deixá-los na mesma cela pra “acertarem as contas!”

        Não tenho pena não mas pareceu irresponsabilidade.

  4. Un estuprador de ese tipo morir así no creo sea tan malo.

    Hay que haber justicia por lo que hicieron con las niñas.
    3 años de carcel por lo que hicieron es muy poco.
    Creo ser una tontería mayor no hacer justicia, que una justicia flaca demás.

    Creo no se debe ablandar la justicia en crímenes graves.
    No importa la edad, importa el crimen

    1. O que você defende é um conceito de justiça muito antigo, o do dente por dente e olho por olho. Se é para viver na antiguidade, que queimem os celulares, desliguem a internet e apaguem a luz!
      Será que não dá para pensarmos sem termos que recorrer ao atraso?

      1. Senhora

        Se un hombre de 17 anos estupra y mata su niña, su hija, el es un pobrecito. Nino? Murió y me gustó que murió. Espero que todos eses criminales se mueran en eses 3 años.

        Robar por tener hambre puede ser social.
        Un estuprar colectivo hasta la muerte de niñas no tiene nada de social.

        Tengo mis opiniones y no las voy a csmbiar.

    2. Como assim, “não importa a idade”? É claro que importa. O cérebro humano só fica pronto em torno de 21 anos e isso implica que o adolescente não tem o mesmo controle sobre os impulsos de um adulto. Adolescente não é adulto, ponto. Uma sociedade madura deve cuidar das suas crianças para que não se tornem infratores e menores infratores no Brasil representam …, % das infrações.

      1. Quanta asneira. Você realmente acha que uma pessoa de 20 anos não tem controle sobre o corpo para não estuprar ou matar uma pessoa? Essa foi uma das coisas mais bizonhas que já ouvi na vida…
        Sou contra a redução da maioridade penal, mas esse argumento é patético!

  5. É que os amiguinhos dele são como a Dilma: odeiam delatores.
    Mas nós da esquerda progressista não devemos pensar em quem morreu e sim nos três meninos pobres e negros que cometeram esse ato por culpa da sociedade capitalista e racista. Com mais esse crime nas costas é capaz dos coitadinhos ficarem internados por uns dois anos, talvez dois e meio. Imagine como eles vão sair revoltados de lá. A prisão não resolve o problema, seria melhor pedir desculpas e soltá-los de uma vez.

    1. O que você não entendeu do texto?
      Quem está falando em libertar os garotos criminosos? Quem está falando que eles são coitadinhos/
      A crítica contundente é contra as argumentações para a redução da maioridade penal: que menor NÃO é preso, que menor leva vida boa nestes centros de ressocialização, que a prisão os desencorajará de cometer crimes.
      O ocorrido é um exemplo de algo que se tornará corriqueiro com a nova lei, que mandará os menores diretamente para um presídio onde já estão criminosos adultos.
      Agora, se você acredita que lamentar uma morte, de qualquer ser humano que seja, é algo irrelevante, desculpas pelo meu aparte.

  6. Obama, presidente dos Estados Unidos andou visitando presídios federais e conversando com detentos, pois iniciou uma cruzada pela diminuição de condenações a penitenciarias, por crimes de pouca importância e que atinge na maioria jovens negros em condição de desigualdade Social. Fiquei pensando, medida sensata. Mas aqui no Brasil, se alguém do governo agir dessa forma será crucificado pela Mídia e acusado de proteger a bandidagem. Mas quando se trata de investigar contas do HSBC na Suíça ou Sonegação de grandes empresas, a pseudo-moralidade da sociedade brasileira não permite.

  7. A função de uma cunha bem ajustada é dar maior firmeza a várias ferramentas, inclusive às picaretas.
    Hoje certamente o todo poderoso, fará seu pronunciamento e mostrará ao Brasil, que ele e suas picaretas bem ajustadas, são sem dúvida nenhuma a favor do povo.
    Anunciará que aprovou a terceirização do trabalho para todas as funções, a maioridade penal, a “reforma política”, que pretende acabar com o sistema de partilha da Petrobrás, que não vai votar a repatriação de dinheiro no exterior e muitas outras benfeitorias destinadas ao bem estar da população.
    E viva o Brasil e o Congresso Nacional.

  8. Brito, eu li direito, ele delatou e foi trancado com os “parças” (usando um termo do sonegador neymar) ? isso é um erro primário típico de alguns funcionários públicos desse país.

  9. Considerando o que o adolescente fez (JAMAIS pode-se esquecer o que eles fizeram para serem presos), a morte dele dessa forma foi merecida. A única coisa que lamento nesse episódio em particular é que os outros envolvidos no crime não tenham tido o mesmo destino.

    1. Pensando assim, certamente vc. é a favor do métodos do ISIS e Boko Haran. Eles também utilizam estes meios para tratarem de suas justiça.

  10. Regressão à Idade da Pedra.
    Hoje, vemos homens e mulheres, fanáticos religiosos, aplaudindo a morte do rapaz.
    Têm muitos fariseus disfarçados de cristãos.
    Lêem a bíblia mas são analfabetos funcionais, de que adianta?

  11. Fala amigão…queria ver você falar isso na frente de um familiar de um ente perdido por uma ação de um menor.

    Se há um desvio na atuação do agente estatal, não é melhor combater esse desvio do que envolver a responsabilização do menor?
    Muita calma nessa hora.

    1. O Estado não pode se confundir com as vítimas e muito menos agir baseado no sentimento delas. O Estado deve promover justiça e não vingança do tipo dente por dente, olho por olho.
      É isso ou se entregar ao terrorismo.

      1. Concordo com você.
        O Estado não pode aplicar a lei de talião. Para evitar que isso ocorra, existem os instrumentos adequados no que se refere à responsabilização dos agentes que tentaram agir de acordo com tal lei. Essa responsabilização, assim como a responsabilização penal geral, tem, além do caráter punitivo, o caráter educativo e preventivo.
        É mais efetivo punir os agentes de modo a “prevenir” novas condutas do mesmo teor, do que advogar pela não responsabilização dos menores como prega o autor do texto.
        Como eu disse, queria vê-lo advogar de tal maneira na frente de um familiar. Ou melhor, não desejo vê-lo mas o desafio á advogar da mesma maneira se um dia vier a perder um ente por um ato de um menor inimputável.
        Mais uma vez eu digo, o mundo encantado dos cronistas desse blog é perfeito, mas não é o mundo real com o qual devemos lidar e nos preocupar. Ser hipócrita é ser covarde.
        Infelizmente é o que se prega aqui, covardia.

  12. Estou revoltado tanto quanto você, Brito. E concordo com o que você disse sobre se o Gleison estivesse no parlamento. E, como você disse, em nome de Jesus. O que diria o homem Jesus sobre isso? Não o filho de Deus, obviamente,mas, o homem que lutou ao lados dos desvalidos? Certamente estaria dizendo “que monstros que se fizeram em meu nome”.

  13. O caso mencionado é uma coletânea de “tragédias” que como uma bomba relógio, explodiu. Possivelmente, para o caso, é possível que ainda haja estrondos. A Câmara dos horrores (Cunha ainda não caiu oficialmente) e a mídia estão tratando de colocar mais nitroglicerina na sociedade para que situações como foi o caso dessa tragédia da pequena Castelo no Piauí ocorram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *