Serra, claro, critica o leilão. Não vai dar para cumprir o prometido à Chevron

O ex-governador José Serra atacou violentamente o leilão do campo de Libra.

Nada mais esperado.

Afinal, Serra prometeu à senhora Patrícia Pradal, dirigente da petroleira americana Chevron, fazer o pré-sal retornar ao modelo de concessão de Fernando Henrique Cardoso, segundo revelou a Folha, a partir de telegramas secretos da embaixada americana obtidos pelo Wikileaks:

Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

Serra, como se viu no caso do documento em que prometia cumprir o mandato de prefeito até o final, é um homem de palavra. Gosta de prometer e não cumprir.

O tucano, que entende do assunto, classificou como cartel a ausência de concorrentes no leilão e disse que o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em cadeia de TV e rádio teve objetivo apenas “publicitário”.

O mais curioso é que, apesar de dizer isso, afirmou que  “refez as contas apresentadas pela presidente Dilma Rousseff sobre as receitas da exploração do petróleo e que o percentual cai de 85% para 75%”.

Qual é o  escândalo, já que a Presidenta disse exatamente isso, que eram 75% para a União e 10% para a Petrobras?

O que Serra não disse – e não pode dizer – é que o modelo de Fernando Henrique daria um valor pelo menos 15% menor ao Governo Brasileiro. E 15% em um trilhão de dólares são a bagatela de R$ 330 bilhões.

Mas é bom que Serra – que foi, nas palavras do próprio FHC, o grande privatizador da Vale – tenha falado.

Assim, esclarece o povo brasileiro.

Que sabe a quem ele defende.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

      1. Epa, Fernando! tá certo, agora que eu vi que estava em reais. Melhor assim.

        Abço

        PS: Fernando, aproveitando tua atenção, poderias fazer um post sobre a posição do Fernando Siqueira, que confesso desconhecer e do Gabrielli, que confesso não entender, ao contrário do Sauer, o da Cavabras, que é compreensível.

  1. Enquanto Dilma trabalha, que mais eles podem fazer alem de resmungar! Ainda mais que todo mundo sabe que estao queimadacos.

  2. Vejam só: Marina, Campos, Aécio e Serra reclamando diariamente. Só reclamando, enquanto a Dilma trabalha e mostra resultados.

    Fala sério! Quem só reclama ganha o quê? Chama a atenção de quem?

    Que esse Quarteto Bundástico continue assim. O PiG acha que estão ajudando-os, divulgando suas baboseiras facilmente verificáveis,na verdade está queimando-os cada vez mais.

  3. O PT se estruturou com quadros de competencia reconhecida e trabalha. JA oposicao e isso que a gente esta vendo. Um puxando o tapete do outro. Segura essa Pig.

  4. já que o assunto leilão domina os blogs sujos, vou comentar sobre o assunto.
    Primeiro, nunca vi a mídia com tanta inveja. Meu Deus! É muito negativismo, o rancor é nítido. A mesma coisa é a posição, a tucanada está muito mordida.!
    Sendo direto: eu preferia que não houvesse leilão e que a Petrobrás explorasse 100% do campo de Libra.
    Mas não dá pra dizer que é a mesma coisa que privatização da era tucana!!
    Vou resumir. Antes era assim: “venham cá, oh amigas do mercado! explorar nossas riquezas, COMPRANDO definitivamente uma estatal altamente lucrativa e ficarem mais ricas. A gente cobra bons impostos e investimos no país” . E investiam? hahahaha… como ja ouvi: “venderam as joias e endividaram a família.”
    Agora é assim: “venham cá empresas parceiras, explorar nossas riquezas e ficaram mais ricas, com supervisão do estado brasileiro. Onde a parte cobrada pelo governo (maior que nas privatizações) será OBRIGATORIAMENTE, por lei, usada pra o desenvolvimento do país. A maior parte dos empregos gerados deverão ser criados no país, por isso a exigência de conteúdo interno. Resumindo: quem manda é o interesse nacional”
    Onde da pra imaginar que o primeiro modelo era melhor, eu não sei!
    Agora, cabe a todo mundo, inclusive a mída (mas não espero isso dela), cobrar pra que o segundo modelo seja realmente executado: dinheiro pra educação e saúde. E nada impede de se discutir civilizadamente como melhorar este modelo atual para os outros campos do pré-sal.

  5. O poder economico, acostumado a so fazer bandalha nesse Pais, foi surpreendido pela competencia de um simples torneiro mecanico. Agora o contraste e nitido. Segura essa Pig.

  6. É verdade, a privatização do PT é melhor que a do PSDB, mas mesmo assim é privatização. Não vamos nem comentar o que a Dilma prometeu na campanha eleitoral sobre o pré-sal.

    1. Cara, se manca, você não sabe nem o que é privatização!! Privatizar é passar à propriedade privada. Como pode ser privatização se a Petrobras tem sua parte, é a única operadora, tem uma estatal, a PPSA, com poder de veto sobre qualquer decisão e o óleo pertence à união?. Não dando certo o negócio, o campo é devolvido à união, aliás, como já aconteceu anteriormente com o mesmo campo antes da descoberta do pré-sal. Pô, o Psol não tem seus blogs, não? Vai para lá encher a paciência vai!!

    2. E mais, se esse seu conceito fosse real, a Petrobras já seria considerada privatizada, pois tem 30% dela na mão de estrangeiros(graças a FHC).
      Privatizar:realizar a aquisição ou incorporação de (empresa do setor público) por empresa privada;colocar sob o controle de empresa particular a gestão de (bem público).
      Privatização:ato ou efeito de privatizar ; 2:transferência do que é estatal para o domínio da iniciativa privada; desestatização.( a Petrobras e a PPSA controlam toda a operação em libra e têm uma boa parte dos lucros).
      Privatizado:tornado propriedade privada;2: gerido por empresa privada.(quem irá gerir o campo? Uma empresa privada ou uma estatal?)
      Historinha sobre libra:
      Você deixa cair uma mala cheia de barras de ouro no fundo de um rio.
      você não tem como buscá-la.
      A mala com as barras vale 4 milhões.
      você é milionário? sim ou não?
      Aí aparece um mergulhador com duas roupas de mergulho.
      Ele te dá uma.
      vocês descem juntos e recuperam a maleta.
      vocês dividem o conteúdo em partes quase iguais.
      pergunta:
      Agora, você é ou não um milionário? sim ou não?

      Os psolentos queriam deixar essa riqueza lá em baixo, esperando talvez vinte anos até a Petrobras ter capital para ir buscá-la.( isso se os estados unidos, que não reconhecem nossas 200 milhas, não mandassem para cá sua quarta frota). E se mandam e acontece como acontece com as ilhas Malvinas na argentina?

      Outra Pergunta: será que daqui a vinte anos o petróleo terá todo esse valor e essa importância?

  7. Adeus Aécio Never

    O ex-governador José Serra deflagrou ontem estratégia de colar sua agenda na do senador Aécio Neves (MG), favorito para disputar a Presidência em 2014 pelo PSDB.

    Serra se antecipou ao rival mineiro e apareceu, de última hora, em evento com prefeitos do interior paulista. O mesmo encontro fará parte, amanhã, de uma ofensiva de Aécio para ganhar terreno no eleitorado de São Paulo.

    Estou disponível para o partido ‘para o que der e vier’, diz Serra
    Concorrentes comemoram resultado de pesquisa sobre corrida presidencial

    O mineiro fará o encerramento do 7º Congresso de Prefeitos do Noroeste Paulista, na cidade de Olímpia (SP).

    Aécio e seus aliados foram surpreendidos com a presença do ex-governador na abertura do evento. Serra confirmou a ida na véspera e sua palestra não constava na programação inicial.

    Nas palavras de um interlocutor, Serra deverá adotar uma espécie de marcação “homem a homem” no senador. O objetivo, de acordo com serristas, é construir um discurso alternativo ao de Aécio dentro do partido.

  8. Cerra e o outro, já fazem parte de um passado politico que nunca mais voltará, só aparecem na mídia para serem ridicularizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *