Serra propôs arranjo em licitação, diz documento da Siemens

A Folha publica hoje o primeiro dos muitos indícios que vão ser revelados sobre o envolvimento de José Serra neste caso do escândalo Siemens-Alstom.

Diz que há um e-mail de um executivo da Siemens a seus superiores relatando uma conversa em que José Serra, governador do Estado, e o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, dizem ao diretor de Sistemas de Transporte da Siemens,  Nelson Branco Marchetti (foto maior) que apoiariam uma composição entre a empresa e a espanhola CAF, vencedora de uma licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos para a compra de 40 trens.

A mensagem, quase que certamente, é de Marchetti para Adilson Primo, presidente brasileiro da Siemens e seu superior, portanto.

Nenhum dos dois é ouvido na matéria, ou, pelo menos, para esta matéria. Porque ambos estão facilmente localizáveis.

O encontro se deu em março de 2008, num congresso sobre ferrovias de alta velocidade, patrocinado pela própria Siemens, em Amsterdã.

O fotógrafo Marcio Nel Cimatti, da Folha, registrou em imagens a presença de ambos, Serra e Portella, no evento. E, embora o jornal não as aproveite em sua edição de hoje, elas estão no Flickr de Marcio. Reproduzo as imagens dos dois em Amsterdã  nas fotos menores, que estão abertas ao público

Serra diz que no encontro a licitação estava terminada.

É bom lembrar que, àquela altura, o caso Alstom já tinha estourado no Wall Street Journal e quem estava se mexendo certamente o fazia com muitos cuidados.

O que, de resto, não vai adiantar nada se a imprensa continuar a fazer o que está fazendo agora: apurar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Alckmin, Serra, Aecio, Arruda, Roriz e outros envolvidos, devem estar ligando para seus protetores no STJ e no STF, pedindo para trancar os processos por mais 30 anos??? Quanto ao MPE/SP todos até o meu cachorro sabe que eles todos sao comprados por R$1,99 à 20 anos pelo PSDB, DEM, PSD, PPS, PMDB!!! Talvez os paulistanos e brasileiros de sorte com o novo PGR e os novos ministros no STF(exceçao do FUX, WEBER que sabemos que sao da quadrilha)
    Esperamos que a PF faça um bom trabalho e nao se deixe comprar por R$ 1,99….ESSES LADROES tem que ir para cadeia e devolver o que foi roubado do POVO!!

Os comentários estão desabilitados.