Singer: Barbosa é o candidato do Partido do Judiciário

savona

Excelente o artigo, hoje, de André Singer, na Folha. Do ponto de vista do significado que transcende personagens, perfeito. Creio, apenas, que, na Inquisição brasileira, as vaidades ardem nos corpos, mais que nas fogueiras, dos nossos Savonarola.

Ideia fixa

André Singer, na Folha

No feriado de 15 de novembro de 2013, o então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, mandou prender três figuras nacionais do PT: José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. Tratava-se de evidente jogada com fins políticos. 

“O fato de ser a data da comemoração da República completa o simbolismo ideal para um possível futuro candidato a chefe do Executivo”, escrevi nesta coluna no dia seguinte.

Passados quatro anos, na véspera do prazo se esgotar, o ex-ministro do STF filiou-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), de modo a talvez cumprir o vaticínio e concorrer à Presidência da República. A escolha do PSB é ad hoc. Diversas legendas poderiam servir de veículo para o plano concebido no julgamento da Ação Penal 470.

Dirigentes da sigla fundada por Miguel Arraes se queixam de não saber quais são as ideias de Barbosa. Na realidade, ninguém as conhece, talvez porque elas não sejam necessárias. 

Tendo se transformado numa celebridade da mídia no processo do mensalão, Barbosa encarna o princípio de que a Justiça deve ser igual para todos, o qual constitui o lema único do PJ (Partido da Justiça), a sua verdadeira agremiação.

Sendo negro, de origem pobre e eleitor de Lula, completa-se o perfil imaginário supostamente capaz de substituir o do próprio ex-mandatário, agora preso. Pró-forma haverá um programa, mas a tendência é Barbosa entregar a economia aos que dela entendem, concentrando-se em distribuir “justiça” em todo o Brasil.

A candidatura do ex- relator do mensalão é a consequência natural do trabalho metódico contra a o establishment partidário posto em prática pelo PJ desde 2012.

Os seus gestos espalhafatosos contribuíram para que houvesse junho de 2013. Depois das grandes manifestações vieram, et pour cause, as prisões midiáticas já citadas. Sergio Moro aprendeu com ele e, no Dia da Proclamação da República de 2014, os jornais noticiavam a detenção de 23 donos ou dirigentes de empreiteiras com negócios na Petrobras.

O cientista político Luiz Werneck Vianna entendeu que se tratava de um “tenentismo togado”, o qual se distinguiria do tenentismo dos anos 1920 e 1930 por não ter um programa para o Brasil. O combate à corrupção é, sem dúvida, meritório, e merece aplausos. Mas transformá-lo em objetivo único constitui biombo para esconder conflitos de fundo.

Dado o arraso causado pela sequência mensalão-Lava Jato, era provável que o PJ apresentasse um candidato para ocupar o vazio que ele mesmo criou. Do ângulo estritamente eleitoral, pode dar certo. Outra coisa é saber se será capaz de construir um rumo coletivo para nos tirar da crise.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

45 respostas

  1. O candidato da direita é Al Ckmin. Essas tranqueiras que andam jogando no ventilador são só para embolar o meio de campo. Agora, é de morrer de rir esta ideia que os midiotas tem de qualquer um pode governar um país como o brazil.

    1. Exatamente. E não tem rumo, não há propostas. Apenas um justicialismo baseado no domínio do fato deturpado e no código penal de cUritiba (nada mais).

  2. Nordestino de origem pobre e mulher (ex guerrilheira) que ocuparam o poder nacional não tiveram o reconhecimento da elite. Vamos ver se negro pequeno burguês empolado e de formação superior, terá sua vez como chefe do executivo nacional. Se tiver, é para ser usado como moço de seus recados. Mas tenho certeza que uma boa parte da classe média, que odeia pobre e preto, vai torcer o nariz. A mídia terá que continuar como o melhor aparelho ideológico do estado ultraliberal, a convecer esses putos que o negro em questão tem “uma alma branca”, coloca petistas na cadeia e, que afinal não se trata de uma questão de cor, mas de dor, sobretudo para os ” vermelhos” com uma estrelinha branca.

  3. A Casta Judicial, com Auxílio Moradia e tudo, já tem seu Partido Político “pirata”, o PJ, Partido do Judiciário, e seu candidato “idem”, Joaquim “Mensalão” Barbosa.

    Mais um oportunista político extraído dos autos processuais, como o tal do “Afonso do Triplex do Guarujá”.

    Mas Joaquim Barbosa pra pertencer ao estrito grupo de presidenciáveis, deveria antes banhar-se na água benta dos “puros de alma e propósitos”, explicando direitinho aquela compra de um apartamento em Miami, EUA, quando ainda Presidente do STF, na qual se utilizou da montagem de uma empresa no exterior só para esse fim e burla do fisco.

    O vestal PJ e seu candidato já entram no páreo eleitoral com um tremendo “telhado de vidro”

    Triste e inconsolável deverá estar o saudoso Miguel Arraes em sua morada eterna, que vê seu outrora resistente PSB, reduzido a um escaninho do judiciário brasileiro.
    #JustiçaVergonhaNacional

    1. Bem, eu não ia falar nada não, mas a destruição do partido fundado por Arraes começou pelo próprio neto dele…

  4. ——O combate à corrupção é, sem dúvida, meritório, e merece aplausos——-

    Continuamos caindo na trampa de propaganda dos golpistas,NÃO EXISTE ,NUNCA EXISTIU O COMBATE A CORRUPÇÃO,ELA SEMPRE FOI A ARMA UTILIZADA (o AK 47) pelos que EXECUTAM HOJE O DESMONTE DO BRASIL.
    Se isso for verdade teríamos processos constitucionalmente CORRETOS e eles abarcariam todo o espectro do poder.TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS,EMPRESÁRIOS,JUDICIÁRIO,FARDADOS ,PF E ASSIM POR DIANTE.
    Não teria havido o desmonte PROPOSITAL de empresas brasileiras que concorriam e ganhavam das grandes empresas americanas,exemplos sobram.
    A PROPAGANDA DO COMBATE A CORRUPÇÃO É TÃO CRIMINAL QUE FAZ ACREDITAR AS PESSOAS ,QUE ESSA PALHAÇADA QUE ESTÁ SENDO EXECUTADA É O MÁXIMO A QUE PODEMOS ASPIRAR NO COMBATE AOS LADRÕES DO ESTADO,AOS QUE METEM A MÃO NOS NOSSOS BOLSOS.
    SÓ ME RESTA DIZER AOS “COMBATENTES DA CORRUPÇÃO”,VÃO PRA PUTA QUE PARIO ,DELINQUENTES !!!!!!!!!!!

    1. Concordo. Esse discurso anti-corrupção é falso moralista, essa linha “cansei” é pura demagogia!. Ninguem é a favor da corrupção. Corrupção é uma coisa indefensável para toda pessoa normal, para qualquer sociedade. Simplesmente há quem a pratique e quem não a pratique. Chega dessa conversa hipócrita, MBL, lavajateira e oportunista de “sou contra a corrupção”!

    2. CONTAM ATÉ COM O APOIO DAS PATRIÓTICAS FORÇAS ARMADAS…….KKKKK!
      AQUI, AGORA, O DISCURSO DOS GENERAIS É PURAMENTE MORAL…. MAS É APENAS UM DISCURSO VAZIO, ENQUANTO PERMITEM O SAQUE DOS ESTRANGEIROS À SOBERANIA NACIONAL… ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA PASSA!
      ENTREGARAM TUDO AOS YANKEES! O PATRIMÔNIO DO PRÉ-SAL, A INDÚSTRIA PESADA, A ENGENHARIA NACIONAL, A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO POVO…. E, INIMAGINÁVEL, AS FORÇAS ARMADAS ENTREGARAM TAMBÉM AS ARMAS AOS IANQUES……!
      SIM, ACEITARAM ACADELADAMENTE A ENTREGA DA EMBRAER… DO PROJETO DO SUBMARINO NUCLEAR… DA BASE DE ALCÂNTRA… O PROJETOS DOS SATÉLITES BRASILEIROS (QUE GARANTIAM A SOBERANIA AÉREA…), OS PROJETOS DOS CAÇAS GRIPEN, ENTRE OUTROS PROJETOS! ENFIM…… MILITARES QUE ACEITAM, A PLENA, TOTAL E DOCE SUBMISSÃO AO IMPÉRIO IANQUE….. PREFEREM VIVER COMO ESCRAVOS, DO QUE MORRER LIVREMENTE!
      LEMBRAM OS EXÉRCITOS DAS NAÇÕES CONQUISTADAS PELA ROMA ANTIGA… TODOS REZAVAM O MESMO HINO:
      AVE CAESAR! MORITURUM TE SALUTANT!

    3. Pois é, a arapuca do “combate a corrupção” ainda pega e se propaga… Enquanto isso o fosso de desigualdade entre classes só aumenta, “combate a corrupção” é como uma palavra “religiosa” que une fanáticos. Uma pena!

    4. Concordo plenamente! Que nojo! A lava jato nunca foi séria!!!! É tudo que vc escreveu e muito mais de negativo para o Brasil e brasileiros!

  5. BARBOSA ,QUE POR SUA CONDIÇÃO DE VÍTIMA DO SISTEMA RACISTA E EXCLUDENTE QUE IMPERA NO BRASIL DESDE SEU NASCEDOURO ,FAZ DA SUA TRAIÇÃO AOS SEUS COMPANHEIROS DE LUTA ,ALGO ABSOLUTAMENTE ABERRANTE,ASQUEROSO. ( existem poucas coisas mais nojentas que um traidor).
    Barbosa volte pro seu lugar,ele foi bem ganho,como servidor da casa grande ,seu lugar É A LATA DO LIXO.

  6. Ser candidato da justiça no cenário político-presidencial, por si só já desmerece o candidato aos olhos do mundo e de significativa parcela da população brasileira. Com esta estratégia, será que banda podre do judiciário comprometida com o golpe pretende institucionalizar a justiça de exceção?

  7. Mas , já vem com todos os vícios dos demais . 1ª Condenar por achar que a ” visane ” , administradora de cartões operando junto com banco do Brasil se torna uma empresa pública , os chacais tomarão conta da economia como um todo , 2ª o apartamento comprado em Maiami ainda não foi explicado . Precisa se de um dossiê mais detalhado do Joaquim .

  8. O se plano se encaixa na tendência Globalista de substituir questões ideológicas pelas de raça, gênero, religião.
    Mesmo não tendo feito nada para negros pobres dos EUA, a negritude de Obama funcionou como blindagem contra críticas. Foi incensado pela imprensa Golpista do Brasil. Claro, o primeiro dedo Americano no Golpe foi dele: a Embaixadora Lilliana Ayalde.
    Barboosa é negro, de alma branca segundo Barroso. Resta saber se os Brasileiros vão engolir que é Obama misturado com Mandela. Pra mim é só Capitão do Mato Ilustrado. Mandela é Lula.

  9. Corrupção é como vento, brisa ou furacão,
    que não se sabe de onde vem nem para onde vai.
    TODO O LEGAL É AMORAL NUMA SOCIEDADE INJUSTA.
    $edução, li$onja$, suborno, leno$$ínio, meretrí$$io,
    $aquear povo, cofre$ público$, ben$ comun$ tangívei$ e intangívei$,
    privatizar lucro, MANDAR PÚBLICO PARA A PRIVADA
    democratizar prejuízo integram o $i$tema.
    Levar vantagem em tudo, certo ?
    Expropriar mais valia.
    Quem desdenha quer comprar pelo menor preço e vender pelo maior.
    Partidos sempre repartiram Repartições – equipamentos, instalações, pessoal, finanças.
    E quem parte reparte e fica com a pior parte é bobo ?
    Do Bobo da Corte à Industria da Bobagem.
    …e la nave va.

  10. Barbosa é um player igual blablarina … sem nenhum programa ou idéia para um futuro governo… basta um debate, que o mesmo se desmanchará igual chuva de verão…
    Infelizmente sua plataforma única (lei é para todos) é uma mentira deslavada, é uma justissinha que não respeita a constituição (lei maior do país) para atender suas convicções corruptas e criminosas.

  11. Juíza Carolina Moura Lebbos, formada em direito em 2004 e juíza federal desde 2011. Não tem quinze anos de formada, não tem dez anos como magistrada e já acumula um colossal poder. Colocou no seu curriculum o impedimento de acesso de 9 governadores e de um Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, que mereceu da juíza apenas a “cordial” frase: “problema do Esquivel se ele está só de passagem”.
    Fico com a frase de Leonardo Boff: “A glória do mundo é transitória, juíza. Há de chegar um tempo em que até os criados irão abandonar a meritíssima. Orai”.
    Segue um vídeo bem emocionante do acampamento do Lula e encerro com os versos de uma musica entoada no vídeo:
    “Estamos todos Juntos
    sozinho nunca estive
    Por Lula vale a luta
    Queremos Lula Livre”.
    https://www.youtube.com/watch?v=O0Kc8-IOlG4

  12. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Surgem indícios de que o presidente Lula possa indicar Ciro Gomes como candidato à presidência da República.
    Gleisi Hoffman, a vice? Ou mesmo o Fernando Haddad?
    Leitura inicial do matuto velho:
    depois das últimas atitudes do Ciro Gomes, o complicado agora é a militância assimilar o Ciro Gomes candidato à presidente, ainda que com o apoio do eterno presidente Lula.
    Caso haja aceitação, vitória em primeiro turno!
    Num eventual segundo turno com o apoio do PSOL, PC do B, PCO, PDT.. O apoio do senador Roberto Requião, UNE, centrais sindicais… A vitória seria inexorável!

    IMPORTANTE:
    será que esta decisão poderia abreviar a prisão política do eterno presidente Lula?

    ***

    Lula pede para receber visita de Ciro Gomes na cadeia

    Sábado, 21 de Abril de 2018 – 07:40

    (…)

    FONTE: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/221108-lula-pede-para-receber-visita-de-ciro-gomes-na-cadeia.html?utm_source=principal&utm_medium=link&utm_campaign=destaques

    1. Lula j´fez a bobagem de se entregar. Duas bobagens em tão curto espaço de tempo seria insuportável até para os seus mais fanáticos seguidores.

    2. Não há o menor fiapo de indício que aponte para a ideia estapafúrdia de Lula indicar um substituto para sua candidatura escolhida pelo seu próprio partido, o PT, e muito menos indicar como seu eventual substituto um candidato de direita (no caso, Ciro Gomes). Em primeiro lugar por quê um candidato indicaria outro para seu lugar? E, segundo, o candidato do PDT (partido de direita que votou a favor do impedimento ilegal da Presidenta Dilma e a favor de todos os hediondos projetos do regime golpista enviados ao Congresso) é um declarado e assumido anti-Lulista:

      https://www.conversaafiada.com.br/politica/joaquim-xavier-ate-tu-ciro

      http://www.causaoperaria.org.br/7-frases-que-provam-que-ciro-gomes-e-um-candidato-golpista/

  13. A mídia, as elites e o judiciário vão maquiar quem eles quiserem colocar no poder, pelo tempo que eles quiserem, como fizeram com o Collor. Vão pintar o sujeito de branco ou preto, conforme o que for mais palatável, tudo sempre para tirar a esquerda, o Lula em especial, do caminho. Depois quando não lhes servir mais eles tiram, é só inventar que foram uns tais de cara pintada que fizeram isso. Simples assim. Isso vai se repetir enquanto o povo aceitar ser o bobo da corte.

  14. Depois tem gente que critica os rapazes do Duplo Expresso. Há mais de seis meses eles alertam para a desgraça que seria a implantação de uma Juristocracia no Brasil. Esta seria a píor de todas as ditaduras.
    Ah, eles também acusam líderes do PT de fingirem proteger o Lula. Eu acho que eles estão certos.

  15. Sempre que se mencionar a palavra “corrupção”, deveria ficar claro nos textos que este não é o nosso maior problema e sim o da DESIGUALDADE. O “combate à corrupção” deveria ficar restrito à investigação das instituições do sistema judicial que abriga várias diferentes quadrilhas disputando o poder e o butim do golpe.

    1. Pra todo lado, nas entre linhas, tem essa merda do tal combate. A nossa esquerda adora falar isso. Foi deposta e pra cadeia por endossar com suas indicações, votações e controle remoto.

  16. A pergunta é quem bancou a filiação do carrasco no PSB por cima dos governadores, que são a força política maior do PSB, provavelmente deputados e senadores coxinhas. E dirigentes sem voto, não vai ter um voto de governador. É capaz de não ter palanque na Paraíba e Pernambuco.

  17. Para governar o Brasil é preciso um programa de governo, e não um discurso moralista colocando a corrupção como o maior de todos os males.

  18. Muitos anos atrás, na época da caçada ao José Dirceu, assisti a uma entrevista com esse Joaquim Barbosa. O entrevistador bonzinho tentava levantar a bola para JB. Não saía NADA. Um pensamento, uma idéia, nada, nada, nada. E olha que não houve confronto, foi uma entrevista camarada. Uma completa perda de tempo. Uma pessoa VAZIA.

  19. O Barbosa o protetor dos tucanos para ser PSDB, só faltava a dor nas costas do SERRA…
    LULA LIVRE

  20. PARTIDO NAZI-JUSTICIALISTA FASCISTA MAÇÔNICO ENTREGUISTA DO BRASIL!
    COM STF, MPF, PF, E TUDO MAIS……
    VÃO SOBRAR BOLSINHAS …………

  21. VAMOS APROVEITAR, PARA COMEÇO, PERGUNTANDO AO CANDIDATO JB COMO ELE EXPLICA O AP DE MIAMI A 10 DÓLARES. DEPOIS, QUE EXPLIQUE O PORQUE ESCONDEU O RELATORIO 2484 QUE INONCENTAVA JD E COMO ELE VÊ O VOTO DA MINISTRA WEBER QUE ADMITIU NO SEU VOTO QUE JD ERA INOCENTE E MESMO ASSIM VOROU CONTRA. A VERGONHA JURÍDICA COMEÇOU C AP470.

  22. Mas então a Teoria do Domínio dos Fatos não condena Joaquim, Moro et caterva por crime de lesa pátria? Precisa desenhar? Prendam essa corja! Ora pois….

  23. Tem que perguntar ao Prefeito de Miame se não tinha ninguém melhor pra mandar pra ser Presidente do Brasil. Nem precisa falar português.

  24. Quando leio qualquer bom artigo e que de repente defende a “leva jeito” , não compartilho o texto!! Já que na realidade essa é uma forma de auto-censura. Pois, falou mal da maldita leva jeito e o sujeito pode ser perseguido pelos savonarolas brasileiros canalhas entreguistas lesas-pátria do partido da (in) justiça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.