Singer: Barbosa é o candidato do Partido do Judiciário

Excelente o artigo, hoje, de André Singer, na Folha. Do ponto de vista do significado que transcende personagens, perfeito. Creio, apenas, que, na Inquisição brasileira, as vaidades ardem nos corpos, mais que nas fogueiras, dos nossos Savonarola.

Ideia fixa

André Singer, na Folha

No feriado de 15 de novembro de 2013, o então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, mandou prender três figuras nacionais do PT: José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. Tratava-se de evidente jogada com fins políticos. 

“O fato de ser a data da comemoração da República completa o simbolismo ideal para um possível futuro candidato a chefe do Executivo”, escrevi nesta coluna no dia seguinte.

Passados quatro anos, na véspera do prazo se esgotar, o ex-ministro do STF filiou-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), de modo a talvez cumprir o vaticínio e concorrer à Presidência da República. A escolha do PSB é ad hoc. Diversas legendas poderiam servir de veículo para o plano concebido no julgamento da Ação Penal 470.

Dirigentes da sigla fundada por Miguel Arraes se queixam de não saber quais são as ideias de Barbosa. Na realidade, ninguém as conhece, talvez porque elas não sejam necessárias. 

Tendo se transformado numa celebridade da mídia no processo do mensalão, Barbosa encarna o princípio de que a Justiça deve ser igual para todos, o qual constitui o lema único do PJ (Partido da Justiça), a sua verdadeira agremiação.

Sendo negro, de origem pobre e eleitor de Lula, completa-se o perfil imaginário supostamente capaz de substituir o do próprio ex-mandatário, agora preso. Pró-forma haverá um programa, mas a tendência é Barbosa entregar a economia aos que dela entendem, concentrando-se em distribuir “justiça” em todo o Brasil.

A candidatura do ex- relator do mensalão é a consequência natural do trabalho metódico contra a o establishment partidário posto em prática pelo PJ desde 2012.

Os seus gestos espalhafatosos contribuíram para que houvesse junho de 2013. Depois das grandes manifestações vieram, et pour cause, as prisões midiáticas já citadas. Sergio Moro aprendeu com ele e, no Dia da Proclamação da República de 2014, os jornais noticiavam a detenção de 23 donos ou dirigentes de empreiteiras com negócios na Petrobras.

O cientista político Luiz Werneck Vianna entendeu que se tratava de um “tenentismo togado”, o qual se distinguiria do tenentismo dos anos 1920 e 1930 por não ter um programa para o Brasil. O combate à corrupção é, sem dúvida, meritório, e merece aplausos. Mas transformá-lo em objetivo único constitui biombo para esconder conflitos de fundo.

Dado o arraso causado pela sequência mensalão-Lava Jato, era provável que o PJ apresentasse um candidato para ocupar o vazio que ele mesmo criou. Do ângulo estritamente eleitoral, pode dar certo. Outra coisa é saber se será capaz de construir um rumo coletivo para nos tirar da crise.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • O candidato da direita é Al Ckmin. Essas tranqueiras que andam jogando no ventilador são só para embolar o meio de campo. Agora, é de morrer de rir esta ideia que os midiotas tem de qualquer um pode governar um país como o brazil.

  • Mas como já dizia o nosso nobre filósofo, antes têm que combinar com russos.

    • Exatamente. E não tem rumo, não há propostas. Apenas um justicialismo baseado no domínio do fato deturpado e no código penal de cUritiba (nada mais).

  • Nordestino de origem pobre e mulher (ex guerrilheira) que ocuparam o poder nacional não tiveram o reconhecimento da elite. Vamos ver se negro pequeno burguês empolado e de formação superior, terá sua vez como chefe do executivo nacional. Se tiver, é para ser usado como moço de seus recados. Mas tenho certeza que uma boa parte da classe média, que odeia pobre e preto, vai torcer o nariz. A mídia terá que continuar como o melhor aparelho ideológico do estado ultraliberal, a convecer esses putos que o negro em questão tem "uma alma branca", coloca petistas na cadeia e, que afinal não se trata de uma questão de cor, mas de dor, sobretudo para os " vermelhos" com uma estrelinha branca.

  • A Casta Judicial, com Auxílio Moradia e tudo, já tem seu Partido Político "pirata", o PJ, Partido do Judiciário, e seu candidato "idem", Joaquim "Mensalão" Barbosa.

    Mais um oportunista político extraído dos autos processuais, como o tal do "Afonso do Triplex do Guarujá".

    Mas Joaquim Barbosa pra pertencer ao estrito grupo de presidenciáveis, deveria antes banhar-se na água benta dos "puros de alma e propósitos", explicando direitinho aquela compra de um apartamento em Miami, EUA, quando ainda Presidente do STF, na qual se utilizou da montagem de uma empresa no exterior só para esse fim e burla do fisco.

    O vestal PJ e seu candidato já entram no páreo eleitoral com um tremendo "telhado de vidro"

    Triste e inconsolável deverá estar o saudoso Miguel Arraes em sua morada eterna, que vê seu outrora resistente PSB, reduzido a um escaninho do judiciário brasileiro.
    #JustiçaVergonhaNacional

    • Bem, eu não ia falar nada não, mas a destruição do partido fundado por Arraes começou pelo próprio neto dele...

  • ------O combate à corrupção é, sem dúvida, meritório, e merece aplausos-------

    Continuamos caindo na trampa de propaganda dos golpistas,NÃO EXISTE ,NUNCA EXISTIU O COMBATE A CORRUPÇÃO,ELA SEMPRE FOI A ARMA UTILIZADA (o AK 47) pelos que EXECUTAM HOJE O DESMONTE DO BRASIL.
    Se isso for verdade teríamos processos constitucionalmente CORRETOS e eles abarcariam todo o espectro do poder.TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS,EMPRESÁRIOS,JUDICIÁRIO,FARDADOS ,PF E ASSIM POR DIANTE.
    Não teria havido o desmonte PROPOSITAL de empresas brasileiras que concorriam e ganhavam das grandes empresas americanas,exemplos sobram.
    A PROPAGANDA DO COMBATE A CORRUPÇÃO É TÃO CRIMINAL QUE FAZ ACREDITAR AS PESSOAS ,QUE ESSA PALHAÇADA QUE ESTÁ SENDO EXECUTADA É O MÁXIMO A QUE PODEMOS ASPIRAR NO COMBATE AOS LADRÕES DO ESTADO,AOS QUE METEM A MÃO NOS NOSSOS BOLSOS.
    SÓ ME RESTA DIZER AOS "COMBATENTES DA CORRUPÇÃO",VÃO PRA PUTA QUE PARIO ,DELINQUENTES !!!!!!!!!!!

    • Isso mesmo mesmo, a lava jato foi usada para sabotar a economia brasileira.

    • Concordo. Esse discurso anti-corrupção é falso moralista, essa linha "cansei" é pura demagogia!. Ninguem é a favor da corrupção. Corrupção é uma coisa indefensável para toda pessoa normal, para qualquer sociedade. Simplesmente há quem a pratique e quem não a pratique. Chega dessa conversa hipócrita, MBL, lavajateira e oportunista de "sou contra a corrupção"!

    • CONTAM ATÉ COM O APOIO DAS PATRIÓTICAS FORÇAS ARMADAS.......KKKKK!
      AQUI, AGORA, O DISCURSO DOS GENERAIS É PURAMENTE MORAL.... MAS É APENAS UM DISCURSO VAZIO, ENQUANTO PERMITEM O SAQUE DOS ESTRANGEIROS À SOBERANIA NACIONAL... ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA PASSA!
      ENTREGARAM TUDO AOS YANKEES! O PATRIMÔNIO DO PRÉ-SAL, A INDÚSTRIA PESADA, A ENGENHARIA NACIONAL, A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO DO POVO.... E, INIMAGINÁVEL, AS FORÇAS ARMADAS ENTREGARAM TAMBÉM AS ARMAS AOS IANQUES......!
      SIM, ACEITARAM ACADELADAMENTE A ENTREGA DA EMBRAER... DO PROJETO DO SUBMARINO NUCLEAR... DA BASE DE ALCÂNTRA... O PROJETOS DOS SATÉLITES BRASILEIROS (QUE GARANTIAM A SOBERANIA AÉREA...), OS PROJETOS DOS CAÇAS GRIPEN, ENTRE OUTROS PROJETOS! ENFIM...... MILITARES QUE ACEITAM, A PLENA, TOTAL E DOCE SUBMISSÃO AO IMPÉRIO IANQUE..... PREFEREM VIVER COMO ESCRAVOS, DO QUE MORRER LIVREMENTE!
      LEMBRAM OS EXÉRCITOS DAS NAÇÕES CONQUISTADAS PELA ROMA ANTIGA... TODOS REZAVAM O MESMO HINO:
      AVE CAESAR! MORITURUM TE SALUTANT!

    • Pois é, a arapuca do "combate a corrupção" ainda pega e se propaga... Enquanto isso o fosso de desigualdade entre classes só aumenta, "combate a corrupção" é como uma palavra "religiosa" que une fanáticos. Uma pena!

    • Concordo plenamente! Que nojo! A lava jato nunca foi séria!!!! É tudo que vc escreveu e muito mais de negativo para o Brasil e brasileiros!

  • BARBOSA ,QUE POR SUA CONDIÇÃO DE VÍTIMA DO SISTEMA RACISTA E EXCLUDENTE QUE IMPERA NO BRASIL DESDE SEU NASCEDOURO ,FAZ DA SUA TRAIÇÃO AOS SEUS COMPANHEIROS DE LUTA ,ALGO ABSOLUTAMENTE ABERRANTE,ASQUEROSO. ( existem poucas coisas mais nojentas que um traidor).
    Barbosa volte pro seu lugar,ele foi bem ganho,como servidor da casa grande ,seu lugar É A LATA DO LIXO.

  • Ser candidato da justiça no cenário político-presidencial, por si só já desmerece o candidato aos olhos do mundo e de significativa parcela da população brasileira. Com esta estratégia, será que banda podre do judiciário comprometida com o golpe pretende institucionalizar a justiça de exceção?

  • Mas , já vem com todos os vícios dos demais . 1ª Condenar por achar que a " visane " , administradora de cartões operando junto com banco do Brasil se torna uma empresa pública , os chacais tomarão conta da economia como um todo , 2ª o apartamento comprado em Maiami ainda não foi explicado . Precisa se de um dossiê mais detalhado do Joaquim .

  • O se plano se encaixa na tendência Globalista de substituir questões ideológicas pelas de raça, gênero, religião.
    Mesmo não tendo feito nada para negros pobres dos EUA, a negritude de Obama funcionou como blindagem contra críticas. Foi incensado pela imprensa Golpista do Brasil. Claro, o primeiro dedo Americano no Golpe foi dele: a Embaixadora Lilliana Ayalde.
    Barboosa é negro, de alma branca segundo Barroso. Resta saber se os Brasileiros vão engolir que é Obama misturado com Mandela. Pra mim é só Capitão do Mato Ilustrado. Mandela é Lula.

  • Candidatura da farsa dos golpistas vendidos aos americanos.

Related Post