Só dois dias depois, Folha pede que entrevista seja liberada

Dois dias depois de ter sido censurada, afinal a Folha reage.

Pede a Ricardo Lewandowski que mande cumprir a ordem de  permitir a entrevista de  Lula que autorizou na sexta-feira.

Provavelmente obterá a ordem, porque o despacho de Luiz Fux, ao que parece, é inepto do princípio ao fim.

Salvo um arranjo, o presidente do STF, Dias Tóffoli, não poderá dizer que estava ausente, pois estava em São Paulo que, ao que conste, é território nacional.

O presidente da República não transfere o cargo se for a Belo Horizonte, nem o presidente do Senado ou da Câmara se licenciam do cargo quando vão ao Ceará ou ao Rio.

Mas  Fux usurpou as prerrogativas do cargo, investindo-se na presidência do STF com a  viagem de Dias Tóffoli a SP.

E atropelou mais o Regimento: seu direito, como presidente interino (se o fosse) estaria limitado a decisões cautelares e não de mérito, como foi a de seu colega Lewandowski, ao decidir permitir a entrevista.

Pior ainda, aceitou uma ação de quem não tinha competência legal para apresentá-la: o Partido Novo, de João Amoedo.

Nunca estive no Poder Judiciário mas, no Executivo  – e não vejo porque seria diferente por lá –  há um documento formal de transmissão do cargo, hoje assinado digitalmente, com hora e data registrados.

Tóffoli passou a presidência do STF a Fux? Sim ou não? Se não, tudo é ilegal; se sim, porque, numa simples viagem a São Paulo?

Estamos diante de – não há terceira via possível – de uma fraude e ou de uma conspiração, onde a cadeira central da Suprema Corte foi deliberadamente deixada a quem não se constrangia em expor-se como um esbirro da ditadura de silenciamento de Lula.

Omis provável, como sugere a jurista Giselle Citadino, é que haja uma armadilha institucional: “Se Toffoli, na segunda, cassar a decisão de Fux, a partir de terça será descrito como a representação do PT no STF. Se não cassar a decisão, perde inteiramente sua capacidade política de exercer em sua plenitude a presidência do STF.”

Os apavorados com o poder da fala de Lula dizem que “preso não pode falar”, numa grotesca ideia de que quem é condenado não possa, nunca mais, defender-se.

Aboliu-se o trecho da Constituição que fala que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”e a sentença  esdrúxula de Lula não o foi nem o será.

Aqui, a notícia pode ainda ser abafada pelo conluio da mídia.Mas não lá fora.

O Judiciário brasileiro está cometendo um harakiri sem sem honra.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Mas seremos nós a cortar cabeças Golpistas do Judiciário, com Reforma de verdade.

    • até parece que com isso ele consegue
      além de fascista é burro

  • O que acontece é que está dando a impressão de que o Toffoli ficou como um fraco nessa história. Se o Toffoli não reagir logo, vai ficar como fraco e será assim que todos vão vê-lo. O Lewandowski não é visto como fraco, já que fez o que tinha de fazer e pronto. Agora, com certeza, vai dar sequência a sua obrigação. Mas se o Toffoli aceitar abrir a porteira para uma peruca, nunca mais vão precisar de sua autorização para nada.

      • Pior do que a Carminha?
        É preciso esforço para lá de sobrenatural para conseguir tal feito!
        Mas, reconheço, no Brasil do golpe somente atos de verdadeira Justiça conseguem ser surpreendentes!

  • "Tóffoli passou a presidência do STF a Fux?"
    Hipótese do Nassif: tudo teria sido combinado entre os dois.
    Faz sentido?

  • Se isto não é caso para impeachment, não sei o que mais seria.
    Ou a esquerda toma uma atitude, ou revelará uma covardia inaceitável.
    O rei fascista está nu!

  • Como diria o Barão de Itararé: "De onde menos se espera é que não sai nada mesmo". Pendemos pelo fio único e fino de uma eleição e vamos precisar mais do que a vitória eleitoral para barrar o arbítrio.

  • Eu só quero entender porque o Lula vai dar essa entrevista para um de seus maiores algozes. Certamente armarão uma arapuca e depois vão distorcer todas as respostas. Acho bom o PT fazer algumas exigências, como a participação de jornalistas autônomos, como o Fernando Brito, o Eduardo Guimarães e outros. Isso está me cheirando a armação (mais uma, entre milhares) desse jornaleco podre e sem credibilidade alguma. Acho que estão preparando um combustível explosivo contra o PT a 6 dias da eleição. No lugar do Lula eu diria só oito palavras para a Felha: "VTNC golpistas f.d.p."

    • Acontece meu caro: A Folha não estará sozinha e qualquer armação, o Jornalista Florestan Fernandes denunciará. Pior pra folha que terá de piar fininho. Imaginem se fosse a Venus Platinada? Inventariam um monte de mentiras, diriam que o Lula está na maior mordomia, diriam que o Lula é abastecido (refeição com Salmão, Caviar, cervejinha gelada , Wiske importado etc e etc. Estaria preso na maior mordomia com Suite etc e etc. Este povo não presta.

  • Brito, no seu artigo de há dois dias atrás, intitulado "Sérgio Moro tem poder! Fux cassa Lewandowski e proíbe Lula de falar", eu já alertava que era / é mais uma jogada da direita cretina para "causar"... Literalmente, escrevi num comentário aqui no Tijolaço (na matéria referenciada anteriormente) que "A Foia tem mesmo muito interesse em divulgar qualquer coisa do Lula ou que possa beneficiar o (nosso) lado que ele defende... É claro que mais uma vez vai sair "por cima" dessa com o "crédito" adicional de ter tentado (pero no mucho) divulgar a pluralidade de opiniões. Não me espantaria saber que fizeram tudo isso (a entrevista, a divulgação de que fizeram a entrevista, propaganda etc) já esperando que seriam "censurados" na última hora. Também é claro que há canalhas, canalhas, canalhas no STF (não os estou defendendo, não) mas esperar vir algo de bom de cúmplices do golpe 2016/18 é no mínimo ingenuidade anacrônica e passível de utilização pela direita."...

Related Post