Só falta um cadáver. Por Helena Chagas

lulalivrefoto

Da jornalista Helena Chagas, no site Os Divergentes:

Sempre odiei os arautos do caos, os profetas da catástrofe, as cassandras – como se dizia antigamente – que ficavam vendo crises institucionais e golpes em cada esquina. Estão quase sempre errados, ainda bem, e podemos dormir tranquilos porque a nossa democracia é forte. Que Deus nos ouça. Só que, a esta altura do campeonato, depois dos tiros disparados contra o acampamento da turma do Lula em Curitiba, e de alguns outros sinais de radicalização daqui e dali, não há como evitar certa  inquietude.

Parece que alguém está querendo um cadáver, e pode ser que, até outubro, consiga. Algo está muito errado na hora em que a política começa a ser feita com tiros –  e esta não foi a primeira vez nos últimos tempos, se lembrarmos dos ataques à caravana lulista há algumas semanas. Os tiros paranaenses deste fim de semana feriram uma pessoa gravemente e uma outra de forma mais leve. Ninguém morreu, ainda bem, e se as investigações seguirem o roteiro habitual não se saberá de onde, nem de quem, partiram os disparos. A vida seguirá até o próximo ato.

Há poucas dúvidas de que haverá um próximo ato, sabe-se lá onde e contra quem. De repente, temos a sensação de estar dentro de um paiol de pólvora, com todas as autoridades e instituições junto. E agora?

As autoridades da Lava Jato e do Judiciário perceberam que prender o ex-presidente da República e maior líder de massas da história recente não foi exatamente um passeio. Sobretudo num momento em que tantos outros, acusados de crimes envolvendo importâncias milhares de vezes maiores e flagrados em cenas vexatórias ligadas a pacotes e malas de dinheiro e a contas no exterior, continuam livres e soltos. Agora, o pessoal de Curitiba não sabe bem o que fazer com Lula – que, encarcerado, continua liderando as pesquisas.

No paiol, surgem outros focos de incêndio. Num deles, o Judiciário se estapeia a ponto de deixar a platéia confusa. Enquanto os ministros do STF se agridem, o juiz da primeira instância se coloca abertamente contra a decisão de instâncias superiores, às vezes sem cumpri-las. O fim de semana trouxe também uma nota indignada do desembargador Ney Bello, do TRF1, criticando o juiz Sergio Moro por se negar a cumprir habeas corpus por ele concedido suspendendo a extradição do empresário português Raul Schimidt.

Tão grave quanto gente levando tiros a esmo em acampamentos, juízes trombando e descumprindo decisões superiores é o bate-bocas entre o presidente da República investigado por corrupção – e chamando as investigações de perseguição – e os delegados da Policia Federal. A instituição foi desmoralizada e ofendida por seu chefe maior, associações de delegados responderam duramente ao presidente e fica tudo por isso mesmo.

Sem querer parecer cassandra nem dar razão aos catastrofistas que tanto detesto, isso não é normal…

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

54 respostas

    1. NAZIFASCISMO! Essa é a palavra. Não se pode alegar mais exagero. É real. É notório. Está ocorrendo. É muito grave!
      Tiros, balas, todo dia é dia de Rua Toneleiros, todo dia é dia de Rio Centro.
      Imprensa, governos, a todos, um recado: não basta não ser o atirador. Quem cala consente.

      Amanhã pode ser tabela com sua família.

      “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar.”

  1. Eu,como o Pedro Augusto Machado,aí de baixo,atribuo quase tudo,à CUMPLICIDADE E CO-AUTORIA NO GOLPE,ao JUDICIÁRIO.O que assistimos,durante ,antes e depois do GOLPE DE ESTADO,e bem antes,com a NOVELA DENOMINADA PELO JORNALISMO GOLPISTA,como Mensalão,lembram-se todos ? Pois a coisa é simples,pois na LUTA DE CLASSES,quando a PLEBEIA CLASSE se arvora tomar os lugares da ELITE ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,como reza o hino brasileiro, chamam-se os atores que entendem de GOLPES,como ninguém,e temos o que hoje assistimos.Esse filme eu já vi.E enquanto a AUTO DENOMINADA ESQUERDA,pensar somente resolver nossos problemas,com eleições,vamos continuar assistindo esse VELHO FILME DE TERROR, BURGUES.

    1. Concordo. Essa eleição (se houver..) será uma eleição de mentira (onde grande parte da população não será representada) e com a sociedade brasileira dividida e polarizada….Como se não bastasse, a economia que já está no fundo do poço (e está abandonada ao Deus dará) só tem perspectiva de piora…. Nesse meio tempo, a ELITE (aquela que vive em berço esplendido e autora do GOLPE) fará o possível e o impossível para dilapidar nossas riquezas e vender tudo à preço de banana aos estrangeiros (essa turma não tem mãe nem Pátria).Quanto aos bobos da classe média, só irão cair na real, quando estiverem se afogando junto com o povão (aí será tarde demais…).

  2. Um dos aspectos mais lamentáveis de tudo que tem acontecido no Brasil, é que a sociedade civil, exatamente nas suas mais altas esferas, demonstra simplesmente não saber viver numa democracia, não ter competência, cidadania, grandeza de caráter para sustentar valores democráticos.
    Isto tudo quer dizer que caminhamos para as mãos dos militares novamente, que só não tomaram o poder ainda, porque estamos em 2018 e o mundo não vê mais com bons olhos essas coisas. Mas quando as autoridades citadas no artigo estiverem rolando no chão aos socos, aí talvez a desgraça seja inevitável.

    1. Até que não. Ou melhor (pior) : Não só por culpa de canalhas (parlamentares), canalhas (do Judiciário), canalhas (da ditadura midiática que assola o Brasil) ma(i)s… e os erros políticos de nosso queridão das multidões (Lula) e da também nossa querida primeira PresidentA da República brasileira ? Por que não fizeram (além d)o mínimo possível por uma boa e verdadeira lei de regulamentação das mídias ? Algo que seria, era vital, extremamente necessário, imprescindível… Algo que teria que ser feito de qualquer jeito mas que não saiu sequer do papel e dos planos de quando houvesse melhor oportunidade. Hoje estão (estamos) chorando o leite derramado e todos pagam a inércia e/ou falta de visão/sensibilidade política para manter funcional e conservar um governo trabalhista, um governo popular, dos trabalhadores e das trabalhadoras no comando da administração federal do Brasil, que foi dado, entregue praticamente de mão beijada para as supostas “elites” (um bando de pilantras e patifes/as) voltarem a roubar e espoliar o povo brasileiro. Se não fossem quem são, Lula e Dilma, dignos e honrados, se poderia até mesmo acusá-los (e ao PT) de extrema irresponsabilidade para com os destinos do Brasil e sua (nossa) gente. A coisa toda poderia ter tido outro rumo, talvez não tão idílico como quanto os três primeiros dos quatro governos progressistas mas que certamente não seria essa desgraceira de momento da realidade nacional. Apesar de achar que essa situação atual não poderá ser mantida por muito mais tempo (afinal, tem que se chegar a alguma definição mais ampla e, ao mesmo tempo, mais precisa) por parte dos golpistas, não sei se as esquerdas (e os/as) progressistas voltarão novamente a ter em breve o governo e a situação nacional em suas (nossas) mãos. Perdeu, tá perdido. Ou sabe-se lá daqui a quanto tempo. É o que dá republicanismo demais, querer ser mais democrata do que a democracia. Quem viver, verá.

  3. O assassinato da vereadora carioca #Marielle #MarielleFranco, de 38 anos, já é um CADÁVER POLÍTICO!
    Ou vc esqueceu dela??

  4. Algo de podre no reino da Lava Jato.
    Na verdade, tudo é podre no reino da Lava Jato.

  5. A Helena Chagas que me perdoe, mas cadáveres produzidos pelo golpe já os há, e em profusão – ativistas, lideranças indígenas, quilombolas, sem-terra, políticos de esquerda…
    Pode me chamar de Cassandra. Quem acha que, como ela, “podemos dormir tranquilos porque a nossa democracia é forte”, é porque ainda não olhou em volta com olhos abertos e algum senso crítico.

    A Democracia e o Estado de Direito se foram. Não se sabe quando – nem se – retornam.

  6. verdade é que a “ousadia dos canalhas” tá levando vantagem nessa refrega. Enquanto os “blogs sujos” ficam pregando paz e amor os bandidos comandados por Sergio Moro usam e abusam. Temos que deixar de frescura: é jogar pesado contra essa máfia;

  7. O que dizer de um cidadão que se diz chamar Renato Duarte que escreve isto “SIM DE FATO VOCES (petistas)TEM QUE DESAPARECER DA TERRA NÃO PRECISAO MORRER CAMBADA DE VAGABUNDOS SALAFRARIOS” (Yahoo).
    Ou um Paulo Júnior, no Uol, que diz “Essa raça maldita que apoia o Lula tem que sofrer mesmo!” (UOL)
    Pelo jeito, a cadela do fascismo não está mais no cio pois já pariu há muito tempo

  8. Também não sou afeito a catastrofismo, mas tá mais que evidente que eles querem um cadáver barbudo, nordestino, tido como o melhor presidente do BraZil, líder de pesquisas e odiado pela Casa Grande e a “mérdia” brasileira. Sei não, sei não…

  9. Essa coisa de “marco zero”, do tipo, agora cruzaram o Rubicão, me parece discurso dos reinaldos de dos azevedos. Desculpe dizer isso. Mas faz tempo que o Rubicão, o Tietê e o São Francisco foram ultrapassados. Há os que estão na resistência desde o início – como o próprio BRITO – e a há os que vão desistindo da mascara de “neutro” por abandonar o barco do GOLPE. Não sei se é o caso da Helena Chagas… mas, embora parece haver muito urubu para pouca carniça, já tem gente morrendo faz tempo, já tem juiz fora da lei faz tempo e já está cheio de presos políticos no Brasil. Lula é só o mais simbólico. É o bode expiatório dos bandidos (para que eles lavem – a jato – seus dinheiros e seus pecados) e é cristo que sofreu por nós. Não vamos esquecer. E nem vamos perdoar. Aliás, chega de dar a outra face, né gente?

  10. Brito, a “questiúncula” de Moro, PF e MPF contra o STF, é que o STF não banca mais a loucura que se meteram, a bomba chiando ficou na mão de MORO, ele não tem saída, não pode voltar atrás e se continuar vai ser preso. Conspirações tem dessas coisas. Foram longe de mais.

  11. Não é normal, mas também não é novo. Quantos camponeses morrem anualmente no Brasil lutando por direitos básicos? O Brasil é composto também por gente sem noção. E a grande mídia é a responsável por tudo que está acontecendo, por dar crédito/poder a um juiz de primeira instância, que não é exatamente um cumpridor da lei. Gosta mais de ser adulado pela grande mídia do que seguir o regramento legal, se não for do seu gosto. Aí está o perigo.

  12. A guerra já foi declarada pela direita, só não começou ainda porque a esquerda não revidou! Cá entre nós, apanhar sempre é para masoquistas ou covardes!

    1. Pois é. Não é acaso. Não é um doido que caiu de outro planeta do nada. Se não foi contratado, no mínimo, a responsabilidade existe pelo contexto formador desse ódio.

  13. Comentei em post no Facebook exatamente sobre esta possibilidade, a radicalização e enfrentamento devido a inércia dos Poderes Judiciários. Eles agem com desdém de tudo que vem acontecendo no Pais de forma como se não houvesse acampamentos, mobilizações, passeatas. Encaro isto como uma provocação para que surja um cadáver do outro lado para que sejamos criminalizados, podendo até mesmo ter que enfrentar uma intervenção militar nas nossas mobilizações. Não é teoria da conspiração! Me parece muito claro as intenções dos articuladores do golpe. Caso venha surgir um cadáver que seja pelo menos de alguém muito influente nesta articulação golpista.

  14. Esta Helena Chagas é a mesma que foi da secretária de comunicação da Dilma? Se for, Fernando, manda esta mulher ir passear em outro lugar. Mais uma contemporizadora que ajudou a colocar o país onde está…

  15. É! Tem muita gente acordando e as pulgas estão atrás das orelhas… Enquanto isso, as instituições vão se esfacelando e o fascismo avançando… #LulaLivre

  16. Não, isso não é normal. E mais uma vez a culpa é do honestíssimo Fernando Henrique, que garantiu aos conservadores que o têm na conta de guru que prender o Lula seria tão simples quanto espremer uma espinha do rosto.

  17. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : LULA :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  18. a não ser que d. Helena esteja se referindo a um cadáver específico, já temos alguns, além de mutilados por ações de policiais em manifestações. Além do mais, essa senhora foi a responsável por desmontar toda a estrutura de comunicação elaborada e posta em prática por Franklin Martins, pulverizando verbas a pequenos veículos de comunicação, em vários municípios. D. Helena Chagas inventou a tal mídia técnica e voltou a concentrar todas as verbas nos velhos e golpistas meios de comunicação. Não digo que só isso foi responsável pelo golpe, mas teve uma grande participação. Como diria o conselheiro Acácio, o problema das consequências é que elas só vem depois.

  19. O texto toca numa realidade mas de forma equivocada. Lula não é comparável aos que amealharam enormes quantias em malas e malas de dinheiro, em confusões com empresas estatais e outras tramoias. Ele é um perseguido político e como esse crime ( em tese) não existe no Brasil inventaram um apartamento que não é dele e um sítio que também não é como produtos de corrupção. O que é dele são somente dois pedalinhos dos netos e um barco de pescaria de lata; é pensar que somos idiotas para acreditar que quem teria levado milhões se exporia por tão pouco. Até para compor um enredo a PGR e o o juiz são burros e nem toda a mídia contra conseguirá provar onde está a corrupção. A articulista cometeu portanto um deslize que merece ser consertado. Quanto ao demais, a escalada fascista está vindo a galope e lembro a todos, após assistir ontem um documentário sobre a ascensão dos nazistas na Alemanha, que quando a população assustou o bigodinho estava no poder e deu no que deu. Um das escoras que ele tinha era o poder judiciário antissemita e anti socialista da época e o silêncio e a omissão de muitos o favoreceu.

  20. Nada a acrescentar ou reparar, neste belo texto, que ajuda a desnudar, ainda mais, os golpistas, o modo deletério com que agem, não se respeitando entre si e nada respeitando, atuando fora dos parâmetros da Democracia, e dos balizamentos institucionais vigentes no Brasil. Apenas lembrar: nessa ambiência do golpe, onde há desacertos político, econômico e social, cadáver não falta. de Norte a Sul do país, Marielie é um deles, já que sua morte interessa, a quem não se deseja apurar, prender os autores do assassinato..

  21. Pela forna como nossa suprema corte age, associada a globo e a Moro, esse cadáver logo chegará e seu sangue vai manchar ainda mais essa justiça. STF , CNJ deveriam ser extintos e todos passariam a ser oficialmente funcionários da globo.

  22. Como se o Brasil já fosse, de fato, e de direito, a Casa de Mãe Joana. Isso é que se chama rebaixamento de uma nação, com n minúsculo.

  23. O judiciario declarou guerra ao povo, ja tem um tempo. Nao sei o que se espera? Entrar e ocupar e soltar Lula. Isso se ele quiser sair. Mas ocupar pra mostrar quem manda é o povo .Entrar e ocupar a pf, prebdendo nas celas os policiais.
    Ou ir pra frente da pf gritar NÃO! NAO VAI TER GOLPE!
    Se acham radical? Vcs verao o que sera radical com esse golpe fechando. O pais tomado pelo fascismo e pela violencia originaria da crescente miseria, sem futuro pras novas geraçoes. Ou a gente toma Curitiba ou Curitiba nos toma. O cadaver q falta pra acabar com essa porra é o do Moro e dos Marinhos. Sao esses cadaveres q darao paz ao país.
    Sem o linchamento desses, jamais havera paz, jamais teremos democracia e o minimo de justiça social. O judiciario quer sangue, é isso que temos q dar a eles. Sangue azul!
    Aquela velha historia de justiça de Chico e Francisco.

  24. Vejamos como as naçoes lidam com a intolerancia entre os
    seus cidadaos. A ministra Chefe da casa civil britanica, Amber Rudd, renunciou
    ao cargo, como um reflexo do carater insustentavel do seu posto. Isso apos o
    incidente com a comunidade Afro-caribenha, da geraçao que veio morar no reino
    unido, a convite do entao governo. Este foi o movimento batizado de ‘Windrush’.
    Bem, agora parte deles esta’(isso esta’ sendo sanado no momento) sob ameaça de
    serem deportados de volta a Jamaica e Caribe. Apenas por nao haver registros de
    naturalizaçao de alguns deles, por perda ou estravio, ou por parte destes
    registros terem sido deletados dos sistemas do Home Office, pelo governo(quem
    diria) do partido trabalhista anterior(nem tudo é perfeito, mas essa é outra discução).
    Obviamente, esta mera burocracia, nao apaga anos e anos de contribuiçao fiscal
    e a comunidade Britanica. E por isso, este incidente e a vida destas pessoas estao
    sendo sanados. Mas a ministra renuncia, pois o incidente é intoleravel(nao as
    pessoas).

    Enquanto isso, os nossos “lideres”
    hoje, inspiram comentarios facistas dos desmiolados, como: “defensores de bandidos
    tem que levar tiro mesmo”. E vamos caminhando.

  25. Pra mim, esse terrorismo vem de uma estratégia bem articulada, no fito de intimidar as esquerdas. Sem uma imprensa a dar a nota correta sobre os fatos; e com a omissão de todas as autoridades, desde um prefeito, passando pela polícia e toda a justiça, com exceção de pouquíssimos representantes dela, sobra o quê?
    Como não existe santos entre nós, não está descartada a possibilidade de surgir entre os militantes de esquerda ao menos um que também pegue numa arma e faça o confronto de guerra.
    Pode ser essa a espera de alguns para que logo vejamos uma autoridade do governo golpista vir a público dizer que nesses estado de violência as eleições terão que ser adiadas.
    Eu, até agora, não creio absolutamente que possa haver eleições em outro do corrente ano. Pra mim, tá tudo bem encaminhado para favorecimento de Temer no poder, e o resto é o resto. Por isso esse silêncio, a omissão, e a violência. Tudo faz parte.

  26. Essa direita idiota só é capaz de vencer o adversário se for na bala. ACÉFALOS CANALHAS! Aprendam com o debate seus energúmenos. Deixem o Lula livre e permitam que o povo decida quem é o melhor para o Brasil.

  27. Realmente não é normal. Nunca vi isso nos meus oitenta anos. Nem durante a ditadura. Qualquer instituição só se mantém de pé se for alicerçada na hierarquia e na disciplina. Mas, ao invés desses dois parâmetros, vemos uma grande confusão entre os entes responsáveis pela estabilidade do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.