Tales Faria, no Poder360, mostra que a disputa da Presidência da Câmara tem mais fatores envolvidos do que a nossa vã filosofia alcança.
Há uma pergunta a fazer: o que enfraquece mais Temer? Ganhar sem o Centrão e perder parte dele ou perder para ele e continuar com o alinhamento reacionário do PSDB/DEM?
E é claro que a parcela adesista da oposição não está vendo isso, mas apenas o joguinho parlamentar de cargos no qual a esquerda não tem amigos, nem – praticamente – “neutros”.
Leia a abertura do texto de Tales , no Poder360. Dá boas pistas do que acontece nesta guerra suja.
Às vésperas da vitória de Rodrigo Maia,
Eduardo Cunha assombra sua campanha
Tales Faria
“Na contagem de seus aliados, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já tem votos suficientes para se reeleger. Ele teria o apoio praticamente integral de 7 das 8 maiores bancadas na Câmara: DEM, PSD, PSDB, PSB, PR, PP e PMDB.
Só uma dúvida assombra os cálculos dos defensores da reeleição do candidato do DEM: se o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ainda tem forças para interferir na campanha.
Há 3 sinais que deixam os aliados de Maia de orelha em pé.
O 1º sinal são os recados que Eduardo Cunha tem enviado da prisão, em Curitiba: ele anda irritado com o sucessor e com o Palácio do Planalto. Considera que foi abandonado por Maia e por Michel Temer desde que caiu em desgraça.
O 2º sinal foi a ação popular impetrada na Justiça de Brasília pelo advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas contra a reeleição de Rodrigo Maia. O autor da ação é pai de 1 advogado –Lucas Rivas– que prestou consultoria a Eduardo Cunha durante o processo de cassação de seu mandato. O juiz de 1ª instância chegou a conceder liminar, depois cassada pelo presidente do Tribunal Regional.
Por fim, também geram desconfianças entre os aliados de Rodrigo Maia os sinais de que não têm faltado recursos à campanha de Jovair Arantes.
No entanto, por mais que assuste, Eduardo Cunha não tem conseguido demonstrar força.
Ele alimentava a esperança de que outro nome de seu antigo grupo político, Rogério Rosso (PSD-DF), se mantivesse até o final na disputa. Seria uma forma de forçar o 2º turno entre Maia e Jovair.
Siga a leit6ura do texto no Poder360.
3 respostas
(PT, PSDB E PMDB) Pois é há pessoas que ou não tem capacidade de interpretar um texto.São aqueles que são colocados para estudantes e eles não tem condição de interpretar e aqueles que se dizem inteligentes. É fácil ver quem perdeu poder. Vamos fazer uma pergunta a este indivíduo. Quem perdeu poder? Temos que explicar como numa prova de múltiplas escolhas: a) PSDB b) PMDB c) DEM d) PTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT? e) Nenhuma das alternativas. Nos dias de hoje inteligencia se escreve não se comprova.
Tu que o digas.
PQP. Ninguém está livre de dizer besteiras. O que não se deve é dizê-las solenemente. Parece que o Eder Paiva não sabe disso. Eta sujeito preparado para dizer asneiras. Em quem ele vota? Ganha quem disser que é o Boçalnaro.