“Teaser” do Datafolha mostra Bolsonario ainda dono da direita

19% de “confiança total”no que diz Jair Bolsonaro é, ao meu ver, o mais significativo indicador do “aperitivo” publicado hoje da pesquisa Datafolha prometida para amanhã pela Folha de S. Paulo, apesar de o jornal destacar o grupo inverso, os 80% que dele desconfiam (sempre, 43%; às vezes, 37%).

É o mesmo que na pesquisa feita no final de agosto, com variações inexpressivas, de mais ou menos um 1% nos valores.

Estes são os bolsonaristas-raiz, a base sólida de seu controle eleitoral sobre a direita brasileira. São a fortaleza até agora inexpugnável para barrar o caminho de quem se queira fazer a próxima opção do conservadorismo brasileiro e que, com sua cegueira, acha que pode sugerir um “Bolsonarismo sem Bolsonaro”, igual nas políticas econômicas neoliberais , privatistas e no anti-esquerdismo mais ou menos escancarado.

Leia-se aí Doria, Huck , Moro e outros supostamente menos toscos que o ex-capitão. Nenhum deles, depois de um ano de “Mito”, quase, sequer dá para a saída numa disputa eleitoral.

Os 43% que nunca confiam são a base que têm as candidaturas progressistas, porque o autodenominado “centro” quase nunca assume a rejeição absoluta ao atual presidente, com a conversa frouxa de que apoiará “o que for bom para o Brasil”, como se alguma coisa de boa estivesse vindo de seu governo.

Amanhã, o nível de “ótimo/bom” que sua administração vier a obter deverá ficar um pouco acima destes números, sobretudo pelo “parou de piorar” econômico que se registrou até poucos dias atrás. Mas é provável que, ao redor dos 30% (eram 29% em fins de agosto) , seja uma das priores avaliações de presidente ao completar-se, na prática, um ano de governo.

Esta é a armadilha que a direita brasileira criou para si mesma. Criou uma turba extremista e selvagem como aríete para atacar a centro-esquerda que não conseguia vencer nas urnas. E, agora, não tem como ser maior e mais sólida que ela para pretender ter alternativa própria.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Caro Brito... não ‘parou de piorar’. Não há como ‘parar de piorar’ com empregos de classe média virando lixo com a ex-CLT que devasta salários e dignidade. Qualquer sensação de melhora é falsa, manipulação enfiada por tímpanos e retinas. O povo está perdendo todos os meios de acumular patrimônio ou mesmo sobreviver. Não tem Manipulação que traga de volta o orgulho ao bolso. Um amigo sugeriu que a redução da Selic é um plano de Guedes para obrigar as pessoas a tirar o dinheiro da poupança e investir... não, ele não quer turbinar a economia; a intenção seria diminuir os dividendos pagos a cidadãos comuns. Assim só os banqueiros lucrariam, cobrando juros de empréstimos diretos. Guedes tem procuração de Belzebu e benção de Satanás, com certeza.

    • Não precisa procuração dessas duas entidades abstratas: basta a do filhodap*ta do Planalto, guiado pelos seus donos, todos de carne e osso.

    • Parou um pouco de piorar apenas para escutar algum barulho confuso que veio da economia, mas logo vai retomar a queda, com perigo de despencar de vez. Quem já viu os olhinhos do Guedes a falar para americanos, sabe que ele não tem qualquer capacidade de avaliação da realidade que vá além de seus simplórios números de compra e venda. A pesquisa teve o mérito de mostrar que 80% do país está de orelha em pé e disposto a dizer basta de Bolsonaro e de Guedes.

  • Penso que a extrema-direita não passa de 15%. Basta observar a quantidade de deputados federais (menor que 10%) eleitos pelo fenômeno Bolsonaro. Não confundir com conservadores que apoiam Bolsonaro circunstancialmente.

    Há interesses inconfessáveis para inflar o apoio a Bolsonaro.

  • Teve uma pesquisa da Paraná pesquisas recente mostrando que o Bolsonaro ainda ganharia pela mesma margem. Os jornais de esquerda vem sistematicamente interpretando os "bons/regular/nao sabe/..." como negativo ao Bolsonaro, mas a verdade que a campanha anti-PT feita deixou estragos permanentes. Na falta de um nome de direita forte, as mesmas pessoas votarao na reeleiçao, nao houve mudança do quadro desde a reeleiçao.

  • A pior direita é a difusa, aquela que a imprensa vende como progressista, incorruptível e superior, coisa que não são de modo algum mas convence os eleitores idiotas. Com a ansiedade de tomar o poder de fato e poder roubar mais comodamente do que já faziam, o bozismo coagulou a direita difusa e agora qualquer um sabe quem são, o que fazem e como se comportam. E como são feios do ponto de vista da humanidade. É por isso que resta apenas 19% de "declarados". Assim fica mais fácil ter discernimento. Vamos ver se a remela dos olhos do povão cai e ele para de se votar como um idiota.

  • Seria bom se os 19% estivessem contidos nos 30% que votam no PSDB. Mas provavelmente nao. Entao podemos ter quase 50% contra a esquerda e 40 a 44% votando nos avanços sociais. Precisamos dos votos dos que costumam ae abster e nos jovens

  • Meu pitaco sobre o assunto (não sou expert econômico), mas vejo e analiso as coisas:
    1- o desgoverno Bozo está maquiando os dados, trocando os chefes dos setores de pesquisa para colocar nas pesquisas, pessoas subempregadas, como se tivessem um emprego formal;
    2- os dados da balança comercial brasileira também não são confiáveis (o Financial Times que divulgou), isso não é factóide;
    3- as poucas pessoas que pensam no desgoverno Bozo (são poucas), já sabem que a situação econômica é ruim e que eles NÃO TEM A MENOR ideia de como reverter.
    Então estão tentando o "voo de galinha", liberando os R$ 500,00 do FGTS para o povo assalariado, poder aquecer o comércio no final de ano.
    4- Se nada disso der certo, alguns vão voltar ao "mantra burro direitista": A CULPA É DO PT!!!!

Related Post