Temer, o pequeno, encolhe mais em todo o país. Leia José Roberto de Toledo

zerotoledo

O que este blog fez, em parte, aqui – mostrar que a já baixíssima popularidade de Michel Temer estava declinando ainda mais – o jornalista José Roberto de Toledo (para mim, o melhor analista de pesquisas do país fez com todos os resultados das 15 capitais em que o Ibope incluiu esta medição nas pesquisas para a eleição municipal.

O resultado, indiscutível, você lê abaixo:

Tempo urge para Temer

Em lugares onde as opiniões de que Temer faz um governo ruim ou péssimo não aumentaram, suas taxas de ótimo e bom diminuíram, como em Sorocaba (SP), Porto Velho e Maceió. Nas exceções, onde o movimento foi inverso, como Porto Alegre, o resultado ainda está longe de ser favorável ao novo presidente: 13% de avaliações positivas e 36% de negativas (-23 pontos de saldo).

A tendência principal, porém, foi o crescimento significativo e quase universal dos eleitores que dizem não saber avaliar o governo. Na maioria dos casos, a migração foi da taxa de “regular” para o não sabe/não respondeu.

Não é possível afirmar com certeza que essa tendência seja ruim para Temer. Mas, combinada com o crescimento das avaliações negativas, é mais provável que o destino final dessa migração seja o ruim/péssimo do que o bom/ótimo. É como se esse eleitor que estava dando um voto de confiança ao governo dizendo que ele é “regular” não se sentisse mais confortável para opinar.

O aumento do ruim/péssimo combinado com a diminuição do bom/ótimo deixa ainda mais desfavorável um clima de opinião pública que já era ruim. Em todas as 41 grandes cidades cujas pesquisas do Ibope foram analisadas, Temer é impopular. Isto é: há mais opiniões negativas do que positivas sobre seu governo.

Nos melhores casos, o saldo é negativo em sete pontos, como em Joinville (SC) e Boa Vista. No pior, chega a 57 pontos negativos, como em Feira de Santana (BA). A impopularidade de Temer é pior – e crescente – principalmente no Nordeste. Seu saldo negativo supera os 30 pontos em todas as principais capitais nordestinas: -38 em João Pessoa; -44 em Fortaleza; -45 em São Luís; -46 no Recife; -47 em Teresina; e -48 em Salvador.
Como se ouviu nas vaias em cerimônias olímpicas no Maracanã, o sentimento contrário ao governo é grande também no Sudeste. No Rio, o saldo de Temer está negativo em 38 pontos (apenas 8% de ótimo/bom contra 46% de ruim/péssimo). Em São Paulo, faltam 33 pontos para zerar a conta (11% de avaliações positivas contra 44% de negativas). Eram -22 em agosto.

Embora a teoria das redes tenha tornado ultrapassada a teoria da pedra no lago – segundo a qual a propagação da opinião pública se daria em ondas homogêneas e concêntricas a partir dos grandes centros urbanos –, é sempre um mau sinal para o governo, qualquer que seja ele, quando sua imagem piora nas metrópoles.

Não é que o eleitor da cidade grande influencie o da cidade pequena. É que a crise econômica costuma ser sentida primeiro nas maiores cidades. Muitas vezes a agricultura e a pecuária conseguem minorar seus efeitos no interior. Se o humor do eleitor das metrópoles piora, é sinal de que a crise – ou ao menos a sua percepção – está piorando também. Uma hora ela acaba chegando nas menores cidades, e a rede negativa se completa.

O governo Temer acha que seu problema é de comunicação. Ministros palacianos disputam seu controle. Um possível novo porta-voz deve se encontrar com o presidente nesta semana.

Fosse só isso, Temer poderia mudar-se para o Palácio da Alvorada com a certeza de que iria dormir tranquilo em meio às emas. Infelizmente para ele e o PMDB, há humanos no processo. O tempo corre contra o novo presidente. Trocar de fuso viajando ao exterior não faz o relógio da impopularidade andar mais devagar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Se nosso povo tivesse culhão e não fosse banana, esse velho decrépito jamais teria assumido. E, na eventualidade de um golpe, o país seria incendiado e os golpistas caçados como na Turquia. Mas aqui eles passeiam pelas ruas e alguns até autógrafos dão, como a turma fascista de CÚritiba. Nosso país merecia um povo com mais coragem e atitude.

    1. A despolitização causa estes absurdos, caro Maurício, vejamos três casos oriundos desta pesquisa:

      Rio de janeiro 46% de ruim/péssimo…….quem tá na frente na municipal ? Crivela .

      Salvador 47% de ruim/péssimo…………ACM Neto praticamente reeleito.

      São Paulo 44% de ruim péssimo…………Russomano X Marta Suplício na final.

      Ou seja , somos analfabetos políticos ou queremos mais arrocho, mais repressão e menos direitos sociais. Esse é o jogo daqui pra frente.

      1. Não somos analfabetos políticos, por isso estamos indignados. Não estamos entre aquela parcela que é analfabeta política da população.

      2. A Dizimolândia vai tomar conta do pais. São Paulo e Rio na mão do Edir Macedo. Fiquem tranquilos, eles vão transformar o IPTU, IPVA e todos os outros impostos em simples contribuição dizimal. Em compensação você ganhará o céu quando fechar os olhinhos. Que maravilha, tchê!

    2. Moro está incendiando o país, por mais pacífico que seja o brasileiro, esse cara está brincando com fogo. Esse negócio pode não sair do jeito que ele quer.

  2. O que eu vou dizer. Só uma coisinha, o fracasso do governo do Temer significará o fracasso político de todos os parlamentares e partidos que o colocaram lá. Deram o golpe para resolver o problema de, segundo eles, incompetência da Presidenta Dilma. E, um golpe é sempre um golpe. Ainda mais afundando o país do jeito que estão. Sinto muito Aécio, Serra, Aloysio Nunes, Jucá, Padilha, Lobão, Sarney, Marta, Romário, PSDB, PMDB, PP, PRB, Globo, Band, Record, Veja, Estadão, Edir Macedo, Malafaya e todos que assinaram sentença de morte para si mesmos. A minha gargalhada vai para todos os anteriormente mencionados. . Ahahahahahahahahahahahahahaha.

  3. Impopularidade não derruba presidentes, para tanto é necessário o concurso de Washington – DC !

    Não me anima estes dados, na verdade , trata-se do GOLPE continuado, desgastar Temer e o PMDB ao máximo, chegando ao clímax após a prisão do Lula com a interesse explícito de entrega do PODER efetivo ao grupelho transnacional sob a batuta de Fhc/Serra, tendo Aécio Neves como o bufão da turma, anal moral que é .

    A possível queda de Temer e o fracasso absoluto do Meirelles na Fazenda somente irá impor mais desgraças ao POVO e ao trabalhador, Temer é o que é, um náufrago a procura de um bote, seu escudo é Lula, enquanto não destruído força parte da facção do GOLPE a poupa-lo, derrubada a figura icônica do Presidente Lula abre-se definitivamente a fase PMDB da Vaza-Jato, como uma espécie de higienização do GOLPE, semelhante ao ocorrido com Cunha.

    Águas revoltas passarão pela ponte ainda, resta saber se continuará o POVO inerte e os sindicatos operários presos tão somente aos seus interesses cartoriais, se assim permenecerem , merecem os primeiros os grilhões e as jaulas , quanto aos segundos, paredão do capital financeiro, serão varridos do mapa.

  4. Esses que ainda dizem não saber avaliar o (des)governo revolucionário, vão aprender quando o seu couro começar a arder com os primeiros de infindáveis aumentos da gasolina, como acontecia no governo dos tucanos entreguistas entre 1994/2002.

  5. Brito e amigos, viram a proposta ridícula de reforma do ensino médio? Acham mesmo que o problema é só tempo de aula e as aulas de educação física e artes?

  6. Fernando, veja o vídeo(matéria excelente da a Cintia Alves) no Nassif sobre o depoimento do EIKE. Ele precisa ser enviado para os principais jornais do mundo. A que ponto nós chegamos. Cadê os deputados do PT para levarem isso aos órgãos internacionais e aos principais jornais do mundo?

    1. Porque então não nos enfrentam agora nas urnas? Vamos ver como anda a popularidade desta tua direita de Araque. Falando nisso, quem é o teu candidato?

  7. Oxente, Fernendinho DQ Brito! Quando o assunto começa a ficar bom você muda de assunto?

    Que tal falarmos do teor do depoimento de Eike Batista que revelou o modus operandi dessa notável organização criminosa e comprometeu Guido Mantega?

    Não???

    Que é isso, meu amigo?

    Vamos ter coragem, falar do teor da coisas, do que realmente interessa ao Brasil.

    1. Capiau, nao importa o que os podres do PT(partido abismalmente MENOS corrupto do que psdb, pmdb, dem e pp) façam, nos vamos votar em Lula ou em quem Lula indicar. Nao perca o seu tempo.

  8. Há quem diga que, por uma certa teoria sobre golpes, passado o momento do choque do Golpe deve-se contar até seis meses para implantar todas as agendas de maldade que estariam prontas para serem implementadas. O tempo passa e Temer não consegue implementar tanta maldade. A paciência do PSDB, o verdadeiro dono político do golpe, está se esgotando. Guerra política interna ao golpe? Cunha deve estar decepcionado porque sua delação sobre Moreira foi solenemente desprezada pelas autoridades judiciárias e pelo MP. Ele tem de aprender que sua delação só vingará se ele falar diretamente para a imprensa e com riqueza de detalhes que não possam ser desprezadas pelo MPF e nem pela justiça de Curitiba.

    1. Talvez a delação sobre Moreira tenha dado uma sobrevida a Cunha sem prisão, já que os golpistas do judiciário viram que ele poderia estraçalhar o governo corrupto do Temer se realmente abrisse o bico.

  9. IDEIA PARA A RESISTENCIA PROGRESSISTAS: “MOVIMENTO OCCUPY PARATY HOUSE”
    Sei que está sendo complicado o jogo para a ala progressista brasileira, com constantes ataques cruéis, sórdidos e tudo de mais baixo da parte dos golpistas, coincidindo com datas importantes de nosso movimento, com a clara finalidade de esvaziar nossos atos, como o que ocorreu hoje, justamente no dia da paralisação. Mas não podemos nos desanimar quando o que está em risco é a democracia e a melhor defesa é o ataque, por isso sugiro um movimento coordenado que pode abrir uma brecha nas trincheiras da Casa Grande: ocupar permanentemente a praia frente a Paraty House permanentemente. Considerando que a praia em frente ao tríplex dos Marinhos é publica, assim como uma praça e, a casa é hoje a prova materializada da hipocrisia da Globo e do partidarismo da justiça nacional, sugiro:
    1- Montar um acampamento permanente em frente a casa, com revezamento dos militantes ao longo da semana
    2- Fazer um banner no modelo de um outdoor com a foto que foi divulgada com o nome da proprietária em um dos documentos apreendidos na operação lava jato e fixa-lo na praia.
    3- Montar uma campanha em todos os meios possíveis(watts up, facebook, youtube, blogosfera, twitter,panfletos, etc) visando a divulgação da ocupação na imprensa nacional e internacional com uma reinvidicação bem clara: só desucupar a praia quando for aberto investigação sobre a ligação da família Marinho com a Mossak Fonseca ( poderíamos incluir aí também um pedido de CPI sobre Furnas,Transalão, etc).
    4- Manter o assunto constantemente em destaque no trending top das redes sociais, fóruns de discussão, etc. Convidar algumas personalidades progressistas para entrevistas e eventos diretos da praia, a ser transmitidos pelo Youtube, Vimeo, etc.
    5- Para isto ser possível , é necessário considerar a criação de um fundo, a ser administrado por um movimento( npoderia ser a FBP, Midia Ninja ou outra entidade a ser discutida) com uma conta corrente para aceitar doações visando exclusivamente a manutenção dos militantes acampados na praia e a divulgação diária na mídia. Poderia ser considerado até mesmo a criação de Bots para a constante postagem de mensagens nos portais da grande mídia com a hashtag # OCCUPYPARATYHOUSE, no modelo que os coxinhas já fazem aqui.
    Este movimento, ser for bem feito e surtir resultado, poderá resultar em uma operação que revelará mais dinheiro sujo do que umas dez Lava Jatos inteiras, escondido em paraísos fiscais oriundos de sonegação fiscal da Casa Grande. Fica a dica.

    1. Hanz, otima idéia ! Olha ai FB, vc não tem como levar isso adiante com a tua influência junto aos outros blogs sujos etc etc… Parabéns Hanz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *