“Tirem o galo do alto da Igreja e coloquem um urubu”. Sim, isso existe, Kamel

padrewilson

O papa Francisco bem que poderia ser informado de uma história que está os jornais de hoje, já que ele está manifestamente preocupado com o esvaziamento da Igreja Católica.

O padre  Wilson Luís Ramos foi afastado da Matriz de Santo Antônio, em Adamantina, cidade do interior paulista entre Presidente Prudente e Araçatuba.

O motivo?

Padre Wilson é negro mas não é  isso, segundo Bispo de Marília, diocese à qual a paróquia pertence, não é esta a causa de seu afastamento.

Mas o racismo está lá no cotidiano da elite da cidade .

O próprio Wilson admite que viu duas fiéis conversando sobre a troca do galo que fica no catavento da igreja “por um urubu”.

Ele falou deste racismo logo que assumiu a Matriz:

“As pessoas ainda tem dificuldade de aceitar a raça negra. As pessoas dizem que não, mas eu senti isso da parte de alguns, percebi uma certa rejeição em função da minha cor. Se doeu? Claro que doeu, sou humano, mas isso não pesou na minha missão”.

A principal causa para a transferência é a divisão que Ramos teria causado na paróquia. “O padre Wilson tem sofrido com essa questão. Houve preconceito por parte de fiéis, mas o padre foi vencendo e o que está em jogo agora não é o preconceito, mas sim a divisão que ele causou na paróquia”, afirmou o bispo.

Que divisão?  Um grupo de fiéis tradicionais que enviou cartas ao bispo reclamando do “jeito” simples do padre e, principalmente, do fato de ele atrair pessoas pobres e jovens usuários de drogas para a igreja.

O bispo de Marília mandou, então, dois padres para ouvir os fiéis.

Quase 700 foram ao Instituto Pastoral de Adamantina, cidade que tem pouco mais de 30 mil habitantes.

Segundo o Estadão, a maioria depôs em favor em favor de Wilson.

Que, apesar disso, “rodou”.

Mas, segundo o Ali Kamel, diretor da Globo,  não há racismo no Brasil.

Só em Adamantina, né?

Com todo o respeito, isso não é um problema de religião. É um problema de humanidade.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. O sujeito reza, reza, enche o saco com a reza dele e depois discrimina o semelhante por causa da cor da pele. É ou não é um p…?

    1. Quem pode garantir que Jesus Cristo o Rei dos Judeus, era branco dos olhos azuis?

      Se Cristo nasceu( Região da Galiléia) onde diz a Biblia Sagrada, branco ele não era.

      1. Hoje ” NA GLOBO”, nem toda de ruim, afinal é a unica que pega bem..
        Vai passar a ORIGEM DO HOMEM.
        Acho que os Catarinas não vão assistir..
        Já que o PAPA, acabou de aceitar a Teoria da Evolução..
        Vai dar um troço..
        A parte:
        As mulheres negras da Africa que vão aparecer, são LINDAS.
        (não aceito reprimenda).

  2. É, meu bom Fernando, pensei que isso nunca aconteceria: os brancos de uma nação mulata estão, finalmente, tirando suas carapuças.
    Estão se mostrando mesquinhos, truculentos e racistas, como sempre foram. Só que, agora, se dão o direito de não precisar esconder isso.
    Será que ninguém vai conseguir conter isso. Ninguém conseguirá mostrar ao pequeno Aécio ao ao encarquilhado FHC que insuflar esse tipo de comportamento é altamente estúpido e leva a resultados altamente prejudiciais a esta grande nação.
    Nação que sempre contou com o árduo trabalho de gente de todas as cores e de todas as opiniões.
    Esperamos um ponto final imediato a essa grande idiotice.

  3. Meu avo sempre me disse cuidado com o pessoal que vai todos os dias a missa e tambem com noveneiros pois sao pessoas perigosas pecadores compulsivos, vovo era sabio neh…..

    1. Bom, meu amigo, não me enquadro no que seu avô disse.Sou católica e agradeço a Deus por ter um papa como Francisco. Precisávamos de alguém como ele pra tapar a boca dos pretensiosos.
      Mas devo dizer que estou tristíssima com a notícia. E Deus também, com toda certeza.

      1. Li meu comentário e devo esclarecer algo. Quando escrevi “Precisávamos de alguém como ele pra tapar a boca dos pretensiosos.”, quis dizer dos católicos pretensiosos!
        Estou enferrujada até a alma…

  4. Sera que por um minuto esses “fiéis” pensaram que Jesus é negro , eu nunca vi Palestino nascido em Belém loiro de olhos azuis.E manda esse bispo de Marilha pra puta que o pariu e pede a conta da igreja , que se for assim não merecem seu sacerdócio.

  5. Minha mãe, senhora sábia que já se foi, conviveu muito com a igreja católica inclusive de Marília (onde nasci. Ela falava da hipocrisia do católico que todo dia “bate no peito” (expressão antiga) e ela nunca deixou de ter razão.

  6. Conheço bem Adamantina, mas conheço melhor ainda Presidente Prudente e seu povo, que apesar de possuir muitos negros e mestiços em sua população, quase todos segregados pelos muros invisíveis que separam a cidade de sua periferia, possui uma elite branca, preconceituosa, elitista, perversa e reacionária.

    Não me admira que tenha ocorrido isso ao padre negro de Adamantina, admira-me que apenas agora e através do blog “sujo” um fato como este, comum aqui no oeste paulista, venha à luz.

    Fernando, nobre amigo e blogueiro de alta luz, pergunto-lhe por que raios meus posts ultimamente não têm sido publicados ?
    Grande abraço e se quiser mais absurdos, olhe com uma lupa sobre este pedaço do Brasil além de Tordesilhas !

      1. Prezada Iskra, estava sentindo falta de seus comentarios. Feliz retorno!

        Em pleno seculo XXI,é a primeira vez que vejo a foto de um padre negro no interior de São Paulo.

        Estado (SP) que quase toda semana a elite branca faz manifestação pedindo a volta da ditadura, podemo esperar o que?

        1. Desculpem minha dúvida que, certamente, não tem nenhuma importância e não irá mudar o explícito racismo que existe em nosso País. Entretanto, como não é a primeira vez que vejo essa diferença de tratamento, gostaria de saná-la: Rita escreve “Querido Iskra”, portanto, trata-se de um homem; Leo escreve “Prezada Iskra”, portanto, trata-se de mulher. Iskra, minha dúvida é somente no sentido de como deverei tratá-lo, se por “o” Iskra ou “a” Iskra. Por favor, não se ofenda com essa minha dúvida e, acredite, não há nenhuma outra intenção além dessa que exponho.

          1. Oi, Benjamin! Eu me lembro de uma vez que uma pessoa “dos blogs branquinhos” chamou Iskra, um dia, de “minha senhora” e ele disse que era homem (de um jeito bem legal…hehe!).
            Pode até ser que eu esteja misturando tudo, que ando meio sei lá, mas tenho praticamente certeza de que é um homem bem arretado!
            Um abraço!

  7. caro fernando
    “quanto mais santanário, mais ladro” – aquilino ribeiro.
    esses santarrões precisam de bênçãos ou beijar santinhos de ouro como uma espécie de escape ao mau-caratismo.
    é mais ou menos assim: para cada patifaria, um padre-nosso e uma ave-maria e está ‘perdoado’.

  8. Na minha paróquia temos 3 padres. Dois brancos e um negro. Eles se revezam no atendimento das 5 comunidades que compoem esta paróquia. Ao todo, são mais de 6 grandes bairros atendidos por estes padres. Aos domingos, um deles tem que celebrar uma missa as 18h e sair correndo para celebrar outra, na comunidade ao lado, às 20h.

    A minha mãe é a responsável por uma dessas comunidades. Ela chega cedo, abre a igreja e faz os preparativos para a missa. Ela me contou que quando o padre negro é o celebrante, nesta igreja, tem um senhor que, ao vê-lo chegar à Igreja, este senhor sai pela porta lateral, de fininho.

    Este senhor não assiste à missa celebrada pelo padre negro.

    Definitivamente, religião não define caráter…

  9. Boa tarde,
    uai raça negra, qual? Poderia dizer isso, mas o mundo é racista e o Brasil não é diferente. Só que essa elite brasileira, esquece que os donos DE ENGENHO DORMIA COM SUAS NEGRINHAS, essas que deu origem ao Brasil. Caso ocorresse hoje pediríamos DNA e assim saberíamos o pai,o filho,pois não seria do Espírito Santo.

  10. Sou antigo ex-seminarista (Pia Sociedade de São Paulo – Osasco/SP) e católico com pequena participação na religião. Mas isto não me impede de deduzir que, há muito na Igreja Católica, o critério para nomear “Bispos” é medido pelo grau de imbecilidade do candidato. Quanto mais parvo, mais chances de assumir um “bispado” católico. E não é privilégio de Marília não. Presidente Prudente também tem algo parecido há tempos. Deve ser pela localização no meio oeste paulista.

  11. Cada vez sinto mais orgulho de dizer que sou ateia. Definitivamente não tenho a mínima pretensão de ter esse mundo de hipocrisia, racismo, ódio e desprezo a todas as diferenças em minha vida. Claro que não se pode generalizar…mas deus, fé, religião cada vez mais só se consolida como sinônimo de maldade.

    1. É o padrão de beleza criado nas TVs, se alastrando nas igrejas.

      Hoje em dia para ser aceito na sociedade, tem que padrão de beleza Global.

  12. Quando a intolerância chega aos bancos da igreja, onde supostamente os fiéis se reunem para ouvir a palavra de Deus, onde a referida palavra se resume basicamente em dois Mandamentos, quais sejam: “Amai a Deus sobre todas as coisas”, e; “Amai ao próximo como a ti mesmo.”, no ditado popular podemos dizer que “chegamos ao fim da picada”!

  13. Não sei que Deus esses preconceituosos seguem, inclusive esse bispo. Se JESUS voltasse, com certeza, expulsaria muitos fariseus do templo. Eu fico indignada com esse fieis de fachada, que escondem atrás de uma religião para disseminar o ódio, a discórdia e o preconceito.

  14. Quando crianca,começa a perguntar o que e’ isso ? E se forma aos poucos a depender de quem responde as perguntas, a fixar uma personalidade no mundo então todos comportamentos das pessoas são aprendidas e se chega a uma vida adulta impregnado de tudo que nao e’ seu,como se fosse uma colcha de retalhos,assim começa os conceitos e preconceitos. Quando olhar para dentro e
    ver o proximo como a si,começa pegar todos os retalhos e dispensar um por um e ficar nu a personalidade real assume…
    constrói uma vida tendo controle de quem
    se quer ser,todo dia tem que optar,por trevas ou luz,não têm fim.

  15. Como diz o padre, os brasileiros tem dificuldade de aceitar o negro – principalmente dentro de si mesmos.

  16. Alguma dúvida de que as pessoas chamadas “de bem”, que existem em qualquer comunidade, seja religiosa, política, esportiva, midiática, na sociedade (inclusive alternativa), quando assim se denominam (“sou uma pessoa de bem”) não passam de preconceituosos, racistas, intolerantes?

  17. isso nao é so exclusividade so dessa cidade nao, isso é do brasil inteiro e do mundo. em qualquer lugar do mundo tem isso e nao adianta negar. e depois ficam ai latindo para os quatro cantos que o brasil é um pais cristao , é um pais racista, facista, nazista, golpista isso sim.

  18. Sei que vou provocar uma polêmica mas a culpa da transferência do padre é das mulheres da elite da cidade de Adamantina. Explico: elas não devem estar gostando nada das fotos dos batizados, crismas e casamentos. Em todas aparece o padre Wilson, que é negro. São imagens que permanecem para sempre e o racismo da elite engole o padre para uma missa, um enterro mas não estão admitindo que o padre Wilson apareça no álbum que ficará para a posteridade. Não preciso me alongar mais. Já entenderam,né. Não precisarei desenhar.

  19. ?????????????
    Sonhando com uma Ley de Medios e postando:
    ?????????????
    ****
    *************.
    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  20. Façamos uma breve reflexão. Pode o homem escolher em que país vai nascer? Pode o homem escolher quem serão os seus pais? Pode o homem escolher se será rico ou pobre? Pode o homem escolher a cor da sua pele? Ninguém pode fazer isso. Desde o primeiro homem nascido até o último. Por que então nos achamos melhores que os outros, por ter nascido neste ou naquele país? Por ser filho de fulano de tal e não de sicrano de tal? Por ser rico e não pobre? Por ser branco e não negro? Quem nos ensinou a sermos assim? Deus explica muito bem tudo isso. Mas ninguém quer saber coisa alguma de Deus.

  21. Se for analisar, a maioria dos católicos são acomodados. Segundo o ex-padre Marcelo da Luz, quando nos sermões ele cobrava dos fiéis postura mais cristã, eles iam literalmente reclamar para o bispo.

  22. Engraçado… eu nasci, cresci e moro no RS, um dos Estados mais brancos do Brasil, e quando me descuido, acabo pensando que não há mais aquele ranço racista que chega a derrubar pessoas de cargos, ainda mais fora do RS, no Brasil “mais mulato”. Mas a cada episódio desses me dou conta de que na verdade eu apenas estou convivendo com as pessoas certas, por isso não vejo episódios assim tão seguidamente.

    Como é que pode, um país absolutamente “misturado”, ter uma elite branca reacionária dessas?

    E sabe o que me dá mais raiva? Aqui na região temos uma elite branca formada pelas famílias tradicionais (embora não cheguem a ter a coragem de externar seu racismo e até o sentimento de superioridade em relação aos brancos pobres e de origem “não nobre”).

    E há uma regra: quanto mais ameaçados de “cair na classe popular”, mais esses “portadores do sangue azul” reforçam seus preconceitos. é uma tática psicológica de negação: é uma elite branca FALIDA, seja financeiramente (quase todos são), seja moralmente (apostaram no modelo familiar e de valores imposto pela tradição e não são felizes).

    Quanto mais falido, mais preconceituoso.

    Afinal, se o dinheiro já não lhes serve de elemento de diferenciação, então a linhagem e a cor servirão.

  23. Vou ser bem direto para um leitor menos atento, esse Bispo de Marilia se revelou e mostrou claramente como o racismo esta presente também na elite da Igreja, mesmo com a maioria dos munícipes se colocando a favor do Padre Wilson, o Bispo fez prevalecer sua vontade, quer dizer além de racismo mais o autoritarismo…

  24. Vou escrever, apesar de que acho que vou ser boicotado.
    Ontem, no programa Policial da RECORD, foram presas, ou
    melhor, soltas, duas mulheres “lindas e brancas e loiras”.
    A festa jornalistica estava encima deste quadro, como elas
    poderiam estar soltas..??
    Era uma festa jornalistica com direito a entrevista pessoal,
    sentada, com luxurias como batom e penteado…
    EIS…que um DELEGADO disse:
    – Agora o crime não tem mais o esteriótipo dos marginais
    de ANTIGAMENTE..
    Qual é o esteriótipo de ANTIGAMENTE Senhor DELEGADO.
    Com certeza não é o Esteriótipo do Senhor Roberto,
    Terno e gravata, barba branca, uma leve barriga saindo pela
    cinta, e branco, envolvido com muitas amizades da alta sociedade.
    PRECISO DIZER ALGO A MAIS.
    Quebrar isto é um encargo grande, culpar os PPPP será mais facil.
    Isto voltará contra a sociedade.

  25. O grande responsável por toda essa situação é o padre que precedeu o Wilson Luis Ramos à frente da Matriz de Santo Antonio, pois está claro que o trabalho de evangelização dos membros daquela congregação não atingiu os seus mais simples objetivos, quais sejam, conhecer e praticar os Dez Mandamentos, os quais são universais e independem de qualquer religião. Gentileza gera gentileza.

  26. Fico indignada com uma atitude dessas. Jesus era o primeiro a defender os pobres e escolhidos. Como podem seus ditos seguidores realizarem uma atitude tão discriminatória assim? Fariseus, hipócritas.

  27. Uma das justificativas: a simplicidade do padre.

    É… aí tem. Aí tem: ignorância, preconceito, estupidez, desumanidade e, quem sabe, tudo isso mais a saudade de qualquer um que pegue um microfone e ponha em prática todas as técnicas de condicionamento mental. Isso já existe por aí. Para encontrar basta mudar de rebanho.

  28. Tá na cara que a elite BRANCA votou no PSDB Alguém tem dúvida?), pois o padre Wilson representa o PT. Mas qdo esta elite (todos os palavrões) precisou de uma ajudinha no MENTIRÃO usaram o JB, que é tão sem vergonha qto quem o contratou, a Direita=tv gRobo, … etc. Enfim o Bispo de Marília também faz jus ao povinho de Adamantina que solicitou a substituição do padre Wilson, e mesmo OBEDECEU. Então fica o alerta a sociedade de Adamantina que no primeiro filme do “Auto da Compadecida” do BRASILEIRÍSSIMO e ELEITOR da Sra. DILMA, ARIANO SUASSUNA, o Cristo naquela película era NEGRO. Ah sim, povo de Adamantina! Não deixem de expulsar também o “Cristo Negro”, N. S. Aparecida cuja imagem é negra e avisarem a DEUS que a elite pujante de Adamantina já deu COR também as ALMAS dos encarnados.

  29. A elitizinha preconceituosa não gosta da padroeira do Brasil, mas sim dos “FERIADÕES”, se odeia tanto os negros, porque não contratam para fazer os seus serviços domesticos “OS LOIROS E AS LOIRAS”, a resposta é: os loiros e as loiras, na grande maioria sequer sabe fritar um ovo, se não fosse os restaurantes, essa elitizinha morreria de fome, pois não sabem fazer o basico para sobreviver.

  30. Fernando
    Tenho uma sugestão a fazer, especialmente se algum dos que comentaram fazem parte de pastorais ou congregações: façamos essa matéria chegar ao Vaticano. O papa Chico precisa saber o que está aconteceu com a Igreja dentro deste país. Progressista como ele tem sido, não ficará calado diante de tamanho descalabro, ele que tem abraçado os desvalidos e os oprimidos. Sem dúvida a Cúria se posicionaria, quiça o próprio Bergoglio em pessoa viria aqui especialmente para excomungar geral.
    Pai, perdoe-os, eles não entendem as lições do Galileu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *