Toffoli, de guardião a açougueiro da Constituição.

É espantosa – e apavorante – a fala feita ontem, numa palestra em São Paulo, que “que depois da Páscoa pretende assinar um termo de compromisso com representantes do Executivo e do Legislativo para enxugar a Constituição”.

“Enxugar” a Constituição significa tirar pedaços dela, excluir da proteção constitucional situações e atividades que a vontade majoritária da sociedade, pelos constituintes, resguardaram. Exatamente o contrário do que é o papel do STF que Toffoli preside, o de guardião do texto constitucional.

Não torna menos grave a sua fala o fato de tê-la exemplificado com o trato constitucional de assuntos tributários, cujo detalhamento de fato não deve estar ao abrigo da Lei Maior, mas é impossível que o presidente do Supremo não perceba que, ao se abrir esta temporada de “poda” da Constituição, será inevitável que o machado corte outros direitos e regras, tanto na distribuição federativa dos recursos públicos quanto – e ainda pior – nas garantias e liberdades individuais.

Agora mesmo, com o mesmo “nobre objetivo” de reduzir a quantidade de temas tratados na Constituição planeja-se o diabo: acabar com reajustes anuais de salário, com o recolhimento do PIS pelas empresas em favor do seguro desemprego e outras garantias hoje constitucionais.

Se as questões previdenciárias – inclusive as dos tributos a ela destinados – estivesse fora da “Constituição enxuta”, podem crer, maiorias exentuais do congresso poderiam até decidir pela degola física dos velhinhos para economizar recursos para o “mercado”.

É certo que precisamos de mundanças na Constituição, mas por um instrumento adequado a este fim, que é uma constituinte, eleita para este fim e com limites de atuação temática muito claros. Processos de enxugamentoconstitucionais produzidos por “pactos” entre os poderosos, está na cara, só produzirá benefícios aos poderosos.

E os poderosos, no Brasil, valha-me Deus, são um desastre.

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Estamos sob um golpe, uma ditadura exercida pelos três poderes em conluio. Difícil encontrar esperança e, por falar nisso, a ONU não ia julgar Lula em março ? Pois é.

    • Ia, mas não nos esqueçamos que a ONU não é mais uma Organização e as nações já não são unidas, onde está escrito ONU leia-se EE.UU

      • Tendo por perto gente como Trump, Netanyahu, Macri e Bolsonaro, daí a pouco ONU passa a significar "Organização dos Nazistas Unidos".

  • O que vcs acham o que fazia um general no gabinete do presidente do STF , aquele saiu , mas já tem outro lá . Tudo idéia dele , será mesmo ?

    • Pois é...
      Tudo é tão óbvio, mas não querem perceber.
      Não estamos num regime democrático, faz já algum tempo, mas ELES mantém a aparência de que haja democracia.

  • A ocasião faz o ladrão, mas a falta de oportunidade para muitos faz a honestidade.
    O GOLPE nos mostra em fratura exposta o caráter de muitos.
    Portanto, concluímos que...

  • E um cara como este, ainda não quer que nós esculhambemos um judiciário cheio de "sem noção" como ele.

  • E um cara como este não quer que o povo esculhambe o STF e todo judiciário, tão sem noção como o atual governo.

  • a elite do atraso e seus fâmulos, entre eles esse canalha do Ínfimo, perderam qualquer veleidade de aparentar obediência à Constituição. São destituidos de qualquer restrição legalista e ética. Ignoram a Constituição segundo os interesses de seus patrões. Se (SE!) o povo (O POVO!) entender da conveniência de alterações, convoque-se uma nova Constituinte. Os poderosos não aceitam as regras da luta política em uma democracia civilizada. São senhores de engenho escravocratas.

  • Li no twitter. Governo Bolsonaro os grandes avanços estão nos recuos. Simples assim.

Related Post