Três letras, outra vez

Do espetáculo de grosseria,descompromisso com a população e mau-caratismo proporcionado ontem à noite por Cid Gomes, apesar do dano imenso causado  à liberdade e à democracia brasileira, algumas lições se extraem.

Começo pela última adjetivação que fiz.

Não se vai à casa de alguém para dizer-lhe desaforos, pouco importa se neles possa haver (ou não) alguma verdade no que se diz. Era um ato  público da campanha de Fernando Haddad, que merecia respeito. Se Cid ou a sua família não querem participar, não fossem. Se não gostaram de algo que fora dito – e nada foi dito que pudesse ser ofensivo – manifestassem seu descontentamento saindo, discretamente, com dignidade.

Tomar o microfone para usar expressões raivosas e pueris, como o “bem feito” que nem na boca de crianças deixa de ser a “comemoração” dos problemas do outro é, antes de tudo, uma grosseria inominável. A luta, dizem bem os gaúchos, não quita a fidalguia.

Mas é muito pior, já que se trata de um adulto e de uma liderança política, que sabe perfeitamente de suas responsabilidades.

Cid Gomes desqualificou-se como homem público e como parceiro, não apenas do campo progressista mas de qualquer força política capaz de colocar algum padrão ético de comportamento em alianças. Ausentar-se no momento de dificuldades de seus parceiros já é um pecado terrível; chutá-lo publicamente, é imperdoável.

Nenhuma destas considerações, porém, sequer chega aos pés diante do crime – agora de quase impossível arrependimento,  tenha ou não  Cid urdido a cena com seu irmão – que se comete contra as liberdades democráticas do povo brasileiro, diante da ameaça de uma ainda impensável vitória eleitoral do fascismo e dos bandos milicianos que se formaram à volta da aventura Jair Bolsonaro.

Crime, não erro, porque se ache motivado por seus próprios interesses futuros, que imaginam serem favorecidos por uma acachapante derrota petista.

Os Gomes – trate-se assim como família quem como família atua na política – agem exclusivamente por suas próprias razões e por elas arrastaram um partido de história e de tradições democráticas, o PDT.

Sofro, solidário, aos velhos companheiros, queridos amigos de uma vida que vêem, 40 anos depois do que fizeram ao PTB, de novo aventureiros como o sujeito que foi candidato aqui no Rio usarem três letras de tantas lutas como verrumas para cavar espaço aos inomináveis que se preparam para abocanhar o governo.

Dissenti, discordei, saí do partido de minha vida adulta inteira, ao mesmo tempo em que saía do governo ao qual ele estava aliado . Mas jamais o traí, porque seria trair minha própria modesta trajetória, a qual deve muito ou quase tudo a Leonel Brizola.

Ontem, o homem que, por anos, administra o espólio partidário, Carlos Lupi, disse que Ciro volta já preparando 2022. Lembro a frase de Leonel Brizola sobre quem trata eleições como corrida de cavalo, onde se põe ou não o animal na pista e e nele se aposta como num páreo. Pois é o que está sendo feito e com o requinte de torpeza de ajudar a quebrar as patas de quem lhe ficou muito à frente no voto popular.

Demos, em 1989, todas as nossas energias à causa de uma candidatura de Lula, sem ressentimentos de quem, como Brizola, tinha milhares de vezes mais razões para pretender ser o protagonista, não o coadjuvante. E se nossa aliança, ali, não foi o momento inaugural de uma força histórica deveu-se os egoísmos petistas que à generosidade brizolista.

Compreende-se melhor, agora, porque Lula não quis lançar Ciro Gomes como seu candidato.

Sem mais palavras sobre isso que a frase da história, que a este caso bem se aplica: a prática é o critério da verdade.

Fernando Brito:

View Comments (143)

  • O Ciro sempre se achou um Brizola. Mas nunca será nem com mais dez mil encarnações.

  • Sim, compreende-se porque Lula não abraçou a candidatura Ciro: ele e o atual PDT não são confiáveis. A mesma percepção que Lula teve com Marina, teve com Ciro. Ciro "Gone",

    • Uma pessoa que já passou por mais de 5 partidos, da PDS (Arena) ao PSB, com para intermediária no PSDB nunca mostrou sua verdadeira cor, ou melhor, um verdadeiro Camaleão da política!

  • O canalha ,navegou por dezenas de partidos ,alguns até opostos na sua ideologia,sempre perseguindo seu projeto pessoal.
    Com pacerias assim na mesma trincheira ,o resultado é o que estamos vendo,O TIRO PELAS COSTAS.
    CANALHA E TRAIDOR,JÁ ESTÁ ESCRITO NA HISTÓRIA CIRO.

    • Não, não foi tiro pelas costas, mas foi uma facada, que exige maior proximidade, como a desferida contra o mestre Moa.

  • Nasce uma nova marina silva no cenário político, como se uma já não bastasse.

    • Em 2022, se chegarmos lá, ele conseguirá um feito = seus 1 por cento de premio.

  • O PDT para virar um PTB, só faltava o R. Jefferson, agora já não falta mais e em dupla, e irmãos, ninguém merece.

  • "Compreende-se melhor, agora, porque Lula não quis lançar Ciro Gomes como seu candidato.". Lula não nasceu ontem!!

  • Se o Coizo ganhar esta eleição, vamos ter greve geral todos os dias. Os caminhoneiros serão fichinhas.

    • Hoje estou convencido que essa greve dos caminhoneiros teve a ajuda de setores de inteligência. Foi articulada demais para nossos padrões históricos.

      Não por acaso, haviam muitas faixas de apoio ao boçal, além de pedidos de intervenção militar - sem falar no uso recorrente da palavra "comunismo", estranha ao vocabulário desta categoria.

      • Eu assistia aquele programa que passa ou passava na bandida domingo de manhã e falavam de para tudo meses antes

    • Boa sorte pra quem tentar.
      Penso que descobriremos porque não ha muitas greves em regimes fascistas.

  • Este Carlos Lupi é outro sem vergonha e oportunista. Cuspindo no prato do PT , onde ele comeu no governo do Lula.

  • O fato: falta voto para o pt.
    Cid não gerou esse fato.
    Todo ciclo se esgota. O do psdb durou 8 anos, o do pt durou 14 anos. Ambos foram substituídos.
    Entender a razão por que o povo trocou o ídolo pelo feitor, incorporar as novas tecnologias para comunicação, trocar palavras de ordem por solução, atualizar o conceito de Estado.
    Bolsonaro é transição para novo ciclo.
    Na média, há mais de um smartphone por brasileiro, por isso a globo terá menos importância a cada dia. Na mão, durante 24 horas, está a possibilidade, a comunicação.
    A esquerda precisa propor Estado menor, precisa descentralizar a ação de governo, aproximar a solução do problema. Palavras de ordem não valem mais nada.
    E cultivar ódio é semear inimigos. E isso é tudo o que gente com o bolsonaro precisa.

    • "A esquerda precisa propor Estado menor, precisa descentralizar a ação de governo, aproximar a solução do problema. Palavras de ordem não valem mais nada".
      Ótimo, agora consigo entender o seu pensamento, ou o arcabouço e fundamentos de suas ideias. Para mim nada de "Estado Mínimo". O que precisamos é de muito mais Estado a serviço do povo e não do Estado sequestrado por corporações privadas ou oligarquias.

      • Não falei em Estado mínimo, amigo. Falei em Estado menor, sem auxílio moradia, sem centenas de milhares de cargos de livre nomeação, sem uso de aviões e automóveis de luxo, exceto para o presidente de cada poder no exercicio de sua função, licitações realmente amplamente divulgadas e outras providências de caráter saneador. Há instrumentos modernos que permitem redução de custos e maior produtividade, inclusive no setor público. Sem isso, a carga tributária indecente que pagamos, quando comparada com os serviços que recebemos, terá que ser sempre alta, mantendo a necessidade do Estado captar recursos no mercado, conhecido como dívida pública. A esquerda precisa incorporar a gestão como valor e não apenas obras ou assistência. A população está atenta e cada dia mais bem informada por fontes independentes através das redes sociais. A esquerda, da qual sou eleitor, precisa incorporar essas ações aos seus programas e gestões, antecipando-se ao discurso da direita, falsamente moderno. Em resumo, foi o que eu disse.

    • Cirista,ninguém afirma que os pts ( e nós) no caso de uma derrota jogarão a culpa nos gomes (12%),até por uma razão simples,o líder dos pts descartou eles como alternativa.
      Gostando ou não do Lula só um néscio poderia negar que tinha razão,não existe ética nem confiabilidade na famiglia gomes.
      Já diz ali embaixo,ele "namora" com os fascistas para caso ganhem, ser a "esquerda" que destruirá a organização popular (o que mais eles temem ,não as cúpulas ,em geral burguessas ) que os PTS possuem em todo o país.
      As ideias não se esgotam,ouço os mesmos desejos das massas desde que me conheço por gente (já passei faz tempo os 60 ),a sua aplicação,os meios,sua comunicação etc,poderão ser adaptadas aos tempos,mas elas ,as ideias continuam as mesmas.
      E gostem os ciristas ou não ,quem melhor encarnou isso no Brasil foram os pts,assim como Perón na Argentina e Chavez na Venezuela.

    • Essa ida do Cid num evento da candidatura Haddad, tem tudo para ser uma armação combinada com a equipe de campanha do Bozonazi. Sentindo o crescimento do Haddad na reta final, o "barraco" desse porte que ele aprontou não pode ter sido por acaso. Os irmãos Gomes são os novos apoiadores do Bozonazi

    • Falta decência para os inimigos do PT. Você é um deles! Quem não gosta de ser feliz? Durante as gestões do PT o povo foi feliz e se orgulhava de ser brasileiro! Daí a classe dominante e os invejosos demonizaram o PT e começaram colocar a culpa no partido, de todos os erros cometidos pelos brasileiros, principalmente, o da classe dominante escravagista, nos últimos 528 anos de Brasil.

      • Não sou inimigo do pt, sou um cidadão comum com direito a emitir opinião.
        Por falar em ladrões, sugiro que você digite no google: CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO e leia o relatório. Os fatos ali descritos ocorreram também durante a gestão do psdb. R$ 46 Bilhões de reais é o valor estimado.

    • Quem deve propor “Estado Menor” e descentralizado é João Amoedo, Meirelles, Bozo e toda a turma de Liberais que abundavam em opção ainda no primeiro turno.

      Pedir isso a qualquer partido de esquerda que se identifica com o nacionalismo econômico (inclusive o próprio PDT, ao menos historicamente), é desconfigurar sua identidade com as suas próprias bases. Ou seja, é suicídio político.

      O campo progressista tem é que aprender a conscientizar a população através das tecnologias de comunicação (aí sim, como vc bem colocou), de forma inteligente e rápida, da mesma forma que memes e pequenos textos objetivos são usados para mobilizar o conservadorismo que vemos hoje.

      A bater duro, inclusive através de Youtubers se necessário, nas propostas neoliberais agressivas aos interesses sociais.

      Mostrar que em um país de maioria sofrida, como o nosso, é loucura transformar a educação e o trabalho numa mercadoria. Que tudo isso vai atingir no próprio bolso dessa gente.

      • Estado menor não é Estado minimo.
        Estado menor é fim de auxílio moradia e outras indecências. Estado menor é acabar com cargos de livre nomeação, exceto ministros. Estado menor é acabar com voos em aviões da fab, exceto para presidente de poder. Estado menor é acabar com verbas de gabinete e representação e diárias. Pra ficar em alguns poucos exemplos.
        O atual modelo é sustentado por nós, contribuintes, com a vergonhosa carga tributária de primeiro mundo, recebendo como contrapartida serviços de quinto mundo.
        Para os três poderes e estatais.

        • Muito lindo na teoria, mas, na prática como diria o próprio Ciro: “dá bilhão”?

          Claro que não podemos negar o importante efeito moralizador da coisa pública, que uma atitude reformista nesse sentido, traria. O problema é que o buraco das contas públicas é mais embaixo. Bem mais embaixo.

          E força à necessidade de promover desde uma Reforma tributária mais progressiva, passando pela não continuidade dos REFIS e outra peripécias sonegadoras, até um rearranjo das instituições em torno de um projeto de longo-prazo.

          • Dá bilhões, certamente. Insuficiente para equilíbrio fiscal, que viria das fontes que Ciro descreveu, mas conteria as insaciáveis castas que sequestraram o Estado para si e seus corruptores.

Related Post