Três letras, outra vez

Do espetáculo de grosseria,descompromisso com a população e mau-caratismo proporcionado ontem à noite por Cid Gomes, apesar do dano imenso causado  à liberdade e à democracia brasileira, algumas lições se extraem.

Começo pela última adjetivação que fiz.

Não se vai à casa de alguém para dizer-lhe desaforos, pouco importa se neles possa haver (ou não) alguma verdade no que se diz. Era um ato  público da campanha de Fernando Haddad, que merecia respeito. Se Cid ou a sua família não querem participar, não fossem. Se não gostaram de algo que fora dito – e nada foi dito que pudesse ser ofensivo – manifestassem seu descontentamento saindo, discretamente, com dignidade.

Tomar o microfone para usar expressões raivosas e pueris, como o “bem feito” que nem na boca de crianças deixa de ser a “comemoração” dos problemas do outro é, antes de tudo, uma grosseria inominável. A luta, dizem bem os gaúchos, não quita a fidalguia.

Mas é muito pior, já que se trata de um adulto e de uma liderança política, que sabe perfeitamente de suas responsabilidades.

Cid Gomes desqualificou-se como homem público e como parceiro, não apenas do campo progressista mas de qualquer força política capaz de colocar algum padrão ético de comportamento em alianças. Ausentar-se no momento de dificuldades de seus parceiros já é um pecado terrível; chutá-lo publicamente, é imperdoável.

Nenhuma destas considerações, porém, sequer chega aos pés diante do crime – agora de quase impossível arrependimento,  tenha ou não  Cid urdido a cena com seu irmão – que se comete contra as liberdades democráticas do povo brasileiro, diante da ameaça de uma ainda impensável vitória eleitoral do fascismo e dos bandos milicianos que se formaram à volta da aventura Jair Bolsonaro.

Crime, não erro, porque se ache motivado por seus próprios interesses futuros, que imaginam serem favorecidos por uma acachapante derrota petista.

Os Gomes – trate-se assim como família quem como família atua na política – agem exclusivamente por suas próprias razões e por elas arrastaram um partido de história e de tradições democráticas, o PDT.

Sofro, solidário, aos velhos companheiros, queridos amigos de uma vida que vêem, 40 anos depois do que fizeram ao PTB, de novo aventureiros como o sujeito que foi candidato aqui no Rio usarem três letras de tantas lutas como verrumas para cavar espaço aos inomináveis que se preparam para abocanhar o governo.

Dissenti, discordei, saí do partido de minha vida adulta inteira, ao mesmo tempo em que saía do governo ao qual ele estava aliado . Mas jamais o traí, porque seria trair minha própria modesta trajetória, a qual deve muito ou quase tudo a Leonel Brizola.

Ontem, o homem que, por anos, administra o espólio partidário, Carlos Lupi, disse que Ciro volta já preparando 2022. Lembro a frase de Leonel Brizola sobre quem trata eleições como corrida de cavalo, onde se põe ou não o animal na pista e e nele se aposta como num páreo. Pois é o que está sendo feito e com o requinte de torpeza de ajudar a quebrar as patas de quem lhe ficou muito à frente no voto popular.

Demos, em 1989, todas as nossas energias à causa de uma candidatura de Lula, sem ressentimentos de quem, como Brizola, tinha milhares de vezes mais razões para pretender ser o protagonista, não o coadjuvante. E se nossa aliança, ali, não foi o momento inaugural de uma força histórica deveu-se os egoísmos petistas que à generosidade brizolista.

Compreende-se melhor, agora, porque Lula não quis lançar Ciro Gomes como seu candidato.

Sem mais palavras sobre isso que a frase da história, que a este caso bem se aplica: a prática é o critério da verdade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

143 respostas

  1. Sim, compreende-se porque Lula não abraçou a candidatura Ciro: ele e o atual PDT não são confiáveis. A mesma percepção que Lula teve com Marina, teve com Ciro. Ciro “Gone”,

    1. Uma pessoa que já passou por mais de 5 partidos, da PDS (Arena) ao PSB, com para intermediária no PSDB nunca mostrou sua verdadeira cor, ou melhor, um verdadeiro Camaleão da política!

  2. O canalha ,navegou por dezenas de partidos ,alguns até opostos na sua ideologia,sempre perseguindo seu projeto pessoal.
    Com pacerias assim na mesma trincheira ,o resultado é o que estamos vendo,O TIRO PELAS COSTAS.
    CANALHA E TRAIDOR,JÁ ESTÁ ESCRITO NA HISTÓRIA CIRO.

    1. Não, não foi tiro pelas costas, mas foi uma facada, que exige maior proximidade, como a desferida contra o mestre Moa.

  3. O PDT para virar um PTB, só faltava o R. Jefferson, agora já não falta mais e em dupla, e irmãos, ninguém merece.

  4. “Compreende-se melhor, agora, porque Lula não quis lançar Ciro Gomes como seu candidato.”. Lula não nasceu ontem!!

  5. Se o Coizo ganhar esta eleição, vamos ter greve geral todos os dias. Os caminhoneiros serão fichinhas.

    1. Hoje estou convencido que essa greve dos caminhoneiros teve a ajuda de setores de inteligência. Foi articulada demais para nossos padrões históricos.

      Não por acaso, haviam muitas faixas de apoio ao boçal, além de pedidos de intervenção militar – sem falar no uso recorrente da palavra “comunismo”, estranha ao vocabulário desta categoria.

      1. Eu assistia aquele programa que passa ou passava na bandida domingo de manhã e falavam de para tudo meses antes

    2. Boa sorte pra quem tentar.
      Penso que descobriremos porque não ha muitas greves em regimes fascistas.

  6. Este Carlos Lupi é outro sem vergonha e oportunista. Cuspindo no prato do PT , onde ele comeu no governo do Lula.

  7. O fato: falta voto para o pt.
    Cid não gerou esse fato.
    Todo ciclo se esgota. O do psdb durou 8 anos, o do pt durou 14 anos. Ambos foram substituídos.
    Entender a razão por que o povo trocou o ídolo pelo feitor, incorporar as novas tecnologias para comunicação, trocar palavras de ordem por solução, atualizar o conceito de Estado.
    Bolsonaro é transição para novo ciclo.
    Na média, há mais de um smartphone por brasileiro, por isso a globo terá menos importância a cada dia. Na mão, durante 24 horas, está a possibilidade, a comunicação.
    A esquerda precisa propor Estado menor, precisa descentralizar a ação de governo, aproximar a solução do problema. Palavras de ordem não valem mais nada.
    E cultivar ódio é semear inimigos. E isso é tudo o que gente com o bolsonaro precisa.

    1. “A esquerda precisa propor Estado menor, precisa descentralizar a ação de governo, aproximar a solução do problema. Palavras de ordem não valem mais nada”.
      Ótimo, agora consigo entender o seu pensamento, ou o arcabouço e fundamentos de suas ideias. Para mim nada de “Estado Mínimo”. O que precisamos é de muito mais Estado a serviço do povo e não do Estado sequestrado por corporações privadas ou oligarquias.

      1. Não falei em Estado mínimo, amigo. Falei em Estado menor, sem auxílio moradia, sem centenas de milhares de cargos de livre nomeação, sem uso de aviões e automóveis de luxo, exceto para o presidente de cada poder no exercicio de sua função, licitações realmente amplamente divulgadas e outras providências de caráter saneador. Há instrumentos modernos que permitem redução de custos e maior produtividade, inclusive no setor público. Sem isso, a carga tributária indecente que pagamos, quando comparada com os serviços que recebemos, terá que ser sempre alta, mantendo a necessidade do Estado captar recursos no mercado, conhecido como dívida pública. A esquerda precisa incorporar a gestão como valor e não apenas obras ou assistência. A população está atenta e cada dia mais bem informada por fontes independentes através das redes sociais. A esquerda, da qual sou eleitor, precisa incorporar essas ações aos seus programas e gestões, antecipando-se ao discurso da direita, falsamente moderno. Em resumo, foi o que eu disse.

    2. Cirista,ninguém afirma que os pts ( e nós) no caso de uma derrota jogarão a culpa nos gomes (12%),até por uma razão simples,o líder dos pts descartou eles como alternativa.
      Gostando ou não do Lula só um néscio poderia negar que tinha razão,não existe ética nem confiabilidade na famiglia gomes.
      Já diz ali embaixo,ele “namora” com os fascistas para caso ganhem, ser a “esquerda” que destruirá a organização popular (o que mais eles temem ,não as cúpulas ,em geral burguessas ) que os PTS possuem em todo o país.
      As ideias não se esgotam,ouço os mesmos desejos das massas desde que me conheço por gente (já passei faz tempo os 60 ),a sua aplicação,os meios,sua comunicação etc,poderão ser adaptadas aos tempos,mas elas ,as ideias continuam as mesmas.
      E gostem os ciristas ou não ,quem melhor encarnou isso no Brasil foram os pts,assim como Perón na Argentina e Chavez na Venezuela.

    3. Essa ida do Cid num evento da candidatura Haddad, tem tudo para ser uma armação combinada com a equipe de campanha do Bozonazi. Sentindo o crescimento do Haddad na reta final, o “barraco” desse porte que ele aprontou não pode ter sido por acaso. Os irmãos Gomes são os novos apoiadores do Bozonazi

    4. Falta decência para os inimigos do PT. Você é um deles! Quem não gosta de ser feliz? Durante as gestões do PT o povo foi feliz e se orgulhava de ser brasileiro! Daí a classe dominante e os invejosos demonizaram o PT e começaram colocar a culpa no partido, de todos os erros cometidos pelos brasileiros, principalmente, o da classe dominante escravagista, nos últimos 528 anos de Brasil.

      1. Não sou inimigo do pt, sou um cidadão comum com direito a emitir opinião.
        Por falar em ladrões, sugiro que você digite no google: CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO e leia o relatório. Os fatos ali descritos ocorreram também durante a gestão do psdb. R$ 46 Bilhões de reais é o valor estimado.

    5. Quem deve propor “Estado Menor” e descentralizado é João Amoedo, Meirelles, Bozo e toda a turma de Liberais que abundavam em opção ainda no primeiro turno.

      Pedir isso a qualquer partido de esquerda que se identifica com o nacionalismo econômico (inclusive o próprio PDT, ao menos historicamente), é desconfigurar sua identidade com as suas próprias bases. Ou seja, é suicídio político.

      O campo progressista tem é que aprender a conscientizar a população através das tecnologias de comunicação (aí sim, como vc bem colocou), de forma inteligente e rápida, da mesma forma que memes e pequenos textos objetivos são usados para mobilizar o conservadorismo que vemos hoje.

      A bater duro, inclusive através de Youtubers se necessário, nas propostas neoliberais agressivas aos interesses sociais.

      Mostrar que em um país de maioria sofrida, como o nosso, é loucura transformar a educação e o trabalho numa mercadoria. Que tudo isso vai atingir no próprio bolso dessa gente.

      1. Estado menor não é Estado minimo.
        Estado menor é fim de auxílio moradia e outras indecências. Estado menor é acabar com cargos de livre nomeação, exceto ministros. Estado menor é acabar com voos em aviões da fab, exceto para presidente de poder. Estado menor é acabar com verbas de gabinete e representação e diárias. Pra ficar em alguns poucos exemplos.
        O atual modelo é sustentado por nós, contribuintes, com a vergonhosa carga tributária de primeiro mundo, recebendo como contrapartida serviços de quinto mundo.
        Para os três poderes e estatais.

        1. Muito lindo na teoria, mas, na prática como diria o próprio Ciro: “dá bilhão”?

          Claro que não podemos negar o importante efeito moralizador da coisa pública, que uma atitude reformista nesse sentido, traria. O problema é que o buraco das contas públicas é mais embaixo. Bem mais embaixo.

          E força à necessidade de promover desde uma Reforma tributária mais progressiva, passando pela não continuidade dos REFIS e outra peripécias sonegadoras, até um rearranjo das instituições em torno de um projeto de longo-prazo.

          1. Dá bilhões, certamente. Insuficiente para equilíbrio fiscal, que viria das fontes que Ciro descreveu, mas conteria as insaciáveis castas que sequestraram o Estado para si e seus corruptores.

  8. Não vou perder tempo comentando sobre Ciro e Cid. Mas tenho uma coisa a dizer: Ci-Ci Gomes, VTNC.

  9. Sr.Britto.Eu ,de novo,buscando veleidades autorais,de duvidosa inteligência,mas com a emoção,Já postei em seu blog,o que entendo como o resumo DA TRAIÇÃO ESPERADA.Indague,pra qualquer um dos eleitores dessa DUPLA,por onde andaram partidariamente,ambos,nos últimos anos.Vão constatar,todos os de boa fé,que ambos são meramente,OPORTUNISTAS,que conseguem levar a reboque,o bando de NÉSCIOS,que creem neles.E ,convém ressaltar,que eu não fui,não sou e não serei,PETISTA.Sei também,das suas ocupações com milhares de internautas,que lhe prestigiam,em seu blog,mas convém que os leiam,na medida do possível.Saudções…

  10. Características do Fascismo
    Os regimes fascistas têm, entre as suas principais características, a valorização do sentimento de nacionalismo, da proteção do país e a defesa da segurança nacional.

    Ele também se utiliza da presença do militarismo e de preceitos religiosos como formas de controle e manipulação da população.

    Outra característica dos regimes fascistas é a perseguição, principalmente através de meios de censura e de uso de violência, contra pessoas que são declaradamente opositoras do regime. Esta definição ai é do wikipedia. Qualquer semelhança com o Bolsonaro não é mera coincidência.

    1. Antes o boçal fosse realmente nacionalista. O nacionalismo dele é esse do tipo “Copa do Mundo”, o nacionalismo mequetrefe dos coxinhas, de quatro em quatro anos e que dura algumas semanas.

    2. Nas enciclopedias também encontramos que nunca existiu o nazismo, o que existiu foi o fascismo alemão, com inovações do tipo perseguição a raças, comandado por Hitler, o maior de todos. Agora a galera do contra já tem o polico três em um, Mussolini, Hitler e Trump, todos em um só, o nosso Bozonaro brasileiro.

  11. Cid Gomes também sabotou a Dilma ne, foi la camara e xingou todo mundo enquanto era ministro dela, chamou acachadores e etc…

    Mas que o Lula errou, errou sim…

    Podia ter apoiado Ciro com Haddad de vice, por que nao?

    Com a bancada do PT ia ser um vice com muito poder, assim como teve o Temer.

    Enfim, agora vamos ai mais 04 anos sem saber o que vai ser do pais, sobre tudo da economia.

    1. Meu caro,por que é tão difícil entender ,que se houve uma negativa do Lula é porque ele tinha motivos para isso.Se ele( político calejado ) não o escolheu ,talvez seja pelo que vc acabou de comprovar,SÃO CANALHAS TRAIDORES,,PORTANTO INCONFIÁVEIS E CARENTES DE QUALQUER ÉTICA.
      Agora ainda continua a pensar que ele estava errado????deixe de ser ingênuo garoto.

    2. Pra quê? pra sermos traídos na primeira esquina pelos irmãozinhos canalhas? melhor perder a batalha mas não perder a vergonha na cara. Coisa que a dupla GOMES não sabe o que é!

      1. Como disse com a bancada o Haddad seria um vice forte e o PT é forte na politica.
        E faria isso pelo bem do Brasil, pela democracia, ja que Bolsonaro vai regredir muito o pais.

        Essa é a nossa crença…
        meu medo maior sao os generais por tras dele, porque ele mesmo acho que nao vai fazer grande coisa.

  12. Na vdd, compreende-se mto mais pq Ciro Gomes não quer participar da campanha de gente que usava as mídias de esquerda para atacá-lo e o faze-lo desistir da campanha e ser vice, e agora o atacava, novamente pelas mídias de esquerda, para forçar Ciro a subir no palanque.
    Quem enxergou isso como corrida de cavalos foi o PT que vem se vitimizar agora.

    Não acho certo o gesto do Cid, independentemente do que tenha acontecido lá para ele falar isso. Mas atacar a integridade do Ciro agora, não vai ajudar o PT. Acha q a manifestação dele mudará o voto de quem votará no Haddad? Não o fará. Mas os ataques a Ciro provavelmente o farão.

    1. O problema é esse, meu caro!
      Que Ciro formalizasse sua não adesão à nenhuma das candidaturas, ou, ao menos, o veto ao fascista e a liberação de votos em Haddad.

      O que já seria complicadíssimo, dado o tenso momento político que antecede a tomada de poder pelo obscurantismo. Mas, ainda assim, seria transparente da parte dele e de seu projeto futuro.

      O que não podia ter feito, era agir com falsidade travestida de “sinceridade”.

      Declarar via PDT seu apoio “crítico” para, nos momentos mais difíceis que antecedem ao pleito de um segundo turno avassalador, abandonar o barco flutuando contra a onda fascista e (de forma combinada ou não, tanto faz) ver seu irmão ficar dando lição moral de política em um evento que foi feito com o objetivo de cerrar fileiras!

      Onde qualquer solavanco pode ser usado pela campanha adversária, até por ser dentro do próprio campo do seu dito aliado (como bem mencionou o Brito).

      É erro estratégico e de caráter. Sem mais.

      E mais: aguardar 2022, preparando terreno a partir de atitudes assim? Era mais facil ter feito como o PSOL. Apoiar a única alternativa contra o fascismo agora, para manter sua postura independente e altiva diante do petismo, depois.
      Não importa quantos erros seu aliado tenha cometido, o momento de fazer DR era antes ou até depois, sem nenhum problema.

    2. Garoto,pegue os livros ,estude.Se a vida pela tua idade não conseguiu te ensinar a reconhecer os CANALHAS,pegue os livros e analise o histórico deste CANALHA.
      Só engana vcs ,molecada arrogante,ignorante,e dispostas a acreditar em qualquer discursinho pretensamente revolucionário.
      Que esperar de vcs !!!!,o gurú dos ciristas é o tal de “profeçor” wanderley,que ao longo da campanha só atirou contra a posibilidade dos pts serem ganhadores .
      Teve a colaboração de blogueiros “progressistas” como Miguel do Rosário e PHA para diseminar a divisão.
      Toda a turma cirista, sem dúvida ,já está na história,e da pior maneira,como TRAIDORES..

    3. Sou eleitor de Ciro Gomes em tres eleiçoes1998 , 20002 e no primeiro turno desta eleição.
      Em votei em Lula no segundo turno.
      Nas ultimas eleições votei em Dilma nas duas vezes.
      Nesse segundo turno meu voto sera no Dilmo.
      Porém será a última vez.
      Estratégia ruim e militância escrota.

      1. Escrota?? Não atacamos ninguém!!! Nunca votei no Ciro e não me arrependo! Agora vejo que não perdi nada com isso! Já meu primeiro voto foi para o saudoso Leonel da Moura Brizola! Quanto ao Ciro traíra, não chega aos pés dos grande estadista Brizola!

    4. Precisa ser muito mau caráter pra comprar esse seu discursinho safado de “vitimização do PT”. É o povo brasileiro que vai sofrer com a derrota da luta democrática. E o seu coronel Ciro queria o quê? ficar no lugar do Haddad e do Lula, que conseguiram 30% dos votos válidos enquanto ele, com seu papo de pseudo esquerda mal conseguiu 12%? Chega de tentar justificar a covardia dos irmãos Gomes com esse papo furado de “erros do PT”, tenha dignidade e assuma que votou num covardão oportunista! Estou de saco cheio de ouvir falar em Ciro Gomes como se ele tivesse bala na agulha pra alguma coisa a nível nacional. Nunca teve e, se depender de mim, nunca terá!

  13. Essa família preambula por partidos ao longo to tempo. Não tem ideologia. Aliás, eles têm a ideologia do poder. Ora, o PDT foi capturado por essa família de coronéis. Ciro e Cid têm que entender que voto se conquista, não se subtrai dos outros. Quer votos? Então que vença o primeiro turno com suas próprias pernas.

  14. Tá todo mundo delirando, é preciso falar mais sobre as redes sociais, a manipulação e os interesses de outros países nestas eleições. Essa eleição virou caso de polícia, de justiça e ninguém fala nada …

    1. Sem duvidas que o Tio Sam está participando destas eleições,recorrer a quem?? a PF??ao MP??ao STF??as FA??? denunciar a ONU,que fará???
      Como sempre a história é escrita pelas maiorias ,e na maioria dos casos pela maioria manipulada .Saberemos no futuro,o grau de influência de USA ,incluso na possível e quase certa alteração dos dados das urnas.É muita coincidência que os mais combativos progressistas estejam fora,nada é casual.
      COM FÉ , CONTRA TODO E TODOS OS CRIMINOSOS,VAMOS A LUTA !!!!!!!!

    2. Nem precisa de fake news quando um canalha covardão como o Ciro e seu irmãozinho safado produzem notícias de verdade contra o PT.

    1. Ele não tem esse perfil e parece estar bem. Acredito que seguirá firme na defesa de sua honra e da democracia! E contará sempre comigo. Hasta la Victoria!

    2. O problema é:o que os generais farão com Lula? E eu temo pela vida dele. E a ONU achando que vai haver tempo para dar o seu parecer a respeito de Lula. O tempo urge, dona ONU!!!!

      1. Os brucutus não ligam a mínima para a ONU. Lula estará à mercê dos fascistas de coturnos e seu sangue, se for derramado, terá que ser cobrado de muita gente.

  15. Perfeitamente definido o caráter dos irmãos Mau Caráter Gomes. Tenho a satisfação pessoal de nunca haver sido enganada pela candidatura e menos ainda pela “sinceridade” do coronel. Digo desde o início que jamais votaria nele. Mas de pouco serve a minha decisão pessoal diante do imenso espetáculo de deslealdade ao Brasil que esses dois protagonizaram. E Lupi é da mesma cepa.

        1. Tenho 37. Talvez, por “medir o mundo com minha própria régua”, seja mais ingênua do que deveria, é essa a razão da sua pergunta?

          1. Não quis ofende-la ,mas,o Ciro é um sujeito com histórico de trairagens.
            Só pra ir em algumas das mais recentes ,a respeito da “legalidade” da prisão do Lula,se declarando “amigo” do mesmo diz:—ele sabia de tudo—–,a entrevista a Lula é uma aberração—–.
            Os castelhanos costumam dizer “para muestra,basta un botón” ,esse é,sempre foi o Ciro.
            Sobre a idade,o Ciro pegou muito forte entre a gurizada,com aquele discurso enérgico,”destemido”,falando o que a a garotada queria ouvir,”revolucionário”,em fim.Pra quem já é calejado de “papo furado”, o Ciro não engana.

    1. Há muito tempo esses canalhas, esse lupi, à frente, se apossaram de uma legenda histórica para transformarem em escritório de negócios. O velho Brizola não deve andar feliz.

  16. Talvez tenha-e até que desenhar, para melhor entendimento – pensando que isto ainda seja viável: avisem aos Gomes que, se Haddad não ganha, NÃO HAVERÁ 2022! E não haverá tão cedo!!!

  17. não sou especialista, mas os convictos do Bolsonaro não se assustam com fascismo,machismo, etc, etc.
    Se assustaão, talvez, com suas perdas individuais: de emprego, de férias, 13o, de escolas e hospitais públicos, de aposentadoria, de poupanças sequestradas. As pessoas que não se decidiram ou que votam nesse sujeito so estão interessadas no próprio bolso. É preciso mostrar, escancarar isto!!!!

  18. Já sabemos que o Bolsonaro recebeu ajuda externa de Steve Bannon, da Cambridge Analytica, do Facebook que vendeu dados de 50 milhões de usuários para a Cambridge e sabe mais o que, do Youtube que também está cheio de usuário falso, do Whatsapp que também está cheia de contas falsas.

    Em resumo, TODAS as redes sociais de origem americana estão interferindo na política do Brasil.

    Os EUA vão ganhar MUITO com a eventual eleição de Bolsonaro.

    Segundo o TSE um candidato que recebe ajuda financeira externa deve ter a candidatura acabada. POR QUE O PT NÃO BATE NESSA TECLA? O PT também recebe ajuda externa? O PT fez algum acordo com o partido de Bolsonaro? Se for este o caso ESTAS ELEIÇÕES ESTÃO FRAUDADAS E DEVEM ACABAR AGORA. Que lancem novas candidaturas e novas eleições.

    Quem perde nesta história? Eu, os coxinhas, os mortadelas, os de centro, todos que não são ricos.

    Além disso tudo o TSE não faz nada, ele poderia punir Bolsonaro deletando a conta dele de todas as redes sociais, e deletar todas as contas criadoras de fake news. Mas eles não fazem NADA.

    Quem recebe ajuda estrangeira está prejudicando o Brasil, é o toma lá da cá a níveis internacionais….

  19. Os irmãos Gomes são a perfeição em síntese própria, destemperados não, honestos, sim, amigos, sim, porém “no mucho’, são fantasmas que se deram bem na política, tem qualidades, mas não presam por qualquer pessoa, a língua não os deixam serem confiáveis e nunca serão, pois guardam em si a intemperança que são perfeitos, quando na verdade passam longe, um perdeu o outro ganhou que vivam felizes em suas clausuras verborrágicas, se como ele disse que vamos “perder feio” se perdermos, que percamos bonito e dispensem por favor o ciro gomes, só atrapalha, não ajuda e o tempo inteiro não foi um candidato a presidente, foi mais um candidato a bozónaro com língua felante. Será que precisamos realmente de gente assim como aliados? Eu sempre tive e tenho a certeza que não.

  20. Ele já conseguiu o que queria, já está eleito senador e agora pleiteia a presidência do Senado…. Canalha é canalha….
    É 13 !!!! Agora TEM que ser HADDAD 13!!!!

  21. É o sétimo partido que ele e “famiglia” usam como meio e vitrine para exibir a prepotência típica de coronelismo rastaquera. Lastimavelmente gente até experiente na política se encanta com a verborragia demagógica de Ciro e veda o pensamento à lógica e à realidade do momento dramático pelo qual passamos. Faltou a prática e o pragmatismo. Principalmente para prever o jogo sujo que o fascismo certamente iria fazer, como o fez. A campanha foi amadorística. Ao PT faltou ser como sempre foi, com a cor vermelha, sem medo de ser feliz e ressaltando tudo o que aconteceu no país em 12 anos. Água no nordeste, Água no nordeste, Água no nordeste, Água no nordeste, Água no nordeste, Água no nordeste, repetir e repetir e repetir. Ainda há tempo. Nunca ficar na defensiva, mas também não dar vez ao inimigo (não há mais adversários a esta altura, mas inimigos, do povo, da democracia, do país). Ciro e “famiglia” agiram com suprema covardia: numa luta, não se bate em homem deitado. E covardia ou estupidez também de quem lhe deu espaço, mesmo num momento em que Ciro não teria a menor chance de chegar ao segundo turno, como Paulo Amorim, Miguel do Rosário, PSTU, Vanderley e outros menos importantes. É hora do Lula aparecer.

  22. A Esquerda brasileira não existe Brito , nosso líder está preso , e era o único a combater tudo isso , mesmo assim ainda fomos 2 turno ,o resto já era esperado traição de Ciro , mimimi de Jacques que não para repetir mesma ladainha, a meaculpa exigida pelos intelectuais artistas que de povo não entende nada , vamos virar esse jogo com muita luta ,na teimosia HADDAD 13 , LULA LIVRE a verdade vencerá, abraço companheiro Brito a luta continua

  23. Brito, escrever com ódio o iguala a eleitores de Bolsonaro. Tente deixar as emoções de lado antes de escrever.

    1. Não, meu caro, meu sentimento não é ódio. É a tristeza de ver o que se faz à sigla em que militei durante 30 anos.

  24. Está acontecendo agora com o PT, tendo Fernando Haddad e a ala do “PT jurídico-judicial” que ele integra e representa (também conhecida como “Mensagem ao Partido”) como ‘protagonistas’, o mesmo que aconteceu com o tucano Geraldo Alckmin, candidato oficial dos golpistas políticos; de visão curta e sem estratégia alguma, o tucano opus dei apostou todas as fichas numa aliança dom o direitão/centrão, acreditando que nas eleições deste ano (farsescas e fraudulentas) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão fosse ter a influência verificada em pleitos passados. O instinto de sobrevivência da classe política levou os aliados oportunistas a traírem e abandonarem o ex-governador paulista, menos de duas semanas após o início do horário de propaganda eleitoral, em que Alckmin tinha um latifúndio correspondente a 50% do tempo. Alckmin foi traído e humilhado pela cria/pupilo, o lobista e marqueteiro João Dória. Os irmãos Gomes fazem agora com Haddad e como “PT jurídico-judicial” que ele integra e representa o que o ex-prefake de São Paulo fez e faz com Geraldo Alckmin: a lavagem de roupa suja e a humilhação pública.

    É bom que as bases e militâncias da Esquerda (não só do PT) percebam o seguinte: com a derrota ou vitória de Fernando Haddad, a destruição do PT e da Esquerda, por dentro, como se acometido por um câncer, é líquida e certa. O Ex-Presidente Lula só morto sairá da prisão política em que se encontra há 7 meses. Uma junta militar já governa o Brasil há 3 anos; essa junta é golpista, vira-lata, entreguista e sabuja dos EUA, como de resto a maioria da FFAA brasileiras, com destaque para o exército. Fernando Haddad é, agora, o candidato ‘cachorro morto’, à espera de muitos chutes por parte de oportunistas que até poucos dias se diziam aliados. Imersa na bolha do auto-engano boa parte da Esquerda carreou água no moinho dos candidato nazifascista, com eventos como o do último dia 29 ou propondo “pactos éticos” com os nazifascistas.

    Assim como os irmãos Gomes tentam colocar no PT e nos petistas a culpa pelos próprios erros, vasta parcela dos eleitores e militantes do Partido dos Trabalhadores buscam agora culpar Ciro e Cid Gomes pelo fracasso e derrota eleitoral anunciada.

    1. —-Assim como os irmãos Gomes tentam colocar no PT e nos petistas a culpa pelos próprios erros, vasta parcela dos eleitores e militantes do Partido dos Trabalhadores buscam agora culpar Ciro e Cid Gomes pelo fracasso e derrota eleitoral anunciada.—-
      Discordo frontalmente da sua frase,a maioria esmagadora dos petistas que conheço,NUNCA,votariam no ciro,e por que?pelo que acaba de fazer ( histórico de sacanagens).Assim sendo ,o descontentamento ,diría melhor indignação,não é porque ele não apoia abertamente e sim pelo tiro DESNECESSÁRIO DADO PELAS COSTAS.E aí que entra o “motivo” dos Gomes,espertos em pula -pula,esperam contar com o “OK” dos fascistas para ajudar a desmontar o PT como partido que os ameaçe.
      Já em relação ao resto,sem dúvidas,o trunfo do Haddad ,já está condicionado por inúmeras razões e movimentos que ele realiza na busca de apoio ,como exemplo serve o deturpador da teoria do domínio do fato.As FA brasileiras carecem de inteligência para coordenarem um projeto desse tamanho,eles sim estão a serviço dele para garantir que o mesmo aconteça.

    2. Novamente, concordo com tudo o que você escreveu. Mas assim como o mau caráter de Alckmin não torna Dória santo, também o mau caráter do PT jurídico não santifica os irmãos Gomes. Não dá para fazermos esse tipo de falsa simetria a essa altura do campeonato, similar à Globo comparando Haddad a Bolsonaro como “extremos”.

        1. A parte do PT que ajuda a promover a judicialização da política, ao elaborar e aprovar leis como a “ficha limpa” e a “delação premiada”. Na prática (critério da verdade, como bem lembrou o Brito), ajudou a prender lideranças históricas do partido, culminando com o próprio Lula.
          Ao favorecer as decisões políticas a cargo dos juízes sem voto, gerou um dano que levará anos para ser reparado. Esperava-se que, ao virar governo, o PT deixasse para trás a ingenuidade da década de 1990 e não criasse as condições para sua própria destruição.

    3. “(…) vasta parcela dos eleitores e militantes do Partido dos Trabalhadores (…)” apenas veem os Gomes em sua devida categoria, de ao menos desleais, além de mal educados e de pouca civilidade. Já o vaticinado “fracasso e derrota eleitoral anunciada” por certo dever-se-á às próprias limitações e até erros do próprio PT frente a uma conjuntura geral que o próprio leitor descreve em seu segundo parágrafo, ao se referir ao papel das FFAA no presente golpe. A meu ver, os Gomes apenas tomam partido, escolhendo o seu lado. Muito inteligentes, pois o green card para o novo desgoverno, se de fato vier, é ser anti-petista desde já. E, no caso de Cid, às beiras das barras da “justiça” nada como uma delação antecipada, à espera de uma premiação futura. Para os eleitores e militantes do PT, além de todos os verdadeiramente de esquerda e humanistas, acho eu que os Gomes são apenas mais uma pedra no caminho. Uma, entre outras tantas que existiram e que, ainda, estarão por existir. Nem o “cachorro está morto”, assim como o evento EleNão foi incorreto. Não se matam ideias e vontades, a não ser que se desista de lutar e, mais que isto, acreditar. E eu acredito nos Homens de boa Fé.

      1. O evento “#EleNão” foi um tático e estratégico; e erro crasso, pois apenas atiçou os instintos mais primitivos das massas populares já manipuladas e cegadas pelo ódio e pregação, tanto do PIG/PPV, como de igrejas neopentecostais. Alguns analistas e leitores fizeram o alerta, com a devida antecedência; eu mesmo avisei alguns militantes da velha guarda que a manifestação seria usada para estigmatizar a Esquerda, cristalizar o voto de camadas pobres no nazifascistas, além de levar indecisos a optarem pelo anti-petismo irracional e patológico. Não deu outra: o nazifascista obteve, no RJ, 60% dos votos válidos, sendo que pesquisas realizadas no fim de setembro o apontavam com algo em torno de 36-40% das intenções de voto. No final de julho, na região sudeste, o Ex-Presidente Lula tinha cerca de 33% das intenções de voto e estava em trajetória de crescimento. Ciro Gomes contava com menos de 5% das intenções de voto, no final de julho, segundo a pesquisa VP; no RJ ele obteve no 1º turno 15,22% dos votos válidos, mais do que Fernando Haddad, que ficou com 14,69%. Somando esses percentuais obtemos algo em torno de 30%, que é menos do que Lula possuía no final de julho e certamente bem menos do que ele obteria, se a candidatura dela não fosse cassada de forma ilegal e criminosa pelos golpistas do TSE e do STF. No mesmo levantamento da VP, os brancos e nulos eram cerca de 25% e 12% dos entrevistados não responderam ou não sabiam em quem iriam votar. Marina Silva e Geraldo Alckmin, juntos, tinham cerca de 10%das intenções de voto, segundo o VP e o nazifascista 12%.

        Portanto podemos inferir que não só grande parte dos que votariam em Marina e Alckmin migraram para o nazifascista como este abocanhou a quase totalidade dos indecisos e metade dos que votariam nulo ou branco, no RJ. O evento “#EleNão” intensificou ainda mais a transferência e cristalização dos votos no candidato nazifascista.

        1. O evento “#EleNão”, até onde sei, não foi gestado nas fileiras do PT ou de sua coligação. Destes, além de outros, apenas recebeu apoio. E pelo que também consta os idealizadores do movimento/protesto tem suas ligações aos movimentos sociais pelos direitos humanos. Concordo com você que o movimento pode ter sido “capturado” pelos golpistas e desta vez, diferentemente do que foi o do “Passe Livre”, a imprensa golpista sequer noticiou o fato de que milhões (talvez) de pessoas tenham ido às ruas protestarem contra um “candidato do mal”. Desse modo, vê-se que, como você conclui, que os instrumentos de persuasão deslocaram-se flagrantemente dos meios tradicionais (TV à frente) para as mídias sociais que, transformaram “o limão em limonada” para Bolsonaro. Entretanto, estes instrumentos não surgiram exatamente aos dias 29 do mês passado. E não necessariamente pode ser estabelecida uma correlação segura entre o movimento “vitorioso” do #EleNão e a ascensão de Bolsonaro nas pesquisas. Pode ter sido apenas uma coincidência. Do meu ponto de vista seria muito importante, agora mais do que antes, a repetição ainda mais gigantesca daquele movimento ou semelhante, em que pese os riscos sempre inerentes que se possa correr. Lutando e aprendendo…por toda a vida, com vitórias e ora com derrotas. Não há outro modo.
          O binário FFAA-JUDICIÁRIO, representantes e coordenadores do golpe internos, tem muito mais instrumentos de persuasão que as esquerdas e progressistas; tem o Poder, mas a Eternidade é apenas uma criação do imaginário.

          1. Boas suas crítica e análise. Os golpistas de toga e de coturno têm consigo TODO o aparato estatal, tanto o de força e repressão, como o de inteligência; seguindo as ordens do Deep State estadunidense, os golpistas têm usado largamente as técnicas de guerra híbrida total. O PT não encabeçou o movimento “#EleNão”, mas o apoiou; os golpistas e seu candidato nazifascista se aproveitaram disso, para espezinhar e estigmatizar a Esquerda como “atentatória contra a moral e os bons costumes”, já que as causas identitárias foram predominantes nas manifestações. A televisão e demais veículos “tradicionais” ainda funcionam para desestabilizar, enfraquecer e derrubar governos populares, mas já não têm o poder de fabricar candidatos, como ocorreu com Fernando Collor. Tanto o ex-prefake de São Paulo, João Dória, como este ex-militar bunda suja que hoje está na corrida presidencial são produtos a internet, das redes sociais e não do rádio e da televisão.

          1. Isso deixo para os que apreciam canalhas. Não espere de mim alimentar e iludir os que desejam permanecer na bolha do auto-engano.

      1. Não faça acusação infundada apenas pelo fato de eu escrever coisas que lhe desagradam.

  25. O PDT para virar um PTB, só faltava o R. Jefferson, agora já não falta mais e em dupla, e irmãos, ninguém merece.

  26. Se o Bozo ganhar serão 4 anos de destruição em massa do país e temos que a partir do ano que vem cobrar cada um dos que votaram nele e o colocaram lá.
    Não esqueçam, gravem bem o nome de cada um que vocês conhece para posteriormente cobrar deles a destruição do nosso país.

    1. É porque a tendência depois de feito o estrago é os eleitores dele sumirem, pois daí ninguém vai admitir que votou nele. E, se bobear ainda vão dizer que a culpa dele ter sido eleito é do PT, que tem costas largas.

      1. Mas eu conheço dois ou três que espalharam aos quatro ventos que iam votar no Ciro, achando que podiam esnobar o PT pra depois se lambuzar com uma eventual vitória de Haddad. Desses, cobrarei até o dia da minha morte.

    2. Vc ainda acha que eles ficarão 4 anos. Meu Deus, quando é que o brasileiro vai aprender? Inocente, eles não sairão tão cedo. Todos que foram contra eles, serão perseguidos e aniquilados. Brito sabe disso. E não acredito que Lula saia vivo de tudo isso.

  27. ciro e tucanalhas repetem os erros que desembocaram no 18 de Brumário e os de Weimar. O estúpido parece não conhecer a história. Disputar hegemonia dentro de um mesmo campo é mais que justo e natural. Mas fazer disso um ato irresponsável que possa pavimentar a uma ditadura de extrema direita é aberração. ciro, assim como os tucanalhos (estes últimos impressionam pela falta de percepção já que entraram em processo de extinção nestas eleições), esperam poder liderar uma oposição ao bozo. Por isso, trabalham indiretamente (ou até diretamente, como podemos ouvir da fala do cid) para a eleição do tiranete. Da mesma forma que as forças políticas na incipiente república francesa bateram tanto a cabeça até abrirem espaço para o 18 de Brumário comandado pelo sobrinho-neto de Napoleão. Da mesma forma que as forças políticas da Alemanha destroçada pela primeira guerra deliraram achando que podiam manipular hitler e o partido nazista como forma de conter o avanço da esquerda alemã (até os banqueiros judeus embarcaram na aventura nazista). Resultado: todos esses oportunistas se deram mal. Assim como se darão mal ciro, seu saco de gatos (angorás?) do PDT, tucanalhas, etc. O máximo que poderão conseguir na ditadura que está sendo armada pelo grupo bozo nazi, será um exílio precedido por expropriação de seus bens, enquanto petistas, psolistas, etc, serão presos, torturados e chacinados.
    Sobre isso, vale a pena ler a excelente análise de Fernando Brito, do blog tijolaço: http://www.tijolaco.com.br/blog/voce-mandou-seu-irmao-de-menino-de-recados-ciro/

  28. Tudo que houve de dignidade e grandeza na atuação de Brizola em 1989 houve de indigno e vil na atuação de Ciro em 2018.
    A mim não surpreende (enoja, mas não surpreende) a atitude de Ciro (sim, é de Ciro e ainda mais indigno porque terceirizado ao irmão) , eu nunca confiei nele e por uma boa razão. Agora está aí a comprovação do fato. Colocou-se ao lado da democracia na trincheira apenas para poder a apunhalar pelas costas.
    Que fique o registro. Não esqueceremos.

    1. Sempre foi um cavalo de Tróia, um presente de grego para a esquerda distraída. E agora finalmente traída.

  29. Postei aqui mesmo no Tijolaço que,: O Ciro é um político que não sabe fazer política , acertei na mosca…,agora? ficou provado que a família GOMES,não tem DNA dos bons cidadãos, voltados para a coletividade, pensam e agem com seus próprios UMBIGOS ,O amanhã dirá quem tinha razão…

  30. Ciro muda conforme a direção do vento. Sempre disse que ele não era confiável, pois é muito volúvel. Mas daqui 4 anos Ciro vai precisar dos votos dos petistas. É uma faca de dois gumes – no futuro ele vai colher o que está plantando.

      1. Ganhando ou perdendo, já terá vencido a batalha democrática. Haddad e Manu, com a nossa militância, estão lutando feito gente grande e não fugindo pra atirar pedra de longe como faz o coronelzão fingido Ciro Gomes.

        1. Ciro fez um número dois e sentou em cima!
          A intenção dele é que Fascistanaro vença e faça um mal governo (tratando-se do Faacistanaro, o que se pode esperar é um péssimo governo), para que ele, Ciro, apresente-se em 2022 como o salvador da pátria.
          Entre outras coisas, precisa ver se ele se lembrou de combinar com os militares, que, ao que tudo indica, estão tutelando a candidatura do Fascistanaro e tutelará seu governo, caso a Besta seja eleita.
          E ainda tem que ver se os milicas vão aceitar deixar o poder depoos de pocados pela “mosca azul”.

    1. Vamos tirar o nome do Brizola do meio dessa corja. O PDT dos Gomes e Lupis não tem absolutamente nada a ver com o velho gaúcho, pelamordedeus.

  31. Os irmãos Gomes não dão ponto sem nó. Essa ida do Cid num evento da candidatura Haddad, tem tudo para ser uma armação combinada com a equipe de campanha do Bozonazi. Sentindo o crescimento do Haddad na reta final, o “barraco” desse porte que ele aprontou não pode ter sido por acaso. Os irmãos Gomes são os novos apoiadores do Bozonazi. Os irmãos Gomes não dão ponto sem nó. Essa ida do Cid num evento da candidatura Haddad, tem tudo para ser uma armação combinada com a equipe de campanha do Bozonazi. Sentindo o crescimento do Haddad na reta final, o “barraco” desse porte que ele aprontou não pode ter sido por acaso. Os irmãos Gomes são os novos apoiadores do Bozonazi.

  32. Os Irmãos Gomes e a maior parte do séquito de ressentidos que lhes puxa o saco não estão à altura do momento histórico que estamos enfrentando, de cabeça erguida.
    Coroné Ciro é a Blalblarina do Ceará !

  33. O PT apanhou com dignidade, ninguém pode negar, mas o que se vê são as mentiras justificando mais mentiras.
    Essa semana, nos diretórios começaram a ecoar mais alto os gritos de guerra, são justificáveis, não se deixe apaziguar, não há acordo possível entre presa e predador, e vc, militante, tem responsabilidade com o Povo que é a presa.

    Sabemos quem somos, o que fazemos e porque fazemos.Não nos deixemos cair quietos.

    Lula Livre

  34. Uma coisa curiosa
    Um poderia estar exilado na Europa saboreando um belo tinto. Está preso, provavelmente chorando por nós, brasileiros
    Outro poderia estar no Brasil saboreando uma grande luta ao lado de seu povo. Está solto na Europa, quem sabe torcendo por uma derrota do Brasil para saboreá-la

  35. Sempre foi um oportunista e sempre achei que uma aliança não seria aconselhável. Ficou mais do que provado. Melhor só do que mal acompanhado.

  36. “Um dia, no ano de 1887, (Antônio Conselheiro) aparece a seu conselheiro de meninice, João Brígido, na Fortaleza.
    – Para onde vai, Antônio? – pergunta-lhe o jornalista.
    – Cumprir um voto que fiz a São Francisco, na Bahia.
    – Mas aqui?
    – Não – respondeu o Peregrino – Nos sertões do Canindé. Depois seguirei para onde me chamam os mal aventurados”.
    (Memorial Vilanova – Nertan Macedo)
    Assim são os heróis,Ciro. Os covardes? Os covardes? Vão para Paris.

  37. Se Ciro pensa que se aproveitaria de um suposto espolio petista nao passa de delírio de um megalomaníaco

  38. O canalha do Cid Gomes vai virar estrela do programa eleitoral do Capitão. Vão usar o seu discurso histérico contra o PT para atacar Haddad… Ciro e Cid nunca mais terão direito a um único voto de brasileiro decente. Dupla de safados, deveriam ter se juntado logo ao Coiso e deixado de fingimentos pra conseguir votos da esquerda ingênua. Produzem mais danos à luta democrática do que muitos golpistas convictos.

  39. Brizola concluia: o brasileiro adora a traição mas abomina o traidor.
    Que venha 22, vamos esfregar-lhe nas fuças, Ciro e todos da troupe, vamos esfregar-lhe nas fuças: aqui não!

  40. Meu irmão é bolsonete. Minha esposa tem amigas q são bolsonetes. Eu evitei o contato pra n arrumar discussão, justamente pra n desrespeitar eles dentro da casa deles.

    Aí vem o Cid Gomes e fala o q fala dentro da casa do PT? Ah, faça-me o favor…

  41. Não entendi porquê o ex-candidato do PDT cometeu suicídio político. Daqui a 2 anos ele poderia se candidatar a vereador em Fortaleza. Talvez até se eleja.

  42. Haddad teve 29,1% e Ciro 12,5%, o PT foi apontado como o partido preferido por 29% contra 2% do PDT em enquete recente, Haddad é anos-luz melhor do que Ciro em TUDO! Em que lugar do mundo e em que época uma estratégia insana como esta deu certo (o 2º mais votado ceder o lugar ao 3º que ficou 17% abaixo)? Quanto à cansativa cobrança da “autocrítica”, devemos responder perguntando quando é que a mídia dominante vai fazer um “mea culpa” por ter criado e alimentado a besta fascista?

    https://www.revistaforum.com.br/ibope-pt-e-o-partido-preferido-dos-brasileiros-e-supera-a-soma-de-todos-os-outros/

  43. Q o sr me desculpe e me desculpe tb o velho Briza de quem fui admirador a vida toda. Está na hora do PT se afastar do pdt.E q não esqueçamos das próximas eleições…..

  44. Ciro e Cid, dois traíras. Traíras do povo brasileiro e da democracia. NADA para eles em 2022. Vão se ferrar e até aquele cabo terá mais votos. Duvidam?

  45. E me desculpe de novo mas esse assunto gera diversionismo. Que é o q eles querem… o importante agora é combater bozo. A gente tá entrando no jogo deles. Deixem esses estrumes p lá. Os cães ladram e a caravana passa

  46. Dois canalhas isso sim !!! Deram as costas para os brasileiros e principalmente ao eleitorado que depositou o seu voto em Ciro Gomes. O processo eleitoral de 2018 ainda acabou e ja estão em 2022?!? Bem q um amigo cearense me avisou que são dois egolatras e só querem o poder pelo poder, não se importam com seus eleitores

  47. descompromisso com quem?
    com o pt?
    o pt tem algum compromisso com a população?
    não o pt so tem compromisso com seus interesses e nada em comum com os interesses do nosso povo!
    hegemonia e cargos!
    certo cid! pt lixo!
    passou da hora de assumir a responsabilidade por seus erros!

  48. Infelizmente, acho que o PDT fez uma análise muito errada da situação .Em 2022 a tendência é perder muitos dos votos que ganharam dis progressistas e se tornar uma Marina.O Ciro vai marinar.

  49. ciro já passou por 7 partidos quase todos conservadores (melhor q isso só o Bolsonaro com 9)… não sei de onde tiraram q esse bolsonaro light antes do bolsonaro é de centro-esquerda

  50. O fato é que o PT não aceita críticas e nunca fará qualquer autocrítica. Nunca o PT deu apoio a qualquer candidato: nem mesmo a Brizola quando era óbvio que Brizola estava melhor preparado e era o candidato forjado pela história. Não, não se compreende melhor agora porque Lula não quis Ciro. Essa sua relação é falsa, Fernando. Lula e o PT não queriam NINGUÉM, porque o objetivo deles era manter a hegemonia do partido. E sua afirmação também é falsa porque Lula mandou convidar Ciro pra ser seu vice, quando Ciro já era candidato oficial do PDT. Abra seus olhos, Fernando. E pra finalizar: acho errado Ciro não estar dando maior apoio a Haddad. Deve ajudar a derrotar Bolsonaro, APESAR do PT. Percebeu a frase ? APESAR do PT !!!

    1. Mas quem pediu a ele elogios ou submissão ao PT? Temos um dever e fugir dele – e você não foge – é desertar dos direitos do povo brasileiro à liberdade.

  51. Vestir uma camisa azul de mescla e por lenc,o vermelho no pescoc,o,
    nao fez do Ciro Gomes parecer nem com a sombra do verdadeiro Engenheiro.
    Em 1989, derrotado no primeiro turno, Brizola imediatamente apoiou Lula, e se engajou

    na campanha do Lula, porque o Brasil precisava de derrotar o Collor, do qual o
    Bolsonaro e’ uma versao piorada. Ciro Gomes, ao contrario, fugiu para a Europa,
    foi passear. Nao deu as costas ao PT e ao Haddad apenas. Deu as costas ao Brasil.
    Nao vale o nem prato que come.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *