O encontro de ontem entre Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, destinado a “matar” a candidatura José Serra, traz uma confissão e um problema.
A confissão, a de que o mineiro brilha tão pouco que mesmo a luz mortiça do paulista é capaz de ofusca-lo no cenário nacional, depois de três anos como candidato “de fato” dos tucanos.
O problema é o de que a reunião, com o seu propósito de romper o acordo incontestado de que a definição ficaria para o início de 2014, traz a tarefa de saber que, dentre eles, vai ter a missão de colocar o guizo no gato, gato de unhas e dentes afiados e vingativos.
Não adianta, como vem sendo feito, chamar auxiliares para isso. Um deputado aqui, um ex-qualquer coisa ali não resolvem e Serra finge nem ouvir o que dizem.
Terá de ser um dos três.
Mas, quem?
Aécio soma tibieza e prudência. Sabe que um embate direto com Serra é guerra sem quartel e sem “Convenção de Genebra”. Mesmo com o “partido único da mídia” querendo ajudar, Serra tem espaços – os públicos e os obscuros – para reagir aberta e veladamente, com os métodos que sabemos.
Alckmin, malgrado todos os rancores que possa ter, encara uma eleição regional onde Serra pode causar estragos a alguém que sempre cresceu na base do “bom cabrito não berra” insosso com que portou-se ante às “puxadas de tapete” serristas, na eleição de 2006 e na da prefeitura, perdida para Kassab.
Sobre o bom e velho príncipe Fernando Henrique Cardoso, hoje mais detentor de delicadezas nobiliárquicas do que de poder real.
Não que ele vá recusar o papel: afinal, isso seria uma breve recondução ao papel de “chefe”, como gosta de sentir-se. Mas ele próprio sabe que, em relação a Serra, ele perdeu a ascendência moral que goza diante de Aécio.
Serra espera.
Dos três da lista, seu mais antigo recalque, com certeza, é com Fernando Henrique. É um ódio destilado, filtrado pelos anos e pela ideia de que nunca teve dele tanto poder quando se julgava predestinado a ter, embora fosse muito..
Por isso mesmo, o mais dissimulado e frio, mesmo naquele cuja marca é ser dissimulado e frio.
24 respostas
impressionante a incapacidade e insensibilidade de aecim : nada propõe de novo em suas falas políticas.para ele só existem as arcaicas propostas neoliberais que só podem levar os brasileiros À pobreza e ao desespero.
Já estou com pena do Aócio. 2014 será um ano de muitos dociês contra ele (fogo amigo ou será fogo inimigo?) da equipe do Chirico.
FFHH, Aócio e o Picolé de Chuchu almoçaram juntos, mas sem Cerra. O trio pratica o esporte preferido dos tucanos, ficar em cima do muro – no laissez faire, laissez passer. Já Cerra trabalha, com uma marreta, batendo na parte baixa desse muro.
Os tucanos vivem um dilema. Sabem que lutarão pra reeleger Alckmin, e é possível que SP se mantenha com o PSDB. Mas e lançar Aócio pra Presidente – com poucas chances de vencer com Dilma na reeleição – e ficar sem Minas. Podem tentar Aócio (que tem mandato de Senador) de novo em Minas – e aguardar 2018 sem Dilma buscando a reeleição – e cristianizar de vez Cerra. O tempo e as pesquisas dirão. Até janeiro ou fevereiro de 2014 eles esperarão em cima do muro pra dar a notícia a Cerra. Até lá, Cerra marretará o muro, incansavelmente.
O Coronel Itagiba está de prontidão! O Aecin pó se prepare que vem chumbo grosso no lombo, ou vocês acham que o Çerra vai entregar isto ai de Bandeja? Nem morta boneca!! O Çerra é vingativo ele tem a Mídia, dinheiro e apoiadores com grana.
Minha vingança será Malígna!!
Hihihihihihihihih
A MINHA TORCIDA É QUE O SERRA SEJA O VENCEDOR DE TODA ESTA PENDENGA.DESTA FORMA , A MINHA CANDIDATA, A GRANDE DILMA , GANHARÁ TRANQUILAMENTE NO PRIMEIRO TURNO. O SERRA JÁ ESTÁ MANJADO COMO GENTE MÁ E CRUEL PELO POVÃO BRASILEIRO.
Não gosto de FHC, mas tenho vontade de agradecer pelo seu fracasso (entre os muitos) de lidar com o Serra. O desgaste é total no mundo apequenado das penas tucanas.
Essa foi boa!!! Partido Única da Mídia, vulgo “PUM”. É o que esses caras gostam de soltar…
Puxadas de tapetes recíprocos fariam um grande bem para a transparência e daí para a eleição.
Puxadas de tapetes recíprocas fariam muito bem para a transparência e, daí, para as eleições.
O psdb é um partido sem noção, a ganância para obter o pode é tão grande, que um sabota o outro.
HÁ UMA DUVIDA CRUEL O FAMOSO ALEXANDER, REI DOS CAMAROTES, É ELEITOR DO CERRA OU DA BLÁ BLÁ MARINA ?
Que isso? Eu estou muito indignada!!! Não,não este Fernando Rodrigues não é jornalista!! Ele trabalha para o EUA! Além de patético a matéria sobre “espionagem” da ABIN, que estava no seu papel de investigar salas suspeitas,o jornalista tem a cara de pau de afrontar a Dilma!! Falando para ela mudar o tom! para mim isso é ameaça!!!!!Para além de servilismo e uma mentalidade colonizada, para mim o que este Fernando Rodrigues faz é CRIME!! Um lesa a pátria.. Ele é uma afronta á nos todos como cidadãos brasileiros!!
É o senador Pateta, mesmo!
É o senador Pateta, mesmo!
Acho que levaram a sério demais a entrevista…. claramente não foi essa a intenção..
Esse picolé de Chuchu, é um Pândego…….rsrsrs
Acho que levaram a sério demais a entrevista…. claramente não foi essa a intenção..
Vamos, todo mundo pra Paris!
NINGUÉM GANHA NADA TRABALHANDO ! SÒ E RICO QUEM OS ILUMINATTIS QUEREM .!!
A Carmen é Miranda, uma fantasia.
Ela pode mais!
Vamos, todo mundo pra Paris!
Vamos, todo mundo pra Paris!
Vamos, todo mundo pra Paris!