‘Vamos faturar’ de Deltan não é o mais grave, mas é o que “pega” mais na ‘Vaza Jato’

Corrupção da função pública é sempre grave, mas não chega a ser novidade. Como não é novidade que ocupantes de cargos e funções públicas usem-nos para se se promover e obter vantagens com isso.

Das revelações feitas pela imprensa, até agora, pelos vazamentos da “Lava Jato” obtidos pelo The Intercept há, certamente, várias coisas mais graves que o plano rastaquera de Deltan Dalagnoll de faturar “cachês” com palestras e eventos.

Acumpliciar-se a um juiz para deformar processos criminais, que afetam honra, liberdade e vida de pessoas é mais grave que “arrumar uma grana” com exploração de prestígio.

Mas no Brasil que foi levado a desprezar o devido processo legal, não há dúvida de que a compreensão pública sobre o que fez Deltan cai na “caixa” inapelável da corrupção.

Desta vez, o procurador não terá o “apoio corporativo”. Não se dirá que “não há nada de mais” nas suas atitudes.

A exploração de prestígio está escancarada, ainda que não possa ser rigorosamente tipificada. juridicamente.

Moralmente – sem trocadilho – está escancarada.

Deltan Dallagnol é um futuro ex-procurador da República.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Ora, Deltan está exercendo a função, PROCURAR a melhor maneira de ganhar dinheiro.

  • Futuro ex-procurador e futuro presidiário.
    Não que o judiciário tenha compromisso com a justiça, mas para limpar a própria cara da lama em que está metido.Querem preservar os dedos e DD é apenas um anel de bijuteria, descartável.

    • Que sofram o que sofreram os inocentes. Não por ódio, mas para que se coloquem no lugar e sintam o mal nas suas vidas. Destruíram empregos, empresas, economia, nossa soberania, nossa democracia. STF, TRF, TSE, STJ, MP...O mal personificado em instituições. Ódio, racismo, preconceito. Que a lei do retorno seja a maus dura possível. Não ESQUECEREMOS seus nomes.

    • Mas ainda tenho dúvidas. DD não vai ser o primeiro a cair e deixar por isso mesmo. Deve ter muita gente com rabo preso com ele, que vai postergar sua queda o quanto puder.

      • A começar pelo MP, PF e PGR. Imaginem quantos entraram ou planejaram entrar como sócios dessa empreitada Lava Jato Ltda? e ainda não surgiram os diálogos específicos sobre negócios com escritórios de delação premiada...

  • Cabeças vão rolar.
    Golpistas, bolsonaristas e todos os seus aliados no Poder Judiciário e na mídia vão ser guilhotinados pela história.

    • E têm sorte por não estarmos numa Revolução Francesa. Ou a guilhotina não seria apenas força de expressão!

    • Espero que a História não demore muito. Caso contrário, nada sobrará do Brasil legal para garantir sequer a vida e a liberdade dos historiadores.

  • Mais grave foi ter servido para o golpe, quebrado as empresas, colocado Lula na cadeia, provocado a censura prévia com a proibição da entrevista do Lula, fraudado a eleição, interferido na Venezuela e não ter apontado um só banco em toda essa investigação, mesmo com tanta a grana da Odebrecht pra lá e pra cá, não é de duvidar que não tenha nenhum banco nessa história?.

    • Infelizmente, o mais grave em termos de justiça e de consequências para o futuro do Brasil não é considerado grave para os que detém o poder hoje no Brasil. Para eles, o mais importante é manter o PT e a esquerda engessados, pelo menos até a hora em que o Brasil estiver tão quebrado, que eles prefiram jogar o abacaxi no colos dos opositores.

      • Verdade, Emilia, daí jogam no colo como fizeram em 2003, a esquerda melhora o país, passa uns anos e vem o capital do 1% mundial e rapa tudo, foi assim na Argentina, está sendo facilmente assim aqui, o Evo Morales com seu gás que se cuide e, desculpe a sinceridade, se não passar uma guilhotina cósmica justiceira por esse planeta, pois no fundo estamos falando de uma merreca de 60 famílias que dominam os bancos, as corporações, o deep state, os think tanks, os bancos centrais, compram os congressos e instalam guerra híbrida ou guerra mesmo onde bem entendem, não sei como vai ser...

  • E os militares assistem, felizes, como agem os "civis"...
    Eles sempre enxergam o civil como inimigo, já os estadunidenses , Israelenses e todo o planeta são "amigos" do Brasil.
    Alguém aqui vendeu algo para as FFAA na Ditadura anterior?
    Eu era representante entre 1979 e 1985... Muitas histórias!

  • Para uma turma que acaba de roubar 1 trilhão de reais dos pobres... Numa boa! Estes senhores bandidos não têm limites.
    Acabam de roubar 1 trilhão de reais dos mais pobres. E nenhuma providência das "autoridades".
    1 trilhão de reais surrupiados dos mais pobres, como é costume deles.

  • Eu acho bem grave, me parece claro que ele sabia o que tinha que entregar, quem poupar, para ter apoio de quem paga essas palestricas, da mídia, da casta fechada do judiciário, vejo como tudo calculado pra ostentar poder e claro, ser contratado.

Related Post