Enquanto os “mercadistas” comemoram o que seria uma “fusão” entre a Boeing e a Embraer – algo tão equilibrado como o casamento o elefante com a formiguinha – algumas vozes se levantam com o argumento que, ontem à noite, já se demonstrou aqui: senão Temer, ao menos Henrique Meirelles armava, faz tempo esta operação, com a iniciativa de procurar o Tribunal de Contas da União para saber como vender a “golden share”, a ação de classe especial que dá ao governo o poder de veto sobre negócios como estes com a empresa estratégica.
A notícia, afirma o historiador e ex-assessor estratégico do Ministério da Defesa, Francisco Carlos Teixeira, “causou profundo mal-estar nos setores militares do governo, que não foram avisados da existência dessas tratativas pelo Ministério da Fazenda”. Segundo ele, o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, pretenderia , com a operação, “compensar o mercado” pela derrota sofrida na reforma da Previdência, cuja votação foi adiada por falta de apoio no Congresso, e fortalecer seu nome junto ao para a disputa à Presidência.
Temer estaria reticente quanto a ceder a Meirelles, diz o jornalista Kennedy Alencar, tanto por preocupar-se com reações negativas no meio militar quanto por recear que, com isso, lhe seja pregado à testa o rótulo de “entreguista”, que já o persegue por conta das vendas de campos de petróleo e outros ativos da Petrobras.
Francisco Teixeira duvida que o atual comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, concorde com a transação. Na opinião dele, a operação significaria a perda do controle dos projetos estratégicos para a Defesa brasileira e da capacidade de investimento em alta tecnologia nacional. “A soberania nacional ficará à mercê dos embargos do governo norte-americano”, alerta.
“Meirelles precisa apresentar feitos relevantes que o credenciem como preferido do mercado financeiro para as eleições de 2018. Privatizações de fôlego também poderão cacifá-lo como liderança liberal junto ao PSDB, de modo a garanti-lo como alternativa eleitoral tucana, caso o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seja comprometido em investigações de corrupção e se torne inelegível ou indefensável politicamente.”
Ele assegura que são irreais os argumentos utilizados pelos que defendem a operação – de que iria criar emprego e renda no país:
“Não vai; quem diz isso não está lendo nada sobre o mercado ou está de má-fe”, diz o historiador. “O governo Trump tem se caracterizado pela interiorização da produção norte-americana. Já desmontou o Nafta e obrigou a transferir para os EUA as linhas de montagem do setor automotivo que funcionavam no México. A Boeing vai pegar a expertise da Embraer e gerar empregos nos EUA.”
O professor lembra que até das tais “fakenews” foram usadas para “cevar” a polêmica venda da Embraer. Um vídeo falso, de inspiração bolsonarista, começou a circular há uma semana nas redes, com supostas críticas da empresa ao governo e ais políticos. Marmelada, claro, mas que ajuda a criar polêmica sobre um negócio escabroso.
Recomendo ao leitor que recorde que a Boeing já seria imensamente estratégica para os EUA apenas com seus aviões comerciais.
Mas a sua importância para o Governo norte-americano não termina aí.
Ela é uma das maiores fabricantes de aviação militar para os EUA, com aparelhos líderes em seus segmentos (para citar alguns, os helicópteros Apache, o F-15 e o F-18 Hornet) de sistemas de inteligência bélica e de mísseis e bombas.
Nunca – e menos ainda sob um governo como o de Trump – um negócio deste tipo seria tentado sem a aprovação expressa do Departamento de Defesa e da própria Casa Branca.
22 respostas
Depois da entrega da petrobrás e do submarino atômico nada é impossível.
As forças armadas andam muito preocupadas como o … mst.
Incrível
DOS ENTREGUISTAS, PROXENETAS, PROMÍSCUOS, CANALHAS, SICÁRIOS, CRETINOS, HIPÓCRITAS, MENTIROSOS E SAFADOS, ALÉM DE TRAIDORES DA, AINDA, NAÇÃO BRASILEIRA, E, A REDIMIREMOS, ESTOU CONVICTO, EM REVERSÃO DE TODA ESTA IMUNDÍCIE, EXECUTADA POR ESTA MALTA, SÚCIA E BANDO DE FACÍNORAS….IMPERDOÁVEIS, JAMAIS…..
Kawarinha/Lula/Qualquer Porra
Vão dar muito CU neste final de semana ?
Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
Quando você vê o nome do Lula começa a coçar o CU e desata a escrever MERDA, né vagabunda ?
Quando se fala sobre o Lula seu CU coça né vadia ?
Você quer a bunda ao “Fernandinho” ?
Quem tem esse grau de intimidade com homem , é vagabunda da sua laia.
Você é mesmo uma VAGABA.
Não adianta fazer gracinhas. Você tá fodida bonequinha Barbie.
Não tente mudar seu discursinho de MERDA.
Cadê as outras vadias ? Você chupa a Kwarinha ou o contrário? Ou é o Capiau V.C.M.P
Só vou lhe responder com esse texto ou vou modificando à medida que você for escrevendo seus comentários de MERDA!
Vagabunda !
Chuparina !
“CORNA” !
VAGABA !
Kk
Kkk
Kkkk
Kkkkk
Arnestinha
Dilma é uma jumenta ?
Pelo tamanho da tabaca da sua mãe, tenho certeza que a jumenta é ela.
Lula é ladrão ?
Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
Você, Capiau V.C.M.P e o Kawarinha começaram o troca-troca ?
Vão dar muito CU neste final de semana ? Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
Como você repete seus comentários de MERDA até a exaustão , só lhe responderei com este texto, com pouquíssimas modificações . Na medida em que você for escrevendo seus comentários de MERDA, Eu vou modificando os meus.
A diferença entre eu e você, é que voce, ganha pra disseminar MERDA . Eu faço por puro PRAZER .
NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
VAGABUNDINHA.
Xibunguinha !
Vagaba !
Otária !
kkkkk
kkkk
kkk
kk
k
Capiau V.C.M.P
Apareceu vagabunda ?
Vão trocar muito neste Natal ?
Vão dar muito CU neste final de semana ?
Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
Você não é humanista porra nenhuma, você é uma “corninha” !
Não venha dar uma de boa samaritana, fela da puta !
Qurando você vê o nome do Lula ,começa a sentir uma coceira no CU e desata a escrever MERDA.
Se fazendo de engraçadinha , né vadia ?
Você não se cansa cachorra vadia?
NÃO peça arrego vagabunda !
Entendeu agora o que eu quis dizer “não importa o assunto” ?
Vocês podem comentar sobre Deus , Jesus, Madre Tereza de Calcutá, etc.
Aguentem firmes PEDERASTAS !
KKKKK
KKKK
KKK
KK
k
Cara, você disse tudo.
Sugiro que comentários nesses termos sejam punidos…. Avacalham “raciocínios’, que é o objetivo da maioria, para ajudar no descobrir um encaminhamento que possa ser defendido por quem deseja melhorar o País e essas “baixarias”, somente, “baixa” … não cria, absolutamente, horizontes….. cria, grandes quedas morais e políticas….. de “baixarias”, o “golpe” já se tornou “sinônimo”…. a “saturação” não cria e nem incentiva qualquer participação!…
A quem interessar :
Fodam-se aqueles que não gostam dos meus comentários.
Não me interessa a opinião de vocês !
Só me interessam, Arnestinha, Kawarinha e Capiau V.C.M.P ou Qualquer Outra Merda Bolsonarista.
O resto dos golpistas e cabeças cheias de merda, não me interessam.
O RESTO não vale a pena.
Não insistam. !
Não tenho medos de ameaças.
Fodam-se aqueles que não gostam dos meus comentários.
Não me interessa a opinião de vocês !
Só me interessam, Arnestinha, Kawarinha e Capiau V.C.M.P
O resto dos bolsonaristas, golpistas e cabeças cheias de merda, não me interessam.
Não valem a pena.
Não insistam. !
Não tenho medos de ameaças.
Confiando que os patriotas estão dominados e amarrados, dois ilegítimos discutem sobre assunto de tamanha importância. Chega de ceder ao absurdo. É preciso que as Forças Armadas acordem deste transe hipnótico em que os invasores do país (ou sua quinta coluna) estão mantendo nossas lideranças. Eles, os golpistas, avançaram muito na demolição e desfiguração de nosso país, e é necessário um basta. “Conteúdo nacional”, que tanta exigência já teve, “transferência de tecnologia”, pela qual tanto se bateu em possíveis contratos externos, ficam sendo daqui para a frente expressões que não fazem mais o menor sentido. Aspirações de desenvolvimento de aviões totalmente nacionais então, ficam sendo uma das lendas das mil e uma noites. E pensar que há tão pouco tempo o Brasil era uma potência devotada a procurar construir sua própria defesa, com grandes projetos e muita capacidade técnica. Assim como vão tentar que a Justiça do Trabalho seja extinta, também com as Forças Armadas correrão o risco de serem, se não suprimidas, reduzidas ao mínimo insignificante e talvez transformadas em mera polícia a serviço da contenção das massas pelo poder dominante.
Isso me lembra uns videos do Ciro Gomes em que ele falava de um mercado único criado pelo KC390(acho?) da Embraer, e a forma como o governo americano estava intervindo fortemente pra abocanhar isso de alguma forma. Pena que não vou encontrar o video agora pois são essas palestras longas, mas talvez alguém encontre aí.
Triste, muito triste, perceber o Brasil optou por ser menor, apendice, aptou por ser um país de serviçais. Que abraça a incompetencia como favas contadas, a incapacidade de projetarem um país proeminente, com contribuições a hamanidade. Entregaremos todos os nossos tesouros materiais e agora imateriais para fazer a grandeza de um país que trabalha sorrateira e silenciosamente para enterrar nossa soberania, nossa democracia, nossa proeminencia. E o pior, temos sido contaminados por dentro, por gente que sucede outros em cultura de não ter historicamente nenhuma empatia com o povo e o estado brasileiro, que vendem a quem lhes paguem qualquer preco que eles entendam como bom.
O Brasil está esfarrelando, se desconstituindo como país.
Notícia que não vai sair na Groubo, mas eu faço questão de publicar para que os devotos da seita bolsobostas fiquem sabendo: Lula sobe mais e Bozonazo cai nas pesquisas.
Chora Raimundinho, chora mais.
BALANÇO GERAL (não é aquela merda da record): o que Temer vendeu:
Poços de petróleo
Gás da Petrobrás
Usinas hidrelétricas
Submarino Nuclear
Base de Alcântara
Embraer
Por enquanto… vem mais por aí. BB, Caixa, BNDES…
E os coxinhas aplaudem. Foram catequisados com a falácia do Estado Mínimo. No futuro, até para lançarmos um satélite da NOSSA BASE DE ALCÂNTARA, pediremos autorização aos americanos. Estão gostando do Temer, do gás a 78 reais, da gasolina a 4,20 e do aumento da energia em 30%? Pobres patinhos, vocês são trouxinhas mesmo, não é? Kkkkkkkkkk. Já providenciaram seus CNPJ’s?
Ah, mais uma coisinha: Temer aumentou a TJLP de 5 para 7% e agora vai baixar para 6,5% a.a. Só falta voces acreditarem que os juros vão baixar, como acreditaram que baixaria com a redução da taxa SELIC. O T Á R I O S.
Tudo começou com um protesto muito suspeito de 20 centavos todo manipulado pela imprensa.
adeus pré sal,
adeus acalantara,
adeus satélite,
adeus submarino,
adeus programa nuclear,
adeus minha casa minha vida,
adeus embraer,
adeus empregos,
Quando o pai se conseguir se livrar dessa corja de ladroes ,golpistas e entreguista se nao restará mais nada a ser preservado.
Viu só a turma que estava sentada ao lado do presidente no tal café da manhã.
Entregar o pouco mas valioso que TEMOS ao controle do partido da GUERRA deles.
Ignomínia.
Os silvicolas aqui entregam o ouro pelos espelhinhos.
So que não são inocentes como os indios.
Ja perguntaram as centenas denossos engenheiros de S Jose dos Campos e de Gav Peixoto o que eles acham?
Para que estão parindo essa teratologia, só mesmo uma guilhotina no pescoço.
Com este governo golpisra, estamos perdendo muitas coisas , inclusive massa encefálica. Vide os comentários grosseiros acima.
Concordo.
E mais, esse tal acordo, seja lá o que for, vem fora de hora, fora de propósito.
Tem mais caroço neste angu.
Isso é um ataque, daqueles com mídia internacional agressiva e tudo. Normalmente bons acordos de negócios de alto nível não são feitos desta forma e nesta atmosfera tóxica, muito menos as escondidas.
Eu imagino que ataques como esses ataques devem continuar contra empresas e setores da economia brasileira.
a folha assume em editorial a defesa da venda da embraer que alias já havia sido feita pelos empregados e entrevistados tucanos – nacionalismo não é saída ???. O WSJ pelo jeito serviu para dar um ponta pé inicial na coisa toda. O complexo midiático seria uma grande piada se não fosse trágico e golpista.
Será ótimo trabalhar para estrangeiros com todas essas privatizações. Quero ver é engenheiro brasileiro conseguir entrar na Boeing de engenheiro e ganhando o mesmo que ganha na Embraer atualmente.
Serão reles mecânicos.
Essa informação, independente de suas vantagens ou desvantagens financeiras para o país, talvez, pouco importe para o mercado que, nesse momento, como a própria imprensa conservadora tem divulgado, pois é ele que orienta, sugere e manda na economia.
Agora, como cidadão e leigo no assunto mas, não analfabeto em educação política, cidadã e cultural, antevejo algo coerente em tudo isso, com os planos de dominação e colonialistas dos imperialistas, que no Brasil, nesse momento, navegam com ventos favoráveis a eles, algo que nunca aconteceu, nem nos 21 anos de ditadura cívico/militar/midiática, que o país foi obrigado a aceitar, de 1964 a 1985.
Agora, se o governo dos EUA, por questão estratégica e de segurança nacional, não autorizaria a venda da Boeing a outro país, por que o Brasil, logo ele, tem que fazer isso, se desfazendo de sua principal empresa de alta tecnologia aérea, de comprovada eficiência e respeitada, no mundo inteiro?
Caso se confirme a fusão não está muito claro, sobre quem absolve quem e, quem mandará e quem obedecerá?
Agora, perguntamos aos estrategistas oficiais da nação e, ao agentes públicos constitucionais, responsáveis por se posicionarem, analisarem, emitirem parecer e de zelarem pelo patrimônio público e pela segurança nacional, o que têm a dizer ao povo brasileiro, sobre os pontos positivos e negativos do negócio para a indústria aeronáutica, aeroespacial e para o rol de tecnologias de ponta de interesse estratégicos do país, do continente sul-americano e da defesa do Atlântico Sul?
É procedente, que o povo brasileiro, seja proativamente, informado e saiba com clareza, o que está acontecendo, de fato, com essa empresa do país ou não?. Aguardamos, como cidadão, uma resposta pública, da autoridade competente responsável.
E tem mais: não só com a aprovação expressa do Departamento de Defesa e da própria Casa Branca, como também com um cronograma apertado para conclusão!