Vende-se máquinas de fazer dinheiro. Tratar com Moreira Franco

irreais

Como colônia, o Brasil não tinha moeda com nome próprio, mas tinha moeda  de  fabricação própria desde  que, em 1695, foi proibida a circulação de moeda portuguesa e espanhola no país e a recém-fundada casa da Moeda, na Bahia, começou a produzir as “duas patacas” de prata.

Proclamou-se a independência, mas a unidade monetária continuou a ter o nome da portuguesa: o real, réis, no plural, que duraram (naturalmente perdendo valor e virando mil-réis e depois conto-de-réis (um milhão de) até o final do Governo Vargas.

Até os anos 70, embora tivéssemos a capacidade técnica de produzir cédulas, não as podíamos fazer nem na variedade nem na quantidade necessárias.

Começamos com a de cinco cruzeiros, a nota do índio, valor que depois das mudanças monetárias ficaria com o Barão do Rio Branco, em cédulas da inglesa Thomas de La Rue, uma das muitas estrangeiras que imprimiu nossas cédulas.

Sempre foi um desafio para nosso país conseguir produzir seu próprio papel moeda e só nos anos 70, na série que tinha Pedro II na nota de dez cruzeiros (os cinco eram com Pedro I) é que nos tornamos autossuficientes na produção de meio circulante.

Desenvolvemos uma alta capacidade técnica e as mudanças de padrão monetário, se aumentaram o trabalho em quantidade, permitiram uma enorme evolução tecnológica, em durabilidade e segurança.

Agora, mais de 300 anos depois de termos criado a Casa da Moeda e quase meio século depois de termos nos tonado autônomos na produção de dinheiro, o Governo Temer anuncia a privatização da Casa da Moeda do Brasil e de toda a sua fabricação a grupos privados. Do dinheiro e todos os impressos de segurança que ali se fazem, como os passaportes.

Os americanos, que não são bestas, têm, desde a Guerra Civil, o seu “The Engraving and Printing Bureau of the Treasury Department”, bem estatalzinho e controlado.

Aqui, Moreira Franco, este varão de Plutarco da honradez, comunicou hoje que, por uns trocados, o Governo entregará a fabricação da moeda nacional a quem deseje comprar as “guitarras”, como eram chamadas as máquinas de fazer dinheiro.

Antonio Carlos Magalhães, conhecedor do assunto, diz que FHC dizia que Moreira Franco não podia ficar onde houvesse um cofre. Que diria dele, então, sobre se metê-lo junto com máquinas de fazer dinheiro?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. … O DEPRAVADO BANDIDADO NAZIGOLPISTA MT já anunciou a que horas da madrugada irá privatizar a recatada &$ da mansão?

        1. Esta já está TERCEIRIZADA há tempos por impossibilidade de “uso” do titular…as ações dela estão na bol$a…

  2. O NILSON FERNANDES E A CELIA BRAZ ACIMA ACERTAM NO MOTIVO DE TODA ESTA VENDA DO BRASIL POR UNS TROCADOS,É A MASSA !!! É A MASSA DE BUNDÕES QUE POVOA ESTE PAÍS!!! GENTE FEITA DE BOSTA ,SEM ALMA ,SEM INTELIGÊNCIA ,UM LIXO QUE NÃO PODE SER CHAMADO DE POVO!!!!!!!!!!!!!
    OS BANDIDOS LIBERAIS,TODO LIBERAL DO 3° MUNDO É BANDIDO ,SE SERVEM DO ESTADO AO QUE TANTO CRITICAM,E É CLARO SEMPRE EXISTIRÃO OS TEMER OS MOREIRA FDPS !!!! QUE CHEGAM AO PODER, CARREGADOS PELA INDIFERENÇA DESTA MASSA DE MERDA ,MAIORIA NO BRASIL.

    1. Bote MASSA DE MERDA nisso. é o que virou o Brasil e seu povo! mas estamos preocupados com a Venezuela e a sua”ditadura bolivarianista”. idolatrando uma imprensa DE MERDA que temos e que é RIDICULARIZADA no mundo.até pelo Clarin da Argentina! nosso destino é a falência.

  3. … O STFede!
    E de que lado estão as Forças Armadas [supostamente] brasileiras?
    Não digam que já foram privatizadas?

    1. Messias, meu amigo,elas sempre estiveram do outro lado.Nunca estiveram ao lado do povo,ao lado do Brasil.Seríamos um grande país ,(tal vez),não fossem as intervenções dessa turma DESCARTÁVEL ao longo da história.Deixa eles lá,e que fiquem assim PARA SEMPRE.

  4. No início, eles roubavam; Depois e até ontem, superfaturaram; Daqui por diante vão imprimir a própria propina!

  5. Bastava so’ os caminhoneiros pararem por 1 semana…somos um povo sem consciência coletiva! Cada um quer cuidar do seu “distrito.

    “Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.

    Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.”

  6. se a produção de moeda passa a ser atividade privada, qualquer um pode fazer em casa.
    afinal o sonho dos coxas é uma economia liberal de mercado.

  7. O golpe pretende se eternizar. Pra isso a nomeacao de 3 professores da faculdade do Gilmar Mendes pro Superior Tribunal Federal. Eleicoes so serao validas se ganharem. E como vao vendendo tudo, ficaremos com o q nos transformaram Produziremos cada vez mais Bananas na Republiqueta das Bananas.

  8. To achando os funcionários destes empresas ameaçadas de privatização, Petrobras, Eletrobras muito parados..
    Cade os sindicatos dos trabalhadores destas empresas.
    Desde o início do golpe já sabem que o governo de golpistas quer privatizar e promover o maior roubo da história.

  9. Espero um dia ver esses LADRÕES ASSALTANTE DA PÁTRIIA mofando em uma prisão.

    Todos esses LADRÕES ENTREGUISTAS, APÁTRIDA TRAIDORES.

  10. Desconfio, mais por influência de meu estômago que do intelecto, de que se quisermos imaginar o futuro que está sendo “programado” para nós, devemos estudar e conhecer melhor o que ocorre no Iraque e, especialmente, como esse país chegou ao ponto que chegou. Desejo estar redondamente enganada, mas é urgente adiantarmo-nos aos acontecimentos. Não é mais possível, como já comentaram alguns aqui, acreditarmos ingenuamente que esse golpe foi dado por meia dúzia de bandidinhos, incultos e ridículos, só para “estancar a sangria” e se manter no poder. É tão óbvio que o objetivo final é desmantelar o Brasil e, num efeito dominó, desmantelar a América Latina.

  11. Essa patranha é velha e repetitiva, doa-se aos “amigos” eles exploram, depredam, escorcham e depois devolvam as empresas sucateadas e falidas de volta para o Estado.

    Detalhe importante, quase nunca desembolsam um real sequer !!!! Velha e boa privataria, que Fhc e Serra são os maiores expoentes.

    Só que o exército de zumbis que eles alimentaram , agora estão gordos, acéfalos como sempre, mas gordos e dispostos a defender qualquer insanidade, tangidos pela globosta e congêneres.

  12. Faz muita falta nesse momento de nossa historia, um grupo de extrema esquerda organizado, armado e com disposição para mostrar a certos pessoas que se acham da nobreza, que são mortais assim como a plebe.

  13. Já vimos que a receita para se manter fora da cadeia é fazer males enormes, males gigantescos. A ousadia dos criminosos espanta o judiciário e o MP.

  14. Nosso único direito é trabalhar e pagar cada vez mais impostos para enriquecer ainda mais os mais espertos. Sinto-me impotente e desanimado diante de tamanho massacre ao povo Brasileiro tão sofrido e sacrificado.

  15. Meu título eleitoral de agora em diante só vai servir como papel higiênico, não saio mais de cada no domingo ou feriado para perder meu precioso tempo com esses M… tanto da classe política quando do poder judiciário que é bem pior que aqueles da classe anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *