Vitória belga fará Brasil lembrar que está perdendo mais que no futebol

A partir de agora, para nós, brasileiros, “não vai ter Copa”.

Triste, mas não humilhante como aquele inexplicável 7 a 1 de 2014, a derrota da Seleção para os belgas, fez o país voltar, segunda-feira, à vida normal e, quem sabe, se “ligar” que, em outubro, estaremos jogando algo mais importante para a população, embora as eleições cada vez mais se pareçam com as desgraças do futebol, com a marquetagem tomando conta de tudo.

Dois anos de golpe e a interferência intolerável do Judiciário na política nos afastaram da ideia de que, tanto quanto o futebol se ganha no campo, governos se conquistam nas urnas. Afinal, desde o início do processo de impeachment de Dilma Rousseff, vêm sendo ganhos no “tapetão”.

E mais: como depositar esperanças numa eleição onde, ao que tudo indica, o favorito será impedido de disputar e até mesmo de apoiar ativamente um substituto, reduzido ao silêncio de uma cela?

Curiosamente, é também por isso que nenhum candidato decola. Como disputar com Sérgio Moro, Edson Fachin e outras togas o papel de anti-Lula?

Como vai se portar o povo brasileiro diante desta eleição onde não se escolhe?

Sobretudo, o que se passará com o povo brasileiro onde estamos proibidos de crescer, de termos empregos, de termos serviços públicos, de termos um papel no mundo que não seja o de receber carraspanas e desprezo dos EUA e dos países desenvolvidos?

Como no jogo de hoje, porém, há algo que diminui as dores da derrota: ter-se lutado.

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • O Belgica 2 x 1 Brasil é café pequeno, bobagem, perto da enorme derrota do Brasil no jogo "Onze Ministros do stf 7 x 0 Sessenta Milhões de Brasileiros que querem o LULA" e com os juízes roubando descaradamente.
    Está sim, nos destruirá, como vem acontecendo.

    • Roubando no julgamento de Lula, nos não julgamentos da turma do PSDB e roubando na apropriação do dinheiro do país por conta de benefícios vedados pela Constituição!...E alguns, possivelmente, até de forma mais ousada e criminosa como no caso Zucollotto, conforme citado por Tacla Duran.

    • Não entendo a necessidade de se vincular futebol x política. A derrota no futebol não tem nada a ver com a tragédia política, uma coisa não vai causar ou resolver a outra. São tristezas distintas também, uma não vai explicar e muito menos atenuar a outra. Ninguém também se tornará mais consciente politicamente porque não tem mais copa. Acho isso tudo uma grande bobagem, aliás João Saldanha já dizia isto.

    • Vc não anulará o SEU voto, mas o voto deles. Sem seu voto, eles não terão votos para legitimar a grande farsa. Vamos la, anulemos os votos dessa corja!

      • Exato!!!! ou LULALIVREPRESIDENTE ou NADA. POr que quem ganhar sem LULA nas urnas será UM NADA!!!!de represetatividade, e se a democracia é a vontade da maioria do povo.... ficará escancarado um governo antidemocrático...e quando retornar a democracia, teremos a lista de nomes de quem participou dessa farsa....e saberemos o que fazer com os vermes.

    • Nilson, eu, você e mais 54.498.000 passamos uma procuração coletiva através da legitimidade das urnas para que Dilma Rousself governasse o Brasil até 31 de dezembro de 2018. Uma assembléia de (367)bandidos dirigida por um gangster, ratificada por 61 picaretas e com indiferença de um colegiado de 11 omissos rasgaram esta procuração anulando nossos votos. Querem anular novamente nossa cidadania e nossos projetos de Nação ao proibirem Lula de nos representar. Se eles próprio mudam as regras do jogo sem nos consultarem via Assembleia Constituinte, então esta eleição sem Lula é uma fraude. Por que participar desta farsa? Ou o STF garante a legitimidade do voto popular, desfazendo mais este golpe, ou anulamos nosso voto. Isto é um ato de desobediência civil, um sabão enorme na cara daqueles 11 omissos ocupantes daquilo que já foi chamada suprema corte (hoje, assim mesmo em letra minúsculas).

  • É isso aí, Brito:
    "tanto quanto o futebol se ganha no campo, governos se conquistam nas urnas. Afinal desde o início do processo de impeachment de Dilma Rousseff, vêm sendo ganhos no “tapetão”."

  • Um dos motivos da minha resignação diante da derrota da seleção. O Brasil esta derrotado, voltando ao século XIX. Isso que é perder de verdade!

  • Que caia a ficha!
    Podem me criticar, mas, foi bom não ir adiante.
    Temer usaria isso para engambelar os tontos e os Globotomizados.
    "Ganhamos, trabalhem!", diria.
    A camisa amarela absorveu energia ruim, de interesses e vestida por sonegadores ,até dentro do campo, correto?

  • Vocês falam como se bastasse que o Lula fosse solto pra todo mundo ficar feliz, parece que nunca vêem o outro lado, e depois se perguntam porque tem tanto ódio na política.

  • Vocês falam como se bastasse que o Lula fosse solto pra todo mundo ficar feliz, parece que nunca vêem o outro lado, e depois se perguntam porque tem tanto ódio na política.

    • Você tem razão. Lula ser solto nao fará todos felizes. Lula ser solto e eleito presidente, de novo, ai sim, todos irão ganhar. E o todo Brasil, será uma nação grande em todas as frentes. Sem republicanismo e sem alianças erradas, desta vez.

    • Commie Mario,
      É, exatamente o outro lado que não disputar, no campo das ideias, com QUEM o povo brasileiro quer para seu presidente.
      E o "ódio na política" ocorre do fato de que, a chamada elite brasileira, não aceita que hajam belgas no caminho da nossa seleção criada pelo marketing da Rede Globo, não aceita que as empregadas domésticas estudem à noite, que os filhos dos porteiros, através do sistema de cotas, tirem as vagas dos seus filhos, que os aeroportos tenham se transformado em rodoviárias, e por aí vai...
      "O ódio na política" vem do fato dessa elite não permitir que outras seleções sejam melhores que a nossa, e principalmente, que possamos, de fato, aprender algo de útil com pensa diferente de nós..
      A nosso elite tem a mesma maturidade que o Neymar...
      Acho que está na hora de crescer!!!

    • bastaria sim, mario.
      bastaria para mudar de rumo, a primeirissima coisa.
      "O outro lado" eu e voce ja stamos vendo e sentindo: combustivel sob pólitica do como-tomate-na-prateleira, 13 plus% desemprego, e jogando fora tudo aquilo pelo qual uma naçao é uma nação so pra ganho dos acionistas...vinte anos de corta-corta os proximos da senzala e por extensao os outros
      voce quer continuar com o golpismo, ou o espirito que o anima no futuro?

Related Post