Vitória na PEC não esconde erosão do governo Temer

placar1

53 votos, contra 16, aprovaram a PEC da Morte, em segundo turno.

No primeiro, 61 favoráveis ante 14 contrários.

Os sete votos perdidos – ainda não obtive a relação – em menos de um mês são apenas um retrato parcial da erosão sofrida por Michel Temer.

Porque a canalhice aprovada hoje é a que reúne todos os que desprezam o povo brasileiro e seu futuro.

Mais adiante, porém, neste Congresso minúsculo, os interesses de corporações, de currais eleitorais e o aprofundamento da perda de autoridade do governo vão se encarregar de arrancar outros nacos da base governista.

A vitória do mal, hoje, era decretada.

Mas a vitória, embora igualmente asquerosa, foi menor do que contavam que fosse e isso com o “reforço” do acordão STF-Temer-Renan.

Votaram, hoje, sobre algo que a população apensas pressente, mas não pode dimensionar o quanto de mal lhe fará. Embora, como se viu nas pesquisas, este pressentimento, quase instintivo diante de uma mídia que não a informa, tenha se expressado em uma ampla maioria contrária, como revelou o Datafolha.

O parlamento brasileiro é o que foi, desde o primeiro dia desta legislatura, quando Eduardo Cunha empunhava a batuta, e não será diferente enquanto não refizermos os partidos políticos.

Mas, talvez, não o possamos, porque a crise, como vai, talvez nos leve até o arremedo de democracia que temos.

PS. Como ex-auxiliar de Leonel Brizola e por meus 30 anos de vida partidária, muitos dos quais numa honrosa função de dirigente nacional, enquanto era vivo o líder gaúcho, sinto uma imensa tristeza e vergonha em ver a sigla PDT enxovalhada pelos ratos que tomaram conta de sua bancada no Senado. Não posso ir além deste desprezo, por já não fazer parte, há quase quatro anos, do partido que eles, hoje, mais uma vez desonram.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. De algo tenho certeza essa PEC é tão prejudicial ao País que não vai durar 5 anos. E como disse alguém “Temer e golpistas vão a Pec te Pariu”.

  2. Os delinquentes aprovaram o fim do Brasil. Alta traição à Pátria. Parabéns aos que levaram o Brasil a transformar-se numa republiqueta de quinto mundo.

    1. E ai coxalharda, ja prepararam as panelas para comemorar o resultado de suas manifestações ? … Vocês estão somente colhendo o que plantaram; tava ruim na democracia né ? Vocês queriam mesmo acabar com o PT/Lula e Dilma mas esqueceram de se olhar no espelho … LulaJa ! DiretasJa! ReformaPoliticaJa !!!

      1. Para que comemorar, Lenita? Fazer o que precisa ser feito é obrigação do parlamentar, não um favor.
        E você? Está comemorando o que os terroristas da extrema-esquerda fascista estão fazendo agora nas ruas de Brasília?

        1. Desculpe, não é só em Brasília. Os terroristas também invadiram a Paulista e outros cantos do Brasil.
          Os adoradores de bandido são fogo. Ainda bem que são uma pequena minoria da população.

    1. Para você ver como seria difícil aprovar uma PEC para fazer eleições diretas em 2017, como alguns opositores querem.

    1. Acho que quem colabora para isso é quem pede eleições diretas imediatas, ainda em 2017. Um grupo pediu antes para a Dilma, outra turma pede agora para o Temer… É a lógica, se é para fazer eleições toda hora que o presidente perder a popularidade, melhor implantar o parlamentarismo de uma vez.
      Me parece que deveríamos apoiar o presidente Temer em sua luta para tirar o país do desastre que sua antecessora deixou, mas se a maioria do povo prefere um sistema que permita mudanças mais frequentes, quem sou eu para contestar.

      1. O esperto gosta de fazer a sua plateia de idiota.

        Mas, na sua estratégia, ele se faz mais idiota do que a própria plateia para que ela se julgue mais inteligente do que ele.

        Eis então que, se não abrirmos os olhos, estaremos discutindo os prós e contras do presidencialismo vs. parlamentarismo com…um golpista.

        Golpista é golpista em qualquer regime ou sistema.

      2. O desastre não foi a antecessora que deixou. Se Dilma pudesse ter governado em 2015, mesmo com erros e tropeços, teria tirado o país da crise e garantido um crescimento, mesmo pequeno, já em 2016. O desastre do país foi determinado pelas ações golpistas, e não reconhecer isso é pura má fé. A destruição praticada pela Lava jato não foi pequena, há quem diga que chegou a quase meio trilhão de dólares. E o aprofundamento da crise pela pauta bomba do herói golpista Eduardo Cunha, junto com o esforço tucano por uma prática legislativa puxada pelo refrão do “quanto pior, melhor”, cuidaram de aprofundar o buraco em que o Golpe de Estado jogou o Brasil.

  3. Enquanto isso vejam aqui uma matéria imperdivel do Intercept sobre imigrantes na era Obama e o caminho que o mesmo esta abrindo para que o proprio Trump melhore seu trabalho de horror. E ai coxalharda, estão morrendo de vontada de lavar latrinas pro Tio Sam ? Nem isso vocês poderão fazer agora, burrice sem limite da’ nisso; agora preparem as panelas e suas vestimentas verde-amarelo do século passado (não esqueçam o nariz de palhaço que completa a imagem grotesca de suas presenças nas manifestações). Bovinos ignaros.

    https://theintercept.com/2016/12/13/mae-e-filha-sao-abandonadas-por-autoridades-brasileiras-e-americanas-em-centro-para-deportados-nos-eua/

  4. Adivinhem quem votou a favor dos trabalhadores? Já tenho a lista dos 61 cafajestes.

  5. Só de ver o asqueroso senador cupincha do PRBS dentro do PDT, creio que Brizola está dando voltas infinitas no túmulo.

    1. Leonardo, lembro de um episódio em que Brizola foi entrevistado na bancada do jornal do almoço da rbs. De tão valente, o Lasier Martins sequer estava presente (mesmo sendo comentarista do programa de tv). Após o intervalo comercial, quando Brizola já havia ido embora, Lasier Martins aparece valente, vociferando contra Brizola, com críticas pesadas. Pergunto a você: por que o valente senador, à época comentarista do programa de tv, não fez as críticas na frente do Brizola e preferiu ficar escondido para, só após a saída de Brizola do estúdio, criticar?

      1. O bom deste Lasier Martins foi o choque homérico que ele levou ao vivo na TV durante a festa da uva de Caxias do Sul, nos anos 70 ou 80…só para isto serviu: nos entreter, mais nada!

  6. PDT virou canalha! E, assim, puxou o tapete de seu presidenciável!!!
    Por mais que os coxinhas surtem (com seus desesperados kakakas) os canalhas serão cada vez mais rejeitados pela maioria do povo e SE tivermos eleições diretas será mesmo Lula ou quem ele indicar!

  7. Pec…peeec…pec…peeec…pec…peeec no lombo do povão. Peeec… vamos continuar pagando juros exorbitantes aos banqueiros, salários de marajás aos políticos que se aposentam em poucos anos, continuar pagando salários de marajás a turma do judiciário, que quando se envolvem em crimes não adianta serem processados, porque não vão presos, são premiados com aposentadorias integrais. Peec…pec…peeec…pec…peeeec no lombo do povão. O povão vai apanhar por 20 anos dos banqueiros rentistas, mídia lixo e políticos canalhas ligados a esses. Ou foi um tiro no pé do golpe? Ou nos políticos canalhas e o nosso povo vai querer mais transparência e exigir as auditorias das contas pública? Tão necessárias. Peec…peeec….peeec no lombo do brasileiro.

  8. Delinquentes, canalhas, isso que são esses senadores que votaram hoje e aprovaram essa Pec55 maldita, o Brasil tá nas mãos de canalhas! Guerra civil JÁ!!!

  9. CartaCapital: A verdade sobre o dinheiro da Odebrecht

    Por Manuela Carta, publisher de CartaCapital

    Embora as informações pertinentes tenham sido prestadas ao jornal O Globo, as distorções na reportagem “Odebrecht ‘emprestou’ verba a CartaCapital”, publicada na edição desta terça-feira 13, exigem novos esclarecimentos:

    1. Em 2007 e 2009, a Odebrecht fez um adiantamento de publicidade no valor total de 3,5 milhões de reais a CartaCapital, uma operação normal no mercado. Naquele momento, a revista procurou vários anunciantes em busca de um reforço de caixa. O adiantamento foi negociado diretamente com a empresa por Mino Carta e Luiz Gonzaga Belluzzo, sócios da Editora Confiança, que edita a revista CartaCapital. Não houve interferência de ninguém a nosso favor.

    2. O adiantamento foi pago da forma tradicional: por meio de anúncios e patrocínios de eventos. A Odebrecht chancelou vários de nossos seminários regulares intitulados “Diálogos Capitais”, bem como patrocinou a premiação “As Empresas Mais Admiradas no Brasil” em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014. Em 2013, figurou entre os patrocinadores do “Fórum Brasil”, que trouxe o economista Dani Rodrik. No ano seguinte, também patrocinou o mesmo evento, cujo principal palestrante foi Paul Krugman, Nobel de Economia. A editora possui os registros e notas fiscais dos anúncios publicados e eventos realizados.

    3. Uma das maiores empresas do País, a Odebrecht regularmente anuncia e patrocina eventos em diversos veículos, entre eles, o próprio O Globo. CartaCapital não sabe e não tem obrigação de saber de onde vieram os recursos do adiantamento da verba de publicidade. Não existe carimbo em dinheiro e trata-se de má-fé acreditar que o investimento na revista saiu de “um departamento de propina” e o aplicado nos demais meios de comunicação tem origem lícita. Além disso, o investimento publicitário da empreiteira deu-se quando não havia nenhum sinal do envolvimento da empresa nas ilicitudes apontadas pela Operação Lava Jato. Lembremos que outros meios de comunicação receberam verbas da Odebrecht em 2016, quando os fatos eram sobejamente conhecidos, nem por isso esses veículos podem ser acusados de conivência com qualquer tipo de atitude da empresa ou de defender este ou aquele interesse.

    4. Desconfiamos que o vazamento dessa citação distorcida a CartaCapital esteja relacionado ao fato de não termos abdicado do dever jornalístico de apontar os erros e abusos da Operação Lava Jato, além da nossa conhecida postura crítica em relação aos meios de comunicação, em grande medida responsáveis, no nosso entender, pelo clima de caça às bruxas reinante no Brasil. Nossa lisura e transparência, reforçadas semanalmente ao longo dos últimos 22 anos, não serão abaladas por essa classe de ilações.

  10. TRISTE BRASIL
    13 DE DEZEMBRO DE 1968 => AI 5.
    13 DE DEZEMBRO DE 2016 => PEC 55.
    Em um mesmo 13, fatídico 13, 13 de dezembro, 48 anos depois, o sarcasmo, os donos do poder financeiro e os vendilhões do Estado brasileiro, 106 anos depois da Revolta dos Marinheiros, trazem de volta a chibata para acoitar o lombo de todo o povo brasileiro.
    Ah, Gregório de Mattos, Seu Boca do Inferno, Boca de Brasa, 380 anos depois de teu nascimento e 420 de teu falecimento, ainda tão atual, teus vereditos ardem nos autos de séculos da História de um Triste País Tropical.
    TRISTE BRASIL
    Triste [BRASIL!] Ó quão dessemelhante
    Estás e estou do nosso antigo estado!
    Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
    [Rico] te vi eu já, tu a mi abundante.
    A ti trocou-te a máquina mercante,
    Que em tua larga barra tem entrado,
    A mim foi-me trocando, e tem trocado,
    Tanto negócio e tanto negociante.
    Deste em dar tanto [PETRÓLEO DO PRÉ-SAL] excelente
    Pelas drogas inúteis, que abelhuda
    Simples aceitas do sagaz Brichote.
    Oh se quisera Deus que de repente
    Um dia amanheceras tão [ sisudo]
    Que fora de algodão o teu capote!

  11. Pelo PS do Brito é que ficamos com um pé atrás com Ciro Gomes. Não dá para confiar no PDT. Sou até filiado, mas nem participo…

  12. … Tentando decifrar a senha lançada por aquele [suposto] senador de Goiás que responde pela famigerada alcunha “Uma voz à procura de um cérebro”:
    os DEMoTucanalhas vão jogar o usurpador decorativo junto com a pinguela caída no lamaçal dos caranguejos do Listão da Odebrecht!
    Em contrapartida, os mafiosos nazigolpistas &$ [mega]corruptos DEMoTucanos ganharão foro privilegiadíssimo, do ‘mor(t)o’ de quinta até o STFede do “supremo barroso”, passando por gilMAU DANTAS, teori zavascki, ‘Cármen (IN)Lúcida’ e o Projac dos Marín(ho)!
    Não, não é preciso ter bola de cristal!

  13. As manifestações contra a PEC dos Gastos foi só “Refresco”, mas se estes Senadores (Congresso em Geral) acharem que será um passeio, podem esquecer será o começo da Guerra Civil. Esta Reforma da Previdência não passa nem a pau. O que vocês viram ontem em Brasilia foi brinquedo de criança, mas a hora que mexerem na Previdência Social o “bicho vai pegar” .
    Aguardemos!!!!!! Até eu que já tenho idade avançada irei pra linha de frente. Já que não tem jeito mesmo, então vamos pro pau de vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *