12 milhões de razões para o ‘Mito’ fraquejar com Bebbiano

Da experiente jornalista Helena Chagas, no site Os Divergentes:

Quem circula no submundo das negociações partidárias não ficou surpreendido com as revelações da Folha sobre a malversação dos recursos do fundo eleitoral pelo PSL. Segundo essas fontes, o caso do laranjal pernambucano seria a ponta do iceberg da operação que levou Jair Bolsonaro e aliados ao partido. A direção do PSL , dizem, teria tido no mínimo 12 milhões de motivos para acolher o candidato e dar a seu então braço direito, Gustavo Bebianno, o posto de presidente da legenda durante a campanha.

Ninguém arrisca um palpite sobre o grau de participação, ou até de conhecimento, de Bolsonaro nos detalhes dessas negociações, travadas entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Os principais interlocutores do acordo foram o próprio Bebianno, pelos bolsonaristas, e Luciano Bivar, pelo PSL. Mas o relato se encaixa perfeitamente na reação desproporcional, exagerada mesmo, de Bolsonaro e seu filho 02 às denúncias sobre o laranjal pernambucano – que, por si só, não parece ser motivo suficiente para o tamanho da crise que gerou no Planalto.

As ameaças nada veladas de Bebianno, que em entrevista à Crusoé chegou a dizer que o presidente estaria temendo que o episódio “respingasse” nele, jogaram mais lenha na fogueira. Não haveria muito sentido em que Bolsonaro tivesse medo de que respingassem nele acusações relativas a repasses de recursos a candidatas sem chances de ganhar em Pernambuco. Obviamente, o ministro se referiu a um esquema maior – que, quem sabe, poderia acabar revelando caso fosse chutado do governo depois de destratado por Carlos Bolsonaro e desmoralizado pelo próprio presidente.

É uma história que se repete a cada eleição. No caso, Bolsonaro havia acabado de quebrar a cara no PSC e no Patriotas e Bebianno acertou a ida do grupo, em bloco, para o PSL, que pertencia a um profissional estabelecido há muito tempo, Luciano Bivar. Na negociação, Bivar concordou inclusive em ceder seu posto de presidente eterno do PSL a Bebianno, mas apenas durante o período das eleições. Bebianno conduziu o partido e todas as negociações pertinentes durante o período combinado. A gestão do fundo eleitoral era uma dessas atribuições. Isso costuma dar brigas de faca.

Josias de Souza, insuspeito de  esquerdismos, no UOL:

Gustavo Bebianno, mantido no governo, transformou-se numa estonteante novidade. Carbonizado, ficou pendurado nas manchetes por 48 horas como um cadáver à espera da última pá de cal. Insepulto, articulou-se com parlamentares e com a banda militar do governo. Virou o jogo, convertendo-se num caso raro de ministro que frita presidente (…)Jair Bolsonaro, já bem passado, pode utilizar as palavras que quiser para explicar a permanência do “mentiroso” no governo. Mas a impressão que ficará é a de que o presidente da República não demitiu o ministro que carbonizara porque “está com medo de receber algum respingo.”… 

É só o começo. O caso Bebianno-laranjas foi uma palha de aço que Jair Bolsonaro passou em seu próprio “Tefllon”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

    1. o marreco agora está em penhado em destruir as faculdades e o MEC e seus antigos ministros – vai vendo quem será o alvo

  1. Boçal Nato foi do PP – o partido mais citado nas delações da Farsa a Jato.

    Ainda conseguiram convencer nas redes sociais os bolsominions com uma história mequetrefe (não me lembro agora dos detalhes) de que ele não sabia de nada e que após a ocorrência do escândalo, teria devolvido a grana (também de uma forma mequetrefe, R$ 200 mil, se não me engano).

    Estou sem paciência agora, mas aos interessados, nada como uma busca no Google que ajude a mostrar como foi esse conto da carochinha.

    1. foi a grana da Friboi que depositaram na conta dele, ele mandou para o partido dizendo que não era dele, e o partido devolveu pra ele como verba partidária ou algo assim – tudo limpinho e cheiroso…

      como disse o Ciro na época – se tinham o numero da conta dele quem forneceu esse número?

  2. Ano passado eu falei pro pessoal da empresa: não votem no bolso, ele não vai ter condições de governar, vai ser um novo Collor, etc, etc. Um bando de moleques evanjegues, todos votaram nele. Ainda ouvi várias vezes: “Bolsonaro só quer o bem do Brasil”. ” Bolsonato foi batizado no rio Jordão… Como podem ser tão ingênuos, ou tão estúpidos? Por que não ouvem os mais velhos? Caramba, bolso já é refém com menos de 100 dias de (des)governo…

  3. O bolsonarismo é um show de horrores! Ainda vamos ver muita coisa nesse circo!
    É cada figura ridícula!
    O marreco de Maringá é, na minha opinião, o pior de todos. Tosco e cara de pau.
    Por um momento, achei que Brito ia dizer: “passou a palha de aço no próprio fiofó!”

  4. É só o começo mesmo.
    A famiglia é muito burra. Eles não tem (nem querem, por orgulho) ninguém competente e com visão que os oriente.
    Estão atolados em areia movediça e cada movimento que fazem sua situação piora.
    Piora para eles e melhora para nós…

      1. eles podem até cair, como pessoas físicas, vamos dizer assim. mas o golpe continua. Os golpistas investiram muito $ e querem seu retorno. Quem quer que substitua vai continuar o “projeto”, talvez com menos grossura e burrice

        1. depende de como eles vão cair, e quando vão vair, e porque
          tem muita água pra rolar antes disso

          1. enquanto estiver cumprindo as entregas, ele fica. Não viu o temer? Cumpriu os mandato, brecou 3 investigações, fez as “reformas” encomendadas (menos a da previdência, pq já estava em fim de mandato e não tinha mais o que oferecer), mas deixou tudo pronto pro sucessor e está em casa, cometendo suas poesias. De vez em quando, alguém fala na questão do porto de Santos, mas logo volta a dormir.

          2. vc. está certa
            mas fraco como ele está não vai ter força politica pra entregar nada
            é esse o ponto aqui
            ele está perdendo o apoio dos minions – que estão a cada dia mais raros de se encontrar

            perdendo apoio dos deputados da base aliada dele

            e vai perder mais ainda

          3. hoje não vi nada, mas parece que os bozos vão pra “nova” UDN e tudo se resolve, pq o PSL é que fez as laranjadas. O congresso é de quem dá mais. Enquanto a gente não sair da pauta de moral & bons costumes, onde estamos patinando desde 2003, não vamos conseguir montar um estratégia. Temos mil coisas que podem despertar o povo, mas ficamos nessa. Não sei, mas acho que minions não estão sumindo, não. Vão continuar cegos até serem atingidos rudemente (muitos já foram, mas não dão o braço a torcer. ainda)

          4. estão sumindo sim
            sumiram dos comentários das postagens da esquerda

            e os 3 meninos estão apanhando gostoso no Twitter

        1. não só ele
          vamos sentar e esperar os acontecimentos
          de tédio a gente não morre – isso é fato

  5. acho que podemos pensar que esse governo está se encarregando de se auto destruir, é só sentar e esperar, não demora muito….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *