Hoje, mais cedo, escrevi que se traçava um quadro do Brasil totalmente diverso da realidade, com um pessimismo e sinais de uma grave crise que não existiam.
E sobre a “torcida” da mídia por um desastre econômico que está a anos-luz da realidade.
Pois leia a matéria do Estadão, fresquinha, sobre a geração de empregos no mês passado.
As previsões, “urubuzais” ou não, ficaram completamente desmoralizadas. A mediana dos palpites dos “sabidos” do mercado era de 116 mil, mas a realidade foi de 260 mil.
São 4,8 milhões de empregos só no governo Dilma. Daqui a um mês ou dois, com três anos e um trimestre, serão mais empregos que os oito anos do Governo do ex-talvez-vice do Aécio, Fernando Henrique Cardoso.
Mais do que os 175 mil empregos gerados nos EUA – que tem uma população muito maior – e que foram cantados em prosa e verso como sinal de recuperação da economia americana.
E agora não dá para ficar com a conversinha de que o desemprego está baixo porque as pessoas desistiram de procurar trabalho.
Veja só o “espanta-urubu”.
Brasil gera 260 mil empregos formais em fevereiro, maior saldo desde 2011
O Brasil gerou 260.823 empregos formais em fevereiro, saldo de 1.989.181 admissões e 1.728.358 desligamentos. O saldo do mês passado só foi inferior ao registrado em fevereiro de 2011, quando foram geradas 280.799 vagas. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira, 17, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na comparação com fevereiro de 2013, na série sem ajustes sazonais, o resultado desde ano foi mais que o dobre (111% maior). Em fevereiro do ano passado, foram criadas 123.446 vagas.
O resultado ficou acima do número obtido por pesquisa do AE Projeções. As estimativas de 13 instituições para o saldo líquido do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do segundo mês do ano iam de 86 mil a 158 mil vagas, sem levar em conta ajustes sazonais. A partir deste intervalo de previsões, a mediana atingiu 116 mil postos.
O emprego formal celetista cresceu 0,64%,em relação ao estoque do mês anterior, indica o MTE. Nos últimos 12 meses, verificou-se a criação de 1.157.709 postos de trabalho, equivalentes à expansão de 2,91% no contingente de empregados formais.
O setor de serviços gerou 143.345 vagas em fevereiro. A indústria da transformação gerou 51.951 vagas no mês passado. A agricultura apresentou saldo positivo de 6.098 vagas em fevereiro. O comércio abriu 19.330 vagas em fevereiro. A construção civil gerou 25.055 vagas no mês passado.
No período de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014, foram gerados 4.792.529 postos de trabalho, representando um crescimento de 10,88% sobre o estoque de dezembro de 2010, ressalta o MTE.
11 respostas
Assim não dá, assim não pode… O Brasil está sem rumo.
O Brasil não aguenta mais 4 anos com Dilma.
Não Vai Ter Copa.
Ha, ha, ha. São uns brincalhões.
Copa vai ter. O que não vai ter é água.
Hoje ouvindo Urubóloga e Gehard Sardenberger,essa dupla disse que a hiperinflação de 5.8% iria destruir o Brasil daqui para o fim do ano.
Agora,com certeza os dois mais a equipe da Globo,Falha e Bandeirantes estão reunidos a portas fechadas no gabinete de crises montados por eles e pelo PSDB,Campos e Marina Silva-amiga da família Bornhausen-, no Copacabana Palace para definir os rumos do noticiário do resto da semana,já que essa noticia de hoje foi uma martelada no dedo deles.
Semana passada, era ridículo o comentário de Sardenberger explicando o baixo desemprego, falara ele que muitos desistiram de procurar emprego, e saiam das estatísticas. eu ainda escuto pra ver até onde vai o desespero. RIDÍCULO, DEVERIA ESSE SENHOR SE DAR AO RESPEITO.
Assim não dá mesmo! Se as coisas continuarem assim, a empregada da minha mãe, que já comprou uma casa, vai querer fazer faculdade. Isso é um acinte! Ela estaria seguindo o exemplo de algumas colegas de profissão daqui de Recife, que andam ocupando lugares nas universidades outrora reservados a pessoas bem nascidas. E se um dia elas se arvorarem a se tornar professoras de universidade?
Assim não dá mesmo! Com tanto emprego e os salários em alta; o filho da empregada dos meus vizinhos fazendo faculdade, as coisas só tendem a piorar. A Economia está um desastre. “Hiperinflação” de quase 6%, além de muitos veículos nas ruas a tumultuar o trânsito, colocando em risco nossas Mercedes e, pior, não podemos mais nem viajar de avião com a tranquilidade de 12 anos atrás, por causa do “caos aéreo” em que se encontram os nossos aeroportos… Assim não dá mesmo! (esta, é claro, é gritaria da Casa Grande, transmitida pela Globo, Veja, Falha, etc.).
Assim não dá mesmo! Se continuar desse jeito, pobre cursando faculdade e mudando de ocupação, quem vai querer trabalhar de empregada doméstica? Assim não dá mesmo! (quem vai lavar, passar a roupa e limpar a casa das “Tacanhedes” e deixá-las limpinhas e cheirosas? Buá, buá….
Assim não dá mesmo! Se continuar desse jeito, pobre cursando faculdade e mudando de ocupação, quem vai querer trabalhar de empregada doméstica? Assim não dá mesmo! (quem vai lavar, passar a roupa e limpar a casa das “Tacanhedes” e deixá-las limpinhas e cheirosas? Buá, buá….
Alguém sabe o que aconteceu em dezembro/13?
Mas quem tem bolsa-família é considerado empregado também??? Ouvi dizer que entravam nessas estatísticas também!
Muito bom mesmo.
Para ter uma performance IGUAL á do nosso falido e despedaçado Brasil, os Usa teriam que ter gerado um numero próximo de 410.000 empregos. Pra ficar igualado! Ha coisas que é chato dize-las para o pig assim na lata.
E aproveitando tua grande leiturancia , fernando, peço licença sugerindo entrar
no site http://www.russiatoday.com . Ta bem quente hoje e informa melhor que o resto todo. Util clicar ao alto na versao em espanhol.