Quem é patético no Brasil: o terrorismo ou o jornalismo? É o “Programa do Gugu” impresso?

estadao

Estadão e Folha, ontem e hoje, deram uma mostra do nível de (ir)responsabilidade do jornalismo brasileiro.

A Folha “entrevista” pelo Twitter um suposto ” hacker”, autodenominado “AnonManifest”, que diz ter obtido dados sigilosos sobre chegada de delegações estrangeiras e até do secretário-geral da ON, Ban Ki Moon.

Nenhum documento, dos que teriam sido obtidos, é mostrado ou referido em detalhes, para provar que, de fato, houve uma violação de dados de alta sensibilidade.

É a “palavra” tuitada do anônimo.

Hoje, o Estadão “descobre” 16 – veja que o número é preciso – marmanjos que se dizem “The Old Black Blocs” que anunciam um “aliança informal” com os bandidos do PCC para “transformar a Copa do Mundo” num caos.

O que há de jornalismo investigativo para ter certeza de que isso não passa de “factóite” de um grupelho mentalmente transtornado, que confunde ideologia anticapitalista com simples badernagem?

Nada.

Os dois maiores jornais do país, num único final de semana, abrem os mais generosos espaços para tudo o que é a essência do terrorismo, muito mais do que qualquer ação concreta: criar um estado de insegurança, medo, um clima propício a explosões de pânico.

Nada contra, muito antes pelo contrário, em apurar a existência destes “fenômenos” psicopatológicos e seus reflexos sociopatológicos.

Mas apresenta-lo de forma quase propagandística, aceitando como verdadeiras todas as tresloucadas “promessas” de caos é de uma total e completa irresponsabilidade.

Eu tento imaginar se esses grupos ameaçariam promover o caos – e se a  mídia os promoveria – em festivais como o Rock in Rio ou o Lollapaloosa, igualmente eventos capitalistas e que levam embora do Brasil um monte de dinheiro, na forma de cachês, direitos, renda. E lá está o Estado, também, gastando com serviços, segurança, transporte, tudo o que ele necessariamente deve prover.

Mas, como é a Copa, e a Copa é “Governo”, vale tudo.

Sobretudo cometer este crime inominável de estimular que qualquer transtornado,em sua falta de equilíbrio, faça o que só a sorte impediu que se fizesse no Riocentro, há 40 anos, provocar uma explosão de pânico, com o impensável em matéria de ferimento e risco para pessoas.

E, ainda que não aconteça coisa alguma, como é provável, priva as pessoas de seus direitos. Afinal, você levaria seus filhos para um local que está sobre ameaças de “caos” por uma aliança “black bloc-PCC” ?

Isso se tudo não se tratar de algo como aquele caso do “comunicado do PCC” no “Programa do Gugu”, há dez anos.

Triste é ver o Estadão transformado, espontaneamente, num palco de sensacionalismo como aquele.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

40 respostas

  1. Se tivéssemos, DE FATO, um Ministro da Justiça, a Polícia Federal, a ele subordinada, DE FATO, já estaria ouvindo (se já não houvesse ouvido) o “jornalista”, que está agindo como cúmplice dos bandidos.

    1. SE EXISTISSE REALMENTE UM MINISTRO DA JUSTIÇA, APÓS AS MANCHETES, TERIA ORDENADO A ABERTURA DE PROCEDIMENTO, OUVINDO, REALMENTE, QUEM EM PRIMEIRO LUGAR NOTICIOU O FATO. MAS CADÊ ESSE MINISTRO?

  2. A impressão que se tem é que a foto é de jornalistas do Estadão fantasiados de Black Blocs. Caso contrário, o reporter (conforme já sugerido) é cúmplice e conivente com a ameaça.
    Não há dúvida que a mídia parte para insuflar movimentos anti copa.

  3. Acho que, tanto o jornalista quanto o jornal devem dar explicações mais detalhadas, não aos seus leitores, mas à Polícia Federal. Isso está parecendo terrorismo pre’-golpe.

  4. Parece óbvio que é jogada ensaiada do Aécio Ronalducho Pó Neves, com o “tem que descer o cacete”, pois para eles quanto mais feio melhor. Como eles assistem -igual que em Roma antiga- dos camarotes a turba se degladiar, instaura-se o caos e colhe os louros na imprensa podre em fim de carreira. O que é preciso é uma campanha eficaz na web de descrédito destes tablóides velhacos, para que a população perceba que estes jornais, pelo bagaceiro e descrédito que representam, sejam realmente extintos. Está sentenciado que isto é papel para peixe, facilita até o peixe contamina e faz mal. Quem ainda lê este lixo, são os caquéticos estereótipos de um Brasil que se foi, já era, só eles não aceitam, então ficam se debatendo de ódio.

  5. Pelo visto, esses mercenários não tem convicção nenhuma, cidadãos e cidadãs de convicção não escondem a cara nem suas identidades para defender suas bandeiras.São todos bandidos do mesmo saco, não importando se são filiados a algum partido ou não. São apenas BANDIDOS.

  6. Pois e, a presidenta nao preferia o ruido dessa canalha? Achou que esse pessoal tivesse o minimo de vergonha na cara, escrupulos, algum laivo de civilizacao? Enganou-se redondamente. Nao passam da pior canalha, desqualificada, sem o minimo de civilidade e educacao. Sao verdadeiros sociopatas e como se ve agora perigosos. Esses donos de jornal nao passam de gangsters no pior estilo da mafia. Nao hesitam em apelar para a chantagem mais baixa. Por mim acho que ha muito tempo o governo ja deveria ter colocado os orgaos de seguranca do estado para verificar a origem das relacoes dessa quadrilha com terroristas do estilo estilo black- bloc que tem ate pelo visto manuais elaborados pela cia. Mas, pelo visto a PF esta mais preocupada em fazer politica partidaria com operacoes que possam comprometer o governo com alguma pecha de corrupcao do que a seguranca do pais. Vejam o caso do helicoptero do po. Nunca vi um escandalo de acobertamento mais descarado envolvendo a PF do que esse. Imagine se isso envolvesse ainda que remotamente o PT , ja teriam dado o golpe e derrubado o governo. Enquanto isso todos os envolvidos estao soltos com o aval da PF. Isso e a direita no pais.GANGSTERS.

  7. O Estadão e um monte de merda são a mesma coisa. Nenhuma surpresa. Vai falir, e a massa falida é massa fedida.

  8. De minha parte, espero que os corinthianos defendam seu estádio e impeçam que tentem interromper os jogos que serão feitos na Arena Corinthians.

  9. como são empresas privadas ,configura formação de quadrilha ,cartel e ato terrorista,só de uma vez!

    mesmo assim ,não conseguem e não conseguirão….

  10. Não é somente triste.

    É revoltante ver jornais promoverem o pânico em nosso País, às vésperas de um grande evento, a Copa do Mundo, que irá atrair a atenção do mundo todo para nosso País.

    Isto é deprimente. Um jornalismo canalha!

  11. Não disse tudo.

    Penso que estes jornais deveriam ser banidos pela publicação de propagandas do governo e de organismos governamentais, empresas públicas e de economia mista do governo federal, por promoverem um clima de pânico em nosso País.

    Zero de dinheiro para eles.

  12. O governo deveria já ter intimidado esse tipo de jornalismo terrorista com a seguinte medida: NÃO VAI TER PUBLICIDADE DE ORGÃOS E EMPRESAS PÚBLICAS PARA ESSA IMPRENSA.

  13. A Polícia Federal deveria intimar esse jornalista irresponsável para ele esclarecer isso direitinho. Para mim tudo nao passa de um blefe. Faz parte da jogada política da oposiçao, mas, nesse caso eles exageraram, teriam que ser investigados o jornal e o jornalista.

  14. Bom, se o Lula tivesse melhorado o ensino, as pessoas teriam DISCERNIMENTO para saber quando uma notícia é séria, e quando é apenas para ler jornal.
    O pior é ver isso na mão de wanna-be ditadores como VOCÊ para descupla do fim da liberdade de expressão neste país.
    Sim, muito melhor seria se ninguém pudesse falar mal de Lula.
    Algo como na venezuela,
    ou na URSS
    ou na Alemanha Nazista.
    NOJO do que se tornou a esquerda neste país

    1. Você não tem idéia do desserviço que fazem para a esquerda e para o PT defendendo a DITADURA desta maneira. PT=DITADURA graças aos “blogs sujos”. O Lula conseguiu segurar vocês durante 40 anos, e agora estão ai pregando o fim da democracia, ABERTAMENTE.

    2. A que ponto chegamos: o conluio com criminosos e a propaganda de seus atos é considerada “liberdade de expressão”. E haja “trollagem”…

  15. Caro Fernando…

    agora voce passou dos limites! Como voce ousa a comparar o Programa do Gugu com o PIG impresso!? Voce não teme ser processado pelo Gugu? Se voce comigo, ele lhe processaria!

    Leo Mendes Filho
    (Parauapebas/PA)

  16. A folha hoje anuncia a pré estréia, (gratuita) de filme realizado sobre as “manifestações(?)” de junho de 2013. Alguém saberia dizer qual a real intenção para essa exibição há poucos dias do início da Copa em nosso País? Essa é a imprensa(?)que temos (uma lástima).

  17. se eu fosse presidente da república, como comandante em chefe das forças armadas mandava um pelotão no mínimo para aquele prédio do estadão e estatizava o jornal, entregava seu prédio e equipamentos para a EBC administrar!!! e colocava na cadeia seus donos e principais diretores e funcionários tucanos…pronto problema resolvido

  18. Quando li a notícia foi exatamente disso que lembrei. A mesma técnica do Gugu. É o tipo de reportagem feita pra gerar terror e mais nada.

  19. como diria o próprio Zhukov, essa é a deixa p Dilma e PT passarem por cima do PIG como um ‘tank’, finalmente trazendo a ‘Ley de Medios’ p libertar o Brasil da influência de tantos canalhas.

  20. Imagina você se identificar como Funcionário, e mais ainda, como JORNALISTA de veículos como esse.
    ESCRÚPULO, ÉTICA, PROFISSIONALISMO, RESPEITO, DIGNIDADE, PRINCÍPIOS, que mais eu posso atribuir a essas equipes que mantem o ar esses arranjos de jornalismo, não digamos marrom, pois está mais para cor de burro quando foge.
    Já sei, vão dizer que tem que levar o pão para casa. Ta bom. o PCC também.

  21. A Fel-lha, que é da comissão de frente do Partido da Oposição Golpista, se faz de vitrine e porta-voz dos psicopatas de toda espécie – blackbostas, PCC, etc. Mas já se sabe que o PIG está por trás de todas as desinformações, distorções e factoides que possam prejudicar o governo trabalhista, tumultuar a copa e atrapalhar a reeleição de Dilma. Então tá passando de hora de convocar os vagabundos da Folha na sede da Policia federal. Zé da Justiça, acorda!

    1. Jacó fui conferir este teu post e se for este o canalha do Estadão que publicou as asneiras de ameaças terroristas, em sendo provado seu envolvimento, este crápula tem que ser preso e enquadrado na lei de Segurança Nacional. Não é brincadeira, pois vidas humanas estariam sendo ameaçadas. Mas isto requer uma postura firme da PF do Zé da Justiça, coisa que anda difícil,pois esta sigla se confunde com esta “P S D B F”!

  22. Quem quer promover o caos, os grupos manifestantes ou a mídia?
    Terrorismo quem está criando e merecem ser investigadas são as grandes organizações de imprensa deste país.
    Se tivéssemos uma PF séria, veríamos que esta ligação a que a reportagem aponta, provavelmente nem existiu.

  23. Quando um governo intitula um grupo ou pessoa, penso eu que
    coloca um rotulo na testa dos mesmos…TERRORISTAS.
    E assim são tratados…logo a SOCIEDADE, cansada de “terroristas”
    faz vistas grossas…em outras palavras…acho que este pessoal
    sabe, ou não!!!
    Eu quero assistir minha COPA, sem entreveros!!! Fui claro, MEU GOVERNO!!

  24. Minha preocupação é com o anúncio descarado de manifestações e greves lideradas por PSOL e PSTU, aquele esquerdistas de mentirinha que querem ver o circo pegar fogo, dirigiddos, assim como a oposição e o PIG, pelos experientes patrões do Norte,podendo levar até a assassinatos, que, tal como em Honduras, seriam atribuidos as forças armadas convocadas pelo GF para atuar na COPA e dar assim o golpe via Jusiça.Temos aí a siria e Ucrania que não nos deixam mentir. Uma lástima a falta e um meio de comunicação honesto e imparcial para aletar e convocar a população para enfremntar possíveis tentativas de golpe.

  25. “O ESTADÃO”, virou “estadinho”. Quem lê essa MERDA? Me desculpem, mas cada dia vejo mais jornalões encalhados. Hoje, domingo, aqui na Vila Madalena, numa padaria, contei 19 exemplares do “estadinho” e 15 exemplares da Folhinha. Fiz questão de contar. Às 16h30 da tarde do domingão. Estão ferrados. Sobrevivem só com GOLPE. Vão falir, Fernando. Infelizmente, muitos empregos vão rolar. Mas que compra uma porra (desculpem, novamente) de um jornal que incita a bagunça. Incita o caos? Só loucos da direita. E um jornal decente não sobrevive só com esses caras! Portanto, “tchaú Frias”. “tchaú Mesquitinhas”.

  26. Chuuuuuupa tucanada! Xô fantasmas do passado! A questão é simples. A oposição e a mídia familiar que a apoia, incondicionalmente, veem num improvável fracasso da Copa do Mundo sua única chance de tentar reverter um resultado que já lhe soa desfavorável, antes mesmo do início oficial do período de campanha eleitoral. Daí, a raiva incontida dos coxinhas que, embora também adorem futebol, não querem dar o braço a torcer. Porque, segundo a ótica deles, isso seria reconhecer o sucesso do próprio governo na organização do evento que irá monopolizar sim as atenções do país e do restante do mundo por um mês. Seria algo como, inutilmente, tentar impedir o rio de seguir rumo ao mar. E os tucanos viviam dizendo que a Dilma era um “poste”, “anta”, “vaca gorda”, etc. A mulher é uma GUERREIRA! Dilma seu nome é CORAGEM! Vão descobrir da pior maneira possível com quantos paus se faz uma canoa. Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo!

  27. Assim os coxinha do #NãoVaiTerCopa pira! “Deu a louca no Chile!”. Até 70 mil devem viajar para o Brasil na semana que vem. Desses torcedores, quatro mil virão em uma caravana de carros, motos e motorhomes, em fila indiana nas estradas. “Te Seguimos Donde Vayas” (“Te seguimos aonde vá, em português) é o lema da maior caravana de carros que chegará ao Brasil de uma vez, com cerca de 800 veículos já cadastrados. Eles passarão por nove cidades, percorrendo 6.352 quilômetros só de ida. Sejam muito bem vindos! Por favor, podem entrar! Sintam-se a vontade! Essa casa agora também é de vocês, mas a festa é por nossa conta! Ok? Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Vejam isso em http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/141982/Chile-invade-Brasil-70-mil-devem-vir-para-a-Copa.htm

    1. Bien venidos los Chilenos, pueblo hermoso! País maravilhoso, de beleza ímpar, cravado na Cordilheira dos Andes. Melhor vinho do mundo, na minha humilde opinião. Lá tu toma um vinho de embalagem tetra pack e não deixa nada a desejar a um vinho fino no Brasil. O Deserto de Atacama é um lugar que todo Sul-Americano deveria conhecer, é simplesmente de uma beleza indescritível! O Povo Chileno é querido e carinhoso, independente da classe social. O Brasil, pela estrada é umbilicalmente ligado ao Chile. São milhares de caminhoneiros, de lá e de cá, a cruzarem a Argentina, levando e trazendo riquezas pelos três Países. Só tem que abrir o olho com a Seleção Chilena…que eles não são bobos não! Que o diga o sensacional meia Aránguiz, do meu glorioso Internacional! OJO!!!

  28. Não temos ministro da justiça, nem das comunicações… e quem se senta hoje na cadeira presidencial é um boa gestora que nada entende de estratégia política; não tem consciência de classe; não estudou nem um pingo de Marx, logos desconhece o que seja luta de classes.

    Nossa gestora nada fala, nada faz e diz, apenas, que não levará desaforo para casa. Quero ver o pig tendo que responder aos ataques e não ela respondendo como se estivesse sempre na defensiva. É o caso do subalterno que jamais enfrenta quem lhe oprime, apenas diz que “não é nada disso, patrão”. Mas isso faz parte do que chamo “complexo de vassalagem” ao qual o PT, Dilma e nossas esquerdas sofrem. Acham que tudo que fazem é uma desobediência a ordem patronal, logo, aceitam apanhar e serem torturados como se merecessem por tem desobedecido seus senhores.

    Em tempo: O que foi feito do Danilo Balas? Continua treinando tiro num desenho da Dilma?

  29. São os últimos estertores de um jornalismo moribundo que está findando.
    Jogam para os desinformados que acreditam em tudo o que é publicado.
    PCC não tem ideologia política e tal qual os capitalistas, age pelo lucro fácil.
    E os tais “Black Blocks” não possuem nada de lucrativo que possam oferecer ao PCC.
    Essa reporcagemm do estadão é uma tremenda barrigada que só serviu para vender um pouco mais de jornal neste fim de semana.
    Nada que deva ser levado a sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *