São Paulo vai entrar na “3a. cota” do Cantareira. São as últimas gotas, não há mais

COTA

Este blog, há um ano, foi o primeiro a tratar como dramática a situação da água em São Paulo e a dizer que deveriam ser adotadas medidas de prudência, em lugar da simples fé em que viriam chuvas abundantes.

Depois da eleição, vivi a ilusão de que ao cessar a blindagem política a Geraldo Alckmin, a imprensa paulista iria, finalmente, dar -sem trocadilho – profundidade á análise do que está acontecendo com o abastecimento da Grande São Paulo.

Infelizmente não deu e não diz também que, dependendo da chuva do final desta semana, na próxima a Sabesp entrará na terceira cota de volume morto, a lama da lama da lama.

Não porque  já tenha acabado a segunda cota, mas porque as condições de operação deixam o reservatório do Atibainha perto do limite autorizado da segunda cota, com apenas 65 centímetros acima da marca autorizada pela Agência Nacional de Águas.

Um número assustador, porque já é  a entrada no que poderia ser chamado de “beira do zero”, mesmo com bombeamento.

A terceira cota, na faixa de 60 bilhões de litros, levará a curva de acumulação do reservatório ao ponto onde ela “despenca” para o nada, como o fundo de um funil.

O Jacareí já foi autorizado a chegar a este ponto onde a acumulação tende ao zero.

Os gráficos do post,confeccionados a partir de dados oficiais e marcando o já pouco que se tinha em 31 de janeiro passado como início,  mostram como é o restinho de água que se vai aproveitar.

Não adianta a “mágica” da Sabesp de dizer que restam “tantos por cento” do volume do Cantareira, um número que subitamente cresce com a incorporação da água de fundo.

O volume da estatística sobe, mas a água desce, implacavelmente.

Desde fevereiro, sem contar os demais reservatórios, São Paulo perdeu cerca de 450 bilhões de litros de água em suas reservas – “vivas” (por gravidade) ou “mortas” (por bombeamento) – o mesmo que todo o volume do Lago Paranoá, a imensidão que contorna Brasília.

E continua perdendo.

Entre 31 de outubro e 30 de novembro de 2013, o Cantareira forneceu a São Paulo 50 bilhões de litros de água, além da quantidade fornecida pela chuva, convertida em vazão dos rios que o formam, outros 52 bilhões de litros. No total, 102 bilhões de litros.

No mesmo período de 2014, só forneceu 36 bilhões de litros – 16 bilhões das chuvas e 20 bilhões das reservas.

Houve, portanto, uma redução de 64% no envio de água proveniente do Cantareira aos consumidores paulistanos.

Parte dele, é claro, foi compensada pela redução de consumo.

Outra, aliviada pelo sobreuso dos reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga.

Como a adição de outros sistemas ao abastecimento são mensuráveis, não haveria dificuldade alguma para que os jornais pudessem dar a dimensão do racionamento a que, na prática, estão submetido os paulistanos.

Quanto é o volume de água ofertado à população diante do que era antes das “restrições hídricas”, que é o nome pelo qual o governador paulista gosta de chamar a falta d’água.

São Paulo está condenada a ficar sem água, salvo por um milagre.

Se, no caso do sistema elétrico, uma sonhada melhora nas chuvas ainda permite esperar por  problemas menores, no caso do abastecimento de água de São Paulo, não é mais sonho, é devota oração.

A terceira cota do “volume morto” é o coma terminal de um sistema que entrou em colapso há quase um ano, que as chuvas (Deus nos ouça!) de verão podem prolongar, mas não vão reverter.

O “não vai faltar água” de Alckmin foi “comprado” pela imprensa paulista e vendido à população.

Por incapacidade, por cumplicidade, por mau-caratismo e tudo o mais que se tornou comum na mídia brasileira.

PS. Não pensem que isso é retórica. A Folha publica, agora à tarde, um gráfico ( veja abaixo) em que o volume de água do Cantareira “sobe” durante o ano de 2014, quando caiu continuamente. É resultado da idiotia de quem edita, que não consegue entender e muito menos transmitir a verdade aos seus leitores. Em lugar de tratar os “volumes mortos” como negativos, “soma” ao percentual anterior. E aí consegue o “milagre” que narrei:  a água diminui, mas o volume “aumenta”. É de ser reprovado na 5a. série. Triste para a minha profissão. Mentiroso para o leitor. 

cotafolha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

76 respostas

  1. Excelente artigo, Brito. Só faria uma observação. A imprensa não “comprou” o “não vai faltar água”. Eles combinaram. Sim, porque fazem parte do mesmo clã, da mesma máfia. O psdb é apenas o setor partidário desta máfia que têm como um de seus tentáculos, a mídia golpista.

    É uma pena, quase perdemos as eleições devido a estrondosa votação que aécio teve em SP não apenas devido ao ódio e a capa da Veja, mas por covardia e omissão da campanha de Dilma de não divulgar esse estelionato eleitoral que os tucanos fizeram.

    1. O Alckmin é um péssimo Governador e está tratando a questão hídrica igual a cara dele? Sem dúvida! Mentiu pra caramba na campanha e omitiu qualquer crise? Claro, todos vimos e agora vamos pagar pelo voto da maioria…
      Agora convenhamos que a Dilma fez coisa parecida… Estou bem decepcionado com esse segundo mandato! Muitas vezes parece que quem ganhou a eleição foi o menino do Rio…

        1. Pois é… 21 dias… Realmente é impressionante! E não vejo nenhum motivo para confiar em mudanças! Cadê a comunicação? Cadê a Dilma?
          E minha decepção é em relação à campanha, bem diferente da realidade… Por falar em estelionato eleitoral…

      1. Alckmin jamais passou perto de ser “um péssimo Governador”, pelo simples fato que jamais deixou de ser “um provinciano prefeito mediano de Pindamonhangaba”.

  2. A Band, mais paulista impossível, omite o governo do Estado e cita, quando o faz, a Sabesp. E pasmem: hoje, um raivoso amestrado do jornal de 6h da manhã, responsabilizava a prefeitura (!) de Osasco pela falta de água em um bairro da cidade. E ele gritava: a prefeitura abandonou essa gente aí…e ainda meteu o “apagão” na história. A imprensa de São Paulo é uma vergonha. E seu povo, coitado!

    1. A BAND é mais tucana que a Globo. Costumo colocar, as vezes, no Datena (só os poucos minutos que suporto ouvi-lo). Até o Kassab criar seu partido e indicar que apoiaria o PT/Dilma era só elogios. Este ano, nas 3 vezes em que assisti, o gordão ficou o tempo todo falando que o kassa foi um péssimo prefeito e ‘ganhou’ um ministério como brinde.

  3. Moro nas imediações da av.Paulista em São Paulo e estamos sem água desde domingo à noite !! Segundo a Sabesp, o fornecimento foi reestabelecido ás 08h00 da manhã de terça-feira e a partir de então, será reestabelecido todos os dias às 08hoo e sofrerá redução da vazão a partir das 13h00, sendo reestabelecido no dia seguinte às 08h00, novamente. Só que eu saio de casa às 09h00 e não tem águe e chego em casa às 20h00 e lá pelas 21h00 já não tem mais água. Mal da tempo de tomar um banho … Gente … São Paulo está morrendo … Acho até que durou muito nas mãos dos CHUPINS ATUCANALHADOS incompetentes, entreguistas e fundamentalistas do mercado, que só enxergam os seus lucros imediatos e mandam tudo o que diz respeito a planejamento às favas, entregando tudo à PRIVADA. Eis aí o resultado !! Parabéns Povo de São Paulo !! Vocês conseguiram acabar com SamPa.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  4. Quando a água acabar em SP vão colocar a culpa na população por não ter economizado o suficiente. Hoje mesmo já vejo muita gente culpando os vizinhos, os parentes, o lava-rápido… Mesmo quando todas as torneiras secarem, Alckmin sairá ileso.

    1. Irão além. A culpa será do Governo Federal. Em outras palavras, culpa dos petralhas. Petralhas roubaram a água da Sabesp!

        1. Estive no nordeste pouco tempo, e todos estão mais por dentro do que pode,ou vai acontecer,conversando com um garoto que vendia picolé,numa parada e chupei um picole’ de jaca proximo do complexo de cataventos geradores eolicos de Caetite’,razoavelmente ele perguntou prá mim se não tinha medo ?
          já que eu estava indo em direção ao imprevisível,e odeio comentar algo prá baixo,sem esperança, porém estou indo de volta…sabe garoto,o ônibus que me leva e’ o mesmo que tras de volta,e eu, sinceramente só sei sobre mim…e o que sei de mim,e’ se o sol cair ou a lua morrer,
          acho que estarei sem medo !

  5. É literalmente o fundo do poço : Do modelo de gerenciamento tucano e da blindagem midiática. Porque em algum momento o véu cairá e vai ficar difícil continuar enganando todos , o tempo todo. (Aliás será interessante , como foi na Copa , ver a mídia nativa ser questionada pelos meios de comunicação do exterior ).

    1. Verdade, a falta de agua no Rio também é culpa dos tucanos,
      Alias comprar energia da argentina, porque tem um “problema técnico” também tudo culpa dos tucanos.

      1. Em que parte do Rio tá faltando água? Moro no Rio, e não tem ninguém reclamando sobre falta d´água, fora os locais de sempre: Baixada e Região dos Lagos. Na Baixada nem existia água encanada até o Brizola, eram poços escavados no mangue aterrado que caracteriza a maior parte da região. O crônico subinvestimento na região, onde só o velho Briza pôs algum dinheiro em saneamento, gera um descompasso permanente entre tamanho da população e serviços fornecidos. Na Região dos Lagos qualquer carioca / fluminense sabe o que acontece: superpopulação no verão / feriados mais máfias de carros pipas igual a falta d´água durante o verão.
        Sobre comprar energia da Argentina, ainda bem que não é o governo do PSDB, porque se fosse, a resposta para a situação ia ser a que nós vimos na campanha do Alckmin: “Não vai faltar energia”, e os reservatórios só minguando, inviabilizando a geração no período de poucas chuvas. Se está chovendo menos do que a média e os reservatórios já estão baixos, não há recomposição se continuarmos a gerar energia no mesmo volume. Melhor comprar da Argentina agora e aliviar a pressão sobre nossas hidrelétricas do que ficar sem energia nenhuma no meio do ano e ter que recorrer a racionamentos. Mas claro, antipetistas fanáticos preferem um apagão à la FHC do que administrar conscientemente as reservas de água da geração hídrica.

      2. Comprar energia da Argentina, para complementar a produção nacional, só é uma necessidade porque o consumo cresceu muito de 2003 para cá e o TCU dos TUCANOS empata-fodas do inferno não permitem que o Governo conclua logo as obras das hidrelétricas que estão andamento. Temos obras paradas por causa de bagre, perereca, machadinha índia, e o escambau !! Entendeu ou precisa desenhar o PAPAGIO DA GLOBO idiota !?!?

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  6. agora o alckmin e a midia estão pensando um jeito de jogar a culpa no gov federal, ANA, Belo Monte, confundir a população com o setor eletrico, qualquer coisa, se colar colou

  7. Vai ver que foi o Lula e a Dilma que desviaram a água da Cantareira para o Nordeste.

    OBS. De um coxinha assíduo da Globo.

  8. Tenham em mente o seguinte: o momento agora é de tentar associar tudo isso ao Governo Federal. Ao mesmo tempo, vão usando como cortina de fumaça para qualquer crítica, à gestão de recursos hidricos do Estado de São Paulo, o tal “apagão”, que nada mais foi do que um pico consumo.

  9. Já está ganhando força a teoria que falta água por causa do desmatamento da Amazônia. Já imaginamos em que colo vai ser jogado a culpa…

  10. **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  11. A “imprensa brasileira” é cúmplice de Alckmin no estelionato eleitoral, crime ambiental e na calamidade pública que poderá ocorrer em SP.

  12. Oh, Brito, acorda irmão. O tema agora é apagão. Isso, apagão. Vai faltar água em razão de a Dilma não ter mandado energia elétrica pra Sumpaulo, entendeu.
    E devemos nos lembrar que a culpa de faltar água em Sumpaulo é do Governo Federal. Sabe, o Datafaia e o Globope já fizeram pesquisa a respeito disso. A SABESP é uma estatal federal, meu caro.
    Ora, o Chuchu é um picolé de virtudes.
    Interessante mesmo é o manchete do Uol dizendo que hoje os reservatórios tem 85% a menos de água do que tinha em 2001, na era de FHC. E um “apaguinho” – preocupante, por óbvio – de minutos em algumas cidades equivale, claro, a um ano de apagão da era FHC.

    1. O que for, continuará sendo. Mesmo que o PiG consiga colocar a culpa da falta d’água no apagão elétrico e que ainda exista paulista que caia nessa esparrela, a realidade continuará sendo duríssima para os incautos e manipuláveis paulistas, que pagarão caro pela ignorância monumental.
      A vitima sempre será o povo, no caso o paulista.

      Por falar em monumental ignorância, lembro-me da estoria de um casal coxinha. Em 2013 o PiG alardeou a crise do apagão elétrico. O coxinha teve certeza do apagão. Para ele, fato consumado. Pois bem, o coxinha pegou todas as economias da esposa, arduamente amealhada com o suor do rosto da coitada e investiu em geradores de energia. Certeza que iria faturar milhões com o caos que o PiG previa. O Brasil todo no escuro e ele faturando com seus geradores. Os geradores encalharam. O caos não veio e a crise se instalou, só que no casamento dele. A mulher possessa quando soube que o dinheiro duramente amealhado para a aquisição da casa própria tinha sido jogado literalmente no lixo, utilizado numa aventura. Tudo por culpa do PiG. Desgraça pouca é bobagem. Pobres coxinhas.

  13. Uma piscina de 50m X 20m X 1m comporta 1.000.000 de litros, logo a maioria dos dados indica que são BILHÕES de litros:1.000.000.000 l = 10 exp 9 litros. Por favor não cometam os mesmos erros do PIG que fazem a maior confusão com as potências de dez. Esta é uma crítica construtiva!

    1. 1 m3= 1000 litros! Portanto, ou se escreve bilhões de litros ou milhões de m3s, certo? Pena ver um erro informativo deste numa análise tão qualificada. Precisam corrigir, pois nem todos entendem de hidrologia ou de unidades de medida…

    1. Pois é, já estava tudo previsto nesse estudo da época do Serra. Na verdade, o conselho de águas do governo já falava em 1999 que “a demanda é maior que a capacidade de fornecimento”. A coisa vem de longe, amigo, há 16 anos se sabe dos problemas, os alertas de nada valeram, incrível, parece inacreditável

  14. O que se vê na mídia paulista é a situação mais torpe, mais iníqua, mais tenebrosa que se pode esperar de alguém. Hoje, pela manhã, o que se viu foi um joguinho bem alinhadinho, bem harmonioso, onde todos os veículos passaram a falar do terrível apagão da Dilma. Será que eles não veem que, a continuar com o mesmo esquema, os petralhas continuaremos no poder por mais 20 anos?
    Que coisa horrorosa ver a imprensa falar mentiras e invenções todos os dias, todas as horas!
    Não queremos que se encubra o mínimo detalhe dos governos federal, estaduais ou municipais. Mas que se tenha um mínimo de caráter e de vergonha para se abordar os assuntos.
    E um dos principais, senão o principal, é a gigantesca falta dágua que a maior capital do pais está prestes a enfrentar.
    Será que merecemos um nível tão rasteiro de oposição? Será que nunca vão deixar de considerar o Brasil como feudo dos quatrocentões?
    É duro tentar andar prá frente com tanta anta puxando para trás.

  15. os culpados: consumidores, dilma + PT e sao pedro.
    So que nao precisa ser nessa ordem.
    Agora hora de gravar, bisbilhotar e obter grande no. de provas documentais e audio e imageticas contra o Chuchu e sua midia cumplice.Porque ele está se comportando como candidato em 2018.

    1. Isso mesmo, gravar e se documentar, porque o reinado da maior falácia do planeta se aproxima. Eles acham que, pelo manual de guerra de propaganda, estão em condições de transformar qualquer desastre em desastre causado pelo PT, mesmo que sejam eles os verdadeiros culpados.

  16. Com certeza essa teoria foi comprada pela mídia por cumplicidade. Nem sabia direito que existia 2ª cota, imagina uma 3ª! Hj no bandnews Boechat e Simão fizeram piada com a foto de um leitor com água marrom saindo da torneira. A SABESP é a única do mundo a transmutar água em achocolatado … só que não!

  17. É a lama, é a lama, a razão pela qual o PIG tudo vê e nada fala.

    Pau (cara-de), pedra, fim do caminho.

    A gravidade da situação é tamanha, que nem dá para rir.

    Pobres de nós, todos nós.

  18. O COLAPSO de todo sistema vai ter que ser combatido pelo Governo Federal como intervenção extraordinária. Caso não ocorra essa intervenção por parte do Governo Federal cabe as organizações internacionais intervir em solo brasileiro

    1. Organizações internacionais intervir??? Greenpeace?? WWF?? Eles já querem nos roubar de tudo quanto é jeito e você ainda pensa em pedir ajuda de ‘organizações internacionais’??? Tenho certeza que viriam para secar o Amazonas, o Grande e o São Francisco de uma vez, fincar sua fétida bandeira às margens e afirmar que a partir dali eles cuidariam para o “bem da humanidade”.

  19. A imprensa não vai dar a mão à palmatória, pelo contrário, está preferindo não falar sobre isso senão em um pacote confuso onde mete o Rio de Janeiro como correndo o mesmo perigo. E também está voltando um ódio brutal contra o Governo Federal, que a toda hora chama de incompetente porque é culpado de um racionamento de energia que não existe e de um estranho apagão que foi explorado a ponto de contarem os litros de leite que um estancieiro teve de jogar fora porque não tinha um gerador para alimentar o frezzer. Temos a pior imprensa do mundo, indigna do país onde opera. E já começo a ver na imprensa internacional referências ao desastre homérico que se acerca de São Paulo. Chamei de estranho o apagão porque o coloco sem pestanejar na lista de acontecimentos suspeitos de sabotagem sistemática contra o governo e o país, terrorismo de elite que só os inocentes perfeitos não reconhecem que existiu e existe.

  20. Tá aí a explicação para as escolhas do segundo mandato da Dilma.
    Com êxodo e falências, será necessário ter condições econômicas para um Bolsa Paulista que minimize o desastre tanto para as famílias quanto para as empresas.

    Se São Paulo afundar, o Brasil vai junto. O Governo Federal está focando mais nisso do que em qualquer outro problema como, por exemplo, inflação, desemprego ou valor do petróleo.

  21. Pobre São Paulo, pobre paulista! Só ainda não entendo o que falta para milhares de pessoas invadirem a frente do palácio do governo para protestar com veemência contra o responsável pela morte da água, geraldo alckmin! Alckmin e Serra secaram SP!

    1. O POVO De São Paulo deveria fazer fila com baldes na frente do Palácio dos Bandeirante e exigir água do ALCKMINTIROSO cara de pastel !!! Estamos sem água nos prédios, próximos à paulista, mas na parte pobre, desde DOMINGO !!! Agora inventaram que o cavalete do prédio precisa ser trocado e querem mais 10 dias úteis !! É o fim da picada !! Amanhã mesmo vou acionar judicialmente a SABESP. Gostaria de processar é o ALCKMINTIROSO por improbidade, incapacidade, e irresponsabilidade, isso é possível a um cidadão comum !?!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      1. Ou então, fazer fila com baldes na frente do prédio desse tucano vagabundo sem noção, esse arauto do óbvio que é o ‘&%%$%X$%$%#$%#’ do ALCKMINTIROSO !!

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  22. Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  23. Difícil….
    É incrível, mas os paulistas da capital estao mesmo é com o cérebro morto. O que mais escuto das pessoas por onde vou é que o problema da água já está resolvido e que esse negócio de reservatório secar nao existe. Moro no Butantan, um bairro que fica a +- 8 km da av Paulista, prox a Pinheiros, Morumbi, Jardins, bairros considerados privilegiados e bem localizados. As pessoas por aqui ignoram a realidade da tragédia hídrica.

    Infelizmente a falta de informaçao somada a total despolitizaçao coloca o cidadao numa situaçao de total indigencia social.

    A situaçao está fora de controle, crítica mesmo. Em breve o povo saberá da verdade e terá que aceitar e sofrer as duras consequencias que vem pela frente – a falta de água com um racionamento pesado, insuportável e que provocará muito desemprego. Quem sabe aí a ficha caia e admitam a responsabilidade do desgraçado do psdb que há 20 anos nao investe nada nem está nem aí com a populaçao de SP.

    Acho mesmo é que culparao o PT e a Dilma por toda essa tragédia. A globo e cia Ltda se encarregarao disso apostando no caos explorando ao máximo o sofrimento dos paulistas.

    SP é um estado pobre de espírito, do jeito que o psdb, a globo, a Veja, etc gostam. Povo altamente manipulável e hipócrita.

  24. SP enfim no futuro, por obra e graça dos tucanos. Primeira cidade de zumbis do mundo. Vão entrar na 3a. cota do volume MORTO. Nem os ossos do volume morto do cantareira se salvarão.

  25. Não sei o que é pior, se o PIG tentando abafar essa catástrofe ou a maioria dos paulistas botando a culpa na prefeitura e no governo federal. E sabe o que é pior ainda? Se a eleição para o governo de SP fosse HOJE esse picolé de chuchu ganhava de novo no primeiro turno. Pobre SP, é de longe o Estado mais atrasado politicamente do Brasil (e o mais reacionário também) e tem a pior elite do mundo….

    1. E o povo mais abestado do planeta, também … Pudera, os caras não tiram a cara da frente da TV ligada na globo, bandeirantes, sbt, e não desligam da Jovem Pan e outras porcarias direitopatas com a sua cantilena antipetista e pró-mercados ressoando 24 horas por dia. Não há cérebro que resista. É lavagem cerebral na veia.

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  26. A imprensa PIG, igual a muitas matracas ressoantes, tentam desviar a atenção da massa para a questão do que resolveram chamar de apagão. Estão de um jeito que se uma lâmpada em casa ou na rua queima, eles chamam de apagão.
    Pois bem, e a falta de água para SP? É o que? O SECÃO? Gente, paulista é realmente um tipo esquisito!

  27. Caro Brito, o Blogueiro está de parabéns por tratar a questão da falta de água em São Paulo com a seriedade de que sempre se em suas manifestações sobre diversos assuntos, o que a mídia golpista não fez e não faz. Mas, gostaria de ler uma análise sua com a mesma seriedade sobre a política econômica da Dilma que começa fazendo tudo o que disse que não ia fazer: juros sobem, impostos sobem, gastos públicos são reduzidos, o dinheiro ficou mais caro e mais difícil é o investimento, mais difícil são, no mínimo, novos empregos, educação, saúde, etc. Tá faltando explicação para tudo isso, até porque, o próprio governo criticou tal política durante a eleição.

  28. http://www.viomundo.com.br/denuncias/adriano-benayon-lava-jato-esta-sendo-manipulada-para-destruir-petrobras-e-empreiteiras-nacionais.html
    Denúncias
    Adriano Benayon: Lava Jato manipulada para destruir Petrobras e empreiteiras
    Golpe final na soberania do País

    por Adriano Benayon, via Desenvolvimentistas

    1. Não é hipérbole dizer que o Brasil – consciente disto, ou não – vive momento decisivo de sua História. Se não quiser sucumbir, em definitivo, à condição de subdesenvolvido e (mal) colonizado, o povo brasileiro terá de desarmar a trama, o golpe em que está sendo envolvido.

    2. Essa trama – que visa a aplicar o golpe de misericórdia em qualquer veleidade de autonomia nacional, no campo industrial, no tecnológico e no militar – é perpetrada, como foram as anteriores intervenções, armadas ou não, pelas oligarquias financeiras transnacionais e instrumentalizada por seus representantes locais e pelo oligopólio mediático, como sempre utilizando hipocritamente o pretexto de combater a corrupção.

    3. Que isso significa? Pôr o País à mercê das imposições imperiais sem que os brasileiros tenham qualquer capacidade de sequer atenuá-las.

    4. Implica subordinação e impotência ainda maiores que as que levaram o País, de 1955 ao final dos anos 70, a endividar-se, importando projetos de infra-estrutura, em pacotes fechados, e permitindo o crescimento da dívida externa, através dos déficits de comércio exterior decorrentes da desnacionalização da economia, e em função das taxas de juros arbitrariamente elevadas e das não menos extorsivas taxas e comissões bancárias para reestruturar essa dívida.

    5. Ora, a cada patamar inferior a que o Brasil é arrastado, o império o constrange a afundar para degraus ainda mais baixos, tal como aconteceu nas décadas perdidas do final do Século XX.

    6. Na dos anos 80 ocorreu a crise da dívida externa, após a qual o sistema financeiro mundial fez o Brasil ajoelhar-se diante de condições ainda mais draconianas dos bancos “credores”.

    7. Na dos anos 90, mediante eleições diretas fraudadas em favor de ganhadores a serviço da oligarquia estrangeira, perpetraram-se as privatizações, nas quais se entregaram e desnacionalizaram, em troca de títulos podres de desprezível valor, estatais dotadas de patrimônios materiais de trilhões dólares e de patrimônios tecnológicos de valor incalculável.

    8. A Operação Lava-jato está sendo manipulada com o objetivo de destruir simultaneamente a Petrobrás – último reduto de estatal produtiva com formidável acervo tecnológico – bem como as grandes empreiteiras, último reduto do setor privado, de capital nacional, capaz de competir mundialmente.

    9. Quando do tsunami desnacionalizante dos 90, a Petrobrás foi das raras estatais não formalmente privatizadas. Mas não escapou ilesa: foi atingida pela famigerada Lei 9.478, de 1997, que a submeteu à ANP, infiltrada por “executivos” e “técnicos” ligados à oligarquia financeira e às petroleiras angloamericanas.

    10. Essa Lei abriu a porta para a entrada de empresas estrangeiras na exploração de petróleo no Brasil, com direito a apropriar-se do óleo e exportá-lo, e propiciou a alienação da maior parte das ações preferenciais da Petrobrás, a preço ínfimo, na Bolsa de Nova York, para especuladores daquela oligarquia, como o notório George Soros.

    11. Outros exemplos do trabalho dos tucanos de FHC agindo como cupins devoradores – no caso, a Petrobrás servindo de madeira – foram: extinguir unidades estratégicas, como o Departamento de Exploração (DEPEX); desestruturar a administração; e liquidar subsidiárias, como a INTERBRÁS e numerosas empresas da área petroquímica.

    12. Como assinalam os engenheiros Araújo Bento e Paulo Moreno, com longa experiência na Petrobrás, a extinção do DEPEX fez que a empresa deixasse de investir na construção de sondas e passasse a alugá-las de empresas norte-americanas, como a Halliburton, a preços de 300 mil a 500 mil dólares diários por unidade.

    13. Os próprios dados “secretos” da Petrobrás, inclusive os referentes às fabulosas descobertas de seus técnicos na plataforma continental e no pré-sal são administrados pela Halliburton. Em suma, a Petrobrás é uma empresa ocupada por interesses imperiais estrangeiros, do mesmo modo que o Brasil como um todo.

    14. Além disso, a Petrobrás teve de endividar-se pesadamente para poder participar do excessivo número de leilões para explorar petróleo, determinados pela ANP, abertos a empresas estrangeiras.

    15. Para obter apoio no Congresso, os governos têm usado, entre outras, as nomeações para diretorias da Petrobrás. Essa política corrupta e privilegiadora de incompetentes, já antiga, é bem-vinda para o império, e é adotada para “justificar” as privatizações: vai-se minando deliberadamente a empresa, e depois se atribui suas falhas à administração estatal.

    16. Tal como agora, assim foi nos anos 80 e 90, com a grande mídia, incessantemente batendo nessa tecla, e fazendo grande parte da opinião pública acreditar nessa mentira.

    17. Mas as notáveis realizações da Petrobrás são obras de técnicos de carreira, admitidos por concurso – funcionários públicos, como foram os da Alemanha, das épocas em que esse e outros países se desenvolveram. Entretanto, a mídia servil ao império demoniza tudo que é estatal e oculta a corrupção oriunda de empresas estrangeira, as quais, de resto, podem pagar as propinas diretamente no exterior.

    18. Para tirar do mercado as empreiteiras brasileiras, as forças ocultas – presentes nos poderes públicos do Brasil – resolveram aplicar, contra essas empresas, a recente Lei nº 12.846, de 01.08.2013, que estabelece “a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira (sic).”

    19. Seu art. 2o reza: As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.”

    20. Como as coisas fluem rapidamente, quando se trata de favorecer as empresas transnacionais, a Petrobrás já cuidou de convidar empresas estrangeiras para as novas licitações, em vez das empreiteiras nacionais.

    21. A grande mídia, tradicionalmente antibrasileira, noticia, animada, a possibilidade de se facilitar, em futuro próximo, a abertura a grupos estrangeiros do mercado de engenharia e construção civil, mais uma consequência da decisão, contrária aos interesses do País, de considerar inidôneas as empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato.

    22. Recentemente, nos EUA, foi infligida multa recorde, por corrupção, a um grupo francês, a qual supera de longe os US$ 400 milhões impostos à alemã Siemens. Já das norte-americanas, por maiores que sejam seus delitos, são cobradas multas lenientes, e não está em questão alijá-las das compras de Estado.

    23. Já no Brasil – país ocupado e dominado, mesmo sem tropas nem bases estrangeiras – somente são punidas empresas de capital nacional. Fica patente o contraste entre um dos centros do império e um país relegado à condição de colônia.

    24. Abalar a Petrobrás e inviabilizar as empreiteiras nacionais implica acelerar o desemprego de engenheiros e técnicos brasileiros em atividades tecnológicas. As empreiteiras são importantes não só na engenharia civil, onde se têm mostrado competitivas em obras importantes no exterior, mas também por formar quadros e gerar de empregos de qualidade nos serviços e na indústria, inclusive a eletrônica e suas aplicações na defesa nacional.

    25. Elas estão presentes em: agroindústria; serviços de telefonia e comunicações; geração e distribuição de energia; petróleo; indústria química e petroquímica; construção naval. E – muito importante – estão formando a nascente Base Industrial da Defesa.

    26. A desnacionalização da indústria já era muito grande no início dos anos 70 e, além disso, foi acelerada desde os anos 90, acarretando a desindustrialização. Paralelamente, avança, de forma avassaladora, a desnacionalização das empresas de serviços.

    27. Este é o processo que culmina com o ataque mortal à Petrobrás e às empreiteiras nacionais, e está recebendo mais um impulso através da política fiscal – que vai cortar em 30% os investimentos públicos – e da política monetária que está elevando ainda mais os juros.

    28. Isso implica favorecer ainda mais as transnacionais e eliminar maior número de empresas nacionais, sobre tudo pequenas e médias, provedoras mais de 80% dos empregos no País. De fato, só as transnacionais têm acesso aos recursos financeiros baratos do exterior e só elas têm dimensão para suportar os cortes nas compras governamentais.

    29. Como lembra o Prof. David Kupfer, a Petrobrás e seus fornecedores respondem por 20% do total dos investimentos produtivos realizados no Brasil. Só a Odebrecht e Camargo Corrêa foram responsáveis por mais de 230 mil empregos, em 2013.

    30. A área econômica do Executivo parece não ver problema em reduzir o assustador déficit de transações correntes (mais de US$ 90 bilhões de dólares em 2013), causando uma depressão econômica, cujo efeito, além de inviabilizar definitivamente o desenvolvimento do País, implica deteriorar a qualidade de vida da “classe média” e tornar ainda mais insuportáveis as condições de vida de mais da metade da população, criando condições para a convulsão social.

    31. Por tudo isso, há necessidade de grande campanha para virar o jogo, com a participação de indivíduos, capazes de mobilizar expressivo número de compatriotas, e de entidades dispostas a agir coletivamente.

    Adriano Benayon é doutor em economia, pela Universidade de Hamburgo, e autor do livro Globalização versus Desenvolvimento.

  29. Fernando, você escreveu exatamente o que eu estava querendo ler em algum lugar hoje. Fiquei indignada (mais um pouco) ao ler hoje o sr. Rogerio Gentile, na Folha, dizendo que “agora a situação, que era preocupante, começa a ficar assustadora”!!! Agora, Gentile?? Há um ano, exatamente no verão passado, quando o Cantareira entrou claramente em colapso, a situação já era assustadora! Mas era ano de reeleger a tucanada paulista, né Gentile? isso é falta de caráter mesmo, incompetência nenhuma justificaria essa canalhice jornalística! E o Estadão joga a pauta lá para baixo, mesmo com o terrível agravamento da crise. Por incrível que pareça, até o Globo está cobrindo o assunto um pouco melhor do que a imprensa paulista. Acho que no RJ ainda resta alguma sombra do que já foi um bom jornalismo no passado porque em SP a tucanalhice geral contaminou de tal modo os editoriais que vão morrer de sede sem reconhecer os erros do governo do PSDB. Aliás, espero que sintam sede, muita sede, esses colegas que olham para o outro lado enquanto a água acaba dia a dia.

    1. Se o problema fosse no RJ a cobertura seria igual ou pior.
      O Globo tá só zuando com o Estadão/Folha SP…
      Cobrindo a desgraça paulista para a cariocada rir…

  30. Segundo o Globo de hoje 22/01, o governo Alckmin pensa SERIAMENTE em usar as águas da Represa Bilings (sistema de tamanho similar ao da Cantareira mas de água POLUÍDA) para consumo humano, para reforçar o abastecimento da Grande São Paulo nas áreas atendidas atendidas pelos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê.

    E ainda não é o fundo do poço, depois disto só restará ao governo paulista convidar com toda a pompa e circunstância devida o bilionário Bill Gates para trazer sua nova máquina e seu projeto humanitário de dar água potável a partir de água de esgoto.

    Para o Tucanato paulista, água de m€rd&,é a fronteira final.
    Orem pela chuva paulistada…

    1. Não conheço o esquema dos sistemas de SP, mas se ENTENDI direito, o governo tucano vai retirar água boa dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para reforçar o sistema Cantareira…

      E tenciona DEPOIS recompor a água dos Sistemas Guarapiranga E Alto Tietê com Água POLUÍDA da Represa Bilings… PODE ISSO ARNALDO ????

      Sem saber de nada, não sou de SP, seria a população atendida pelos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê mais pobre e humilde que a atendida pelo sistema Cantareira ?

      Arre que tucaninho safadinho…

      1. Não é tão simples como parece,não existe interligação entre a Bilings e os outros sistemas,aparentemente estariam estudando(hahaha!)este projeto para ficar pronto em 2018 no inicio do governo Cerra(haha!)
        São Paulo virou uma terra de ninguem na mão destes calhordas.

  31. Li hoje que a situação em Minas e no RJ também está preta. Me parece que a falta de planejamento é geral e vai faltar água em muitos municípios brasileiros.
    Por incrível que pareça, o Brasil tendo o maior manancial de água do mundo, vai enfrentar a primeira grande crise de falta d’água do século da seca.

  32. Matéria para Jornalismo Investigativo:
    O que quer o PSDB ao acabar com a água de São Paulo?

    Porque o PSDB planejou a falta de água em SP? Serra iniciou em seu mandato no Estado o remanejamento das águas nos reservatórios. Lembram das inundações causadas pela abertura dos reservatórios? Serra preparou os reservatórios para a privatização da manutenção. Antes, no ano 2002, Alckmim transformou a Sabesp em empresa com participação acionária, pagou dividendos aos acionistas até hoje e não ampliou a capacidade de armazenar água. Já era sabido que ia faltar água e nada foi feito pelo governador. Hoje estamos à beira de um colapso. Será que foi por acaso? O que o PSDB quer nos vender para voltarmos a ter água? Será que tudo isso não faz parte de um plano para nos venderem a solução a peso de ouro? O que quer o PSDB ao acabar com a água de São Paulo? Haverá um êxodo de indústrias, haverá desemprego em massa e um êxodo de pessoas em busca de água e empregos em lugares melhores. Qual o plano por trás de tudo isso, se já era sabido que faltaria água? Quem pode responder?

  33. A falta de água tem o componente chuva mas a questão da sua gestão é essencial. Planejar significa prever e propor soluções para situações futuras que provavelmente ocorrerão. A falta de chuva não é o foco e sim a inépcia administrativa. Em SP essa inépcia chama-se PSDB; os tucanos são ruins de administração e o povo paulista está cego, uns por ignorância outros por arrogância, todos porém por omissão pois não se movimentam para solucionar este e vários outros problemas graves do estado. O governo federal não pode ( e não deve0 intervir, porém os deputados paulistas não vinculados ao PSDB já deveriam estar mobilizados para eclarecer a população e obrigar o governo do estado a buscar soluções em conjunto com o governo federal. Quem comenta que a Dilma deveria ter agido deve aguardar e conter a ansiedade. Estamos a apenas 22 dias do início do governo e temos que dar tempo ao tempo. Os três primeiros meses serão decisivos para o que virá depois. Esperamos pelo melhor e para uma sólida recuperação econômica e continuidade das políticas sociais. Se SP não acompanhar a responsabilidade é do próprio estado.

  34. Hoje saiu uma pesquisa do Ibope que diz que 42% dous paulistanso e paulistas consideram o governo do estado, ou seja o Alckmin, responsável pela situação da água, 29% por cento responsabilizam a seca, 3% outros motivos e o resto não divulgaram (acredito que é aquela faixa de não sei etc.) O pessoal de São Paulo não está tão destatento asssim não…

  35. Cuidado para não começarmos a criminalizar uns aos outros, como já dá para perceber no facebook. Uns dizendo que economizam muito, coletam água da chuva, fazem todos os esforços e que outros não. Sim, temos que economizar ao máximo E pressionar o governo como ele vem nos pressionando, porque há muitas coisas que dependem dele, como consertar as tubulações, limitar o uso de água pelo agronegócio, cuidar dos mananciais, limitar a exploração da água subterrânea pela indústria. Estamos sendo pressionados e também temos que pressionar, ninguém sairá impune dessa triste situação. Para mim, o maior descaso de gestão pública que vi desde que me entendo por gente.

  36. As ilusões só terminam com uma profunda desilusão! Creio que com o fim da água chegará também o fim da credulidade cega ao PIG e ao PSDB!

  37. Eu estou sentindo uma aura de arrependimento por parte doa paulistanos que elegeram o Alckmin, governador e serra senador sabem que erraram e vão pagar, parece que até que enfim reconhecem que erraram e não estão mais propensos a votarem nele a mesma coisa aconteceu com o povo mineiro que varreu de lá o PSDB do Aébrio Toleitnho, de uma vez por todas, é que segundo pesquisa aponta que o s paulistanos não estão propenso a NÃO VOTAREM MAIS NO psdb.

  38. Ouvi por raádio e tv que há cidadãos que apesar de economizar água fortemente viram suas contas d’água subirem de valores apesar da não haver multas. Acontece que os hidrometros registram a passagem de ar como se fosse água. Veio um rapaz trocar o hidrometro daqui de casa e perguntei se existe algum dispositivo que só registre a passagem d’água e respondeu que sim, porém, é proibido a sua instalação antes do hidrômetro. É…..,,, tudo que favorece e protege o consumidor e favoreça no caso a Sabesp é proibido. Disse-me que a unica saida para mim é fechar o registro se perceber que a água está acabando todos os dias.

  39. Fernando, acompanho e aplaudo teu blog há um ano nas denúncias sobre o descalabro da água em São Paulo. Agora, você não poderia ter reservado um tempinho para investigar a situação do Rio de Janeiro. Fiquei envergonhado, ao saber pela grande mídia, que o nível do reservatório de Paraibuna chegou a zero para geração de energia e está só com 10% (estava) para captação de água potável. Pegou mal, fiquei com a boca seca de raiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *