O Globo inventou o almoço grátis? Ou ainda está naquela de “ouro de Pequim”?

guarda

O jornalismo brasileiro produz, na sua ânsia de “ideologizar” o capital e as disputas econômicas mundiais, alguns momentos inesquecíveis.

Hoje, a capa de seu caderno de Economia dedica-se à “ameaça vermelha”: “China exigirá compensação pelo empréstimo de US$ 3,5 bi à Petrobras, dizem especialistas

Uai, e não é pra querer que paguemos, se estão emprestando?

A reportagem leva exatos 13 parágrafos para deixar  Leonardo Valente, professor de relações internacionais da UFRJ, lembrar o obvio:  que “nenhum empréstimo é de graça, nem os concedidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ou pelas potências ocidentais, nem os concedidos pela China”.

Antes, temos de ler Rubem Barbosa, o gênio diplomático do governo Fernando Henrique na Embaixada brasileira nos EUA, dizer que “as condições do empréstimo para a Petrobras não foram divulgadas, mas devem estar vinculadas ao fornecimento de petróleo e talvez de equipamentos ”

Sério? Não brinca!

E qual é o problema?

A ânsia de dar a entender um “invasão chinesa” chega ao ponto de  imaginar que “a contrapartida exigida pela nação asiática são a realização de obras de infraestrutura com máquinas e equipamentos e trabalhadores do país asiático”.

Como assim, “nhonhô”? Igual àqueles  filmes de “velho oeste” onde os chineses, de rabinho de cavalo, assentavam trilhos e dormentes das ferrovias dos Estados Unidos?

Vocês não se deram conta de que a China é uma potência mundial? Que é o maior credor dos títulos do tesouro americano? Que é o maor destino das exportações brasileiras?

Os Estados Unidos querem emprestar dinheiro a longo prazo, barato ou pago em mercadorias? Querem investir no petróleo brasileiro, como minoritários, sem o controle das jazidas?

Não tem problema, o Brasil topa.

Mas, se não querem, não venham com essa de que a China “exigirá compensações”…Quem empresta dinheiro sempre exige. Se não exigisse é que seria um escândalo, porque seria subsídio político-ideológico.

O objetivo, tolo, da matéria é esse, tudo, claro, ilustrado com a foto de um “guarda vermelho” (na verdade um segurança do banco deles lá) para deixar bem claro o “perigo comunista”.

Isso é coisa daquele tempo onde parecem andar certas cabecinhas de dinossauro, que viviam falando no tal ouro de Moscou e  de Pequim.

Meia página de jornal para escrever um troço destes deveria ser considerado crime ambiental.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. Isso me faz lembrar as “matérias jornalísticas” do tempo em que os trabalhistas não estavam no governo. Elas acusavam gente como Lionel Brizola e Lula de… pasmem… querer ganhar eleições! Isso mesmo. Acusavam os partidos de esquerda de “querer o poder”. Quer saber de uma coisa? Tomara que essa “imprensa” continue sendo assim. Ela mesma vai se enforcar, ou melhor, já está se enforcando. A imbecilidade, mesmo a dos coxinhas, tem limite.

  2. Fernando Brito, seu texto está ótimo, alem de divertidíssimo! A matéria do globo é um insulto à inteligencia de qualquer criatura. Se bem que com as criaturas que andam aparecendo por aí, xingando até Montesquieu…

  3. O Globo cada vez mai se tornando um pasquim. Lamentável que o Ascânio Seleme (diretor de redação) se sujeite a esse papel de submissão aos patrões e jogue a credibilidade no lixo.

    1. Gentileza não incluir o tal folhetim no rol do inesquecível “Pasquim” da década de 70. Millôr, Jaguar, Henfil e outras ‘feras’. Saudades!

  4. O Governo Federal prefere os chineses, quando se trata do assunto petróleo.
    Mas o Governo Federal aceita os americanos – do “Feice” – quando o assunto é inclusão digital, Banda larga para Todos.
    De certo, a “Grobo” prefere os americanos pro petróleo e ela mesmo – e as diletas parceiras – pra “explorar” o nosso serviço de “Banda Estreita”.
    Questão de gosto, não se discute.

  5. O Governo Figueiredo, para escapar de quabra, tomou emprestado dinheiro dos EUA e aceitou condições tão absurdas que o Ministro da Fazenda à época classificou as condições tão humilhantes que somente poderiam ser comparadas àquelas impostas à Alemanha depois da derrota na primeira guerra mundial. O querem esses caras que a China nos presenteie com crédito sem juros.

  6. A globo, acostumada a mamar no Estado, acostumada com empréstimos subsidiados, acostumada com empréstimos iguais ao do BANERJ, deve achar um absurdo os chineses não fazerem uma doação de bilhões de dólares ao governo brasileiro.

  7. Em compensação a este empréstimo para a Petrobras, o Brasil podia dar a groubo, a falha, o esgotão, a engana, a recorde, a sbesteira, a bandalheira e as radios coxinhas… tudo de gratis pros americanos.

  8. O problema é que eles queriam ver se quebravam a Petrobras p/ doar as companhias Americanas. A China furou as suas expectativas, resultando em frustração e ressentimento. Da mesma forma quando o Brasil aderiu ao Banco dos BRICS que os Americanos não queriam. a Globo caiu de pau s/ o governo, sendo que o evento que muda as relações comerciais internacionais não faz parte das notícias do PIC.

  9. Nossa esse povo acha que nos não estudamos?
    E olha que esses Us$ 3,5 bi para a China é como um grão de arroz no fundo de um barril de petróleo. Mal da para se ver.

  10. Esses “cumunistas” da China andam provocando muitas noites de insonia nos capitalistas do ocidente. É a prova de que os “cumunistas” podem até ser loucos, mas não costumam rasgar dinheiro.

  11. Ridiculo, ainda bem que são compensações,os Eua exigiram do gênio cornudo de amante FHC quando ele quebrou o país, o C#! do Brasil, e o entreguista mór ainda ficou de quatro pra facilitar.

    Precisa avisar os phds do globo que quando se pega empréstimo, é conveniente e honesto que se pague o que se deve.

    Pra compensar,é claro.

  12. Janot o inquérito da Lista de Furnas sai ou não sai? Ate quando VC vai proteger o camaleão do Aécio do Leblão?

  13. Muito boa! O jornal “O Bôbo” deu agora para poluir o ambiente! E não é de hoje… Esse panfleto carioquianque é uma verdadeira porcaria, são uns desperdiçadores de tinta!

  14. São jornalistas com medo de perder o emprego,não ligam de se passar de idiotas dos patrões,não tem um pingo de pudor,vale tudo,até se passando de canalhas mentirosos.

  15. A direita espanhola, que governa hoje a Espanha, aprovou uma lei que restringe ao máximo qualquer manifestação contra o governo. Trata-se da Lei da Mordaça. Para driblar este ato autoritário, os manifestantes espanhóis simularam uma marcha, usando hologramas fantasmagóricos de pessoas, para protestar contra tal medida. Haja criatividade para esse protesto futurístico. Enquanto aqui esses coxinhas têm liberdade total para xingar o governo.

  16. a Miriam é que profetizava toda a manhã que a Petrobras nao iria ter grana alguma para investimento, seus papeis iriam ao subsolo, era para desacelerar e entregar… a chevron.

  17. VÍDEO SEN-SA-CI.O-NAL, SENSACIONAL!

    [FORA DE PAUTA!
    ‘E OVO NO GILMAR DO CUnha’ &$ DO ‘Aécio Furnas Forever’!

    Os(as) baianos(as) são ‘mui’ hospitaleiros!
    Pra quem merece!
    Viu estrpício maligno?!

    https://www.youtube.com/watch?v=tFBT_hH8_UU

    Salvador-Ba

    Devolve Gilmar! Ato na faculdade de Direito da UFBA

    Messias Franca de Macedo

    VIVA A BAHIA!

  18. A palavra é obsessão.
    Aplicam todos os dias a “teoria do medo” na população, e a burguesia espantada e acovardada, desitla seu ódio no “fashibuque tucanús”.
    São uns “looser”.

  19. Não há como ideologizar o capitalismo, pois essa entidade selvagem se dedica ao roubo, pura e simplesmente. Um exemplo flagrante foi a invasão do Iraque. Para quê? Simplesmente para roubar o petróleo iraquiano, nada mais. Quem tiver a curiosidade de ver o documentário “O segredo das sete irmãs” (7 maiores petroleiras do mundo), disponível no Youtube, verá que tudo não passa de roubo, mesmo que para isso tenham que provocar guerras civis com milhares/milhões de vítimas ou invadir países soberanos (Iraque, Afeganistão, Líbia, Iêmen, Vietnam, etc).

  20. Agora vejam, senhores.
    O Brasil empresta dinheiro a Cuba e lá vem críticas do PIG.
    A Petrobras recebe empréstimo da China e lá vem críticas do PIG.
    Tudo é motivo para crítica. Se o dinheiro vai, se o dinheiro vem…

  21. Crime de traição isso sim. Onde já se viu ressuscitar o antagonismo Comunismo X Capitalismo? Isso foi feito só pra vender pra coxinha mesmo.

  22. Vou usar bem o papel do Globo para meus cachorros homenagearem com fezes.É o máximo que merecem por enganar os incautos, ingênuos e ignorantes coxinhas.

  23. “Exército groboleone” terçando armas pra “guerra do ódio”…
    Mas, não pensem que são inteiramente tolos… estes, os que leem, escutam, e acreditam!
    Afinal… seriam tolos, quando Swissleaks, CARF, paraísos caribenhos e outras mutretas garantem lucros gorduchos, e “subsidiados?”
    Subsidiados, sim, pq se não pagam impostos e o Estado não cobra… tem subsídio, né?

  24. E o pre-sal a a própria Petrobras que eles querem entregar para o imperialismo do EUA? Entregar que eu saiba é de graça, sem contrapartida. A não ser propinas e caixa 2 para continuarem defendendo o crime de lesa-pátria.

  25. Já pensou, se a China ganha a concessão, do o Trem-bala, que a Dilma Prometeu.Vai dar Derrame em muita gente.

  26. DEPOIS DE TANTOS ANOS A CONCLUSÃO QUE SE CHEGA É DE QUE ROBERTO MARINHO MESMO COM TANTO DINHEIRO, NÃO INVESTIU NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
    MAIS DE MEIO SÉCULO DEPOIS, ELES AINDA CONTINUAM REPETINDO OS MESMOS VELHOS ERROS DO PAI.
    NAQUELA ÉPOCA O GOLPE COLOU, PORQUE TINHA UM LACERDA POR TRÁS A INSUFLAR A MASSA E O APOIO DOS EUA AS DITADURAS MILITARES EM TODO CONTINENTE.
    UMA VIAGEM DE JANGO PARA RELAÇÕES COMERCIAIS COM A CHINA FOI O SUFICIENTE.
    SÓ SENDO BURROS DEMAIS, PARA ACHAR QUE MEIO SÉCULO DEPOIS, O MESMO PAPO DA CHINA VAI COLAR.
    ENEM MEUS FILHOS, ENEM.

  27. Invasão chinesa você vai ver se o projeto de TERCEIRIZAÇÂO TOTAL passar. Daí teremos uma massa de trabalhadores sub-empregados, comendo marmita, sem plano de saúde, sem vale refeição, sem vale-transporte, sem cesta-básica, fazendo hora extra todos os dias e trabalhando nas férias para poder reforçar o orçamento, igualzinho os trabalhadores chineses semi-escravizados pois sem praticamente nenhum direito trabalhista, e que trabalham de 10 a 14 horas pode dia nas linhas de montagem das grandes corporações, que depois te cobram os olhos da cara por seus produtos, ou que inundam o mundo com suas confecções baratíssimas e seus produtos piratas. #VETADILMA !!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  28. O problema dos jornalistas da Globo é que foram reprovados em GEOGRAFIA. Além disto eles acham que o mundo ainda esta na Guerra Fria.

  29. Uma babaquice ideológica digna do combate sem tréguas ao “marchismo” dos anos cinquenta do sec XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *