Aécio e o fantasma de Bolsonaro

bolsonaro5

É visível a dificuldade do Senador Aécio Neves em se posicionar no processo histérico que ele próprio ajudou a despertar.

Por mais que se escondam os cartazes pedindo intervenção militar, é evidente que os núcleos de extrema direita assumiram o comando prático dos chamados “movimentos” (todos de origem obscura) anti-Dilma.

A notícia, hoje, de que a direção do PSDB – leia-se, Aécio – encomendou uma ação de responsabilidade contra a Presidenta , é só uma manobra para estabelecer uma solidariedade formal com o “impixismo”.

O dado real é que dificilmente estes movimentos vão desembocar na formação de um partido assumidamente de direita como o Brasil não tem desde que findou a ditadura militar.

E isso rouba espaço do PSDB que, embora “social-democrata” de batismo, recolhia os votos deste segmento .

De outro lado, a ascensão de Eduardo Cunha roubou, de fato, a condição de maior força oposicionista que tinham os tucanos na esfera parlamentar.

O papel que as ruas pedem a Aécio é o de um Bolsonaro. 

Que pode lhe ser adequado hoje, na quadra de histeria gerada pela crise política e econômica.

Mas que, uma vez vestido integralmente, dificilmente pode vir a ser despido quando a oposição precisar articular sua candidatura para 2018.

Afinal, tudo caminha para que já haja um Bolsonaro, o próprio, na próxima disputa presidencial e a sua desfiliação, hoje, do moribundo PP é o início da execução do seu plano de candidato.

A agitação de rua, ficou visível  domingo e vai se tornar inegável com os dias, vai refluir, apesar de todo o esforço do Governo Dilma de “bater cabeça” internamente e reduzir a política a uma atividade burocrática.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. Ser direita ou esquerda é legítimo, desde que o debate político se dê de maneira adequada. O que ocorre é que o fanatismo, truculência, ignorância, estupidez e burrice desta extrema direita que aí está afastou os que são de direita, mas não são trogloditas. O movimento “liderado” por laranjas que respondem por certas organizações vai encolher por causa disso.

    1. Votar maciçamente a favor da terceirização foi o grande tiro no pé do PSDB.
      A máscara caiu.
      Desapontaram muita gente que foi na primeira manifestação.

      1. Mas a corja é astuta – a senhora que trabalha aqui conosco disse que é Dilma que é quem está transformando emprego em terceirizado.
        Uma lavagem cerebral sem controle essa corja de penas que não tem nada a mostrar de passado politico e social está atirando a esmo para ver se acerta o pt.

  2. Acho que estou lendo todos os blogs progressistas e já está se tornando cansativo ver mais fotos, imagens dos tucanos de bolsonaro do que de gente progressista, de esquerda, do PT.
    Até por aqui sumiram as açoes dos governos do PT para dar lugar as saídas mirabolantes.Parece que nada mais se faz neste pais a nao se esperar a proxima manifestaçao entre uma bala perdida e outra.
    Sumiram Furnas HSBC Zelotes Satiagraha Castelo de Areia Daniel Dantas…Estão copiando com outras tintas o caminho que a midia tradicional tomou e se deu mal.
    Ja se sabe quem sao e como agem adversarios e inimigos. Agora cabe discutir como enfrentá-los aqui embaixo, no dia a dia e nao esperar por declaraçoes de ministros e semelhantes.

      1. Compartilho do seu sentimento Eduardo. O blogs sujos noticiam à direita e sobre a direita. A impressão que tenho é que nós progressistas não temos o que mostrar e sobre o que falar, senão deles.

    1. Teu passa-moleque valeu mais que mil posts. Estou contigo e não abro!
      O problema é que, pro PT articular “aqui embaixo”, como você bem expressou, alguma ação contrária aos rompantes desta gente nojenta aí da foto, teria que centrar-se nas questões cotidianas, de interesse exclusivo da cidadania alijada de toda e qualquer representação política ou institucional: segurança pública, qualidade dos serviços públicos, direitos das minorias, violência, caos urbano, questão agrária… tudo que sempre foi bandeira e que agora é tapete. Para isto, teriam que bater de frente com setores capazes de garantir alguma estabilidade a um governo disposto a abrir mão do bem estar social pela manutenção de quadros políticos e cargos administrativos, como se isto fosse fazer a esta altura alguma diferença positiva, como fez no passado. A onda de coalizão está refluindo e levando consigo os despojos do pouco que foi construído à beira deste mar revolto.
      O PT não vai fazer isto. Ele não vai fazer nada a partir de baixo. Se fizer, a Dilma e todo o alto clero petista se farão de moco, caso contrário seria o fim definitivo da “coalisão”. É um sacrifício que não poderá ser feito nem pela militância, refém do deixa-disto.

    2. Concordo plenamente e até comentei isso hoje no viomundo. Pra mim já chega de falar dessas micaretas financiadas, a gente sabe bem por quem e de gente doida, batendo panela e tirando a roupa no meio da rua. Temos uma pauta enorme e importante, Dilma tomando alguma decisões, coisas acontecendo e a gente aqui perdendo tempo com esses idiotas. Bolsonaro ter 500 mil votos no Rio de Janeiro, minha ex-progressista cidade, é muito diferente de sustentar uma candidatura a nível nacional. Deixa ele delirar.

      1. Existe um velho dito de político picareta: “Falem mal, mas falem de mim”.
        É uma arapuca.

    3. Concordo!
      deveriamos ter o dia da Direita e o dia da esquerda.
      Tipo um time de futebol, que uma vez por mes fizesse
      uma partida, quem ganhasse lavava a bufunfa para o
      partido..
      Um jogo a cada mes em cada estádio da copa..
      Nós vestidos de vermelho e arco iris.
      e eles de calção branco e camisa amarela, mas sem
      os comerciais da Caixa, BB, Correios e Petrobras..

    1. É só este “argumento” que te resta, não é?
      Tu odeia o PT e o Lula só pelo simples prazer de odiar.
      Não tem argumentos, parte para o xingamento.
      Lamentável que um conterrâneo do melhor presidente que o Brasil já teve, que chegou ao poder pelo voto direto, que tirou da miséria milhões de pessoas, que nos tirou das patas do FMI, que expandiu o comércio exterior brasileiro, que colocou negros e pobres nas universidade, que criou 12 novas universidades federais.
      O teu ódio e dos teus correligionários, é o combustível que nós precisamos para seguir na luta.
      Continue aí, ruminando as suas frustrações por não poder mais voltar aos tempos de coronelismo no teu sertão aí, pois hoje, nenhum pai de família precisa vender a filha mais nova para o “coronel”, em troca de alguns mantimentos e um pouco de água.
      Traíras como você, um dia terão o tratamento merecido…

  3. O último parágrafo, digamos assim, é quase bolsonárico: inútil e necessário somente se pelo prazer da tortura.

  4. Eu queria que alguem fizesse uma pesquisa, quem fez mais projeto social na câmara e senado respectivamente, Tiririca ou aécioporto

  5. Esse indivíduo é apenas um tiozinho que, com formação militar, é autoritário po natureza e não sabe distinguir estar no comando de um tropa e estar no exercício de um mandato civil!

    Só é agressivo assim por que tem as costas quentes! Grita, xinga e diz asneiras por que sabe que não tem ninguém que possa enfrentá-lo, atrás de um mandato e de vários seguranças!

    Xingou uma deputada. Imagine se tivesse xingado o Popó? Ia tomar um sopapo lascado!

    Esse fanatismo todo, as vezes pode ser problemas psicológicos, coisa de assumir algo…

  6. Não sei se já repararam, mas São Paulo está se tornando o antigo nordeste: seca braba e agora curral eleitoral. Estes coxinhas que foram a Paulista no dia 12, são tudo voto de cabresto, basta um do psdb ordenar(como o aético) que eles obedecem sem questionar.

  7. muito provavelmente em 2018 o candidato do psdb sera alkmim; aecio cada vez mais se torna um personagem dificil de carregar, até pelos mais radicais oposicionistas.

  8. Na minha opinião, os políticos e partidos que votarem A FAVOR da terceirização na área-fim são INIMIGOS dos trabalhadores. E devem ser denunciados nas REDES SOCIAIS, e vão ser descartados nas próximas eleições. Estamos de olho em vocês!!!

  9. Os blogs progressistas tem que parar de reverberar as pautas da direita. Não fica bem blogs de esquerda ficarem repercutindo coisas da direita. Nós temos é que ajudar o governo Dilma, lutar para que não haja quebra da normalidade democrática, dar boas notícias do que o governo está fazendo, resumindo e jogando tudo isso nas redes sociais. Convencer os amigos e amigas o que os governos do PT fizeram e estão fazendo, inclusive no combate a corrupção. Hoje mesmo cheguei conversar com algumas pessoas, deu certo. Temos que falar com as pessoas, atingindo seu intelecto e seu sentimento. Todos nós que queremos que o Brasil avance e não retroceda, tem o dever moral de ir para essa luta.

  10. Essa imagem é um horror.

    Se esta demonstração de ‘liberdade de expressão’ que fere direitos na foto ainda não o levou a dar explicações por falta de decoro parlamentar, então ele pode mesmo fazer e falar o que bem quiser.
    E aí é que está o problema.

  11. gente , olha que coisa patética , Ronaldo caiado fazendo propaganda na TV atacando Dilma e o governo federal e dizendo que defende trabalhador.
    o cara além de canalha e mentiroso e extremamente falso.

  12. Vejam o exemplo de como o judiaciario julga pela metade, atitude que merec no minimo uma reflexão para uma conclusão, o quanto o judiciario é corporativo conservador e cego.

    José Roberto Arruda (ex-DEM) acusa o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de envolvimento no mensalão do DEM
    Posted on 17/03/2011 by Po Serra in Brasília, Corrupção, Gilberto Kassab, PDT, Políticos do PSDB, PV, Sérgio Guerra
    Depois de várias ameaças, o ex-governador José Roberto Arruda, expulso do DEM no auge do escândalo do mensalão no governo do Distrito Federal, envolveu vários políticos no esquema de captação de recursos junto a empresários – supostamente ilegal – para financiar suas campanhas. Ele disse, em entrevista a “Veja Online” nesta quinta-feira, que ajudou não só políticos do DEM – como o novo presidente da legenda, senador José Agripino Maia (RN) -, mas também integrantes do PSDB e de outros partidos, como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

    Com o discurso de que não fez nada além do que é feito por toda classe política na captação de recursos para campanhas eleitorais, Arruda sugere na entrevista que o dinheiro era ilegal, mas que é assim que se faz campanha no Brasil:

    – As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso.

    O ex-governador, que renunciou ao cargo para não ter o mandato cassado e depois passou dois meses preso na Polícia Federal em Brasília, disse na entrevista que fez todos os repasses para o DEM, com o aval do então presidente Rodrigo Maia (RJ).

    Ele citou pelo menos uma dezena de políticos que teriam lhe pedido recursos para campanha, além de José Agripino e Cristovam Buarque: os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Marco Maciel (DEM-PE) e Sergio Guerra (PSDB-PE) e os deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO) e ACM Neto (DEM-BA), e o ex-ministro tucano José Eduardo Caldas Pereira. Todos negaram que a origem dos recursos era ilegal e ameaçam processar Arruda.

    Segundo Arruda, quem ele não ajudou desta forma, foi ajudado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que está saindo do DEM.

    – Eu era o único governador do DEM. Recebia pedidos de todos os estados. E atendi dos pequenos favores aos financiamentos de campanha. Ajudei todos.

    Perguntado de que modo conseguia o dinheiro para ajudar os colegas de partido, disse:

    – Como governador, tinha um excelente relacionamento com os grandes empresários. Usei essa influência para ajudar meu partido, nunca em proveito próprio. Pedia ajuda a esses empresários: “Dizia: ‘Olha, você sabe que eu nunca pedi propina, mas preciso de tal favor para o partido”. Eles sempre ajudaram. Fiz o que todas as lideranças políticas fazem. Era minha obrigação como único governador eleito do DEM – disse Arruda, completando que somente o presidente do DEM pode responder se esse dinheiro foi declarado.

    Se queixou especialmente de Agripino e Demóstenes:

    – Os senadores Demóstenes Torres e José Agripino Maia, por exemplo, não hesitaram em me esculhambar. (…) Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV). Eu ajudei. O senador Demóstenes me procurou certa vez, pedindo que eu contratasse no governo uma empresa de cobrança de contas atrasadas. O deputado Ronaldo Caiado, outro que foi implacável comigo, levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília.

    Disse que ajudou também o próprio Rodrigo Maia:

    – Consegui recursos para a candidata à prefeita dele e do Cesar Maia no Rio, em 2008. Também obtive doações para a candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador.

    Ao citar o ex-senador Marco Maciel, ressaltou que ninguém pode duvidar da honestidade dele, mas que também repassou recursos para sua campanha. E sobre Cristovam Buarque, afirmou:

    – Eu conheço há décadas, um dos homens mais honestos do Brasil, saiu de sua campanha presidencial, em 2006, com dívidas enormes. Ele pediu e eu ajudei.

    OUTRO LADO

    Agripino Maia negou que tenha pedido ajuda de Arruda:

    – Arruda tem razões para mágoa. Eu, Demóstenes e Caiado pedimos sua expulsão sumária do DEM. Essa informação dele é totalmente infundada, repilo à altura. Mas ele cita Micarla e diz que ela, inclusive foi à casa dele agradecer. Que ela seja ouvida. É uma coisa checável. Micarla não tem mais ligações políticas comigo, não faz parte da minha aliança. Ouça-se a prefeita.

    O secretário-geral do PSDB, Eduardo Jorge, confirmou que pediu ajuda dele no início de seu governo no DF para saldar dívidas do partido. Afirmou que a ajuda teria sido feita por “um empresário amigo” a partir da interferência de Arruda e que a doação foi oficialmente declarada à Justiça eleitoral, mas não soube informar qual o valor nem identificou o doador:

    – Mesmo se soubesse não diria. Nesse momento atual não cabe dizer o nome para não envolver no caso. Mas foi tudo legal e registrado – afirmou o dirigente tucano, acrescentando que Arruda ajudou os tucanos sem pedir nada em troca.

    O atual líder do DEM, ACM Neto negou a versão de Arruda:

    – É um absurdo. Nunca estive com Arruda para tratar da campanha de Salvador. Não recebi, nem diretamente, nem indiretamente, por meio do partido, qualquer recurso. Só posso atribuir isso a uma tentativa de prejudicar o partido no momento em que ele está se reestruturando – disse o baiano.

    Rodrigo Maia admitiu à “Veja” que Arruda era influente e ajudou o partido, mas negou que os recursos eram ilegais e que o ex-governador tenha ajudado na campanha do Rio:

    – Está tudo registrado na contabilidade do partido.

  13. Aécio será candidato, em 2018, a deputado federal, se quiser ter mandato em Brasília, pois ao senado não se reelege. Por Minas, não.

    Talvez pelo estado etílico-alucinógeno do Leblon.

    O picolé de chuchu, que tem máquina e estrutura, será derrotado, pela segunda vez, pelo Lula. Se sentir cheiro de queimado, elege-se para o senado, em parelha com o Aloysio. E joga o Serra, com mandato no senado garantido, para ser derrotado de novo.

    Aécio está desesperado porque sabe que, no PSDB, é rainha da Inglaterra.

  14. … “O juiz” Sérgio ‘Tolo’ comprou um pastel na Padaria do senhor Martim!
    Soube-se, depois, que a esposa do português comprava carne clandestina!
    “A água da sonegação lava(va)” [sic] a mesma carne que recheia os pasteis da Padaria!
    Do senhor Martim!
    Que também é cliente do advogado – e freguês contumaz – Sérgio ‘Tolo’!
    [“Olha o Diabo da ‘conexão’ do ‘domínio do fato’, aí, gente!” Risos]
    A mesma carne que o consumidor Sérgio ‘Tolo’ vazou (idem sic) nas dependências do vaso sanitário da ‘República de Guantánamo’, situada em Londrina (PR)!
    Horas depois de ter degustado o pastel do senhor Martim!
    E de ter “delatado” aos colegas de trabalho “a delícia que é aquela iguaria”!
    (…)
    [Em outra delação premiada (ibidem sic)]
    Uma Operação da Polícia Federal [do Brasil] descobriu que a farinha de trigo utilizada na fabricação dos pasteis da padaria do senhor Martim foi importada de um [MEGA]armazém localizado em um paraíso fiscal de Lisboa! O estabelecimento comercial tem como maior acionista, justamente, o português Dr. Manuel, outro advogado do senhor Martim “da padaria dos pasteis do, agora ‘indiciado’, freguês Sérgio ‘Tolo’”!
    Ufa!
    Moral da história: todos os envolvidos nas falcatruas ‘Brasil-Portugal [ou Portugal-Brasil, “como assim for melhor(!)”] estão sendo denunciados à CIA!(?)
    Inclusive o tal “juiz”!
    Por enquanto, os senhores Martim e Manuel encontram-se incomunicáveis!
    E encarcerados em celas individuais!
    A padaria foi interditada pela Vigilância Sanitária!
    E pela Receita Federal!
    Pausa para rir!
    E as esposas dos portugueses ameaçam greve: pretendem deixar de produzir os mais saborosos pasteis do sul do país!
    “O juiz” denunciado, em greve: de fome!
    E tendo pesadelos com os pasteis do português Manuel da Padaria!
    Pesadelos de provocar diarreias!
    Haja risos!
    (…)
    Ademais, realmente, as investigações estão sendo bem conduzidas pelos policiais e peritos:
    não é comum “juiz” paranaense comer pastel em estabelecimento comercial de português!
    Nem tampouco “portugueses darem uma de brasileiros!”
    NOTA: o texto do matuto ‘bananiense’ foi inspirado no post ‘Lava Jato: o espetáculo continua’, escrito pelo conspícuo jornalista Miguel do Rosário, do blog ‘o cafezinho’ “que os Marinhos das organizações (sic) *soNEGAdoras não degustam ‘nem que a vaca se engasgue'”!
    Risos
    *dos impostos – e das verdades!

    Lava Jato: o espetáculo continua
    Por Miguel do Rosário, postado em abril 14th, 2015
    (…)

    Mais risos!
    “Que país é esse, siô?!”
    “Tudo por dinheiro!” Diria o “[MEGA]camelô” Sílvio Santos “da ‘ScherAZARde’”!

    RESCALDO: “Oi” menino(a), eu também já estou de saco cheio!
    É muita patifaria!

    EM TEMPO FASCIGOLPISTA:

    ‘vixe’, já está quase na hora de começar [mais] um espetáculo do ‘Circus Brasiliae’!

    “Estou indo:
    para a Pasárgada do Manuel Bandeira!
    Fui!”

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas – e “bota ‘bananas’ nesse picadeiro!
    E nessa plateia!”

    NOTA: o texto do matuto ‘bananiense’ foi inspirado no post *’Lava Jato: o espetáculo continua’, escrito pelo conspícuo jornalista Miguel do Rosário, do blog ‘o cafezinho’ “que os Marinhos das organizações (sic) **soNEGAdoras não degustam ‘nem que a vaca se engasgue'”!
    Risos

    **dos impostos – e das verdades!

    *Lava Jato: o espetáculo continua

    Por Miguel do Rosário, postado em abril 14th, 2015

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/04/14/lava-jato-o-espetaculo-continua/comment-page-1/#comment-73351

  15. Ahaaá! Então foi por isso que ele não participou da histórica votação do PL da terceirização. Se ele vota a favor, estaria frito numa eleição presidencial. Mas não me engana, que eu não gosto.

  16. Bolsonaro poderia pedir filiação ao PSDB. Afinal, pelo que temos visto nos últimos tempos, não vejo nenhuma diferença entre o tucano Bolsonaro e o resto do tucanato.

    1. Completando: A foto mostra um merda segurando uma camiseta cheirando esterco. Os cheiros se confundem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *