O que Roger Agnelli, o queridinho de nossos analistas econômicos, tirou do nosso país quando encomendou na China e na Coreia a frota de supergraneleiros – aliás, um “mico” naval, que quase provoca um desastre em São Luiz – para a Vale?
Para saber é só ler a reportagem sobre o que está acontecendo na cidade capixaba de Aracruz – “Estaleiro ultrapassa papel em Aracruz”-, publicada hoje pela Folha.
Na cidade que só era conhecida pelas suas medonhas megaplantações de eucalipto para celulose, os coreanos da Jurong estão investindo R$ 1 bilhão para construir ali um estaleiro que vai produzir sete navios sonda – como o da foto – para a Petrobras usar no pré-sal, com capacidade para perfurar em águas profundíssimas, abaixo de três mil metros de lâmina d`água. Vai gerar seis mil empregos, a maioria qualificados, e de ótimos salários numa cidade que tinha, pelo censo de 2010, 35 mil pessoas em idade ativa. Ou seja, quase 20% de todos os que têm idade para trabalhar.
Os navios de Agnelli só fizeram isso pelos chineses e pelos coreanos, com o dinheiro dos brasileiros.
Inclusive dos poucos impostos que pagava, percentualmente uma mixaria perto de outras empresas.
Mas era o “competente”, a alegria dos acionistas, da Mirian Leitão e da mídia em geral, que criticava e critica a decisão da Petrobras de fazer o máximo de encomendas aqui no Brasil, mesmo que isso tenha mais dificuldades e desafios.
Vai demorar um pouco mais e custar um pouco mais? Pode até ser, mas é salário para brasileiros, indústria para o país, progresso para o Brasil.
E os navios de Agnelli? Bem, eles só não viraram elefantes brancos porque não são brancos, porque estão é trazendo prejuízos para a empresa, pela falta de planejamento com que sua construção foi ordenada.
E muito mais para o Brasil, porque este crime não tem mais reparação.
9 respostas
Pois é, o playboy Agnelli criou empregos… na China. E fez a Vale perder bilhões com os “super-navios” que viraram sucata logo depois de prontos. Esse Agnelli… só podia ser tucano.
Respiro Leonel Brizola e Darcy Ribeiro até hoje, eram a salvação do Brasil! Bom retorno Tijolaço, continuamos atentos e lendo a mídia alternativa. Um abraçãoi!!!
Esse entreguista trabalha para os tucanos e quanto mais puderem tirtar do Brasil, mais tiram.
Esse entreguista trabalha para os tucanos e quanto mais puderem tirtar do Brasil, mais tiram.
A privatização da VALE até hj não foi digerida! Qdo o Brasil vai botar na cadeia o FHC??
E tem mais Brito, os navios feitos no Brasil homenageiam nossos herois como o Zumbi, ultimo petroleiro da Petrobras. Imagina um mega-navio com esse nome chegando ao porto da Africa e o comandante do navio explicando o nome do navio aos nativos africanos que o Zumbi fez historia na América, que a escravidão, destacou a força de uma Africa? O prejuizo não foi só material não…Que nome é esse, ESPADON? O que isso lembra o Brasil miscigenado de portugueses e africano? Os espanhois não colonizaram o Brasil, que eu saiba. Até a escolha do nome é importante, isso cria vinculos afetivos entre as nações. O Brasil tem avançado seu comercio exterior para alem da Europa. Temos que pensar nos árabes que aqui chegaram, os africanos que nos legaram sua força fisica e seu carater lutador. Até nisso essas bestas da era neoliberal brasileira são ignorantes. Você conquista o cliente também pela lábia, pelo coração, pela emoção
Obrigado, Renato! Estamos juntos!
Obrigado! E voltamos com tudo! =D
Ótima observação, Ana! =D