Onde está a “arrancada” econômica? Mais 0,1% no PIB é “retomada”?

pib3tri17

Cantada em prosa e verso pelos analistas econômicos, a tal retomada da economia, um “portento” que seria capaz de sustentar a candidatura presidencial de Henrique Meirelles  – para alguns delirantes, até a  de Michel Temer! – mostrou hoje que não existe. O que existe é uma “estabilidade no fundo do poço”, registrada pela alta de 0,1% do PIB medida no 3° trimestre pelo IBGE.

Aliás, não é exagero dizer que o principal motor desta estabilidade da produção é a queda da inflação, mais do que qualquer outro fator. E uma queda fundada, essencialmente, no preço dos alimentos e na supervalorização da moeda nacional ante o dólar.

Ambas, mais que precárias, tal como é precário o crescimento do emprego que não se faz com emprego, mas com bicos, biscates, “conta própria” e outras sobrevivências mais.

Isto é algo tão evidente que até mesmo os torcedores “de bandeirinha” das políticas econômicas neoliberais não se aventuram a cantar vitória.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Mas nós estamos mesmo em plena Retomada do Crescimento!
    O subemprego cresce. O biscate cresce. O rombo cresce. O lucro dos bancos cresce. A impunidade cresce. A corrupção cresce. A entrega de riquezas cresce. A entrega de patrimônio público cresce. O risco do país se tornar um Haiti cresce. O dinheiro gasto com propaganda mentirosa cresce. O dinheiro gasto com robôs e trolls para tapear os analfabetos políticos cresce. Por aí vai.

    1. A violência cresce e vai continuar a crescer. Já há quadrilhas em marcha acelerada para ampliar o roubo de carga de caminhões de gás, só para dar um pequeno exemplo. É conhecido esse filme: à medida que o neoliberalismo selvagem é implementado em países pobres (no caso do Brasil, empobrecido à força pela classe dominante e rentista), crescem o desemprego e a miséria, expandindo a violência a níveis estratosféricos. Em consequência, os senhores da casa grande aumentam as forças repressivas e a censura. Nada de novo sob o sol dos trópicos. Só mesmo os paneleiros muito estúpidos ainda soltam pálidos fogos de artifício. Aqueles que são um pouco mais espertinhos calaram as panelas e os realmente espertos estão faturando alto no mercado.

  2. Aviso aos esquerdistas: dor de cotovelo também faz muito mau à saúde. Evidente que não é o ideal, mas ao menos, paramos de cavar o buraco no qual o PT jogou o país. Estamos literalmente em estado falimentar; as coisas começam a melhor e já podemos ver uma pequena luz no final do túnel. 2018 tende a ser melhor ainda, e teremos novamente a oportunidade de, sem o estelionato eleitoral que o PT praticava, sem a política do medo (vão tirar a comida da mesa do pobre), escolhermos realmente pessoas comprometidas tanto com o futuro, bem como com a ética que se espera dos nossos representantes. A confirmar.

    1. Bom mesmo é gasolina a 4.50 ( importada ) , gás a 90 reais , e o pré-sal de graça aos gringos…e tome lava-ratO em quem discordar ! Agora vai !

      1. Acho que bom mesmo era inflação na casa do 9% aa, prejudicando exatamente os mais pobres e taxa SELIC 13,5% aa, dando cada vez mais dinheiro aos tão odiados “rentistas”. Estamos falando de qual governo mesmo?

        1. Mas, que palhaçada é essa? Realizar uma disputa de quem tem o maior “órgão sexual” e fez mais estrago em pouco tempo?

          Até nisso o atual governo levaria de lavada, pois inflação baixa propagandeada como estratégia de Estado é uma piada de mau gosto, com quem vê o país afundar numa recessão. Que, para recuperar a perda de PIB per capita dos últimos 3 anos, necessitaria de uma taxa média de crescimento próxima das que experimentamos durante o “Milagre”.

          E Selic baixa é uma obviedade de quem não tem inflação de demanda, para atirar com Juros! Ainda assim, Juros Reais batem recorde.

          Enquanto isso, seguimos no mundo “dos sonhos” da recuperação de botequim: Atrelamento dos preços administrados (que deveriam ser administrados!) à livre oscilação no mercado internacional; Fim da TJLP e proposta de fatiar o FAT entre os bancos privados (tirando do BNDES); privatização no horizonte, de estatais fundamentais no papel de regulação no mercado e pela função de subsídio cruzado no fornecimento, como a Eletrobras; Redução de tributação das empresas de energia, movido por Lobby das mesmas, em pleno cenário de desastre fiscal.

          Falta honestidade intelectual, meu caro.

          1. Exatamente isso, falta honestidade intelectual; principalmente quando vocês, da esquerda, bravateiam que FHC quebrou o país e vocês o receberam falido, mas não têm a menor responsabilidade quando falamos do quadro atual. A nova matriz econômica do PT não tem nenhuma responsabilidade nisso? O PT só pensava em fazem o “bem” para os pobres então era compreensivo e aceitável. Fala sério!!!!

          2. Qual a “Nova” matriz econômica petista, à qual vc se refere? O velhíssimo tripé macroeconômico?

            Pelo contrário, os erros dramáticos do PT durante o segundo mandato de Dilma na economia, envolveram a crença direta de que se debelaria uma crise econômica de duas vias (externa, com queda geral das commodities tradicionais de nossa balança, e interna, com o aprofundamento da guerra institucional e política) através de realismo tarifário, disparada nas taxas de Juros básicos e nenhuma articulação para Reformas do lado das Receitas (já deprimidas).

            Colocando um preposto do dito “mercado” numa posição que em nada o faria ser cooptado politicamente, a um projeto de governo que jamais será orgânico aos seus interesses.

            Dito isto, não ponha palavras em minha boca. FHC cometeu o mesmo erro imbecil do plano econômico de DIlma, ao abafar durante o período eleitoral que se sucederia uma desvalorização monstruosa da moeda nacional, dada a conjunção de déficit na balança de serviços e renda.

            Sendo que naquela época, não havia Eduardo Cunha, mídia e Lava Jato para fecharem o circuito da “crise sem fim” pelo lado político-institucional.

            E nenhum programa de compensação em investimentos de infra-estrutura que não permitissem o Estado parar de vez (exceto o vergonhoso Avança Brasil, no apagar das luzes).

    2. Certamente você devia estar em fraldas ou nem nem era nascido para saber como era o brazil antes do PT assumir a presidência. É por isso que pessoas que eram nascidas e viviam no brazil real anterior ao PT continuaram rejeitando o psdb, grande representante do brazil pré-PT. Seu comentário é um amontoado de bobagens que só engana analfabetos políticos e gente que não viveu naquele brazil da ditadura, dos anos sarney, nos anos da aventura collor e também nos anos do estelionato eleitoral de fhc através do plano real.

    3. Ou você é um lunático, ou você é parte interessada na volta do brazil ao início do século 20, ou você está ganhando pra escrever uma coisa destas que escreveu.

    4. Ótimo agora só falta escolher o príncipe da recuperação e convencer os eleitores…. Boa sorte.
      Mas se perder não vale dar outro Golpe, ok?

    5. A dor de cotovelo que eu conheço é aquela das aves depenadas de rapina que depois de ver naufragar o país e o sonho de ficar 20 anos no poder, amargaram 13 anos remordendo na oposição as 4 derrota seguidas e vendo os governos petistas com altos índices de aprovação popular. Covardes que são optaram uma vez mais pela destruição e agora pelo Golpe de Estado capitaneado por figuras como Cunha e Aécio. E mesmo depois de tudo isso, continuam com menos chance do que o acéfalo do Bostonada e uma vez mais vendo o PT forte de novo. Como deve ser duro ser tucano.

    6. então tinha politica do medo?
      VOCE tem alguma vaga ideia do que é politica fiscal?
      Tanto medo que temer, cunha, padilha, globo deram golpe
      Agora esta com medo da petrobrás estatal, vao privatizar?
      Agora ate no Equador tambem estao com medo, tanto que o atual presidente quer impedir por lei nova que o expresidente Rafael Correa volte…

    7. Nunca, no Brasil um governo Neoliberal foi positivo para o estado e seu povo, pequenos fatos, ou versões, positivos, como o crescimento de 0,1%, justificam o ataque a democracia, nem se esse crescimento fosse de 10%, um golpe é e será sempre um golpe contra a democracia, por mais que queira dourar a atual situação.

      E nem cite a dilma, aquela infeliz ocupou um cargo que estava em muito acima da capacidade mental da mesma, se fosse alguém com consciência dos fatos, teria praticado arakiri.

      Se atendo aos fatos, os indicadores estão na página do IBGE, o melhor governo que o pais teve foi o do LULA, contra fatos, não existem argumentos. Ai os dementados irão dizer que ele é ladrão, etc, etc. Ainda não apresentaram as provas, logo, até prove o contrário, ele é um santo. Ainda que houvesse roubado sítio, apartamento, pedalinhos e canoa, eu diria: “roubou pouco, deve ser burro”. Logo comparando, as figuras políticas da direita e esquerda, tenho orgulho, com ressalvas, de me identificar com eles.

      Sobre a situação atual, concordo contigo, está boa e irá melhorar mais ainda, para os bilionários, logo, quem está feliz agora ou é bilionário, ou é otário.

      1. Para o povo, o que interessa são os indicadores IDH e indice de Gini, se o pais cresce 0,0% ou 20%, nada diz sobre a distribuição de renda.

  3. Com esse ENTREGUISMO dos LASTROS DA NAÇÃO deixa o POVO sentindo na pele agora e certamente um tenebroso vazio de fundos no futuro. Por não fazer consulta popular ao dono desse patrimonio que é POVO e doando aos colegas estrangeiros continuaremos refazendo linhas férreas, em direção portuaria, para o embarque de nossas riquezas.

  4. “O buraco em que o PT jogou o país”… Fala sério, quem diz uma asneira destas deve achar que está lidando com idiotas ou com seguidores do MBL, o que dá na mesma. Melhor é procurar a família e fornecer o endereço de um bom hospício. Outro dia eu li que fizeram uma pesquisa onde se constatou que pessoas de esquerda tendem a ser mais inteligentes do que as de direita. Na época, não levei a sério, mas, depois de ler e ouvir tanta besteira que os direitopatas escrevem e falam, começo a acreditar que a pesquisa deva mesmo ser levada a sério.

  5. 1% não pode ser considerado crescimento, é mais possível que tenha havido um decréscimo e maquearam os dados.
    O que eu vi crescer e muito foi o número de vendedores ambulantes com suas barraquinhas de frutas, amendoim, doce, etc.
    O Brasil deve estar maquiando os índices econômicos, isso é muito mais fácil que comprar deputado e senador, isso é fichinha para o Temer.

  6. E impressionantes como facista tem uma capacidade enorme de fazer comentarios hilarios eles atacam a esquerda independente do assunto sera que pensam exatamente como escrevem se for recomendo procurarem um pisicalista se ganham dinheiro pra escrever tanta bobagem e compreensivel na midia nefasta tem muitos jornalistas iguais.

  7. Também está crescendo a moradia alternativa nas calçadas. Deve ser fruto da retomada. Realmente os governos petistas não podiam se orgulhar de tanta gente vivendo ao ar livre. Palmas para os batedores de panelas.

  8. Essa “arrancada” está em 45° lugar num ranking de 47 países, ou seja, o antepenúltimo em “melhores resultados”.

  9. As malfadadas agencias de risco que antes patrocinavam terrorismo economico
    no governo Dilma, simplesmente sumiram. Só serviam para a grande mídia manipular o povo.
    Brasil um pais de tolos.

  10. O pior de tudo é ter que engolir o sorriso da Renata e do Boner comemorando este resultado pífio da tal propalada recuperação econômica do Temer. Dão a entender que agora que se livraram da Dilma comprovadamente e principalmente através deles, estamos vivendo em um paraíso. Não podemos esquecer que todas as poupanças dos brasileiros foram sacadas a mando de Temer como o FGTS, PIS e PASEP. E quando acabar este assalto as nossas reservas outrora com outros fins, como ficaremos? Não esqueçamos também dos atuais gastos irrisórios com saúde e educação que por obra de Temer estão congelados. Não devemos nos esquecer também que as maiores roubalheiras e os grandes perdões aos ruralistas e sonegadores da pátria estão acontecendo depois que o Temer aplicou o golpe. Então Boner e Renata parem de dar risadinhas porque o momento não é nada consagrador. Mas também, esperar o que desta Globo nojenta,, é daí pra pior. Eles estando de bem com o mercado é o que interessa. Decência e moral públicas são tratadas como secundário por esta maldição da comunicação brasileira. Pronto, falei.Fora corja maldita.

  11. Tudo leva a crer que toda aquela encenação nos telejornais globais para tirar o Temeroso foi toda combinada com os nobres deputados do Cunha pois até as ilustres baratas do palácio ja sabiam que o meliante não caia. Tudo novela de quinta igual as que a Globo vem apresentando ao povo brasileiro. Nojo, apenas nojo é o que da pra sentir de tudo isso.

  12. “O discurso oficial apregoa que teríamos entrado num lento, porém virtuoso processo de retomada do emprego, da renda e da atividade econômica. Tal aceno, choca-se com a sensação real de instabilidade institucional, pobreza crescente e enorme desemprego. É preciso lembrar que as medidas de “contenção de despesas” destinadas à área social acoplam-se à permanente drenagem desses recursos desviados para o infindável pagamento de inaceitáveis juros da dívida pública.”
    Trecho de uma mensagem publicada no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para ler o texto completo, acesse
    http://cnbb.net.br/mensagem-da-rede-brasileira-de-justica-e-paz-denuncia-logica-cruel-no-brasil/

  13. Coxinha não tem memória mesmo. Bom era nos tempos de FHC: SELIC a 43% a.a. Depois de subir a tais patamares, FHC “baixou” para 28,5% a.a. Mas, claro, não podemos esperar que coxinhas saibam disso, pois eles vivem num universo paralelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *