5 por 102 milhões. A balança da riqueza no Brasil

top5

Se alguém contasse a você a história de um reino distante no tempo e no espaço onde cinco pessoas tivessem mais de que 102 milhões se súditos você pensaria em potentados árabes e escravos suando sob sol e chibata.

Mas esse reino é aqui e agora.

A Folha publica hoje dados da distribuição de renda no mundo e nada de novo há senão a aberração que muitos passaram a achar “normal”:  82% de toda riqueza gerada em 2017 ficou nas mãos do 1% mais rico do mundo”, enquanto a metade da humanidade – 3,7 bilhões de pessoas – ganhou, literalmente, nada, exceto uma vida miserável.

Mas não é possível deixar passar o recorte destacado pela repórter Fernanda Mena, informando que os cinco homens mais ricos do Brasil ficam com uma renda igual ao de 102 milhões de brasileiros. São os da fileira de cima da foto e, apesar de não ter os números, acho que com os cinco da fileira de baixo devemos chegar perto de representarem a mesma renda de 153  milhões de almas verde-amarelas.

Para ficar bem claro: cada um dos cinco “vale” por 20,5 milhões de pessoas.

Mas são eles, reza o mantra neoliberal, os que nos sustentam com seus impostos, não é? Eles é que dão dinheiro ao estado para filantropias como a Bolsa Família que, no dizer do rechonchudo Rodrigo Maia, “escraviza” os pobres.

Só que não. Diz o jornal que “, os 10% mais pobres do país gastam 32% de sua renda em tributos, a maior parte deles indiretos (sobre bens e serviços), e os 10% mais ricos gastam 21%.” E eu duvido deste dados, porque é provável que se esteja somando aí impostos pagos por empresas e repassados aos consumidores.

Ah, mas os ricaços são ricaços porque trabalharam muito e com enorme talento. De novo, nem sempre: “o relatório global da Oxfam aponta que cerca de um terço das fortunas dos bilionários do mundo provém de heranças ou de relações entre empresários e governos.”

Um professor explica lá na matéria que “nossa desigualdade é mais ligada a problemas estruturais, como falta de educação pública de qualidade e o fato de os servidores públicos, ativos e inativos, ganharem muito mais que o restante da população”

Ah, “fessor”, desculpa aí, mas por mais que haja deformações inaceitáveis com alguns privilegiados – togados, fardados ou “paletozados” – o dinheiro que ganham não tamparia nem o buraco da cárie da turma que não é do andar de cima, é a  da cobertura. Isso se eles tivessem cáries.

Eles são nada, em matéria de dinheiro perto dos megarricos. Embora, é verdade, tenham uma importância imensa para eles.

Afinal, são os feitores que os protegem, que os adulam, que lhes fazem as vontades na política e mantêm a ordem no porão.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. O JOGO ACABOU, O POVO ACORDOU.JOGUEM DIREITO, GOLPISTAS.OU SÓ SABEM COMANDAR DE GABINETES FECHADOS?

  2. Fariam um imenso favor ao país se fossem todos embora do país. Fundariam um clube em alguma ilha do Pacífico e passariam o resto de suas desastrosas vidas por lá, jogando pôquer.

  3. O VELHO E DIABÓLICO CAPITALISMO CRIANDO MONSTROS INDESTRUTÍVEIS.
    Se essa porcaria fosse tão boa para as maiorias, os american boys e seus parceiros de delinquência ,os “distintos” europeus não estariam distribuídos nos 4 cantos deste mundo com a única finalidade de manter e ampliar o seus domínios sobre as massas em benefício próprio.
    Mas ,esses 5 VERMES CAPITALISTAS do Brasil que sugam o nosso sangue são só consequência , a causa é a burrice das massas , que propicia e deixa acontecer tamanha insanidade..

  4. resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,resistir,………………………….

    agora e sempre até a vitoria final,………………………………..

  5. E a tendencia é a desigualdade aumentar, pelo menos a maioria aqui não saiu com a camisa amarela e a bater panelas, para que alguns ficassem mais ricos e o restante comessem o pão que o diabo amassou, sem proteção trabalhista, sem féria, sem 13 salario, sem previdência e acreditar que tem gente que defende essa situação.

  6. O mal de gente como o Antonio ai acima ,é que sendo pobre, defende o bilionário ,e morre de ódio contra o mais pobre que ele . Ô Antonio ,voce nunca ,disse nunca,vai ser rico. Mas, otário vai ser sempre.

  7. Confesso que estou decepcionado! Eu pensei que você ler os nomes dos trollzinhos entre estes cinco aí. Bom, pode ser que eles sejam filhos de algum destes ricaços, ou pode até ser que os nossos trolls sejam os próprios ricaços escrevendo sob psedônimo. Porque a maneira como os trollzinhos defendem com unhas e dentes estes ricaços só pode significar uma coisa: eles são ricaços também! Neste caos, eu estaria enganado: eles não são capanguinhas descartáveis.

  8. Destes aí pode-se excluir o Saverin que fez fortuna no exterior…e incluir a trinca dos Marinho, que fez fortuna se pendurando no Estado brasileiro…seria mais lógico! Fora o que é sonegado e está nos paraísos fiscais…Mossack Fonseca está por aí para não deixar-nos mentir!

  9. No brasil tem esse fenômeno de pobre de direita que precisa ser explicado.
    É a turma que entope o rabo com as publicações diár(eias) da extrema direita.

  10. não dá pra se preocupar com esse lixo golpixta, coxinha, pobre de direita.
    reflitamos: o bolsomico teve 420000 votos no rio de janeiro. esse é o tamanho desse lixo. portanto, há um monte de elefante pra chatear a gente.
    mas, para esses eu sugiro olharem essa musiquinha que já está bombando para o carnaval de 2018: https://www.youtube.com/watch?v=tRusmBrTLWE&t=10s

    1. Kawarinha/ Alícia /Lulinha/ Qualquer Outra Porra

      Que piadinha mais engraçada. Vamos morrer de rir.
      Toma vergonha nessa cara de vagabunda, cadelinha vadia.
      Sua mãe e sua mulherzinha, estão boas ? Lembranças às duas. Elas sabem o porquê.
      Libélula !

    2. Duvido que esse paspalho tenha lido algum livro sobre Marx, Keynes ou qualquer outro. (Só se desinforma pela leitão,heredia que tá ricaça agora que foi despedida e merval).

  11. Para nossos patrícios menos avisados, os chamados inocentes úteis: aqueles que não se dão conta de que são eles os otários que pagam a gigantesca conta que sustenta a quadrilha mostrada acima e seus paradigmas, digo o seguinte: Tudo o que está acontecendo com o Lula, essa vil perseguição de que tem sido vítima persistentemente, foi organizada pelos setores mais reacionários desta sociedade doente que, espertamente, é chamada de Democracia.
    Nosso regime nada tem de democrático; é realmente uma nefanda Plutocracia da qual até as instituições criadas para defendê-lo e enganar os trouxas, cujos integrantes são regiamente remunerados e muitos deles isentos de prestar contas de seus malfeitos, fazem parte da canalhada que nos governam. Isso não é só de agora agora; vem desde a proclamação da república, ou ainda antes.
    Antes dos 8 profícuos anos do governo Lula, em que o Brasil saiu do mapa da fome da ONU e se projetou mundialmente em vários conceitos democráticos positivos, tivemos os 8 entreguistas anos do farsante FHC, governo que terminou com um saldo de ricos mais ricos e pobres mais pobres.
    Não sou eu que estou afirmando, não; são dados oficiais.
    Então o que se passou nas cabeças de bagre desses patrícios canalhas, desumanos e incompetentes?
    Ora, se Lula conseguiu excluir o Brasil do mapa da fome; conseguiu elevar o salário mínimo; conseguiu pagar a dívida externa com o FMI; conseguiu reduzir o alto índice de desemprego vigente no país; conseguiu criar centenas de faculdades; dar casas próprias aos trabalhadores de baixa renda, e outros feitos que, aos olhos desses chupins, farsantes, embusteiros e incompetentes, era impossível, era muito grande o risco de ele também querer acabar com nossas mamatas. Elementar, caro Watson! Então porque correr o risco? Vamos impedi-lo enquanto é tempo!
    Essa é a verdadeira história do golpe aplicado por essa choldra de políticos corruptos, empresários corruptores, funcionários públicos desonestos e outras categorias de brasileiros impatriotas, que não admitem que o Brasil se torne um país justo nem uma potência universal!
    Canalhas!!! Mil vezes canalhas!!!!!

  12. A verdade começa a aparecer na reforma da previdencia. Assim como no cenário acima sobre a concentração de riquezas nas mãos de 05(cinco) pessoas. Eles que permitam uma intensa e séria auditoria em seus patrimonios para melhor esclarecer suas origens.A tristeza é ver alguns idiotas doentios defendem esses strastes e acusando pessoas honestas só por que aqueles ricos das fotos nem sequer sabem das existencias desses seus defensores de plantão enquanto aqueles como (LULA) que esses canalhas coxinhas acusam como ricos se importam como milhões de pobres como esses defensores que querem ao menos ter alimentação e ver seus filhos ingressarem nas faculdades. Vejam o diz a reportagem a seguir “Aposentadoria de militar pesa 16 vezes mais que segurado do INSS . Chamado déficit per capita anual dos militares ficou em R$ 99,4 mil no ano passado, ante R$ 6,25 mil no INSS” Eis aí a razão pela qual os militares aprontam armas para o povo.Estão defendendo o seu pirão. O pior que é esse próprio povo quem paga suas poupudas aposentadorias e os recursos para compra de suas armas mortais no pressuposto de que suas armas seriam para defendê-lo dos inimigos externos.Puro engano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *